Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

ELEIÇÕES 2020: JOSY AMARAL É A GRANDE FAVORITA PARA PREFEITA EM VITÓRIA DO XINGU

Resultado de imagem para josy amaral
Josy Amaral, ex-primeira-dama de Vitória do Xingu
A pesquisa da DESTAK foi realizada de 19 a 22 de Fevereiro com uma amostra de 300 entrevistas 

Se a eleição fosse hoje, Josy Amaral (MDB) ganharia a disputa para Prefeitura de Vitória do Xingu (PA) com 47,9% das intenções de voto.
É o que aponta a pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral (nº PA-06906/2020), da Destak realizada de 19 a 22 de fevereiro com 300 entrevistas e aplicadas em todos os bairros do município, além da zona rural.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos na amostra.
A pesquisa teve por objetivo avaliar os governos do prefeito José Caetano (PSB), Helder Barbalho (MDB) e Jair Bolsonaro (sem partido). Além disso, mostra as perspectivas eleitorais para 2020. Na pesquisa espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Josy Amaral aparece na frente com 28,8%. Em segundo lugar, o vice-prefeito Murilo Sousa com 9,2%. Nengo Taxista (PT) está com 6,7%, ocupando a 3ª colocação. Rogério Secretário vem na 4ª posição com 2,5%. Os demais pré-candidatos obtiveram menos de 1% das intenções e voto. Os eleitores indecisos representam 39,3%, enquanto 11,0% tem intenção de anular ou votar em branco.
Pesquisa estimulada 
Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Josy Amaral vai para 47,9%. Murilo sobe para 14,5%, ficando em segundo lugar. Nego Taxista fica em 3º com 11,0%.
Rogério Secretário é o quarto colocado com 9,18%. Branco/Nulo somam 6,1%; e indecisos, 11,7%
Em se tratando de rejeição, Rogério Secretário é o mais rejeitado, aparecendo com 27,6% de pessoas que não votariam nele para prefeito de Vitória do Xingu. Murilo Sousa aparece com rejeição de 16,6%.
Nego Taxista e Josy Amaral tem, ambos, em torno de de 14% de rejeição. 
Pesquisa Destak em Vitória do Xingu
Expectativa de vitória 
Independente em quem o eleitor votou, a Destak quis saber quem vai ganhar essa eleição para prefeito em Vitória do Xingu, medindo a expectativa de vitória.
O resultado mostra que 57,1% dos eleitores consideram que Josy Amaral será a próxima prefeita. O segundo colocado nessa questão é Murilo Sousa, que aparece com 14,7% das citações.
Josy Amaral e a pesquisa Destak de 2020, fevereiro
O governo do prefeito José Caetano Oliveira é avaliado negativamente por 43,6% dos eleitores (ruim/péssimo); enquanto que sua avaliação positiva é de 23,3% (excelente/bom). A avaliação regular soma 32,5%.
Quando se avalia a forma de governar de Caetano, isto é, se o eleitor aprova ou desaprova, a pesquisa obteve o seguinte resultado: 63,8% desaprovam e 30,1% aprovam. 
Em se tratando de avaliação do governo Helder Barbalho (MDB), a sua avaliação positiva é de 57,0% (excelente/bom), enquanto sua avaliação negativa é de 6,8%. 
A avaliação regular soma 31,3%. Ainda aparecem 4,9% que não quiseram avaliar o governo de Helder.
Intenção de Votos válidos uando trabalhamos os votos válidos, retirando brancos e nulos, deixando apenas os votos nominais, Josy Amaral vai para 58,2%; Murilo Sousa sobe para 16,4%; Nengo Taxista chega a 13,4% e Rogério Secretário a 11,9%.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Em áudio, vereadores de Igarapé Açú cobram repasse de propina

Um áudio divulgado nas redes sociais revela um suposto esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Igarapé-Açu, no Pará.

Os áudios trata-se de uma conversa entre os vereadores Frank Oliveira (PSDB) e Gian Parda (PSDB), os dois acusam o prefeito do município, Nivaldo Costa (SD) de beneficiar outros os outros vereadores e facilitar o recebimento de propina
Na conversa Frank Oliveira afirma que “está pegando uma merreca. Enquanto tua filha tá com o colégio atrasado, carro atrasado. Ele o (Nivaldo Costa, prefeito) tá…se é para um, isso aqui é para todos..”
O vereador Gian questiona a Frank “ tu achas que o Dico tá pegando quanto?”
O portal Ver-o-fato transcreveu a conversa na íntegra, confira:
Frank: Segunda feira vai acabar o prazo do Ronaldo, né? O resultado né? E o seguinte Gean, o que (inaudível) enquanto o Dico pegou 20 pastas com o N Costa de emprego, estão todos empregados.
Gean: Como é?
Frank: 20 pastas com N Costa levou o Dico.
Gean: O Dico
Frank: Estão todos empregados
Gean: Todos?
Frank: Mas se não tiver, 17 tem, quase 20, enquanto estão pegando 5 mil ou 100 mil, estamos fodido, pegando mixaria ou merreca.
Gean: Mas quem está pegando?
Frank: Os três blindados, né?
Gean: Qual os três blindados, homem?
Frank: Creio que o Aldo, a Elem e o Dico, agora estão blindados ai.
Gean: Estão pegando quanto cada um?
Frank: Não sei, eu penso assim enquanto estamos pegando uma merreca, eles pegam mais que a gente, esse e o falatório não sei se e verdade ou mentira, não sei, agora como tu falou bora se blindar aqui, nós estamos o quê? Nós estamos numa comissão de CPI né? Enquanto tua filha está com o colégio atrasado, teu carro atrasado, estamos fudidos também ai. Porque penso assim, se ele (N Costa), se é para um isso aqui é para todos.

