Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

171: Quatro faculdades lesaram centenas de alunos por atuar sem autorização do Ministério da Educação no Oeste do Pará

"Além de serem obrigados imediatamente a paralisar a divulgação e o funcionamento dos cursos irregulares, todos podem ser condenados a pagar danos morais e materiais a cada um dos alunos. A indenização pode chegar a R$ 800 mil".
O Ministério Público Federal ajuizou ação contra quatro faculdades particulares e seus proprietários que, associados, lesaram dezenas de estudantes na região oeste do Pará, onde ofereciam cursos irregulares, sem autorização do Ministério da Educação, nos municípios de Óbidos, Prainha e Santarém. De acordo com a ação do MPF, o Instituto de Ensino Superior de Óbidos (Ieso), a Faculdade de Ciências Wenceslau Braz (Facibra), a Escola de Ensino Superior do Oeste do Pará (Espa) e a Sociedade Educacional Santo Augusto Ltda (Faisa).

quarta-feira, 29 de abril de 2015

NEGOCIO DE PAI PRA FILHA DERRUBA PREFEITO DE NOVO PROGRESSO


Grazieli Romanholi e seu esposo em momento de lazer, 
ela é a filha que o prefeito "Papai Bondoso" ajudou e por isso foi afastado do cargo.

Advogado denuncia que Prefeito Osvaldo Romanholi (PR) beneficiou sua filha em uma contratação sem licitação e câmara de Vereadores afasta o prefeito do cargo por 180 dias.

Um verdadeiro “negocio de pai pra filha” aconteceu em Novo Progresso e envolveu o Prefeito da cidade Osvaldo Romanholi (PR) e sua filha Grazieli Romanholi, que exercia o cargo na Secretaria de Ação Social, e mesmo assim conseguiu um contrato, sem licitação, entre a sua empresa “NOVANET” e a prefeitura administrada pelo seu papai, que aproveito o estado de emergência do município e resolveu “dar uma força” para a filhinha querida.

Atualmente a filhinha do papai Romanholi é Secretária de Finanças do Município que não vê qualquer problema em fazer negocio em família envolvendo dinheiro da prefeitura de Novo Progresso que mais parece a cozinha dos Romanholis.

Durante uma tumultuada sessão realizada na tarde/noite de terça-feira(18/04), a Câmara Municipal de Novo Progresso, por 06 votos a favor e 03 contra derrubou o bondoso papai Romanholi do cargo de prefeito, determinando o seu afastamento por 180 dias, até que denúncia de improbidade administrativa seja apurada.
Resultado de imagem para Prefeito Osvaldo Romanholi (PR) e Grazieli Romanholi
Edson Cruz, advogado que fez a denuncia

A população de Novo Progresso foi as ruas comemorar o afastamento do “Papai bondoso”, como ficou conhecido o prefeito Romanholi, que ao que parece se escondeu debaixo das saias de sua filha queridinha e até hoje não deu as caras nas ruas da cidade.


Essa novela parece que promete novos e emocionante capítulos, pois não param de aparecer denuncias contra o “Papai Bondoso”, que em uma delas é acusado de alugar um prédio de sua propriedade para a prefeitura e depois reforma-lo com dinheiro do município, nuvens negras rodam os céus de Novo Progresso!


terça-feira, 28 de abril de 2015

Nota da redação no caso Olavo Neves




O QG do Xarope é conhecido por noticiar fatos e divulgar denúncias com imparcialidade. Nunca, nesses mais de 30 anos de jornalismo, procuramos ofender gratuitamente quem quer que seja.

Não somos Arauto da Justiça, nem o dono da verdade, mas temos compromisso com os fatos e com o povo. Se denunciam nós apuramos e divulgamos, Esta é nossa responsabilidade.
No caso do rumoroso caso envolvendo o conhecido empresário santareno conhecido por Olavo das Neves, realmente houveram denúncias e documentos fornecidos pelo senhor Waldecir Nunes, que respaldaram a notícia que foi amplamente divulgada nas redes sociais e mereceu imensa repercussão. De público, assumimos uma postura profissional, nada pessoal contra o conhecido empreendedor, que inclusive foi presidente da Associação Comercial de Santarém e possui um reconhecido e amplo serviço em prol da economia, no ramo de prestação de serviços no seio da sociedade na cidade Pérola do Tapajós e municípios vizinhos. Transparência e ética sempre marcaram nossa postura jornalística, desde a época em que labutávamos na imprensa diária, não importa se na região ou na capital do Estado. Hoje editando jornais, revistas, fazendo até noticiário de rádio, sempre palmilhamos cada espaço que graças a Deus conquistamos, seguindo orientação que os
fatos e a vontade popular norteiam. Nosso compromisso com a noticia se estende até o comprometimento com a opinião pública. Só isso. Noticiar é nossa tarefa, cobrir fatos e divulgar com critério, é nossa Missão.

