Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2024

Nélio tem plano B se o PT topar ser vice do MDB: vai lançar empresário a prefeito pelo União Brasil


O prefeito Nélio Aguiar, de
Santarém (PA), 3º maior colégio eleitoral do estado, já tem plano B caso o PT tope indicar o vice na chapa encabeçada por José Maria do Tapajós (MDB): o União Brasil, que o gestor santareno dirige no município, terá candidatura própria para prefeito.
E o nome para sucedê-lo no cargo se filiou ao partido na quarta-feira (27), o empresário e engenheiro civil Roberto Branco.
Ex-presidente da Aces (Associação Comercial e Empresarial de Santarém), um dos enclaves da direita na cidade, Roberto Branco é dono de R. Branco Engenharia, empresa potência do ramo imobiliário, principalmente na área de construção de espigões residenciais para as classes alta e média na cidade.
Nélio é radicalmente contra a inclusão do PT na aliança costurada por ele e da qual fazem parte, entre outros, o MDB, PRB, PDT, PSB, Republicanos, Podemos e União Brasil. O governador Helder Barbalho é o maior articulador dessa inclusão.
A deputada Maria do Carmo (PT) chegou, inclusive, a sugerir o seu irmão, vereador Carlos Martins (PT), como o vice de José Maria Tapajós.
No Pará, o União Brasil é presidido pelo ministro Celso Sabino (Turismo) que tem tido na eleição municipal deste ano postura de independência em relação a Helder Barbalho. Em Belém, por exemplo, a legenda decidiu apoiar a reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).
O govenador, por outro lado, lançou o seu primo Igor Normando, agora filiado ao MDB, candidato a prefeito da capital paraense.
Nélio tem dito aos mais próximos que a reação à aliança com PT dentro do seu grupo é gigante. Por isso, o plano B haverá de ser colocado em prática se MDB e PT decidirem coligar.
Por Jeso Carneiro


Alepa aprova Projeto de Lei que reajusta o salário de professores


Com o objetivo de promover o reajuste salarial dos servidores do quadro do magistério público, visando a valorização dos profissionais e a oferta de uma educação pública de excelência, além de potencializar os resultados educacionais da rede estadual de ensino paraense, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Chicão (MDB) aprovou, na manhã desta terça-feira (26), o Projeto de Lei nº 84/2024. A matéria dispõe sobre a concessão de reajuste aos profissionais da educação básica da rede pública de ensino do Pará. A proposta é do Poder Executivo.
Segundo a mensagem do governador Helder Barbalho, enviada à Casa de Leis, “a matéria em pauta está alinhada às metas e estratégias descritas na Lei Federal n° 13.005/14, do Plano Nacional da Educação de 2014 a 2024, e pelas diretrizes da Lei Estadual n° 8.186/15, do Plano Estadual de Educação do Pará”.
A mensagem diz ainda que “a concessão de reajuste é no percentual de 3,62%, sobre o vencimento básico dos profissionais do magistério da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a partir de abril de 2024”, finaliza Helder, na mensagem. O Projeto de Lei atende a Portaria Interministerial MF/MEC n° 7, de 29 de dezembro de 2023, que atualiza as estimativas de custos per capita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

quinta-feira, 28 de março de 2024

Tutor denuncia pet shop e afirma que, por negligência, cachorro foi cozinhado vivo


Alaim Xavier esteve na delegacia na manhã desta quinta-feira (28) para denunciar um pet shop que supostamente esqueceu o seu animal da raça Shih Tzu em uma máquina de secar e ele teria sido cozinhado vivo até a morte.
Visivelmente abalado, contou que seu filho levou o animal para tomar banho e tosa normalmente. Por volta das 11h30, ligaram para ele dizendo que o cachorro estava com problema de desmaio, omitindo que ele já estava morto.
Uma autópsia já foi solicitada e o resultado sairá daqui há 15 dias. Mas preliminarmente, o tutor que também é veterinário, alegou que o cãozinho foi queimado vivo, cozido, provavelmente dentro da máquina de secagem.
“Disseram que ele tava cheiroso, provavelmente em processo de secagem, por negligência ele foi cozido vivo. Meu animal foi torturado, imagina morrer aos poucos, com vento quente, pulmão dele todo estragado prova a aspiração”, lamentou.
O caso foi registrado na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil e o espaço segue aberto para posicionamento do pet stop.
Veja a entrevista completa na TV Impacto:

A matéria pode ser atualizada a qualquer momento*

PC de Santarém cumpre mandado de prisão contra líder de facção criminosa acusado de homicídio no Amapá


