Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2023


O prefeito Márcio Viana Rocha, o Márcio do Povo (PSB), candidato à reeleição, é o favorito para a disputa para Prefeitura de
Vitória do Xingu, no sudeste do Pará, em 2024. Segundo a nova pesquisa Destak, o mandatário está com uma larga vantagem sobre os demais adversários.
A um ano das eleições municipais, Márcio Viana chegou a mais de 80% das intenções de votos entre os moradores do município de Vitória do Xingu. A pesquisa ouviu 580 eleitores entre os dias 21 e 23 deste mês, de forma presencial. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%.
Segundo a nova sondagem, no principal cenário, o prefeito tem 80,5%. Bem atrás aparecem Josy Amaral com 4,7%, e Vando com 2,5%. Os demais candidatos tiveram menos de um ponto percentual. 10,3% ainda não sabem ou não responderam sobre quem vão votar.
A pesquisa mostra ainda que Márcio Viana vence em todos os cenários.
No levantamento estimulado, o prefeito tem 85,2% contra 9,8% de Josy Amaral e 1,2% de Edcarlos. Murilo Sousa é o terceiro com 0,9%. Não souberam ou não responderam somaram 1,7%.
No cenário de votos válidos, Márcio dispara novamente com 87,8%. Josy Amaral vem a seguir com 10%, quando Edcarlos tem 1,3% e Murilo Sousa 0,9%.


Na disputa entre apenas 3 candidatos, o prefeito lidera com 86,4%, enquanto Josy Amaral tem 10,2% e Murilo Sousa apenas 0,4%.
Em um cenário com apenas Márcio Viana e Josy Amaral, o gestor municipal tem 87% e Josy 10%.
Para 86,4% dos eleitores, o atual prefeito é o candidato mais preparado para administrar a Prefeitura de Vitória do Xingu.
Josy Amaral é a candidata com o maior percentual de rejeição. Ela tem 33%, Murilo Sousa 21%, Edcarlos 19%, Márcio do Povo 7%.
Cenário com 2 candidatos: Márcio x Josy


Cenário com 2 candidatos: Márcio e Murilo


Com informações e números da Destak

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Jovem é preso em flagrante por aliciar adolescente a usar droga dentro de banheiro de escola em Terra Santa


O caso aconteceu em uma escola pública de ensino médio, na segunda (23).
Um jovem foi preso na segunda (23) em Terra Santa, no oeste do Pará, por aliciar um adolescente a usar droga. O caso aconteceu dentro de uma escola pública do ensino médio.
De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem que aliciava o adolescente estava dentro do banheiro masculino da escola onde ambos estudam.
Ainda segundo a polícia, o jovem estava induzindo, instigando e auxiliando o adolescente a consumir uma porção de cocaína. Com o suspeito, os policiais encontraram uma quantia em dinheiro, além da droga apreendida.
O suspeito foi preso e levado para UIP, onde o caso foi registrado para os procedimentos cabíveis. Os familiares do adolescente foram comunicados sobre o caso.
Ao g1, a direção da Escola Antônio Cândido Machado informou que foram realizados os procedimentos legais na Delegacia e Conselho Tutelar. Os pais foram comunicados e o aluno que estava com a droga ficou preso.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Herdeiros entram em rota de colisão por herança deixada por dono de cinema em Santarém

Por Jeso Carneiro
Os herdeiros do empresário Raul Franklin Loureiro, cuja vida está ligado à história dos cinemas Guanabara, Olímpia e Cinerama (todos extintos) em Santarém (PA), entraram em rota de colisão.
Ao todo, são 9 os herdeiros oficiais listados, entre filhos e netos, do espólio deixado por Loureiro, morto em novembro de 2019 de AVC (Acidente vascular Cerebral) aos 85 anos.
O empresário deixou bens em Santarém e Portugal, terra dos seus pais e avós.
A mais recente decisão da Justiça brasileira sobre a herança da família saiu na semana passada (dia 18).

O juiz Felipe Silva Ferreira, da 1ª Vara Cível e Empresarial de Santarém, declarou Raul Pimenta Franklin Loureiro como o inventariante do espólio deixado pelo avô.

Raul Pimenta Loureiro é um dos filhos de Marcelo, engenheiro falecido em 2003 – o segundo dos 6 filhos da prole do casal Raul e Laura.
Era a viúva do empresário que até então, informalmente, estava à frente dos bens deixados aos filhos e netos pelo marido. Agora, pro decisão judicial, Raul, o neto, é quem a posição de inventariante.
Assista a um documentário sobre os 80 anos de Raul Loureiro, produzido em 2014.

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.

12 cidades já decretaram situação de emergência em decorrência da estiagem na região Oeste do Pará

Nesta condição estão Santarém, Belterra, Aveiro, Oriximiná, Mojuí dos Campos, Juruti, Óbidos, Itaituba, Jacarecanga, Faro, Curuá e Prainha.

