Apresentações Culturais e Elementos tradicionais marcam a chegada de visitantes para vivenciar uma das maiores festas da região amazônica
“Eu cheguei no paraíso.”
Foi assim que a passageira Yuvanive Pinheiro, de Carapicuíba (SP), descreveu a recepção que encontrou ao desembarcar no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca nesta terça-feira (16).
No segundo dia de receptivo aos turistas, o grupo Bailado de Carimbó deu boas-vindas aos passageiros com música, dança e símbolos do Sairé – manifestação cultural que há mais de três séculos une o sagrado e o profano.
Encantada, contou que a experiência começou antes mesmo de chegar à vila de Alter do Chão.
“Eu tô com muita expectativa pra essa festa.
Eu vi pela internet que é tudo de bom.
Esse é o meu primeiro Sairé, vim num pacote de viagem.
Nossa, fiquei encantada até filmei esse receptivo que tá lindo.”
Vinda de Guarulhos (SP), Maria de Lourdes, também se surpreendeu com a recepção calorosa.
“Aqui é lindo, já dava pra ver da janela do avião.
E agora, no desembarque, tivemos essa surpresa maravilhosa do pessoal dançando.
Que povo animado! Estou gostando muito.”
O entusiasmo também marcou a fala de Ana Luísa Monteiro de Barros, turista que viajou da capital paulista especialmente para conhecer a festa.
“Estou com super expectativa para o Sairé. Vim conhecer essa realidade, porque eu sou de São Paulo e não conhecia muito da cultura do Pará.
Estou bem animada.”
O espaço do aeroporto foi transformado com cores e símbolos do festival: arcos, fitas e réplicas dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa embelezaram o cenário, enquanto o carimbó deu o tom de celebração.
Além disso, foram distruibuídos guias turisticos.
O receptivo segue até esta quarta-feira (17), às 13h30.
A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), coordenado pelo setor de eventos, sob a responsabilidade de Ilmara Amaral e Fracinelma Cardoso.
O objetivo é oferecer aos turistas uma experiência imersiva já na chegada, destacando as tradições locais e transmitindo o calor humano característico da cidade.
Fonte : O Impacto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.