Wagner João Oliveira Melonio foi preso na quarta-feira (27).
A Polícia Civil de Santarém, no oeste do Pará, realizou o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, na quarta-feira (27), contra de Wagner João Oliveira Melonio pelo crime de homicídio ocorrido na capital do Amapá.
A operação foi em uma ação conjunta da Superintendência Regional do Médio e Baixo Amazonas, 16ª Seccional Urbana de Santarém e Delegacia Especializada de Conflitos Agrários (Deca).

quarta-feira, 27 de março de 2024

Empresário de Alenquer é preso na Operação Nacional “Ladybug”


Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco foi deflagrada na manhã de terça-feira (26) para o cumprimento de 73 mandatos de prisão, busca e apreensão contra quadrilha de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação denominada “Ladybug” realizou ações em Pernambuco, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Santa Catarina.
Um dos alvos no estado do Pará foi o empresário Fabrício Macedo, preso no município de Alenquer.

Gestão do prefeito de Altamira é reprovada por 70% dos eleitores


A pesquisa mediu a popularidade dos candidatos perguntando aos eleitores em quem eles jamais votariam se a eleição fosse hoje. O atual prefeito Claudiomiro Gomes foi o mais citado com 60%. Juvenil 11%, Dr. Loredan 10%. 4% indecisos e não sabem ou não responderam somaram 15% dos votos.
Nunca votaria para ser prefeito de Altamira
Claudomiro teve 56,0%, Juvenil 9,4%, Dr. Loredan 8,9%, Odileida 7,0%, Josiane 2,9%, Mazio 2,1%, Jorge 1,8%. Não souberam ou não responderam somaram 11,3%.
A Destak perguntou se o prefeito Claudomiro vier candidato à reeleição, a resposta foi a seguinte: 68% jamais votariam, 16% votariam 100%; 9% talvez votariam e 2% depende muito da proposta. 5% não souberam ou não responderam.
Aprovação do prefeito
A pesquisa da Destak também ouviu os eleitores sobre a atual gestão do prefeito Claudiomiro Gomes. 70% dos entrevistados disseram que reprova o governo, enquanto que 21% disseram que aprovam e 9% não souberam ou não responderam.

A Destak ouviu 580 eleitores de forma presencial no período de 13 a 15 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de 3,5%, enquanto que o intervalo de segurança é de 95%.

Dr. Loredan sai na frente na primeira pesquisa registrada da Destak em Altamira

DOUTOR LOREDAN SAIU NA FRENTE NA PRIMEIRA PESQUISA REALUIZADA PELA EMPRESA DESTAK PESQUISA E PUBLICIDADE NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA

A primeira pesquisa Destak Publicidade e Marketing com intenções de votos para a Prefeitura de Altamira, no sudoeste do Pará, mostra que o ex-vereador Loredan de Andrade Mello, o Dr. Loredan, (PSD), está na frente em relação ao segundo candidato, Domingos Juvenil.
Foram entrevistadas 580 pessoas no período de 13 a 15 deste mês, de forma presencial. A margem de erro da pesquisa é de 3,5%, enquanto que o intervalo de segurança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o número PA-09432/2024.
Na pesquisa espontânea, quando não é dada nenhuma opção de resposta aos entrevistados, o levantamento da Destak mostrou que Dr. Loredan é lembrado por 26,2% dos eleitores de Altamira. Na segunda posição aparece Juvenil com 21,9%, Claudiomiro Gomes com 13,8%, Odileida tem 3,1%.
Os demais nomes lembrados pelos eleitores alcançaram menos de um ponto percentual. Não souberam ou não responderam somaram 32,4% dos entrevistados
Já no primeiro cenário estimulado, Dr. Loredan aparece com 35,6%, seguido de Juvenil com 29,2%, Claudiomiro Gomes tem 14,8%, Odileida 6,3%, Jorge 2,1%, Mazio e Josiane 1,6%. O total de indecisos chegou a 3,7%, enquanto que não souberam ou não responderam somaram 3,0%.
Em um cenário de votos válidos, Dr. Loredan aparece com 39%, Juvenil tem 33%, Claudomiro tem 18% e Odileida 10%.
Em um cenário estimulado, Dr. Loredan lidera com 35,6%, Juvenil tem 29,2%, Claudomiro tem 14,8%, Odileida 14,8%, Jorge tem 2,1%, Mazio e Josiane 1,6%. Não souberam ou não responderam somaram 3,0%.

