Mutum-cavalo apresentou sinais respiratórios e morreu durante atendimento veterinário; exames laboratoriais devem confirmar ou descartar infecção em até 72 horas.
![]() |
Reprodução : Crédito / Museu Goeldi |
O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém, está com a visitação temporariamente suspensa após a morte de um mutum-cavalo (Pauxi tuberosa), ave nativa da Amazônia, com sinais de comprometimento respiratório.
O fechamento foi anunciado na tarde de quarta-feira (11), como medida preventiva diante da suspeita de infecção por gripe aviária.
Segundo o Museu, a ave — um morador antigo do Parque — foi encontrada com dificuldades respiratórias na última terça-feira (10). Apesar do atendimento imediato pela equipe de veterinária, o animal não resistiu e veio a óbito durante o exame clínico.
Após as providências sanitárias iniciais, o caso foi comunicado à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que esteve no local nesta quarta para realizar a coleta de material biológico, a fim de confirmar ou descartar a presença do vírus da influenza aviária.
Em nota, o Museu Goeldi informou que a medida segue os protocolos de biossegurança do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e que o fechamento do parque deve durar, inicialmente, até a conclusão das análises laboratoriais, previstas para um prazo de 72 horas.
“A reabertura do Parque Zoobotânico ou a indicação de novas medidas sanitárias dependerá da avaliação, a partir do resultado destes exames”, declarou a instituição.
A gripe aviária, causada por vírus do tipo Influenza A, pode afetar aves domésticas e silvestres, e representa risco sanitário relevante, inclusive com potencial de transmissão para humanos em casos específicos.
A medida adotada pelo Museu Goeldi visa proteger não apenas os animais sob cuidado, mas também os trabalhadores e visitantes.
Até que haja nova atualização oficial, o público deve permanecer atento aos canais de comunicação do MPEG.
Fonte : Roma News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.