DINÂMICO, POLÊMICO, ATUALIZADO, CORAJOSO, VERDADEIRO, TEXTOS ENXUTOS E SEM RODEIOS.
Páginas
▼
segunda-feira, 1 de setembro de 2025
XINGUARA DÁ INÍCIO Á 26ª FEIRA AGROPECUÁRIA (FAX 2025 ) , COM APOIO DO GOVERNO DO ESTADO
Evento reforça o papel da Capital do Boi Gordo no agronegócio paraense e reúne governo, produtores e população em oito dias de programação
O Município de Xinguara, no sudeste do Pará, deu início, na noite deste sábado (30), à 26ª edição da Feira Agropecuária de Xinguara (FAX 2025), um dos maiores e mais tradicionais eventos do setor no Estado.
A cerimônia de abertura, realizada no Sindicato Rural, contou com a participação do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito municipal, Osvaldinho Assunção, do presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato, do ministro das Cidades, Jader Filho, além de deputados estaduais e federais, prefeitos, ex-prefeitos e outras lideranças da região.
Em seu discurso, o governador destacou a relevância da agropecuária para o desenvolvimento do Pará, ressaltando os compromissos da gestão estadual com o estímulo à produção, à geração de emprego e renda.
"Eu sou muito orgulhoso de poder viver com vocês a realidade de um Estado que cresce a todo instante e que tem uma referência da pecuária, da produção rural, de gente trabalhadora do campo que coloca alimento na mesa e que garante com que a geração de emprego, a partir da produção rural, possa ser uma realidade pra toda essa região.
Pouca gente sabe, mas o Pará tem a segunda maior produção bovina de todo o Brasil.
Nós temos 26 milhões de cabeças de gado no Estado.
Portanto, nós somos uma referência para esse País e a gente tem que se orgulhar.
E se o Pará, hoje, é o segundo maior rebanho bovino do Estado, tem uma cidade que simboliza isso.
É a capital do Boi gordo, é Xinguara, Viva Xinguara!", celebrou o governador.
A vice-governadora Hana Ghassan também ressaltou o papel estratégico de Xinguara no cenário do agronegócio nacional, e a importância da celebração da cultura local.
"A FAX terá uma semana de festa, representando a cultura daqui, representando a força paraense.
Eu quero desejar a vocês que seja uma semana de muitas alegrias, pois ela é fruto de parceria, entre a prefeitura, o governo do Estado e do sindicato", destacou.
O presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato, organizador do evento, ressaltou a importância da programação e do acolhimento de todos que estão vindo para o município para conhecer a programação, que terá leilões, rodeios, provas esportivas, amostras comerciais, além de grandes shows nacionais.
O presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato, frisou a importância da programação
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará
"Nós teremos oito noites de festa, onde todos nós aproveitaremos. Temos a obrigação de receber de coração e braços abertos todos aqueles que querem visitar.
Muito obrigado e que tenhamos oito noites com muita alegria. Obrigado à diretoria do sindicato, aqueles que estão conosco com esta camisa.
Muito obrigado diretoria, muito obrigado por nos ajudar a fazer uma festa tão bonita", disse.
Programação
A programação se estende até o próximo dia 6 de setembro
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
A programação da FAX 2025 se estende até o dia 6 de setembro, no Parque de Exposição Orlando Quagliato, com oito dias de atividades que mesclam tradição e modernidade.
Entre os destaques estão a Cavalgada Ruralista, marcada para este domingo (31), leilões de gado, prova de marcha, laço e tambor, a tradicional Queima do Alho, além de atrações culturais e shows nacionais, como a dupla Jorge & Mateus.A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) é uma das expositoras que está participando da FAX 2025.
Deiverson Bastos, gerente regional da Adepará em Xinguara destacou o papel que a Agência tem na ajuda ao produtor rural.
Deyvison Bastos destacou o papel da Emater na ajuda ao produtor rural local
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
"Temos o papel de intensificar o trabalho na área animal e vegetal, não só na nossa regional mas no estado do Pará de um forma geral.
E aqui, o stand da Adepará reforça esse papel, que é estar lado a lado do produtor, de tirar dúvidas sobre os programas, a febre aftosa e a rastreabilidade animal, entre outras ações", disse.Para a enfermeira Jaqueline Brito, a feira agropecuária é o evento mais esperado da população xinguarense.
"Todos os anos a gente fica bastante ansioso.
A feira está maravilhosa, muito bem organizada, vi policiais, garantindo a segurança. Essa é uma festa para a família", destaca.
Para Jaqueline Costa, o evento é o mais esperado pela população de Xinguara
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Já o empresário Oeires Gomes está participando pela segunda vez da feira de Exposição de Xinguara.
Ele garante que é uma excelente oportunidade de expor e vender seus produtos. "Pra mim tá muito bom, esse é o segundo ano que a gente tá aqui, tá vendendo bem os produtos, o pessoal conhecendo.
O que a gente vende que não tem na região, então de todo jeito chama a atenção das pessoas para vir olhar, conhecer o produto.
A exposição em geral chama a atenção do pessoal, e já aumenta um pouco a venda", garantiu. Reconhecida como um dos principais eventos agropecuários do Estado, a Feira Agropecuária de Xinguara movimenta a economia regional, fortalece o comércio local e reforça o papel do município como um dos maiores produtores de carne e leite do país. A grade de shows traz atrações de renome nacional, entre elas João Bosco & Vinicius (30 de agosto), Washington Brasileiro (2 de setembro), Cleber & Cauan (3 de setembro), Jorge & Mateus (4 de setembro), Valéria Barros (5 de setembro) e Mano Walter (6 de setembro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.