Quase 8 milhões deixam de usar direito a desconto na energia elétrica

Quase oito milhões de famílias de baixa renda não estão utilizando o direito de pagar a conta de luz com descontos que podem chegar a 100%. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dos 24,9 milhões de famílias aptas a receber a Tarifa Social de Energia Elétrica (Tsee), apenas 17,05 milhões recebem o benefício, ou seja, 7,92 milhões têm o direito ao desconto mas não o utilizam. Os dados da Aneel são referentes a fevereiro de 2024.
Atualmente, a Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Caso a família atenda ao requisito de ter renda per capta familiar de meio salário mínimo e ainda não esteja no CadÚnico, a orientação do governo federal é fazer o requerimento do benefício nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) disponíveis em todo o país.
Os estados onde o desconto é, proporcionalmente, mais utilizado pelas famílias com esse direito são Ceará (87,2% das famílias aptas a receber o benefício o utilizam), seguido da Paraíba (79,9% das famílias usam), e Alagoas (79,5%). Os estados com menor utilização são Amazonas (apenas 32,7% das famílias aptas usam), seguido do Distrito Federal (38,9%), e Santa Catarina (42,3%).
A Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada em 2002. Para usufruir do benefício, as famílias precisam cumprir requisitos, como a inscrição CadÚnico e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

terça-feira, 26 de março de 2024

Itaituba: Justiça decreta prisão de quadrilha por fraudes a banco; veja os 14 alvos


Por decisão da Justica, integrantes de uma quadrilha envolvida em fraudes bancárias, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, entre outros crimes, tiveram a prisão decretada nesta segunda-feira (25) na cidade de Itaituba, oeste do Pará.
Investigações da Polícia Civil do Pará (PCPA) em Itaituba desvendaram um esquema de obtenção de empréstimos e créditos bancários de forma fraudulenta, resultando em prejuízos significativos tanto para indivíduos quanto para instituições financeiras.
Os envolvidos, que incluem funcionários do Basa (Banco da Amazônia) e empresários, são suspeitos de criar empresas fictícias para facilitar a aprovação de empréstimos com propósitos ilícitos. Segundo as investigações, os recursos financeiros adquiridos eram posteriormente ocultados ou “lavados”, com o objetivo de reintegrá-los ao sistema financeiro como se fossem fundos legítimos.

Santarém já registra 42 casos de tuberculose no primeiro trimestre de 2024


Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, houve uma variação nos casos da doença ao longo dos anos.
No mês de combate à tuberculose e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento, Santarém já soma 42 casos da doença só neste primeiro trimestre de 2024.
Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, Tayanne Matos, em 2020 foram diagnosticados 181 casos, seguidos por 143 em 2021, 155 em 2022, 176 em 2023 e 42 em 2024.
O médico infectologista Alisson Brandão, lembra os principais sintomas da tuberculose.
"Ela tem uma manifestação variada. Mas os três principais sintomas são a tosse persistente com duração superior a 4 semanas, febre baixa ao final do dia e a perda de peso. Mas como a doença pode afetar vários órgãos do corpo, ela pode apresentar outras manifestações além dessas", disse.

MPPA ajuíza ação contra empresário por dano ambiental


Sem licença ambiental, empreendimento de materiais de construção foi instalado às margens da Lagoa do Irajá
Em vista da necessidade de evitar mais danos à Lagoa do Irajá, localizada na zona urbana do Município de Itaituba, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do 4ª promotor de Justiça de Itaituba, Diego Belchior Ferreira Santana, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) com pedido liminar solicitando a suspensão das atividades do empreendimento localizado na Lagoa do Irajá e sob responsabilidade do empresário Hugo Márcio Queiroz Eireli.

MPPA ajuíza ação civil pública contra empresa suspeita de causar danos ambientais no município

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 3ª Promotora de Justiça Titular de Capanema, Amanda Luciana Sales Lobato Araújo, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) em face de empresa de empreendimentos imobiliários suspeita da prática de dano ambiental em lago do município.
A ação é decorrente dos elementos de prova colhidos no inquérito civil, instaurado pela 3ª Promotoria de Justiça de Capanema e que busca a condenação da empresa requerida, com a recuperação da lagoa contaminada, bem como ao pagamento de indenização pelos danos causados ao meio ambiente, além da prevenção de danos futuros, quando for realizar qualquer atividade no empreendimento imobiliário, denominado Loteamento Petrus.
Consta no procedimento administrativo anterior ao inquérito civil, que a Secretaria de Municipal de Meio de Ambiente encaminhou a denúncia de que havia ocorrido um vazamento de piche asfáltico às margens da BR 316, em frente a unidade da Polícia Rodoviária Federal, no loteamento Petros de propriedade da empresa requerida, tendo o material sido direcionado ao lago, localizado na entrada do empreendimento residencial.

domingo, 24 de março de 2024

Domingos Brazão, Chiquinho Brazão e delegado Rivaldo Barbosa são presos por mandar matar Marielle Franco


