Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Fux apontou fraudes no voto impresso em 1994 e foi ameaçado de morte

Em 1994, o então juiz eleitoral Luiz Fux é escoltado pela PF durante apuração dos votos
O presidente do STF, Luiz Fux, tem motivos adicionais para ser contra o voto impresso, bandeira de Jair Bolsonaro. Quando foi juiz eleitoral, em 1994, Fux constatou fraudes em 90% das urnas da zona eleitoral por que era responsável, fez prisões em flagrante, foi ameaçado de morte pelo Comando Vermelho, pediu apoio ao Exército e teve que andar armado com escolta da Polícia Federal.
Nas eleições de 1994, Fux, juiz de carreira do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, era o juiz eleitoral responsável pela 25ª Zona Eleitoral do Rio, na Zona Oeste da cidade e segunda maior do país na época, com 380 mil eleitores. A apuração duraria 13 dias, em meio a diversas tentativas de burla. Na ocasião, Fux revelou que 90% das urnas apresentaram resultados corrompidos.
Ao se deparar com reiterados indícios de fraude eleitoral, Fux prendeu em flagrante cinco escrutinadores, funcionários que checavam a votação, e destituiu outros 60. No lugar, colocou dez juízes de sua confiança.
Decidiu, então, convocar universitários, professores e funcionários públicos especializados em informática e matemática para preencher outros cargos vagos.
O grupo de dez magistrados indicado por Fux foi alvo de represálias. Um engenheiro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que acompanhava a comitiva de magistrados relatou ao jornal O Estado de S.Paulo que a porta do apartamento no hotel onde dormiam havia sido forçada de madrugada.
Contra Fux, contudo, a ameaça seria de morte. Por telefone, um homem que seria do Comando Vermelho fez a seguinte ameaça por telefone a Fux: “Você vai tombar”.
O então presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, Youssif Salim Saker, e o então procurador regional eleitoral, Alcir Molina, receberam a mesma ameaça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.