Assim tem sido nossa conduta nestes mais de 30 anos de jornalismo sério e acima de tudo, extremamente ético e profissional. Sem mais para o momento.
Hiromar Cardoso, jornalista a mais de 30 anos
Titular do Blog do Xarope

Médicos do governo Alexandre Von estão com salários atrasados

Os médicos já com o salário em dias, a saúde já é um caos, imagine sem receberem 
A saúde básica não funciona, não tem médico nos postos de saúde, e os que têm não cumprem horário, sabe porque? Porque o secretário de saúde não tem interesse em pagar o salário correto e por isso não cobra o cumprimento das 8h diárias.
O salário de um médico de posto de saúde, aquele lá do seu bairro, é de 3 a vezes menos que nas cidades vizinhas com isso ocorre evasão dos profissionais.
A UPA 24h não passou de um elefante branco, que não cumpre seu papel. Quase um ano depois de sua inauguração ainda não conta com laboratório próprio, fazendo com que a fila de espera só aumente; raio X, só às vezes que funciona. Se você infartar procure outra cidade porque não temos medicações para ajudar. E o serviço de cateterismo do hospital regional, que já deveria funcionar 24h por dia, só funciona em horário comercial (quem escolhe hora pra infartar?).

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ônibus da Ouro e Prata tomba na Transamazônica e deixa feridos e mortos

No inicio da tarde desta Segunda feira dia 27 de Abril, o ônibus da Viação Ouro e Prata que faz a rota diária de Vitória do Xingu para Santarém tombou na altura do km 105 da Rodovia Transamazônica no Município de Medicilandia, segundo as primeiras informações o acidente foi provocado por problemas mecânicos, a barra da direção do veículo teria quebrado e provocado o acidente do Ônibus que descontrolado tombou em um barranco e caiu as margens de uma lagoa.
O acidente deixou vários feridos em estado grave, algumas vítimas estão internadas no Hospital Municipal de Medicilandia, e outras foram encaminhadas para a cidade de Altamira no Helicóptero
do Grupamento aéreo da PM que ajudou no resgate das vítimas, no momento do acidente foi confirmada uma vítima fatal, o morador do km 120 muito conhecido em Medicilandia por Sr. Gildo, segundo informações ele faleceu na hora do acidente.
Algumas das vítimas do acidente eram moradores da cidade de Placas e de Uruará, este ônibus passa pela cidade de Placas todos os dias a partir das dezessete horas,  no ônibus vinha a minha vizinha dona Geralda Nascimento, com uma filha Leazir e dois netos, segundo informações fornecidas pela família, Dona Geralda machucou o braço e se encontra internada no Hospital Municipal de Medicilandia, sua filha e netos não se machucaram e passam bem.
Dona Geralda é uma senhora muito conhecida na Cidade de Placas e região, é uma das mais antigas membras da Congregação Cristâ no Brasil do Município de Placas, estamos torcendo por melhoras na saúde de Dona Geralda e de todas as vítimas no Acidente.

REVOLTADOS, PROFESSORES QUEREM A CABEÇA DE HELENILSON PONTES DA EDUCAÇÃO

Professores pedem a saída de Helenilson da Seduc (Foto: Ricardo Amanajás)A Praça da República foi o local escolhido pelos professores e outros trabalhadores do setor de educação pública para um ato realizado, na manhã de ontem, reunindo centenas de pessoas, que teve como ponto alto o lançamento de uma campanha da categoria, em greve há um mês em 122 municípios de todo o Estado, pedindo a saída do atual secretário estadual de Educação, o ex-vice-governador Helenilson Pontes. 
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), que capitaneou a movimentação, aproveitou a ocasião para explanar os motivos da manutenção da paralisação, mesmo após várias rodadas de conversa com o Poder Executivo, sem que se chegasse a um consenso entre as partes. Eventos similares ocorreram simultaneamente em outras cidades paraenses e, em Belém, representações de Ananindeua, Marituba, Castanhal, Altamira e Salinas se fizeram presentes.