Pelo menos 12 municípios já decretaram situação de emergência em razão da seca que severa que atinge as regiões do Tapajós e Baixo Amazonas, no Pará. Para amenizar o drama das famílias afetadas pela estiagem, o governo do estado, por meio da Defesa Civil, iniciou a ajuda humanitária com a distribuição de cinco mil kits de alimento e água potável para as áreas mais castigadas e onde a situação é mais crítica. os mantimentos foram entregues quinta-feira(19) pela vice-governadora Hana Ghassan Tuma.
Pelos próximos dias, novas medidas devem reforçar as ações de apoio do governo aos municípios que decretaram situação de emergência. Nesta condição estão Santarém, Belterra, Aveiro, Oriximiná, Mojuí dos Campos, Juruti, Óbidos, Itaituba, Jacarecanga, Faro, Curuá e Prainha.

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Na fome e no fuzil: Deputado questiona o valor da vida das pessoas na Terra Indígena Apyterewa


Torrinho Torres também falou sobre a operação de desintrusão para retirar supostos invasores das Terras Indígenas Apyterewa, do povo Parakanã, e Trincheira Bacajá, dos povos Kayapó e Xikrin
O deputado estadual Torrinho Torres voltou a usar suas redes sociais para alertar sobre as consequências da operação de desintrusão da Força Nacional, iniciada para retirar supostos invasores das Terras Indígenas Apyterewa, do povo Parakanã, e Trincheira Bacajá, dos povos Kayapó e Xikrin. A ação acontece desde o início deste mês. A morte de um trabalhador é fruto do clima tenso que começou com a presença dos agentes federais na região.
No vídeo, o deputado questiona o valor de cada vida na Apyterewa. "Matar de bala e matar de fome. A vida não vale mais nada na Apyterewa, meus amigos. Eu pelo que vocês compartilhem esse vídeo e me perdoem a franqueza. Não foi por falta de aviso", lembrou o parlamentar que foi uma das primeiras vozes a se levantar na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), alertando sobre as graves consequências que a operação para expulsar os trabalhadores causaria à região.
E de fato aconteceu.
Após tomar conhecimento do assassinato brutal de um trabalhador rural, o deputado juntamente com o prefeito João Kleber ligou para o governador Helder Barbalho para deixá-lo ciente dos acontecimentos trágicos na região.
"O governador prontamente ligou ao presidente Lula, que por sua vez, mandou suspender a operação na região. Eu digo e repito, que decisão judicial não é pra ser questionada, mas para ser cumprida', completou.
O deputado, no entanto, lembrou que havia alguns dias que ele vinha tentando evitar essa tragédia, alertando na tribuna da Alepa. "O nosso governador parou a agenda no estado para irmos a Brasília junto com uma comissão de deputados estaduais exclusivamente para resolver essa questão. E a bancada federal do Pará também se empenhou", recordou.
O parlamentar lamentou que a suspensão da operação só aconteceu após a morte de um trabalhador rural inocente. "Por que foi necessário que sangue fosse derramado para que uma operação fosse repensada?", questionou.
Torrinho Torres criticou a falta de preparo dos agentes da Força de Segurança na execução da operação na Apyterewa. "Ao invés de proteger tirou a vida de um único homem, desarmado com dois tiros de fuzil. Que decisão judicial é essa que não respeita os direitos humanos? Que impede de entrar alimentos, corta energia, impõe a lei do medo e entra tocando o terror contra gente humilde?', disparou o deputado.
Segundo ele, enquanto existirem debates sobre decisões judiciais envolvendo terras indígenas, a vida e a dignidade do povo nunca podem ser colocada em riscos.
O parlamentar voltou a afirmar que a Apyterewa é só a ponta do iceberg. "Aguardem o que vem por aí. Será pior que Apyterewa. Eu digo e repito. O que está acontecendo Apyterewa não é uma desintrusão. É uma expulsão de gente que está consolidada ali há mais de 40 anos. A criação da Apyterewa foi uma condicionante da construção da usina de Belo Monte. Aqueles produtores rurais estão ali naquelas terras muito antes e convivem pacificamente com os povos indígenas. Com uma terra desse tamanho meus amigos, dá pra viver todo junto e em paz. E o péssimo exemplo desse assassinato minimamente permita que o poder judiciário e o governo federal, em pleno século XXI, revejam com muita antecedência as suas decisões para garantir que nenhuma outra vida seja sacrificada por ações apressadas e imprudentes", finalizo


Polícia prende namorado e dois suspeitos de matar e queimar veículo e jogar corpo no rio,em Novo Progresso