Operação Murder, Inc. foi deflagrada neste domingo (24) pela Polícia Federal, Procuradoria-Geral da República e Ministério Público do Rio de Janeiro.
Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes.
Os três foram alvos de mandados de prisão preventiva na Operação Murder, Inc., deflagrada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Polícia Federal (PF).
Domingos é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ); Chiquinho é deputado federal pelo União Brasil; Rivaldo era chefe da Polícia Civil à época do atentado e hoje é coordenador de Comunicações e Operações Policiais da instituição. Relembre aqui a trajetória dos três.
Mandados de busca
Além das três prisões neste domingo, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão na sede da Polícia Civil do Rio e no Tribunal de Contas do Estado. A TV Globo apurou que entre os alvos estão o delegado Giniton Lages, titular da Delegacia de Homicídios à época do atentado e o primeiro a investigá-lo, e Marcos Antônio de Barros Pinto, um de seus principais subordinados.
Os agentes apreenderam documentos e levaram eletrônicos para perícia.

Sede da Polícia Civil, no Centro do RJ, foi alvo de busca e apreensão — Foto: Anita Prado/TV Globo
Motivação e contrainvestigação
Os investigadores ainda trabalham para definir por que Marielle foi morta. Do que já se sabe, o motivo tem a ver com a expansão territorial da milícia no Rio. Já Rivaldo é suspeito de ter combinado não investigar o caso.
Os investigadores decidiram fazer a operação no início deste domingo para surpreender os suspeitos. Informações da inteligência da polícia indicava que eles já estavam em alerta nos últimos dias, após o Supremo Tribunal Federal (STF) homologar a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa.

Comissão da Alepa realiza audiência pública sobre emancipação de distritos do Pará



A Comissão de Divisão Administrativa do Estado, Assuntos Municipais e Tributação da Assembleia Legislativa do Pará (CDAEAMT-Alepa) realizou, na manhã desta quinta-feira (21), uma Audiência Pública voltada à emancipação política de algumas localidades do Pará. A audiência pública foi coordenada pela deputada Diana Belo (MDB), presidente da comissão.
Para a parlamentar, o encontro fortalece a busca pela emancipação de locais que já possuem estudo de viabilidade municipal. “A audiência mostra a união de esforços para que, juntos, possamos fortalecer ainda mais essa pauta, de emancipação política de algumas localidades do Pará. A Alepa não mede esforços diante de assuntos necessários à população paraense”, disse.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)Diana Belo comenta que há, na Comissão, 40 processos, aproximadamente, de localidades que buscam sua emancipação, mas alguns já estão defasados. “Será necessário um estudo envolvendo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Aprovado na Alepa PL sobre valorização das mulheres e combate ao machismo na rede pública de ensino


Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, na manhã desta terça-feira (19), o Projeto de Lei nº 56/2023, que dispõe sobre a valorização das mulheres e o combate ao machismo na rede pública estadual de ensino do Pará. De autoria da deputada Maria do Carmo (PT), a proposta diz que a unidade escolar criará uma equipe multidisciplinar que contará com a participação dos docentes, alunos, pais e voluntários, com o propósito de prover atividades didáticas, informativas, de orientação e conscientização sobre os direitos das mulheres, bem como estimular o combate ao machismo.
São objetivos do projeto de lei: prevenir e combater a reprodução do machismo nas escolas da rede pública estadual de ensino; capacitar professores e equipe pedagógica para realização das ações de discussão e combate ao machismo; incluir, no Regimento Escolar, regras normativas que coíbam a prática do machismo, entre outros.

domingo, 17 de março de 2024

Presa em Belém responsável por páginas fakes que difamavam moradores de Monte Alegre