JUSTIFICATIVA
A justificativa para a campanha de deposição de Pontes se confunde às motivações da própria greve: o sindicato afirma que o piso nacional do magistério, instituído por lei, não é pago e que houve uma redução abrupta na carga horária da jornada de trabalho do professor, mesmo com um déficit que seria de oito mil docentes. 

O Remo conseguiu superar o maior rival, Paysandu, e é o campeão do segundo turno do Parazão 2015.

Foi uma partida eletrizante. No primeiro tempo, as duas equipes buscaram os gols do início ao fim. O técnico Cacaio lançou três homens no ataque: Rafael Paty, Bismark e o jovem Silvio, surpresa na escalação no lugar de Ratinho.
O destaque do Remo ficou mais uma vez com a boa atuação do volante Warian Santos, o Ameixa. Seguro no desarme e preciso nos passes no meio-campo.

Eduardo Ramos, responsável pela jogada do primeiro gol remista, ajudou o atacante Rafael Paty a desencantar com a camisa azulina. Cobrado por não fazer gols em clássicos, o camisa 9 azulino marcou duas vezes contra o Paysandu. 
O Paysandu não conseguiu a mesma força, principalmente no meio-campo. Apesar de Aylon marcar o único gol bicolor, o ataque não conseguiu ser eficaz na segunda etapa.
O Remo além de conseguir a vaga na Copa do Brasil e Copa Verde 2016, tem a chance de conquistar a tão sonhada vaga na Série D do Campeonato Brasileiro desta temporada contra o Independente. 
O Remo enfrenta o Independente, no próximo dia 3 de maio, na grande decisão do Campeonato Paraense 2015, no Mangueirão.

FICHA TÉCNICA
Remo: Fabiano; Ilaílson, Igor João, Max e Alex Ruan; Ameixa, Dadá e Eduardo Ramos; Rafael Paty, Sílvio e Bismark (Levy). Técnico: Cacaio.
Paysandu: Emerson; Yago Pikachu, Willam Alves, Marquinhos e Romário; Augusto Recife, Ricardo Capanema (Léo Carioca), Jhonnathan, Carlinhos (Leandro Carvalho); Aylon e Souza. Técnico: Dado Cavalcanti
Cartões amarelos: Romário, William Alves, Pikachu (Paysandu); Ilaílson, Levy (Remo)
Cartão vermelho: Pikachu
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Van Gassi e Nadine Schramm Câmara Bastos (FIFA-SP)
Hora: 16h
Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão.
(DOL)

Acidente na Turiano Meira mata agente penitenciário em Santarém

O jovem Michael Silva de 31 anos, faleceu na madrugada deste sábado (25), após colidir com o carro em uma árvore localizada na Avenida Ismael Araújo, bairro Santíssimo, em Santarém.
Michael era agente penitenciário, seguia sentido Trav. Turiano Meira, qu
ando atingiu a árvore. Ele estava sozinho no momento da batida, e sem o cinto de segurança. Morreu no local do acidente.
A polícia ainda não tem informações sobre o que pode ter causado o acidente. Acidente aconteceu na madrugada deste sábado (25)
O corpo de Michael está sendo velado na Igreja de Aparecida e o enterro será na manhã deste domingo.
Blog do Xarope com informações do G1

Vigilante morrer depois de cair dentro do pçoço em Itaituba

O vigilante tinha 57 anos e morava com a família na 33ª Rua, bairro de Santo Antônio, zona periférica de Itaituba. Informações coletadas no local pela equipe do Corpo de Bombeiros dão conta de que Francisco Barroso de Oliveira teria ido tomar banho na borda do poço que fica no quintal. Ele também teria tentado instalar um tanque de lavar roupas, colocando em cima do poço, que estava coberto com telhas de amianto. As telhas teriam quebrado e o tanque caiu. Na t entativa de segurar o objeto, Francisco foi arrastado e caiu de cabeça, morrendo provavelmente por asfixia mecânica.
A equipe de socorristas montou uma verdadeira operação de guerra no local, usando cordas e um tipo de tripé para sustentar o peso do soldado Emerson Pedroso, que desceu para fazer o resgate. Depois de quase três horas, os bombeiros conseguem finalizar a operação. “Quando chegamos ao local, infelizmente não havia mais nada a ser feito para salvar o cidadão. Foi uma fatalidade. Rogamos a Deus que conforte essa família”, compadeceu-se o sargento Wanderley Rego, do Corpo de Bombeiros, que coordenou a operação.
Depois, o corpo de Francisco Barroso, que estava sem roupas. A família ficou transtornada por conta da tragédia. A esposa do vigilante não suportou a angústia e teve que ser atendida pelos bombeiros. A comoção tomou conta de todos. Segundo o sargento bombeiro, a situação foi dramática, mas deixa uma lição.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Diretor demitido revela esquema de formação de quadrilha no Detran de Santarém