Acusado de matar a ex-companheira foge com o filho mais novo da vítima

Acusado de matar a ex-companheira foge com o filho mais novo da vítima - Crédito: ReproduçãoEmanuel da Conceição Souza, acusado de assinar a ex-companheira em Parauapebas, continua desaparecido e com um dos filhos da vítima em seu poder. Após praticar o crime de feminicídio contra Maria Rosa Ferreira Rocha, de 26 anos de idade, na noite de segunda-feira, 24, ele fugiu, levando na garupa da motocicleta o mais novo dos quatros filhos da vítima, e que também é filho do acusado.

Polícia procura soldador que matou cunhado em Paraupebas

Polícia procura soldador que matou cunhado em Paraupebas - Crédito: ReproduçãoIrmão foi tomar satisfação para defender irmã e levou dois tiros de espingarda
Um homem morreu ao tentar ajudar a irmã, vítima de agressão, em Paraupaebas. O soldador, Josivane Dias Lopes, 29 anos, matou o cunhado com dois tiros de espingarda, no último domingo, 23. O crime ocorreu horas depois de uma discussão entre os dois. A Polícia Civil, em Parauapebas já representou à Justiça pelo pedido de Prisão Preventiva do soldador.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Ângelo Ferrari lidera 1ª pesquisa registrada da Doxa para prefeito de Oriximiná

Ângelo Ferrari lidera 1ª pesquisa registrada da Doxa para prefeito de Oriximiná
Ferrari, Gonzaga, Fonseca e Ludugero: os 4 grandes na pesquisa da Doxa
Se a eleição fosse hoje, o deputado estadual Ângelo Ferrari (PTB) ganharia a eleição com 37,2% das intenções de voto. É o que aponta a 1ª pesquisa para prefeito registrada na Justiça Eleitoral (nº PA 03865/2020) da Doxa realizada no município.
O levantamento foi feito de 12 a 15 de fevereiro, com 400 entrevistas, aplicadas em todos os bairros de Oriximiná e na zona rural.A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos na amostra. A pesquisa também avaliou as gestões do prefeito Ludugero, governador Helder Barbalho e presidente Bolsonaro.
Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Ângelo Ferrari aparece na frente com 21,6% das intenções de voto. Em segundo, ex-prefeito Gonzaga Viana com 14,2%.Policial civil: O delegado da polícia civil Fonseca está com 11,2% e o o atual prefeito, Ludugero (PL) ocupa a 4ª posição com apenas 3,6%, seguido de eu vice, Hércules, 3,3%.

Leôncio vem com 2,2%, Zequinha e Argemiro aparecem, ambos, com 0,8% das intenções de voto. Mauro Wanzeller e Luciano são os últimos colocados com apenas 0,3%. Os eleitores indecisos representam 34,7%, enquanto 7,1%
tem intenção de anular ou votar em branco.
Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o deputado Ângelo Ferrari vai para 37,2%. O delegado Fonseca sobe para
19,8% ficando em 2º lugar.
O ex-prefeito Gonzaga aparece com 16,4% das intenções de voto. O atual vice-prefeito, Hércules, vem com 6,5%, despontando à frente do atual prefeito, Ludugero, que obteve apenas 3,6% das intenções de voto.
Leôncio tem 3,3%. Zequinha e Mauro Wanzeller tem, ambos, 0,5%. Branco/Nulo somam 3,6%; e indecisos, 9,0%.
Os mais rejeitados
Em se tratando de rejeição, o atual prefeito, Ludugero, é o mais rejeitado, aparecendo com 67,1% de pessoas que não votariam nele para reeleição. Ferrari aparece com rejeição de 6,6%. Hércules tem 6,0% de rejeição.
Mauro Wanzeller possui 3,6%. Zequinha e Gonzaga tem, ambos, 1,6%. O delegado Fonseca é o menos rejeitado com apenas 0,8%.
Independente em quem o eleitor votou. a Doxa quis saber quem vai ganhar essa eleição em Oriximiná, medindo a expectativa de vitória. O resultado mostra que 39,2% dos eleitores consideram que Ângelo Ferrari seria o próximo prefeito de Oriximiná.
O segundo melhor colocado nessa questão é o ex-prefeito Gonzaga, que aparece com 18,6% das citações. O delegado Fonseca é o terceiro colocado com 14,2%.
Governos: avaliação
O governo do prefeito Ludugero é avaliado negativamente por 54,8% dos eleitores (ruim/péssimo), enquanto que sua avaliação positiva é de 7,4% (excelente/bom). A avaliação regular soma 34,2%.