Denice Silva Pires teve prisão decretada pela Vara Única de Monte Alegre — Foto: Reprodução
À medida em que uma página era denunciada e retirada do ar pelos servidores, outras eram criadas e as difamações continuavam.
Trabalho da Inteligência da Polícia Civil levou à prisão de uma mulher, em Belém, capital paraense, apontada como responsável por páginas fakes nas redes sociais Facebook e Instagram, que eram usadas para difamar pessoas. Só no município de Monte Alegre, no oeste do Pará, ao menos 50 boletins de ocorrência foram registrados contra o perfil denominado “Xiri Secco”.
À medida em que uma página era denunciada e retirada do ar pelos servidores, outras eram criadas e as difamações continuavam, a tal ponto de algumas pessoas que foram vítimas das publicações tentarem suicídio. Há casos também de casamentos desfeitos por causa das publicações, como constam nos relatos de boletins de ocorrências registrados na Delegacia de Polícia Civil de Belterra.
Desde que o primeiro BO foi registrado em Monte Alegre, o delegado Wellington Kennedy e sua equipe iniciaram as investigações com a colaboração da “Inteligência da Polícia Civil”.
As investigações apontaram que uma mulher identificada como Denice Silva Pires, tinha o nome vinculado aos perfis falsos nas redes sociais Instagram e Facebook, que eram usados para difamar moradores do município de Monte Alegre. De acordo com as investigações, a suspeita estava em Belém.
O delegado Wellington Kennedy foi para Belém e com o apoio da Polícia Civil da capital, foi até o endereço da suspeita na Rua do Canal, bairro Marambaia, Belém/PA, para cumprir o mandado de prisão expedido pela Vara Única de Monte Alegre.
Denice Silva Pires recebeu voz de prisão e na casa onde ela morava, a polícia realizou busca e apreensão de um celular que era usado para as publicações nos perfis falsos.
"Uma vez que a gente tomou conhecimento de um crime de repercussão que gerou grande comoção na cidade de Monte Alegre, nós fizemos todas as formas de investigação possíveis, tanto em campo, a equipe foi muito empenhada em procurar o resultado desejado, assim também como as técnicas de investigação mais atuais. Inclusive, a gente seria uma das mais preparadas em nosso Brasil, e sempre se capacitando e inovando para darmos uma resposta à sociedade. Cumprimos o mandado, a suspeita já se encontra recolhida à prisão e aguardando a justiça para responder por todos os seus crimes", disse o delegado Wellington Kennedy.
A suspeita deve ser transferida para Monte Alegre.
Revolta
Durante o período das investigações, vítimas das páginas falsas conversaram com a imprensa em Monte Alegre e manifestaram revolta com a situação.
“A única coisa que eu quero é justiça. Que prendam o dono da página e quem mandou mensagens, as nossas fotos, porque isso é um crime. Já registrei dois boletins de ocorrência”, contou uma das vítimas, que pediu para não ser identificada.

Chegada da polícia ao endereço onde Denice Pires morava, em Belém — Foto: Polícia Civil / Divulgação


sexta-feira, 15 de março de 2024

DEPUTADO TORRINHO TORRES AGORA É MDB


A cerimônia de filiação do deputado estadual Torrinho Torres ao MDB será realizada nesta sexta-feira (15), no auditório João Batista, da Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), em Belém, a partir das 18 horas.
O ato contará com a presença do governador Helder Barbalho do ministro das Cidades, Jader Filho, do senador Jader Barbalho, da vice-governadora Hanna Ghassan, do presidente da Alepa, Chicão, do deputado federal José Priante, além de outras lideranças do partido de várias regiões.
Torrinho Torres retorna ao MDB para engrossar as fileiras do partido, que se fortalece para as eleições municipais deste ano e está de olho também na sucessão estadual em 2026.
convite para voltar à sua antiga legenda partiu do próprio governador Helder Barbalho. Foi no MDB que Torrinho iniciou sua trajetória política.
Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) garantiu ao deputado o direito de retornar ao MDB sem a perda do mandato após a fusão do Podemos com o PSC.
Aos 54 anos, Francisco Torres de Paula Filho está em seu primeiro mandato como deputado na Alepa. Ele assumiu a vaga de Igor Normando, que se licenciou do cargo para comandar a Secretaria Estratégica da Cidadania (SEAC) do governo do Pará.
O deputado é uma forte liderança na região do Alto Xingu.
Liderança na pecuária
Torrinho Torres é empresário e foi presidente do Sindicato Rural de São Félix do Xingu por vários mandatos.
Foram anos de muita luta para Torrinho Torres conquistar espaço no meio rural da região e despontar como uma das principais lideranças do setor pecuário, sobretudo nos municípios da região da PA-279.
Nascido em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, chegou à região ainda pequeno com os pais, na década de 80. Torrinho é filho de Francisco Torres, madeireiro conhecido na região do Xingu, e da professora aposentada Eponina de Souza Torres, que educou os filhos com muito amor e dedicação.
Torrinho é irmão do prefeito João Cleber, de São Felix do Xingu, que também é do MDB.

terça-feira, 12 de março de 2024

Quem são os policiais indiciados por peculato, em esquema criminoso contra empresários