O carro foi encontrado queimado e o corpo boiando no rio Santa Julia em Novo Progresso -(Foto>Reprodução)
Foi identificado o corpo encontrado boiando no rio Santa Julia na manhã deste domingo 15 de outubro de 2023, na comunidade Santa Julia (distante 30 km de Novo Progresso). O corpo encontrado e de Gabriel Leandro Silva Neto o namorado Gabriel Erik Pereira Andrade é o principal suspeito de ter matado o companheiro Leandro. Outros dois comparsas também foram presos. O veiculo queimado é um Fiat Punto, de placa JXX-5234.
A vitima Gabriel Leandro Silva Neto, teve o pescoço degolado a barriga rasgada com golpes de arma branca (faca).
Ainda conforme a policia após ser identificado o corpo que foi reconhecido pelos policiais, seguiram em diligencia até a residência da vitima, onde foi encontrado marca de sangue, ao ouvir a vizinhança, relataram que por volta das 01h50min de domingo ouviram gritos e pedido de socorro, ao averiguar câmeras de segurança da redondeza constataram que a vítima foi carregada no veiculo com ajuda de mais duas pessoas, identificadas como Marlison Medes Rocha e José Ilton Da Silva Cruz, que foram presas em flagrante e encaminhadas para policia civil para procedimentos cabíveis.

Morre Carlinhos Maracanã, ex-jogador do Paysandu e São Paulo


Carlinhos Maracanã atuou no Paysandu na década de 70 e 80, onde conquistou um tricampeonato paraense
Ex-meia do Paysandu e do São Paulo, Carlinhos Maracanã morreu aos 66 anos, após lutar, nos últimos anos, contra um câncer no pâncreas. Ele faleceu na cidade de Benevides, na Região Metropolitana de Belém.
Carlos Jorge Ferreira nasceu no dia 8 de setembro de 1957, no município de Maracanã, no nordeste paraense, distante 164 km da capital paraense. No ano de 1976, ele estreou como profissional pelo Papão, onde atuou por seis temporadas.
Com a camisa bicolor, conquistou três campeonatos paraenses, nos anos de 1976, 80 e 81. Com bastante destaque no Lobo, onde teve como companheiros os lendários Chico Spina e Dadá Maravilha, ele despertou interesse do São Paulo.
Junto com Careca, Serginho Chulapa, Mário Sérgio, Dário Pereira, Valdir Peres e Nelsinho, ele chegou ao Tricolor Paulista em 1982. No entanto, não vingou e foi para o Taquatinga, do interior. Depois, teve passagem por Coritiba, Criciúma, EC São Bernardo e Rio Negro-AM.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Confusão em bar termina com um baleado e outro morto a pauladas


Por volta das 23h30 de domingo (15), um homem foi baleado e outro, identificado como Gabriel Ferreira (foto em destaque), foi morto a pauladas. O crime ocorreu no KM 20, na Comunidade Jacamim, situada na PA-370 (Santarém/Curuá-Una).
Segundo informações iniciais, Gabriel vulgo ‘Fabuloso’ teria iniciado uma confusão em um bar da localidade. Na ocasião, ele teria baleado Júnior Cardoso da Silva no braço e depois empreendido fuga. Conhecidos da vítima baleada o perseguiram, derrubaram de uma motocicleta e o agrediram a pauladas e capacetadas até a morte.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito de Gabriel Ferreira. O baleado, Júnior Cardoso, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Homem vítima de ataque de jacaré na comunidade de Membeca tem braço amputado



O homem, identificado como Cleverson Erivelton Aires Guimarães, de 49 anos, que foi vítima de um ataque de jacaré na Comunidade de Membeca, na região do Arapixuna, em Santarém, no oeste do Pará, precisou ter o braço amputado, devido a gravidade das lacerações. O incidente ocorreu na tarde de domingo (15).
Após sofrer o acidente, a vítima foi atendida na Unidade Básica de Saúde de Guajará e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguiu para a comunidade de Ambulancha para realizar transporte e atendimento da vítima. A cirurgia foi realizada no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Isabela revela: tiro que matou Aguinaldo foi acidental. “Pressão psicológica”