Em se tratando de avaliação do governo Helder Barbalho (MDB), a avaliação positiva é de 44,6% (excelente/bom), enquanto sua avaliação negativa é de 6,1%. A avaliação regular soma 42,6%. Ainda aparecem 6,6% que não quiseram avaliar o governo estadual.A avaliação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) está sendo avaliado negativamente por 22,0% dos eleitores de Oriximiná. E 37,9% avaliam positivamente. A avaliação regular soma 38,5%.
Pesquisa Oriximiná - Ângelo e Ludugero

Mala cheia de tabeletes de maconha é apreendida em Ulianópolis

Mala cheia de tabeletes de maconha é apreendida em Ulianópolis - Crédito: Reprodução WhatsAppUma mala cheia de drogas foi uma das apreensões da operação “Folia de Carnaval”, da Polícia Civil do Pará, no município de Ulianópolis, região Sudeste do estado. A droga, 11 tabletes grandes de maconha, foi apreendida na residência de uma mulher. Ela foi presa em flagrante e a droga, com características de maconha prensada.

Polícia identifica suspeito de envolvimento na morte de vereador de Ourilândia do Norte

Polícia identifica suspeito de envolvimento na morte de vereador de Ourilândia do Norte - Crédito: Reprodução/InstagramA Polícia Civil do Pará já identificou pelo menos um dos suspeitos de envolvimento na morte do ex-vereador Raimundo Paulino da Silva Filho, de 51 anos, assassinado na manhã de sábado, 22, em Ourilândia do Norte, na região sudeste do Pará. O corpo do ex-vereador foi liberado na manhã deste domingo pelo Intituto Médico Legal de Marabá, também no sudeste do Pará.

Ex-vereador do PT é morto a tiros em Ourilândia do Norte

Paulino seria candidato nas eleições deste ano. Ainda não se sabe se o crime tem ou não natureza política.

Além de pré-candidato para as eleições deste ano, Paulino coordenou uma das ocupações de terra mais conflituosas de Ourilândia do Norte e relatava ameaças de morte (Foto:Agência Pública)
O ex-vereador Raimundo Paulino da Silva Filho foi assassinado em Ourilândia do Norte (sudeste paraense). Ele era conhecido como “Paulino do PT”, mas foi expulso do partido.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Destak inicia coleta de dados da 1ª pesquisa para prefeito de 2020 em Vitória do Xingu

Destak inicia coleta de dados da 1ª pesquisa para prefeito de 2020 em Vitória do Xingu
Pesquisador da Destak entrevista eleitor em Vitória do Xingu
O levantamento esta registrado na justiça eleitoral. 
Desde quinta-feira (20), uma equipe da Destak está nas ruas e comunidades de Vitória do Xingu (PA) coletando dados para a primeira pesquisa 2020 de intenção de votos para prefeito e vereadores no município.
O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral (nº PA-06906/2020). 300 pessoas no total serão entrevistadas.
O resultado será divulgado na próxima semana, dia 25, neste blog.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Por desaprovação acima de 60%, prefeito de Parauapebas pode perder reeleição

Por desaprovação acima de 60%, prefeito de Parauapebas pode perder reeleição
Valmir da Integral, principal adversário do prefeito de Paraupebas Darcy Lermem do MDB
O desempenho pessoal do prefeito Darci Lermen (MDB), de Parauapebas e que tem desaprovação acima de 60%, poderá provocar a sua derrota à reeleição ao cargo na disputa eleitoral deste ano. É o que revela a primeira pesquisa Destak de 2020 realizada naquele que é considerado um dos municípios mais ricos do Pará.

O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PA-06809/2020, foi realizado de 14 a 18 deste mês, com 600 entrevistas aplicadas nas zonas rural e urbana. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos na amostra.
Além da intenção de votos para prefeito e vereador de Parauapebas, a pesquisa avaliou os governos de Darci Lermen e de Helder Barbalho (MDB). Candidato à reeleição, Lermen é aprovado por apenas 32% da população, enquanto a sua reprovação chega a 62%. 6% não quiseram opinar.
Essa performance reflete na disputa para prefeito. O emedebista fica atrás de seu principal concorrente no pleito deste ano — Valmir Mariano (PSD), ex-prefeito — em todos os cenários simulados pela Destak.
Espontânea 
É o caso da pesquisa espontânea, quando não são mostrados nomes dos candidatos ao cargo e os entrevistados falam livremente aquele que lhe vem à cabeça. Valmir lidera com quase 27%, contra 23% de Darci, numa disputa acirrada.
Em 3º, aparece Marcelo Catalão, do DEM, (3,3%), seguido por Francine do Hiper Sena, João do Verdurão (PDT) e Joelma Vereadora (PSD), todos em empate técnico. Chega a quase 40% o total de eleitores que ainda não sabem ainda em quem votar. A eleição está marcada para 4 de outubro.
Em 3º, aparece Marcelo Catalão, do DEM, (3,3%), seguido por Francine do Hiper Sena, João do Verdurão (PDT) e Joelma Vereadora (PSD), todos em empate técnico. Chega a quase 40% o total de eleitores que ainda não sabem ainda em quem votar. A eleição está marcada para 4 de outubro.
O cenário da espontânea tem a configuração abaixo.
Cenário 2 – estimulada 
Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é sugerido aos entrevistados), em um cenário com 9 postulantes ao cargo de prefeito, Valmir e Darci lideram com 31% e 30%, respectivamente, num empate técnico.
No pelotão de baixo, aparecem João do Verdurão (7%), Marcelo Catalão (6%) e Franciane do Hiper Sena (5%), em outro empate.
Joelma Vereadora (2%), Miquinha (2%) e Gilberto da Papelaria, do PTC, (1%) surgem em seguida. Os indecisos somam 11% e os que pretendem votar em branco somam 5%.