"Eu fui ameaçado de morte e muito criticado por essas pessoas que queriam se locupletar de situações estranhas”, declarou o educador".
A exoneração do educador de trânsito Clauriberto Levy, do cargo da gerência da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Santarém, no oeste do Pará, gerou uma série de revelações sobre os problemas enfrentados pelo profissional, dentro do órgão.
Ele revela que sofreu ameaça de morte por não compactuar com a interferência de uma quadrilha que atua manipulando funcionários e cometendo irregularidades no atendimento aos usuários.
Entre os problemas revelados pelo educador estão: aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) feita de forma irregular por membros da quadrilha a alguns usuários do Detran; tentativa de suborno à gerência, além de ameaça de morte, que segundo ele, foi feita através de mensagens ao seu telefone celular, por diversas vezes, mas que nunca foi descoberta a origem por parte das autoridades que investigaram.
Clauriberto Levy recebeu a direção do Detran em Santarém no dia 11 de junho de 2014. O educador desenvolve trabalhos na área de trânsito desde 1982. Levy é um dos idealizadores da educação no trânsito no estado do Pará e já foi funcionário do Detran em Belém.
“Estive por nove meses e onze dias na Ciretran. Na verdade, o Detran em si, está mergulhado por muitos anos, num sistema cheio de vícios e com certos problemas. Durante minha permanência lá, eu procurei levar essa situação, diferenciando e trazendo pontos sérios e não me deixando levar por tentações, por convites e por assédios totalmente na área espúria. Eu fui ameaçado de morte e muito criticado por essas pessoas que queriam se locupletar de situações estranhas”, declarou o educador.

Polícia elucida crime macabro em Belterra



Segundo informações no ultimo sábado dia 18/04, foi registrado um BO pelo desaparecimento do nacional Maike Pereira Monteiro de 18 anos e nesse dia 23/04 a policia através de uma investigação minuciosa conseguiu identificar os dois autores do crime: o menor N. P. de O. e o nacional Elton Alves de Oliveira. A motivação do crime segundo o depoimento dos acusados se deu pelo fato que Maike entregou droga para os dois e recebeu como penhor a motocicleta do pai de Elton, sendo que apos usar a droga no caso, maconha e sem dinheiro para pagar a dívida contraída os dois convidaram a vítima para levar mas drogas e receber o dinheiro e fazer a entrega da motocicleta. 

Mulher grávida mete a facada no marido em Itaituba

O município de Itaituba, parece ter mesmo entrado para o ranking das cidades mais violentas do Pará, com uma onda de crimes quase que diariamente, uma rotina que já se passou como algo normal.

Na noite desta Quinta-feira, 23 de Abril, por voltas das 21 horas no Bairro do Piracanâ, uma mulher matou o marido com uma facada certeira na altura do peito.
Segundo informações os dois teriam discutido e a mulher de posse de uma faca desferiu uma facada certeira no esposo que veio a falecer ainda no local. A mulher esta grávida e esta foragida. A policia já foi acionada e esta a procura da assassina.
Blog do Xarope com informação de Junior Ribeiro 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

MENORES CADA VEZ MAIS ENVOLVIDOS NO MUNDO DO CRIME

"Nem maioridade penal, muito menos ação policial mais enérgica consegue coibir a sanha criminosa dos menores de idade nos quatro cantos da cidade sem Lei".
O mundo do crime revela sua face mais obscura, com jovens que deveriam estar nas escolas, mas ocupam a vida agindo no mundo das drogas, cometendo crimes até hediondos, e ocultos sob o véu da impunidade. Recrutados por facções criminosas organizadas e bem armadas, os menores de idade contam com as benesses da justiça para praticar furtos e até matar, acobertados por maus profissionais da justiça. Advogados corruptos que por uma quantia irrisória se vendem, dando habeas Corpus e colocando elementos nocivos á sociedade em plena liberdade.
As discussões sobre a diminuição ou não da maioridade penal atingem todas as camadas da sociedade, quando o problema deve ser resolvido dando aos jovens o respeito que merecem, com trabalho social mais intenso por parte das instituições governamentais ou particulares. Enquanto isso não for feito, o cenário horripilante e tenebroso que mostram jovens reinando absolutos no mundo obscuro do tráfico de drogas deve se arrastar ainda por muitas décadas futuras.