Por Jeso Carneiro
Namorada do empresário e vereador Aguinaldo Promissória, 46 anos, encontrado morto em sua casa com um tiro de pistola na cabeça, Isabela Ataíde revelou nesta quinta-feira (12) em rede social que o parlamentar morreu em decorrência de um tiro acidental.
Ela estava com o vereador no momento do fato. A família de Aguinaldo a acusa de o ter matado, versão que Isabela também rebateu com contundência em texto postado nos stories do Instagram – conteúdo postado em tela cheia e que desaparece após 24 horas. Não aparece no feed de notícias da plataforma.
“Mais vítima que o Aguinaldo ali fui eu, pq [porque] o tiro poderia ser em mim, não que ele fosse agressivo comigo, porém eu corri o risco [de morrer]!”, revelou.
“Não discutir [sic] [com Aguinaldo] só pedir [sic] p [para] ir para minha casa e ele por [tentar] fazer pressão psicológica foi brincar com a arma e se acidentou! Infelizmente era eu quem estava lá”.
O tiro que matou Promissória foi disparado por uma pistola Glock automática, de uso permitido. Ou seja, pode ser adquirida por cidadão comum.
Isabela Ataíde diz que está sendo alvo não só de acusações falsas, assim como também de ameaças. Ela não revelou, porém, nomes. Disse mais: a tentativa de incriminá-la como responsável pela morte de seu namorado deve-se ao “dinheiro de seguro”.
“É muito fácil acusar alguém abrindo a boca e falar o que quer, então vcs [vocês] que me acusam parem de omitir de esconder e de mentir em depoimentos e nas redes sociais, fora as ameaças que recebo. Hoje eu sei que querem me incriminar mais [sic] [é] por causa de dinheiro de seguro! Estou sendo agredida humilhada e desrespeitada em redes sociais por pessoas que sabem da verdade [mas] não aceitam, querem fazer justiça emcima [sic] de injustiça”.
Altar e viagem internacional
Nas postagens, Isabela disse ainda que ela e Aguinaldo já planejavam o casamento. E que iriam fazer “na próxima semana” uma viagem internacional.
“Ele dizia q [que] eu era o remédio o amor e a vida dele, o suplemento dele, e ele era o meu! Eu demorei muitos dias para aceitar a partida dele, pq [porque] estávamos no nosso melhor momento da vida! Íamos casar já não queríamos mais esperar, estávamos escolhendo casa, na próxima semana íamos fazer uma viagem internacional, estávamos cheios de planos para o futuro”.
A namorada também postou fotos e vídeos de momentos desfrutados pelos dois na intimidade e em lugares públicos, como em Fortaleza, e em eventos.
Blog do Xarope com informações do Portal do Jeso

 

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Enoque Aquino, amigo de Aguinaldo Promissória, foi preso por pensão alimentícia em Altamira

Enock Aquino Oliveira Júnior foi preso em cumprimento a dois mandados de prisão expedidos pela Justiça de Fortaleza, no Ceará.
A prisão de Enock Aquino Oliveira Júnior nesta terça-feira (10), na cidade de Altamira, no sudoeste do Pará, não tem qualquer ligação com a morte do vereador Agnaldo Promissória encontrado morto no último dia 25 de setembro com um tiro na cabeça, em sua residência, no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará.
Enock Aquino Oliveira Júnior foi preso em cumprimento a dois mandados de prisão expedidos pela Justiça de Fortaleza, no Ceará. A ordem de prisão é por falta de pagamento de pensão alimentícia. Trata-se, portanto, de uma prisão civil e não por crime, como está sendo veiculado em alguns meios de comunicação da região.
Conforme informou o Blog do Xarope, Enoque Aquino esteve na casa do vereador Aguinaldo Promissória, minutos antes da morte do parlamentar. Ele chegou alguns minutos antes acompanhado de Isabela Ataíde, então namorada do vereador. Enoque, no entanto, deixou o local logo após a morte e essa versão inclusive já está comprovada pelas investigações policiais.
Segundo uma fonte da Polícia Civil, não há nenhuma investigação em curso que aponte para um envolvimento de Enoque com a morte do vereador.
O fato de ele não ter comparecido à polícia como foi intimado não significa que ele tenha ligação com a morte de Promissória.
O blog do Xarope entrou em contato com a Justiça de Fortaleza e confirmou que os mandados de prisões em abertos contra Enoque são por falta de pagamento de pensão alimentícia.

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Ao Valor Econômico, Jader Filho diz que “demanda vai explodir” com novo modelo do Minha Casa Minha Vida

Ministro Jader Filho
O ministro das Cidades, o paraense Jader Filho, elencou as perspectivas para o novo Minha Casa Minha Vida (MCMV), em entrevista para o Valor Econômico, o maior jornal de economia do país.
Com seu trabalho bem avaliado frente ao Ministério, Jader Filho falou sobre as principais mudanças na política pública habitacional, das parceiras junto aos estados, municípios, Congresso e a iniciativa privada.
Tratou, ainda, de assuntos como mobilidade urbana, saneamento e ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticos.
Entre as novidades do MCMV, expôs a possibilidade da contratação das chamadas fazendas de energia solar, visando o fornecimento de energia limpa para alguns empreendimentos, e da utilização do FGTS para famílias que ganham até dois salários mínimos.
Acompanhe alguns pontos
Parcerias com estados e municípios
O presidente estabeleceu uma meta para os quatro anos de contratação de 2 milhões de unidades habitacionais. Então, temos feito todas as ações no sentido de alcançar esta meta. Mas não só por alcançar: temos que melhorar e democratizar as entregas. Vamos fechar parcerias com os governos estaduais e prefeituras para que eles entrem para somarmos subsídios.
O governo anterior não entregou uma única casa, por exemplo, na faixa 1, que são famílias que ganham até R$ 2.640. Nós ampliamos para esse público para quem precisamos ter um olhar especial. Para isso, fizemos duas alterações [no programa].
Primeiro, voltando a ter [recursos do] Orçamento da União. E faço um agradecimento ao Congresso, porque, se não fosse a PEC da Transição, não teria recurso para as contratações agora da faixa 1.
Estamos em diálogo com a Casa Civil para fazer o MCMV Cidades, que a gente também chama de MCMV Parcerias. Vamos fecha parcerias com os governos estaduais e prefeituras para que eles entrem com subsídios para somarmos os subsídios. Então poderemos até zerar a entrada, ou diluir as parcelas. Porque a maioria dessas pessoas mora de aluguel, e, quando se faz a conta desse financiamento, a parcela ficará menor do que o aluguel, e estará pagando por uma coisa que no futuro será dela.
Você soma os esforços e isso se multiplica: é o dinheiro de todo mundo em um sentido único, não é um puxa para um lado, e outro puxa para outro. Isso vai dar uma mobilizada no programa habitacional de forma extraordinária, e vai ajudar demais a questão do emprego. [Permite os subsídios das prefeituras e estados] dentro do segmento do FGTS.