Cenário 3 – estimulada 
Em um cenário com 5 candidatos, a pesquisa estimulada da Destak mostra outro empate técnico entre Valmir (33%) e Darci (31%) com mais de 20 pontos percentuais à frente de Marcelo Catalão (7%). Joelma e Miquinha aparecem logo em seguida com 3% e 2%, respectivamente. Os indecisos pontuaram 18%.


Cenário 4 – estimulada 
Um outro cenário simulado pela Destak foi com apenas os 2 nomes com maior intenção de votos. Lembrando que Parauapebas não tem segundo turno, pois o número de eleitores do município é menor que 200 mil. Em 2018, eram 156 mil. Valmir Mariano venceria a eleição com 36%, contra 32% de Darci Larmen. 

Nesse cenário, 16% votariam branco ou nulo. E 16% não opinaram.
REJEIÇÃO: Ao avaliar a rejeição dos pré-candidatos, o atual prefeito, Darci Lermen, aparece como o mais rejeitado com 45,8%, seguido por Valmir, 18,2%.Marcelo Catalão tem 5,8% de rejeição; Miquinha, 4,3%; Joelma, 2,3%; Francine, 2,0%. João do Verdurão, Gilson Fernandes e Gilberto da Papelaria tem menos de 1% de rejeição.
Aguarde mais mais informações sobre a pesquisa, como novos cenários e rejeição de candidatos

Paysandu perde nos pênaltis e acaba eliminado dentro de casa na Copa do Brasil.

Papão amarga nova eliminação diante da torcida.Anoite de quarta-feira (19) começou com festa da Fiel Bicolor. Mas o fim dela foi como uma quarta-feira de cinzas. A torcida viu o time cair dentro de casa para o CRB-AL, nos pênaltis, e com isso ser eliminado da Copa do Brasil 2020, no jogo em Belém.
O jogo foi tenso do início ao fim, com sete cartões amarelos e muitas faltas. Os dois times cometeram várias faltas ao longo da partida, que teve o CRB-AL como protagonista no início, ao ponto do goleiro Gabriel Leite ter um susto logo aos dez minutos, com Rafael Longuine, em cobrança de escanteio.
Por outro lado, o Paysandu se mostrou perdido em campo, mas com organização tática voltou a pressionar o time visitante e deu trabalho a Edson, principalmente com Nicolas, que chutou de fora da área para defesa do goleiro.
No fim do primeiro tempo, a Curuzu ficou em silêncio e em revolta: Tony cometeu pênalti e na cobrança, Leo Gamalho abriu o placar para o CRB-AL, aos 45 minutos.
A folia alagoana durou dois minutos: pelo alto, Caíque Oliveira fez a Curuzu explodir de alegria com o empate bicolor.
Na segunda etapa, o Paysandu martelou o adversário de todas as formas e conseguiu uma bola na trave no chute de Alex Maranhão, de fora da área. Já o CRB-AL não teve fôlego para atacar e segurou o jogo para a decisão nos pênaltis.
Nas duas primeiras cobranças de cada time, a rede balançou até o zagueiro Micael parar na defesa do goleiro Edson e coube a Rafael Longuine classificar os alagoanos e deixar a Curuzu em silêncio, com a segunda derrota por pênaltis dentro de casa do Paysandu. 
Agora, resta ao Lobo o Parazão. O time volta a campo no dia 29 de fevereiro, um sábado, contra o Bragantino, em Bragança.

Justiça suspende obras da ponte sobre o rio Jamanxim, no sudoeste do Pará

Resultado de imagem para Jamanxim, no sudoeste do ParáO juiz Francisco Gilson Duarte Kumamoto, da comarca de Itaituba, determinou a suspensão das obras sobre o rio Jamanxim, em Itaituba, sudoeste do Pará. A ponte tem cerca de 350 metros de comprimento e está localizada numa região de intensa pressão de madeireiros, garimpeiros e grileiros de terras públicas. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (19).
O flagrante que revelou a ponte irregular foi feito pelo programa Fantástico, da rede Globo, em agosto de 2019, durante sobrevoo na área para flagrar pontos de desmatamento na Amazônia. A ponte seria usada para escoar madeira extraída de forma ilegal da área de proteção ambiental. O rio Jamanxim passa pela Floresta Nacional do Jamanxim, a mais desmatada do Brasil, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Corregedoria instaura processo contra cartorário da comarca de Altamira