Edmar e Larissa, indiciados por peculato. Foto/Arte: JC

A delegada Larissa Leite foi indiciada por peculato pela Corregedoria da Polícia Civil do Pará. O crime ocorreu, de forma continuada, nos anos de 2022 e 2023, e teve a participação também do escrivão Edmar Assis Duarte, conforme inquérito concluído em janeiro deste ano contra os 2 policiais.
O caso foi revelado nesta segunda-feira (11) pelo JC. Tramita na Vara Única de Jacareacanga, o local da suposta prática criminosa. As vítimas seriam empresários da cidade do sudoeste paraense.
Larissa de Oliveira Leite é alagoana de Maceió, solteira e completa no próximo mês de abril 27 anos de idade.
Entrou na Polícia Civil do Pará, após ser aprovada em concurso público, em julho de 2022. Jacareacanga foi a primeira cidade que trabalhou como delegada.
Fico lotada no município por 1 ano. Foi nesse período, de acordo com investigações do delegado Edjalmo Nogueira, da Corregedoria Regional do Baixo, Médio Amazonas e Tapajós, que Larissa Leite comandou um esquema de corrupção (peculato) contra empresários de Jacareacanga.
Eles eram coagidos a pagar valores exorbitantes em dinheiro, repassados diretamente à delegada e ao escrivão, pelos alvarás. E não através de boletos oficiais arrecadores do estado, o DAE (Documento de Arreacadação Estadual do Pará).
os dois policiais, delegada e escrivão, negaram em depoimento ao delegado Edjalmo Nogueira, as acusações.
“Diante de tudo que nos autos [do processo] constam, entendemos que houve o crime continuado de peculato, tipificado nos Art. 312, caput, c/c Art. 71, caput, e Art. 327, § 1º todos do CPB, cuja vítima foi O ESTADO e que seus autores foram Larissa de Oliveira Leite e Edmar Assis Duarte, de modo que seja devidamente responsabilizado pelo fato por ele praticado, salvo melhor juízo de Vossa Excelência”, concluiu Edjalmo Nogueira no inquérito enviado à Vara de Jacareacanga.
O processo foi enviado pela Justiça ao Ministério Público do Pará, que poderá ou não oferecer denúncia em ação penal contra os dois policiais.
O escrivão
Natural de Itaituba, Edmar Assis Duarte, 37 anos, é, na verdade, escrivão ad hoc, isto é nomeado por autoridade policial para exercer a função. Ele foi cedido pela Prefeitura de Jacareacanga, pois é servidor público municipal, para a PCPA no município.
Não trabalha mais na polícia desde julho de 2023, tendo retornado à prefeitura. É sócio também de uma construtora, a EAD Soluções & Empreendimentos, criada em 2017, com sede em Jacareacanga.

quarta-feira, 6 de março de 2024

Condenado a 45 anos de prisão, motorista que atropelou e matou duas pessoas na 28ª Caminhada de Fé com Maria


O juiz Gabriel Veloso negou a Sirley Dantas Lira o direito de recorrer da sentença em liberdade.
Foi condenado a 45 anos de reclusão em regime fechado nesta terça-feira (5) o motorista acusado de atropelar e matar duas pessoas (mãe e filho) na Caminha de Fé com Maria. O crime aconteceu no dia 4 de dezembro de 2022, em Santarém, oeste do Pará. Sirley Dantas Lira foi julgado pelo Tribunal do Júri Popular, por dois homicídios qualificados de Ângela Maria Gomes Moraes e Marciro Mendes Moraes - mãe e filho que faziam a caminhada -, e 3 tentativas de homicídios qualificados.
Durante os debates, a defesa de Sirley Dantas alegou ausência de dolo (intenção) e pediu a desclassificação dos dos crimes para homicídio culposo de trânsito e lesão corporal de trânsito. E em caso de reconhecimento do dolo eventual (quando assume o risco) a retirada das qualificadoras. Mas o corpo de jurados acatou a tese da acusação, de dois homicídios qualificados e três tentativas de homicídios qualificados.
Ao ler a sentença, o juiz Gabriel Veloso negou a Sirley Dantas Lira o direito de recorrer em liberdade. Após o encerramento da sessão, ele retornou ao complexo penitenciário Silvio Hall de Moura, na comunidade Cucurunã.
Oito testemunhas foram ouvidas durante a sessão do júri popular. O réu exerceu o direito de não acompanhar a sessão, e durante todo o tempo da sessão do júri permaneceu em uma sala do Fórum de Justiça. A defesa de Sirley foi realizada pelo advogado Renato Machado Neto, já a acusação deverá ficou a cargo da promotora de justiça Mariana Macedo Dantas.
O atropelamento
A 28ª Caminhada de Fé com Maria saiu do município de Mojuí dos Campos na noite do dia 3 de dezembro de 2022, rumo à catedral metropolitana de Santarém, no oeste do Pará.
Na madrugada do dia 4, por volta de 01h30, próximo ao quartel do 8º BEC, os fiéis foram surpreendidos por um veículo que invadiu a pista e atingiu várias pessoas, após se deparar com uma barreira da Polícia Rodoviária Federal e tentar escapar. Duas pessoas morreram.


