Mais de 20 mil empreendedores paraenses já foram capacitados para participar ativamente da COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém, capital do Pará. A informação foi destacada por Rubens Magno, superintendente do Sebrae/PA, durante entrevista no programa Alepa na COP30, produzido pela Fundação Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
![]() |
Superintendente do Sebrae Rubens Magno sendo entrevistado no Programa Alepa na COP30 |
Desde 2023, mais de 4.500 cursos, consultorias e eventos foram promovidos com foco nos preparativos para a COP30.
A atuação se baseia em quatro eixos fundamentais: mobilidade urbana, hospitalidade, economia criativa e alimentos e bebidas.
Um dos destaques é a criação da Zona do Empreendedorismo, espaço que vai dar visibilidade aos negócios sustentáveis da região, conectando-os a investidores e parceiros de todo o mundo.Rubens também ressaltou que o Sebrae/PA vem se preparando desde a COP27, realizada em Dubai, onde participou da comitiva paraense e identificou experiências que podem ser replicadas na realidade amazônica. Além de capacitação técnica, o Sebrae vem incentivando empreendedores a se prepararem para o atendimento ao público internacional, com foco em cardápios bilíngues, domínio de idiomas e boas práticas de recepção turística.
Outro ponto relevante da entrevista é a ênfase na bioeconomia como motor de uma nova economia amazônica.
Micro e pequenos empreendedores estão diretamente ligados a cadeias produtivas sustentáveis — seja no manejo de recursos florestais, na gastronomia regional ou no artesanato com identidade amazônica.“A COP30 é uma vitrine para o mundo.
E o Pará está se preparando para mostrar a força do empreendedorismo local com sustentabilidade, inovação e identidade”, concluiu Rubens.
Assista à entrevista completa no canal da Alepa no YouTube.
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.