Corregedoria instaura processo contra cartorário da comarca de AltamiraA desembargadora Diracy Nunes Alves, corregedora de Justiça das Comarcas do Interior do Estado, instaurou processo administrativo disciplinar contra o notário e tabelião do Cartório Extrajudicial do 1º Ofício de Altamira, Milton Alves da Silveira, acusado de irregularidades.
A portaria da desembargadora, de nº 005/2020-CJCI, foi assinada dia 27 e publicada no dia 30 de janeiro último. Diracy Alves considerou a decisão proferida nos autos do processo n° 2019.7.004498-4, que tem por requerente a empresa Alta Empreendimentos Turísticos e destacou que é dever do Poder Judiciário dirimir qualquer dúvida que envolva a conduta dos seus agentes referente ao exercício de suas funções.
Ela se baseou no artigo 1.191 do Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro do Estado do Pará e o art. 199 da Lei n° 5.810/1994, bem como o disposto no Art. 40, X, do Regime Interno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e os termos do art. 159, do Código de Organização Judiciária do Estado do Pará.
A corregedora delegou poderes ao juiz de Registro Público da Comarca de Altamira para presidir e constituir a comissão processante, concedendo o prazo de 60 dias para a sua conclusão.

Operação cumpre mandados de prisão contra servidores do Detran suspeitos de fraudar documentos de veículos roubados

Sete mandados de prisão preventiva são cumpridos na manhã desta quarta-feira (12) contra servidores do Detran, empresários que atuam na área de emplacamento de veículos e despachantes, em três cidades do Tocantins.
A operação Dolos é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual, com o apoio das Polícias Militar e Civil.
Para os investigadores, os detidos integram uma organização criminosa suspeita de emitir documentos aparentemente legais para carros roubados e furtados. (G1/TO).

Super maconha que seria usada em Alter do Chão e Carnapauxis é apreendida pela PM em Óbidos

...Duas pessoas foram presas em uma bajara e uma outra conseguiu fugir
A Polícia Militar prendeu duas pessoas e apreendeu mais de 25kg de super maconha (tabletes de skunk), na noite de segunda-feira (10), no município de Óbidos, no oeste do Pará.
Segundo informações da Polícia Militar, a super maconha era oriunda de Manaus (Am) e tinha como destino a Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, onde seria vendida durante o Carna Alter, e também seria usada no Canapauxis, em Óbidos.

Iniciam as discussões sobre o projeto de lei que trata da remuneração dos servidores municipais

Já está em análise nas comissões pertinentes da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei de autoria da Prefeitura de Santarém, que trata da reforma administrativa e que pretende estruturar e organizar a máquina pública municipal, em cumprimento também ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo Poder Executivo com o Ministério Público do Estado. A mudança nos quadros funcionais do governo tem como base a exoneração de funcionários em cargos comissionados, a retirada das gratificações e a demissão de temporários. O PL chegou à Casa apenas na última sexta-feira (7).

Matéria sobre Camarão Rosa no cardápio da Câmara de Santarém, vira tema de TCC, em curso de pós-graduação

Matérias do blog sobre camarão rosa na Câmara vira TCC em curso de pós-graduação
Câmara Municipal de Santarém, gestão Emir Aguiar
Duas matérias do Blog do Jeso sobre a contratação de um buffet pela Câmara de Vereadores de Santarém (PA), com exigência de camarão rosa no cardápio, viraram tema de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em curso de pós-graduação de uma universidade privada na cidade.
As matérias foram publicadas em junho de 2019. E tiveram grande repercussão — principalmente nas redes sociais, Facebook à frente.
O curso é do tipo MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, sob a responsabilidade da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, ministrado em módulos mensais em Santarém. Um dos participantes do curso transformou as matérias em case jornalístico.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Polícia encontra com vida a motorista de aplicativo que estava desaparecida

Polícia encontra com vida a motorista de aplicativo que estava desaparecida - Foi encontrada na manhã deste domingo, 9, pela Polícia Militar, Enne Jansen Teles de Carvalho, de 32 anos, depois de quase dois dias sumida. A motorista de Uber teria passado mal e permanecido sob efeito de remédios, mas sem forças para reagir dentro do seu carro, que ficou parado em uma rua pouco movimentada, durante todo esse tempo em que foi dada como desaparecida.