Incêndio destrói supermercado e causa prejuízo de R$ 4 milhões em Santarém; ninguém ficou ferido


O incêndio iniciou por volta das 00h30 desta quarta (6) e as chamas destruíram todo os produtos do estabelecimento, que também funcionava como loja de eletrodomésticos.
Um incêndio de grandes proporções destruiu um estabelecimento comercial na madrugada desta quarta (6) em Santarém, no oeste do Pará. O incêndio aconteceu no bairro Nova República e provocou um prejuízo de pelo menos R$ 4 milhões.
Segundo um dos gerentes do estabelecimento que também funciona como uma loja de eletrodomésticos, todo o estoque do estabelecimento comercial foi perdido e o prédio está com problemas estruturais.
Ainda não é possível saber o que provocou o incêndio, mas câmeras de segurança indicam que as chamas iniciaram no depósito do estabelecimento onde haviam muitos móveis em MDF, estofados, colchões, e outros materiais altamente inflamáveis.

Incêndio destrói supermercado e causa prejuízo de R$ 4 milhões em Santarém; ninguém ficou ferido
O incêndio iniciou por volta das 00h30 desta quarta (6) e as chamas destruíram todo os produtos do estabelecimento, que também funcionava como loja de eletrodomésticos
Um incêndio de grandes proporções destruiu um estabelecimento comercial na madrugada desta quarta (6) em Santarém, no oeste do Pará. O incêndio aconteceu no bairro Nova República e provocou um prejuízo de pelo menos R$ 4 milhões.
Segundo um dos gerentes do estabelecimento que também funciona como uma loja de eletrodomésticos, todo o estoque do estabelecimento comercial foi perdido e o prédio está com problemas estruturais.
Ainda não é possível saber o que provocou o incêndio, mas câmeras de segurança indicam que as chamas iniciaram no depósito do estabelecimento onde haviam muitos móveis em MDF, estofados, colchões, e outros materiais altamente inflamáveis.
Todas as viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o local e seguiram com os trabalhos durante toda a madrugada para controlar as chamas.
Como o prédio ainda está muito quente e com riscos de desabamento, o trabalho do Corpo de Bombeiros deve seguir por toda a manhã.
Para garantir a segurança dos moradores e garantir celeridade na circulação das viaturas, a rua Tancredo Neves precisou ser interditada no perímetro próximo ao supermercado. Agentes da SMT e da Polícia Militar foram para o local para dar orientações aos condutores de veículos que passam pelo local.

terça-feira, 5 de março de 2024

Destak está em campo para novas rodadas de pesquisas de intenção de votos na região


A Destak estará este mês em mais de 20 municípios paraenses no oeste do Pará, na região da Transamazônica, Santarém/Cuiabá, Sul do Pará e região do Araguaia.
A partir desta semana, a Destak Publicidade e Marketing divulga novas rodadas de pesquisas de intenção de votos para as eleições municipais em várias regiões do Pará. As equipes de pesquisadores estão percorrendo as regiões oeste, sudoeste, sudeste e sul do estado ouvindo os eleitores sobre a escolha de seus futuros representantes nas prefeituras e câmaras municipais. A Destak foi a empresa que mais acertou os resultados das eleições em 2020 e 2022 com 95% dos acertos.
A primeira pesquisa do ano será divulgada nesta quarta-feira (6), e traz as intenções de votos dos eleitores de Belterra, no oeste do Pará. Também estão previstas pesquisas sobre a corrida eleitoral em Santarém, Mojuí dos Campos, Rurópolis, Curuá, Oriximiná, Juruti, Altamira, Óbidos, Alenquer, entre outros.
Todas pesquisas serão devidamente registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TREPA).
A Destak trabalha, além da intenção de votos, que são uma pesquisa comum de ser feita, com a qualidade de grupos, pesquisa explorativa, e convencimento. Aliás, a Destak é a única empresa qualificada para esse tipo de levantamento no estado.
Os profissionais que fazem a coleta de dados em campo têm vasta experiência e são coordenados por um estatístico devidamente registrado. A Destak possui dois estatísticos para acompanhar o trabalho de coleta em campo.
Os nossos profissionais vão a campo devidamente uniformizados, com coletes, bonés e também o crachá.
A Destak empresa que é paraense, sediada em Santarém, no oeste do Pará. Ela também atua em vários outros estados, além do Pará.
Com informação da DESTAK PESQUISA.