Renan Bolsonaro se abre e fala sobre sexo com amigo. Assista o video com exclusividade


“Eu te amo, cara. Não termina comigo por conta disso. Já não quer transar comigo, agora vem querer terminar, porr@? Vamos dar uma rapidinha antes da minha mãe acordar. Vem aqui no meu quarto, para de show, por favor”, escreveu Renan para seu ex-assessor.
Renan Bolsonaro abriu o jogo e revelou detalhes sobre o relacionamento com seu ex-assessor, Diego Pupe, após prints da conversa entre os dois terem sido vazados. Os detalhes de sua vida íntima foram contados durante entrevista ao jornalista Leo Dias.
“Só contestando algumas coisas que ele [Diego] me mostrou. Ele mostrou um print, que foi lavrado no 18º Cartório do Distrito Federal. Esse print mostra uma grande intimidade entre vocês. Uma intimidade que parece existir um relacionamento amoroso”, disse Leo Dias em um trecho da entrevista.
O print citado mostra uma conversa entre o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e Diego Pup. Na conversa, Renan tenta impedir um possível término.
“Eu te amo, cara. Não termina comigo por conta disso. Já não quer transar comigo, agora vem querer terminar, porr@? Vamos dar uma rapidinha antes da minha mãe acordar. Vem aqui no meu quarto, para de show, por favor”, escreveu Renan para seu ex-assessor.
Assista a entrevista completa em que Renan Bolsonaro fala sobre o relacionamento com seu ex-assessor, Diego Pup, concedida ao jornalista Leo Dias:

Em resposta, o filho de Bolsonaro confirmou que os dois costumavam dormir na mesma casa, mas negou que teria qualquer relacionamento amoroso com Diego, atribuindo os prints das conversas a um “ataque da esquerda”.
“Foi entre o final de novembro e o começo de dezembro de 2021 que ele começou a andar comigo, a me acompanhar em festas. Dormia em casa, e eu não tinha problema com isso. Era meu amigo. E nessas andanças, ele sempre me apresentava as amigas dele, e se rolasse um clima, eu ficava com a menina que ele apresentava”, disse Renan, que reafirmou não ser preconceituoso: “Nunca tive preconceito, ser humano é ser humano”.
Sobre a suposição levantada pelo filho de Bolsonaro de que integrantes da esquerda estariam por trás desses prints, Renan explicou: “Ele mandou um áudio para um conhecido meu, falando que está trabalhando no governo Lula. Talvez deve estar fazendo isso a mando do outro lado”, disse.

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Principal suspeito de matar motorista de aplicativo de Novo Progresso é preso pela PM em Itaituba.

O corpo da Vítima foi encontrado por uma adolescente que fazia busca com familiares, na mata, próximo a praia do rio jamanxim na comunidade de Santa Julia.

Uma investigação da Policia de Inteligência da Polícia Militar prendeu no noite deste domingo 8 de outubro de 2023, na cidade de Itaituba o principal suspeito de ter matado a motorista “Francilma Brandão” de aplicativo da Urbano Norte de Novo Progresso.
O homem identificado de nome Fernando Nascimento , foi localizado e preso pela Policia Militar em uma comunidade no KM 37 da rodovia transamazônica na cidade de Itaituba, distante 400 km de Novo Progresso.
O corpo da Vítima foi encontrado por uma adolescente que fazia busca com familiares, na mata, próximo a praia do rio jamanxim na comunidade de Santa Julia, distante 35 km de Novo Progresso. (aguardem mais informações/em atualização).
O suspeito preso foi conduzido para a delegacia de Policia Civil na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, na cidade de Itaituba; sendo atuado em flagrante pelo crime de latrocínio.