Mulher que confessou ter matado radialista – tinha dois amantes

“Mulher foi presa e confessou ter matado radialista ela tinha dois amantes um esta foragido” (Foto:Arquivo Pessoal)
Policia revelou como chegou até os criminosos.
Acusada presa confessou ter matado o jovem amante com ajuda do outro amante.
O marido não é suspeito, ele estava viajando no dia do crime,seu envolvimento foi descartado pela policia.“Mulher foi presa e confessou ter matado radialista ela tinha dois amantes um esta foragido”
Vera Silva (Foto:Facebook)
O jovem radialista Lucas Silva, de 24 anos, foi assassinado e queimado pelos criminosos que planejaram o crime…
Segundo a Policia a principal suspeita é Vera Silva , ela entrou em contradição e acabou confessando o crime.
Vera é casada e tinha relacionamento com outros dois homens, Lucas Silva e Moisés Victor Gonzaga dos Santos, a motivação do crime teria sido por Lucas estar ameaçando contar para o esposo de Vera sobre seus envolvimentos. Em relatos a policia Vera disse que o jovem Lucas não aceitava o fim da relação, ai articulou com outro amante para matar o jovem.Moisés Victor Gonzaga dos Santos (Foto:WhatsApp)
Em vida Lucas e Moisés já haviam se intrigado, agressões aconteceu entre os dois que disputavam a mulher. Vera resolveu descartar Lucas e ficar com Moisés. Moisés também queria que Lucas morresse.
Investigação
Ao suspeitar da namorada de Lucas, investigadores e o Delegado de policia civil foram até residência da acusada e observaram cortes em sua mão que supostamente seria de faca. Perguntado Vera alegou ter tirado coco e acabou caindo sobre um facão. Questionada por ter três cortes na mão, entrou em contradição e disse não saber como. Vera também apresentava queimaduras na perna, como suspeita foi convidada para depor frente ao Delegado.
Em depoimento Vera Silva caiu em contradição e acabou confessando ter matado o Jovem Lucas com parceria do outro amante. Vera chegou levar os policias próximo a cachoeira do Bambu , local onde o corpo não estava. posteriormente revelou o local do corpo.
Crime
O corpo do Jovem “Lucas Silva” de 24 anos, foi encontrado quatro dias após o crime na vicinal marajoara distante aproximadamente 15 quilometros da cidade de Novo Progresso.
Segundo a suspeita Vera combinou com amante Moisés para assassinar Lucas , Moisés foi antes ao local do crime, Vera levou Lucas em um veiculo, após ser assassinado teve o corpo queimado.
Vera Silva esta presa acusada de ter assassinado o Jovem “Lucas Silva” outro acusado esta foragido.
(Foto:WhatsApp)O Jovem Lucas Silva, é natural de Itaguatins (SP), ele chegou a fazer testes em radio na cidade de Novo Progresso, não exerceu a profissão, participava de eventos esportivos, foi dado como desaparecido na última sexta-feira (31), amigos e a namorada que tirou sua vida divulgaram retrato do jovem como desaparecido nas redes sociais, a família levou o caso até policia que elucidou o caso.
O corpo do Jovem Lucas Silva , foi velado na capela da funerária e sepultado no cemitério municipal nesta quarta-feira (05)
Fonte:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Mãe mata homem que tentou estuprar sua filha de 10 anos

Mãe mata homem que tentou estuprar sua filha de 10 anos - Crédito: Arquivo pessoalNa madrugada deste domingo, 09, a mãe de uma menina de 10 anos de idade impediu um homem de estuprar sua filha. O caso ocorreu por volta de 04 da manhã na Rua Sete, no bairro Vila Nova, em Parauapebas, sudeste paraense.
De acordo com o relato da mãe, o acusado, conhecido como Alemão, pulou o muro da casa e ao ver a menina, tentou estupra-la. A mãe da menina, entrou em luta corporal com o homem e o esfaqueou. Durante a briga, ela também ficou ferida.
Alemão faleceu dentro da residência e foi encontrado pela polícia ainda sem as vestimentas da parte de baixo do corpo. A mãe da criança foi encaminhada ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e está em observação.

Quadrilha: Facção criminosa é presa pela Pm em Santarém

Os criminosos eram do Amapá, estavam armados e possuíam mandados de prisão em aberto.
Após levantamento das equipes de inteligência da Polícia Civil em Santarém, no oeste do Pará, juntamente com o serviço reservado do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM) desarticulou na noite de sexta-feira (7) uma associação criminosa que tentava se instalar na cidade. Segundo a Polícia, os criminosos são do estado do Amapá estavam armados e possuíam mandados de prisão em aberto.

Paysandu vence, derruba 100% do Remo e aumenta invencibilidade sobre o rival

 Nicolas fez o primeiro do Paysandu no jogo, seu terceiro no anoCom gols de Nicolas e Uilliam (pênalti), Papão ultrapassa azulinos na tabela e chega ao sétimo clássico sem derrota. Leão perde primeira no ano, mas se mantém no G-4
Mais um domingo Alviceleste
O Paysandu mais uma vez sai vitorioso de um clássico. Com gols de Nicolas e Uilliam, os bicolores venceram o Remo por 2 a 1 pela 4ª rodada do Campeonato Paraense.
Jackson descontou para os azulinos. O resultado aumenta o tabu entre as equipes, altera a posição dos times na tabela e derruba a invencibilidade do Leão, que vinha com 100% de aproveitamento.

Inter de Limeira surpreende e derrota o Corinthians por 1 a 0 em São Paulo

Resultado de imagem para corinthians perde a segunda partido por 1 x 0A Inter de Limeira surpreendeu o Corinthians neste domingo, na Arena Itaquera, pelo Campeonato paulista da Série A1 e venceu por 1 a 0. O gol da Inter foi marcada por Tcharlles ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Corinthians permanece na segunda colocação do Grupo D, com sete pontos somados.
A Inter de Limeira lidera o Grupo C provisoriamente com nove pontos. A equipe pode ser ultrapassada pelo São Paulo.
O JOGO

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Júnior Rocha (MDB) e Tinen do (PT), sãos os mais citados em pesquisa para vereador de Belterra