DEPUTADO DO PMDB TENTA APROVAR PROJETO DE LEI RIDÍCULO E INCOERENTE NO ESTADO DO AMAZONAS

Um projeto de lei do deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB) vem causando constrangimento entre as comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). O incômodo é tanto que o deputado Orlando Cidade (PTN) apresentou, na quinta-feira, 16, um projeto para que a CCJR tenha o poder de vetar a tramitação de matérias que, na avaliação dele, ridicularizam o parlamento. 
No projeto (nº 341/2012), Dallas quer reconhecer como patrimônio cultural de natureza imaterial para o Amazonas palavras, segundo ele, comuns no vocabulário regional local, como: “cabaçuda”, “cabaço”, “dedada”, “gala”, “pimba”, “pinguelo”, “piroca”, “pomba”, “xibiu”, entre outras (Veja mais palavras na lista abaixo).
Na justificativa da matéria, o parlamentar afirma que se inspirou na obra “Amazonês – Termos Usados no Amazonas”, do escritor Sérgio Freire, doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Incoerente e equivocado: 
DEPUTADO AMAZONENSE CRIA PROJETO DE LEI RIDÍCULO E CONSTRANGE A ASSEMBLEIAPara o professor e escritor amazonense Tenório Teles, o projeto de lei proposto por Dallas é incoerente e equivocado. “Esse é um projeto de lei sem muito sentido, porque querer estabelecer como algo permanente aquilo (a linguagem) que é impermanente, acredito que seja uma incongruência”, observou Tenório.

Voto distrital: projeto muda eleição em Belém, Ananindeua e Santarém

O Senado aprovou nesta quarta (22) um projeto que institui voto distrital para a eleição de vereadores nos municípios com mais de 200 mil eleitores [como é o caso, no Pará, de Belém, Ananindeua e Santarém]. Pela proposta, cada município será dividido em distritos; e cada um deles elegerá um representante para a Câmara Municipal.
O projeto diz que o número de distritos de cada município será igual ao número de vagas na Câmara [em Santarém, seria 21 distritos]. Cada partido pode inscrever só um candidato por distrito.
De autoria do senador José Serra (PSDB-SP), o projeto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça. Se não houver recurso para ir ao plenário da Casa, segue para análise da Câmara dos Deputados,

Ministério Público de olho vivo na venda de boxes do Mercado municipal de Santarém






Uma investigação apurada do órgão judiciário pode revelar irregularidades na transação feita entre camelôs e membros do governo municipal, que se estende desde os tempos da petista Maria do Carmo e pode respingar lama da corrupção na administração de Alexandre Von.
O QG do Xarope constatou que tem muita gente com as barbas de molho e que prometeu que se for pego, vai entregar o resto da galera. “sozinho é que eu não vou responder o pepino”, disse um dos envolvidos, que pediu para não ser identificado.
O que se sabe é que o Ministério Público está tendo muito trabalho em ouvir os depoimentos das pessoas envolvidas no fato, que pode ganhar contornos maiores do que o famoso Lava Jato nacional. As lentes investigativas do Xarope estão acompanhando o caso de forma minuciosa para poder divulgar à seus leitores.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

População indignada com o caos da saúde pública em Medicilândia

Nilson Daniel prefeito de Medicilândia
Hospital de Medicilândia não tem nem médicos, muito menos remédios. O que sobra é reclamações, porém ninguém resolve o caos generalizado.
Uma denúncia feita há poucos minutos á equipe do QG do Xarope, comprova que a administração municipal está na UTI. Paciente terminal da péssima administração, o Hospital municipal passa por uma crise sem precedentes.
Para quem se aventura a procurar a Unidade de Pronto Atendimento, o que se encontra são as macas improvisadas em cima de mesas. Na farmácia, restam lotes de remédios vencidos. Médicos só há quilômetros de distancia da cidade, lá pelas bandas de Altamira.
Na maioria dos casos, nem isso tem! A equipe QG do Xarope no município registrou casos em que os pacientes ficam semanas inteiras, em busca de um especialista médico, ou um clínico geral, mas nada conseguem. Prefeito nem secretário de saúde aparecem para pelo menos tentar contornar o vergonhoso fato. E o povo segue órfão e carente do poder público municipal, como acontece em Medicilândia.
A cidade é administrada pelo petista Nilson Daniel, conhecido por Gaúcho da Entre Rios.