Prefeitura de Faro segue sem cumprir decisão judicial sobre reajuste salarial de conselheiros tutelares


O valor de R$ 2.100,00 é considerado constitucional para reajuste, mas a forma de cálculo foi considerada inconstitucional.
A Prefeitura de Faro, no Oeste do Pará, ainda não cumpriu a decisão judicial sobre o aumento salarial dos conselheiros tutelares do município. A decisão gira em torno da inconstitucionalidade de parte do Artigo 62 da Lei Municipal n.º 531/2020, que regulamenta a remuneração desses profissionais utilizando o salário mínimo como indexador da base de cálculo.
"Por afronta ao disposto no art. 7.º, inciso VI, da Constituição Federal, e a Súmula Vinculante n.º 04, mantendo a constitucionalidade da primeira parte do dispositivo, onde é fixada a remuneração dos Membros do Conselho Tutelar, que passarão a sofrer reajuste conforme índice a ser definido pelos Poderes Executivo, não vinculado ao reajuste do salário-mínimo. Declaro a inconstitucionalidade da parte final do art. 62 da Lei Municipal n.º 531/2020, que consigna que deverá ser reajustável anualmente pelo índice praticado pelo Governo Federal, para o reajuste do salário mínimo nacional", relatou em sua decisão a desembargadora do TJPA, Luzia Nadja Guimarães Nascimento.

Henrique Costa vence prévias do PT para disputa da Prefeitura de Juruti

Em encontro municipal da legenda realizado neste sábado (7), o PT decidiu pelo voto da maioria de seus militantes que o ex-prefeito Henrique Costa, 64 anos, será o seu candidato à Prefeitura de Juruti (PA) nas eleições do próximo ano.
Henrique Costa superou nas prévias do partido outros dois nomes na disputa: Rogério Costa, vereador, e Jonas Morais, professor.O ex-prefeito obteve 47,6% (139) do total de votos válidos computados na ocasião. Rogério Costa ficou em 2º (35 votos) e Jonas Morais (19) em 3º lugar.
Com a vitória, Henrique Costa passa a ser o pré-candidato do PT à Prefeitura de Juruti. Uma convenção municipal do partido deve confirmar o nome do ex-prefeito. A candidatura só será oficializada com o registro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará no
O primeiro turno das eleições de 2024 será no dia 6 de outubro. Juruti, por ter menos de 200 mil eleitores, não tem 2º turno para cargos majoritários (prefeito e vice-prefeito).
Novo embate com o MDB
Nas eleições de 2020, quando disputou a reeleição, Henrique Costa perdeu a disputa para a atual prefeita Lucídia Batista (MDB), que é candidata à reeleição.
Será a sexta vez nas últimas duas décadas que o petista disputará o cargo de prefeito. Ganhou em 2004, 2008 e 2016. Perdeu em 2000 e 2020.
Manoel Henrique Gomes Costa, nascido em Juruti em 15 de julho de 1959, é comerciante. E um dos quadros mais qualificados e experientes em política do partido.
O PT em Juruti é presidido por Lenita Souza.
Os integrantes da mesa coordenadora do encontro municipal do PT em Juruti

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Deputado dispara: "Não tratem nossa gente feito lixo!"

“Não tratem nossa gente feito lixo!”. Essa foi a frase que ganhou eco na tribuna da Alepa na fala contundente do parlamentar ao afirma que as pessoas estão tendo seus direitos desrespeitados naquela região.