Resultado de imagem para camara municipal de belterraJúnior Rocha (MDB) e Alaildo Santos, o Tinen (PT), são os nomes mais citados nas pesquisas espontânea e estimulada realizada pela Destak em Belterra, no oeste do Pará, na semana passada — de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.
Júnior Rocha (MDB) e Alaildo Santos, o Tinen (PT), são os nomes mais citados nas pesquisas espontânea e estimulada realizada pela Destak em Belterra, no oeste do Pará, na semana passada — de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.
Júnior Rocha e Tinen são vereadores. O primeiro é pré-candidato a prefeito do município; o segundo, deve disputar a reeleição
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem livremente o nome de seu candidato, Rocha lidera com 6,6% da intenção de votos, seguido pelo petista (6,1%).
Os também vereadores Jonas Palheta (PSD) e Serjão (DEM) estão na 3º posição com 4,1%. Chama atenção na espontânea o percentual de eleitores que ainda não têm candidatos (não sabe/não responderam): quase 40%.
Veja a pontuação de todos os citados na espontânea
Júnior Rocha e Tinen lideram a pesquisa de Belterra
Quadro da espontânea A Câmara de Belterra tem 11 vagas. O mais votado na eleição de 2016 teve 764 votos e o eleito com menos votos, obteve 232.
No quadro abaixo, 
Com 5% da intenção dos votos, aparecem em 4º lugar Jonas Palheta (PSD), Serjão (DEM) e Naldo da 8. 
Veja a configuração completa

Gurupá: Prefeita é novamente afastada por suspeita de fraudar licitações

Resultado de imagem para Neucinei Fernandes prefeita de gurupaNeucinei Fernandes é uma das acusadas de contratação irregular de transporte escolar e fornecimento de lanches
A pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Neucinei Fernandes foi novamente afastada do cargo de prefeita de Gurupá por suspeita de prática de improbidade administrativa. Ela deverá ficar ao menos 6 meses longe do cargo enquanto tramita o processo que apura o suposto envolvimento da gestora na contratação irregular da empresa Edificar para fornecimento de serviços de transporte escolar e preparação de lanches para a rede municipal de ensino.
Neucinei já está afastada do cargo desde outubro de 2019 por suspeita de montar esquema que desviou R$ 1,2 milhão dos cofres da prefeitura para comprar livros didáticos de uma livraria situada no estado do Amapá. A nova acusação aponta para um suposto desvio de R$ 281 mil.
O novo afastamento foi solicitado pelos promotores de Justiça Bruno Alves Câmara, titular da Promotoria de Justiça de Gurupá, e Muller Marques, titular da Promotoria de Justiça de Chaves, designado para atuação conjunta nessa ação. Eles ajuizaram uma ação civil pública em desfavor de Neucinei Fernandes após a conclusão de um inquérito civil que constatou várias irregularidades na contratação da Edificar. A Justiça deferiu o pedido de afastamento no último mês de janeiro.
De acordo com as investigações do MPPA, a prefeitura de Gurupá realizou, no início de 2017, dois processos fraudulentos de dispensa de licitação para contratar a empresa Edificar, que é ligada à atividade de construção civil. Em um processo, a empresa foi contratada por R$ 216,1 mil para prestar serviços de transporte escolar destinado ao atendimento de alunos do Projovem Campo – Saberes da Terra. Já no outro, foi contratada por R$ 64,9 mil para preparação de lanches para o Programa Projovem – Saberes da Terra.
Entre as ilegalidades, os promotores identificaram a dispensa de licitação fora das hipóteses legais, montagem de documentos para justificar a contratação, conclusão de processo licitatório em apenas 2 dias, ausência de proposta comercial da Edificar e ausência de coleta de preços. Em nenhum dos procedimentos consta qualquer documento, a exemplo de um termo de referência, que pudesse descrever com detalhes o objeto da solicitação e a sua real necessidade para o município.
Além das irregularidades na contratação, as investigações do MPPA apontaram que a prefeitura realizou pagamentos à Edificar no montante de R$ 281 mil sem a efetiva comprovação de prestação dos serviços. Evidências mostraram que os lanches que deveriam ser preparados pela empresa eram, na verdade, feitos por dois cozinheiros da comunidade. Quanto ao transporte escolar dos alunos do Projovem, o serviço foi prestado ao longo de 2017 por barqueiros da comunidade, contratados verbalmente pela prefeitura, e não pela Edificar.
A Edificar é caracterizada nas investigações como uma empresa de “fachada”, sem a capacidade operacional e técnica para a execução de serviços contratados pelo poder público. Só no ano de 2017, a empresa celebrou diversos contratos com a Prefeitura de Gurupá, com os mais diversos objetos, como terraplanagem, reforma em escola, transporte escolar, fornecimento de material didático e serviços de pintura, elétrica e hidráulica.
A então prefeita Neucinei Fernandes é acusada de ter aprovado todas as etapas de contratação irregular da Edificar. Além dela, são suspeitos de integrar o esquema de fraude o secretário municipal de Finanças, Macdóvel Júnior Campos Alves; a secretária municipal de Educação, Sueli do Socorro Borges Palheta; o assessor contábil da secretaria municipal de Finanças, Francisco Julian Cantidio da Silva; e o então presidente da comissão de licitação da prefeitura, Wenderson Mota; todos também afastados de seus respectivos cargos, empregos e funções públicas pelo prazo de 180 dias.
Integram também a lista de suspeitos Elionai Souza, proprietária da Edificar, e Ismael Pereira do Nascimento, ex-sócio da Edificar.
Bloqueio de contas
Além do afastamento das funções públicas, a Justiça atendeu o pedido do MPPA e bloqueou as contas bancárias da Edificar, de Elionai Souza da Silva, Ismael Pereira do Nascimento, Wenderson Mota Gonçalves, Neucinei de Souza Fernandes, Macdóvel Júnior Campos Alves, Sueli do Socorro Borges Palheta e Francisco Julian Cantidio da Silva.
A mesma decisão judicial proibiu a Edificar de contratar, por 6 meses, com o poder público ou receber benefícios fiscais até a decisão final do processo.Resultado de imagem para cidade de gurupá
Texto: Fernando Alves
Assessoria de Comunicação Social