Ex-secretário expõe crise do PSOL por conta da rejeição de Edmilson em Belém

Luiz Araújo mudo de grupo político dentro do PSOL. Foto: Reprodução

O ex-secretário de Educação da Prefeitura de
Belém (PA) Luiz Araújo expôs neste final de semana uma racha interna no PSOL, mais especificamente entre os aliados do prefeito Edmilson Rodrigues, segundo O Globo.
Candidato à reeleição, Rodrigues sofre com forte rejeição na capital paraense, o que tem feito com que alguns dirigentes partidários divergissem sobre a viabilidade de seu nome.
Problemas como a crise do lixo tem servido, inclusive, de munição para minar uma outra pré-candidatura do PSOL, a do deputado federal Guilherme Boulos, na cidade de São Paulo. Neste contexto, um dos fortes aliados do prefeito marcou posição e deixou sua vertente: Luiz Araújo se desligou da “Primavera Socialista”, grupo de Edmilson Rodrigues, para ingressar na “Revolução Solidária”, liderada por Boulos.
“Nos tornamos uma força relevante por que controlamos o aparato partidário, mas não temos relevância em nenhum movimento social, seja antigo ou novo. (…) Temos valorosos militantes, isolados e sendo formados num emaranhado de grupos de interesse, de mandatos e futuros mandatos, sem espirito de corpo, sem nenhuma discussão política relevante e formativa, sem solidariedade com os demais”, diz.
O ex-secretário ainda diz ter responsabilidade sobre o processo, já que esteve em posições de comando e teria feito menos do que poderia. “Vi a consolidação de projetos pessoais em várias partes e nada fiz”, afirma.
Sem unanimidade
O posicionamento do ex-secretário Luiz Araújo ocorre em meio a uma rixa interna dentro do partido, que se reúne em torno da candidatura à reeleição de Edmilson Rodrigues, que tem a maioria, mas não é uma unanimidade na sigla. Em fevereiro, a vereadora Professora Silvia Letícia anunciou sua pré-candidatura, o que a fez receber ameaças de expulsão e ser denunciada no Conselho de Ética da sigla.
“O PSOL não pode ser responsável por entregar a prefeitura na mão do bolsonarismo”, disse ela.
A gestão do PSOL tem sido usada como munição contra Boulos nas redes sociais por apoiadores de Jair Bolsonaro. Na capital paulista, o ex-presidente apoia a reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
“Não é preciso eleger o Boulos para a Prefeitura de SP para termos noção de como seria sua gestão. Basta olharmos para a gestão do prefeito psolista em Belém, que possui a pior avaliação de uma Prefeitura em todo o Brasil”, postou o deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União), em seu perfil no X (antigo Twitter).
Com informações de O Globo

Destak vai divulgar nova sondagem de intenção de votos para eleição em Belterra

Os pesquisadores da Destak ouviram os eleitores sobre a sua preferência de votos nos cenários espontâneos e estimulados para a disputa para prefeito.

A Destak Publicidade e Marketing divulga na próxima quarta-feira (6), um novo levantamento sobre a intenção de votos dos eleitores belterrenses para a disputa da prefeitura de Belterra, no oeste do Pará.
A pesquisa foi realizada no período de 24 a 27 de fevereiro e ouviu eleitores com idade entre 16 e 59 anos, de diversos bairros e comunidades na área rural e urbana do município.
Os pesquisadores da Destak ouviram os eleitores sobre a sua preferência de votos nos cenários espontâneos e estimulados para a disputa para prefeito.
Os entrevistados responderam também sobre a preferência sobre vereadores e a avaliação do governo municipal.
A pesquisa é de cunho quantitativo, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado de Belterra conforme fonte de dados do TRE/TSE.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) sob o número: PA-09736/2024.
A divulgação está prevista para a próxima quarta-feira, 6 de março.
Com informações de DESTAK PESQUISA

sexta-feira, 1 de março de 2024

PF indicia deputada bolsonarista e hacker por invasão ao sistema do CNJ


A Polícia Federal (PF) indiciou o hacker Walter Delgatti Neto e a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) por suposta participação em esquema que inseriu dados falsos no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dois são suspeitos de terem cometido os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
A PF concluiu o inquérito nesta quinta-feira (29), segundo O Globo. Em janeiro de 2023, Delgatti acessou o sistema do CNJ e inseriu dados falsos, como um mandado de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Preso no início de agosto, Delgatti confessou a invasão, disse que fez a pedido de Zambelli e que teria recebido R$ 40 mil pelos serviços.

Drogas apreendidas em Juruti tinham como destino Santarém


Na manhã de quarta-feira (28), uma operação deflagrada pela Polícia Militar, no município de Juruti, resultou na prisão da dupla identificada como Tassio Henrique e Matheus da Silva, abordados em uma lancha que saiu de Manaus, capital do Amazonas, com destino a Santarém, no Pará.
Durante a fiscalização dos agentes de segurança pública, foram encontrados mais de 45 kg de drogas (maconha e cocaína), em tabletes, dentro de uma embarcação de pequeno porte.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante e autuados pelo crime de tráfico interestadual de entorpecentes. A dupla foi conduzida à Unidade Integrada de Polícia, para a realização dos procedimentos cabíveis.
Veja o vídeo cedido à reportagem do Impacto:
Tocador de vídeo
00:00
01:30