Deputado Torrinho aciona direitos humanos e dos animais para monitorar Apyterewa
O deputado estadual Torrinho Torres (Democratas), subiu o tom nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), para falar sobre a situação que se abateu sobre a região do Sul do estado, com o início da operação deflagrada pelo governo federal nesta segunda-feira (2) cujo objetivo é expulsar supostos invasores da Terra Indígena (TI) Apyterewa, localizado no município de São Félix do Xingu, sul do Pará.
“Não tratem nossa gente feito lixo!”. Essa foi a frase que ganhou eco na tribuna da Alepa na fala contundente do parlamentar ao afirma que as pessoas estão tendo seus direitos desrespeitados naquela região. O deputado lembrou que a região é uma das mais produtivas do estado e do país e é responsável por ajudar alimentar boa parte do Brasil e do mundo.
Segundo Torrinho, seres humanos e animais estão sendo tratados como lixo na região do Sul do Pará. “Vou repetir, seres humanos e animais estão sendo tratados como lixo na minha região. Uma região que ajuda a alimentar boa parte do Brasil e do mundo. Peço desde já que todos que nos acompanham que compartilhem esse vídeo. Senhoras e senhores, estamos aqui hoje unidos por causa que transcende nossas diferenças políticas, uma causa que nos convoca a olhar para além dos nossos interesses individuais e a reconhecer a humanidade e a vida em todas as suas formas. Estamos aqui para falar sobre dignidade, sobre respeito, sobre o direito inegociável de cada ser vivo de existir, prosperar em nosso planeta”, disse o deputado.
O parlamentar compartilhou em suas redes sociais o discurso que fez aos seus pares na tribuna da assembleia legislativa, tamanha a sua preocupação com a condição atual da região.
“A situação na Apyterewa em São Félix do Xingu, é o espelho que reflete a nossa sociedade e os valores que escolhemos em defender. Quando olhamos para esse espelho, o que vemos? Por inúmeras vezes vim aqui a essa tribuna para falar dos riscos que esta operação de desintrusão na Apyterewa implicaria. Quem não tem para onde ir e que sabe que está prestes a perder tudo que construiu na vida, não tem mais nada a perder”, observou o deputado.
Torrinho lembrou que uma grande operação de guerra foi montada para retirar os produtores rurais, que vivem ali na região. Ele teme que a presença das forças de segurança desencadeie um confronto com resultado grave para a sociedade paraense.
“O que pode ser ainda maior que o Massacre de Eldorado dos Carajás? O Brasil está vendo a dor de famílias que vivem há mais de 40 anos numa região, sendo arrancadas de suas casas e suas terras onde construíram suas vidas, suas memórias e seus sonhos. Vemos animais sendo submetidos a condições desumanas, sofrendo em meio ao caos de disputas que eles não compreendem. Vemos patrimônio suado de anos ser expropriado de seus donos. Vemos a Constituição Federal sendo rasgado na nossa cara”, alertou o parlamentar.
O deputado destacou ainda que a desintrusão é uma ação que visa proteger as terras indígenas e preservar o meio ambiente. Mas ele pediu que seja observado aqueles que realmente estão ali de forma legal, contribuindo para o progresso e desenvolvimento da região, gerando emprego e renda, atuando na legalidade.
“É sem dúvida uma medida necessária em muitos contextos. Ali no entorno da Apyterewa, há quem esteja desmatando sim. Esses precisam urgente receber o rigor da lei. Mas peraí, quem tá pagando o preço dessa injustiça é gente de boa-fé estabelecido numa área já consolidada, que convive pacificamente com os indígenas que vivem naquela região. Estamos falando de 2 mil famílias e mais de 100 mil cabeças de gado. Onde é que a justiça vai botar todo esse povo e esses animais? A justiça era os povos indígenas, legítimos guardiões de nossas terras, é mais do que necessária. A proteção de nossas florestas é vital. Mas ao mesmo tempo devemos perguntar a que custo? É justo gente de boa-fé, que vive e produz ali há anos, pagar por uma minoria que desmata? É nosso dever, como sociedade, como seres humanos, garantir que a busca por justiça para uns não resulte na injustiça para outros. É nosso dever garantir que na proteção de algumas vidas não se sacrifique, outras do altar da burocracia e da indiferença”, observou.
Por fim, o deputado apelou ao governador Helder Barbalho que interceda pela região Sul do Pará, e garanta os direitos dos moradores.
“O governador Helder, com sua sabedoria e comprometimento com o nosso povo do estado, fez questão de ir à Brasília, acompanhado por mim e pelo prefeito João Cleber para tentar buscar soluções para a Apyterewa. E dada a boa fundamentação do problema que o governador fez na reunião, que tivemos com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro Márcio Macedo da Secretaria da Presidência, eles também se manifestaram contrários à desintrusão. No entanto, a justiça que é concebida para ser um pilar de igualdade e proteção para todos não ponderou a humanidade em sua decisão. Não levou em conta identificar esses produtores rurais, o tamanho de suas áreas para uma possível indenização, ou uma proposta justa para diminuir as áreas já consolidadas. Muito pelo contrário, chegou tocando o terror, desligando a energia de todos, mandando evacuar escolas de crianças na frente dos pais e alunos, autorizando a demolição de casas, colocando barreiras, impedindo seus donos de entrarem nas suas terras, suas casas. Até a prerrogativa da OAB de ir e vir para levantar a situação foi impedida por eles. 
Decisão judicial não é para ser questionada, é para ser cumprida”, completou.
O prefeito João Cleber, de São Félix do Xingu, com outros prefeitos estiveram em Brasilia para tentar uma solução pacífica e justa.

O deputado Torrinho Torres lembrou ainda que está empenhado juntamente com a bancada federal, com o prefeito João Cleber, de São Félix do Xingu, para tentar uma solução pacífica e justa.
“Em meio a esta tempestade de desespero e injustiça, confio plenamente no governador Helder, que colocou todo o Governo do Estado do Pará, concentrado para resolver esta crise humanitária e ambiental. O papel que desempenho como parlamentar na minha região não me permite ficar calado. Eu não vou ficar calado. Estou convocando a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, em nome do amigo deputado Bordalo, da amiga deputada Lívia, bem como organismos nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos e dos animais, para se unirem a nós e tomarem providências urgentes para trazer luz à escuridão que permeia Apyterewa. Eu peço que vocês da Comissão de Direitos Humanos, viajem até Apyterewa para ver a situação que se encontra o nosso povo. Conto com todos e todas aqui presentes. Apenas juntos podemos trazer a mudança necessária para proteger a vida daqueles que agora se encontram em perigo”, finalizou Torrinho Torres.