Belterra dividida entre Macedo e Rocha; PSB com Arielton é a 3ª força, e pode decidir a eleição

Belterra dividida entre Macedo e Rocha; PSB é a 3ª força e pode decidir a eleição
A DESTAK PUBLICIDADE ENTREVISTOU 400 PESSOAS, DISTRIBUÍDAS NA ZONA URBANA E RURAL DE BELTERRA
A primeira pesquisa registrada da Destak na Justiça Eleitoral deste ano, para Prefeitura de Belterra, no oeste do Pará, mostra a preferência da população por 2 candidatos, com vantagem para o atual ocupante do cargo, e revela também o surgimento de uma 3ª força, o PSB, com potencial de decidir a eleição de 4 de outubro.

O prefeito Dr. Macedo (DEM) lidera em todos os cenários, seguido por Júnior Rocha (MDB) e Arielton Silva (PSB.
A participação do médico no pleito deste ano ainda não está certa. É que ele assumiu o cargo antes da eleição de 2016, com a cassação temporária da então prefeita Dilma Serrão (PT). Por isso, Macedo já estaria no segundo mandato. A tese, porém, é controversa.
O levantamento da Destak Publicidade e Pesquisa foi realizado de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. 400 pessoas foram entrevistadas, nas zonas urbana e rural de Belterra. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, com intervalo de segurança de 95%. O registro dela na Justiça Eleitoral é PA-09654/2020.
Cenário 1 – espontânea Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos e os entrevistados falam livremente o que lhes vem à cabeça, Dr. Macedo lidera com quase 37%, seguido por Jr. Rocha (25,2%) e Arielton Silva (12,6%).
Vereador do PSDB, Ulisses Medeiros (4,5%) está em 4º lugar. O petista Milton Almada surge logo a seguir com 2%.
Ainda aparecem nesse cenário os ex-prefeitos Oti Santos (1,5%) e Geraldo Pastana (0,5), além do vereador Jonas Palheta (0,5). O número de indecisos (não sabem e sem resposta) chega a quase 15,7%.

Veja a configuração completa da espontânea:
Belterra dividida entre Macedo e Rocha; PSB é a 3ª força e pode decidir a eleição


Cenário 2 – estimulada Na pesquisa tipo estimulada (quando os nomes dos candidatos são listados para aos entrevistados), em um cenário com 5 postulantes ao cargo de prefeito, Dr. Macedo lidera com 35%.
Em 2º, Júnior Rocha (27%) e Arielton Silva (15,5%) em 3º. Ulisses Medeiros, com 7,1%, está em 4º, seguido por Milton Almada (3,2%). Os indecisos (não sabem/sem resposta) somam 4%, enquanto que os eleitores estão dispostos a votar em branco chega a 5%.

Cenário 3 – estimulada Em um cenário com apenas 3 candidatos (sem Ulisses Medeiros e Milton Almada), a pesquisa estimulada da Destak de janeiro mostra o democrata Dr. Macedo (42%) com 14 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Júnior Rocha (28%).
O socialista Arielton Silva crava a 3ª colocação com 21% nesta simulação. Os indecisos (não sabe/sem resposta) somam 5% e os que disseram que votarão em branco, 6%.
belterra, pesquisa destak 2020
Cenário 4 – estimulada Outro cenário projetado pela Destak foi com apenas 2 candidatos: Júnior Rocha e Arielton Silva. Os dois fazem oposição ao prefeito Dr. Macedo. Rocha venceria a eleição por 40% a 35%.

Cenário 5 – estimulada
Por fim, a Destak também simulou um cenário com apenas os dois melhores posicionados na pesquisa: Dr. Macedo e Júnior Rocha, que representam hoje as maiores forças políticas de Belterra.
Se a eleição fosse hoje, esse cenário teria a configuração abaixo:
pesquisa simulada em Belterra 2020
Rejeição: Macedo lidera 
O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Belterra listados na pesquisa da Destak é o do prefeito Dr. Macedo. Ele lidera com 27%. Logo atrás, num empate técnico triplo, por conta da margem de erro, estão Arielton Silva e Júnior Rocha, ambos com 12%. Milton Almada (10%) aparece em seguida. 
O menos rejeitado é Ulisses Madeiros (4).