Nélio sanciona lei que autoriza pagamento do piso da enfermagem; depósitos na conta a partir de quinta-feira

O prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, sancionou na noite desta terça-feira (3), o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que abre crédito orçamentário para que o município comece a pagar o piso salarial aos profissionais da enfermagem. Em vídeo compartilhado em suas redes sociais, o gestor municipal afirmou que a previsão é que o pagamento comece a ser feito a partir desta quinta-feira (5).
"Olá enfermeiros, enfermeiras, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem. É com muita alegria que eu comunico pra vocês que na noite desta terça-feira, já sancionei a lei municipal que autoriza o pagamento do piso da enfermagem", avisou o gestor municipal vídeo.
Nélio Aguiar lembrou que após a aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal por unanimidade, a Prefeitura deu celeridade junto à Procuradoria Jurídica do Município, que apresentou o parecer para a sanção da lei.
"Portanto, já é lei municipal, já foi sancionada”, completou.
Segundo o prefeito, as secretarias de Finanças, Saúde e Administração estão nos últimos detalhes para iniciar o pagamento da categoria. O município já repassou todas as informações ao banco e a previsão é que até a quinta-feira, a Prefeitura comece a liberar os pagamentos aos profissionais da enfermagem.
“Nós acreditamos e estamos fazendo a previsão que na próxima quinta-feira (5), vocês já estarão recebendo o valor, inclusive o retroativo e o valor que chegou por último agora relacionado ao mês de setembro”, informou Nélio Aguiar.
Entenda
Na segunda-feira (2), a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei Nº 2912/2023, de autoria do Poder Executivo, que garante o pagamento do piso nacional da enfermagem aos servidores municipais da saúde. O PL regulamenta o valor do recurso que será repassado pelo governo federal e cumpre com o que determina a lei que instituiu o piso nacional da categoria.
A partir da aprovação da lei, governo municipal fica autorizado a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 11.254.393,66, destinado a fazer face aos pagamentos de obrigações decorrentes desta Lei.
O novo piso para enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de R$ 4.750, conforme definido pela lei. Técnicos de Enfermagem recebem, no mínimo, 70% desse valor (R$ 3.325) e auxiliares de Enfermagem e parteiras, 50% (R$ 2.375). A jornada é de 8 horas diárias ou 44 horas semanais.
Os profissionais (federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal) irão receber nove parcelas em 2023, com valores retroativos a maio e o 13º salário, nos próximos 04 meses. Segundo o Ministério da Saúde, as demais parcelas serão pagas até dezembro, bem como o 13º salário.

Classificado para as quartas de final, São Raimundo se reapresenta visando duelos contra o Parauapebas

Nesta quarta (4) os atletas descansam pela manhã e à tarde participam de um treino técnico e tático, no Panterão, além de um vídeo análise do jogo passado, contra a Esmac.

Reapresentação da equipe alvinegra aconteceu na manhã de terça (3) com trabalho na academia. À tarde, os atletas treinaram no campo do Panterão, palco do duelo de domingo (8)
Com uma vaga garantida nas quartas de final da Série B1 do Campeonato Paraense, o São Raimundo se reapresentou nesta terça (3) visando os próximos duelos, contra o Parauapebas.
Pela manhã os atletas foram divididos em grupos para os trabalhos na academia, comandados pelo preparador físico Kalouro Valente. Já à tarde, os atletas participaram de um treino físico, técnico e de transferência.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Sérgio Pereira toma posse como vereador em Santarém, no lugar de Agnaldo Promissória

Sérgio Pereira, novo vereador da Câmara Municipal de Santarém - Créditos: Bena Santana


Foi realizada na manhã desta segunda-feira (2), no plenário da Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, a posse do suplente de vereador Sérgio dos Santos Pereira (União Brasil). A solenidade foi presidida pelo vereador Silvio Neto e contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar.
Sérgio Pereira assumiu o mandato que era de Aguinaldo Promissória, que morreu no último dia 25. A convocação do suplente aconteceu após a morte do parlamentar é praxe dos poderes legislativos toda vez que morre um membro titular do parlamento.

Vídeos – Incêndio destrói casa que armazenava materiais de reciclagem, em Santarém


Na tarde de domingo (1), um incêndio destruiu uma residência situada na Travessa 2 entre C e D, no bairro Nova República, em Santarém.
Segundo informações iniciais, o dono da casa, Chico Lima, comprava vários materiais de reciclagem. Os materiais considerados de alta combustão colaboraram com a rápida propagação das chamas.
Uma das causas do incêndio, que foi mencionada por moradores das proximidades, seria um curto-circuito na rede elétrica.
Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar as chamas e até o momento não há informações de feridos.
Para as chamas não alcançarem uma casa vizinha, moradores se mobilizaram para retirar móveis e eletrodomésticos. Contudo, uma parte da residência ainda foi consumida pelo fogo.
Veja nos vídeos:

Veja nos vídeos:

Tocador de vídeo
00:00
00:28
Tocador de vídeo
00:00
00:15
Tocador de vídeo
00:00
00:30

Matéria em atualização*

Por Diene Moura