Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Os percalços da política em Santarém


Em Santarém, José Maria Tapajós venceu as eleições por 7.122 votos. Teve 49,73% dos votos válidos no primeiro turno (94.321), e JK do Povão 41,92%, com 79.506 votos. No segundo turno, Zé Maria caiu para 92.628 e JK saltou para 85.516.
Foi uma vitória suada, apesar do apoio do presidente Lula, do governador Helder Barbalho, do prefeito Nélio Aguiar, do PT da deputada Maria do Carmo Martins Lima, do ex-prefeito e ex-deputado Lira Maia e todos os partidos da base governista, uma frente política inimaginável tempos atrás. O governador Helder Barbalho foi praticamente todos os dias a Santarém nas duas últimas semanas de campanha, levando benefícios ao município e tendo na comitiva o irmão ministro das Cidades, Jader Filho, deputados federais e estaduais e o secretariado.

O balaio das urnas em Belém


O cenário que emergiu das urnas no segundo turno das eleições em Belém antecipa o embate pelo poder em 2026. O deputado estadual Igor Normando, apoiado pelo governador Helder Barbalho e uma ampla frente partidária, conseguiu o feito histórico de conquistar a prefeitura de Belém para o MDB, com uma diferença de 95.074 votos, também inédita. No pleito de 2016, 35.394 votos separaram Zenaldo Coutinho e Edmilson Rodrigues; e em 2020, entre Edmilson e Eguchi, 26.628 votos.
Mas Igor aumentou sua votação em 61.581 votos entre o primeiro e o segundo turno, enquanto o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL), com o apoio do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), conquistou mais 73.956 votos no mesmo período, o que sinaliza um eleitorado mais conservador, fenômeno eleitoral observado em todo o Brasil. Ademais, 308.355 eleitores belenenses preferiram não escolher: 30,54% do colégio eleitoral da capital do Pará, somadas as abstenções aos votos brancos e nulos. Uma fatia que não deve ser ignorada em qualquer planejamento estratégico e tático para a disputa daqui a menos de dois anos. Aliás, 2026 já está na porta, como diz o caboclo, e mal o Tribunal Regional Eleitoral formalizou o resultado foram criados dois grupos de WhatsApp cujos títulos dizem tudo: Delegado Éder Mauro Senador e Delegado Caveira Senador.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Nova pesquisa Destak: Zé Maria Tapajós tem 16% dos votos válidos de vantagem sobre JK do Povão

Primeira pesquisa do Instituto Destak indica José Maria Tapajos lidera com 52% das intenção dos votos em Santarém. Foi o único Instituto que acertou 100% no primeiro turno
Uma nova pesquisa do segundo turno de intenção de voto para a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, registrada sob o número PA-08106/2024 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), revela que Zé Maria Tapajós (MDB) lidera com 52% das intenções de voto, enquanto JK do Povão (PL) aparece com 38% no cenário estimulado. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 18 de outubro. 
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o número PA-08106/2024. 
Segundo a pesquisa, 4% dos entrevistados ainda se declararam indecisos, enquanto 2% optaram por branco ou nulo. Outros 4% preferiram não responder ou não tiveram opinião.
Votos válidos-Na opção de votos válidos, o candidato do MDB, Zé Maria Tapajós, amplia sua vantagem, subindo para 58%, enquanto JK do Povão mantém 42% das intenções de voto
Rejeição - No quesito rejeição, JK do Povão é o mais rejeitado pelos eleitores com 49% afirmando que não votariam no candidato do PL de forma alguma. Já Zé Maria Tapajós registra 37% de rejeição. Além disso, 3% afirmaram votar branco ou nulo, enquanto 11% preferiram não opinar.













Expectativa de vitória - Em relação à expectativa de vitória, mesmo entre os eleitores que ainda não decidiram seus votos, a percepção é de que Zé Maria Tapajós é o favorito. Para 58% dos entrevistados, o candidato do MDB será o vencedor desta eleição, enquanto 33% acreditam que JK do Povão vencerá. Outros 2% apontaram branco ou nulo e 7% preferiram não responder ou não souberam opinar.














Força política - Quando questionado sobre qual liderança política tem mais influência nas eleições em Santarém, o governador Helder Barbalho foi o mais citado, com 51% dos entrevistados acreditando que ele tem maior força política. O ex-presidente Jair Bolsonaro aparece com 33% de apoio nesse quesito. Já 2% optaram por branco ou nulo, 5% se declararam indecisos e 9% não souberam ou preferiram não responder.














Um dado curioso foi levantado sobre a força dos números de campanha. Quando questionado sobre qual número é mais forte no momento do voto, o número 15, de Zé Maria Tapajós (MDB), foi escolhido por 49% dos entrevistados. O número 22, de JK do Povão (PL), foi classificado por 33%. Além disso, 5% ainda se declararam indecisos, 2% escolheram branco ou nulo, e 11% não souberam responder.














Comparativo
No primeiro turno das eleições municipais em Santarém, a Destak cravou 50,9% de Zé Maria e 35,6% de JK do Povão, na última pesquisa antes do dia 6 de outubro. A empresa foi a que mais acertou no resultado da eleição municipal.
Veja os quadros e compare o grau de acertos da Destak com o resultado oficial confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará:






















terça-feira, 22 de outubro de 2024

Destak prepara divulgação de três novas pesquisas eleitorais para o 2º turno em Santarém

A Destak foi a única empresa a acertar com precisão o resultado das urnas, consolidando-se como uma referência na região em termos de levantamentos de pesquisas eleitorais

A Destak Publicidade e Marketing está preparando a divulgação de três novas pesquisas de intenção de voto para Santarém, no oeste do Pará, em um momento decisivo da disputa pelo segundo turno entre os candidatos Zé Maria Tapajós (MDB) e JK do Povão (PL). O município está em contagem regressiva para a eleição que definirá seu próximo prefeito.
No primeiro turno, Zé Maria Tapajós venceu com 94.321 votos, enquanto JK do Povão obteve 79.506 votos. A Destak foi a única empresa a acertar com precisão o resultado das urnas, consolidando-se como uma referência na região em termos de levantamentos de pesquisas eleitorais.

Trajetória de acertos da Destak
Desde antes do início oficial da campanha, a Destak já se destacou pela precisão de suas pesquisas. Em 19 de abril, um cenário apontava a liderança de JK do Povão com 42% dos votos válidos, contra 35% de Zé Maria Tapajós. Ao longo da campanha, os números mostraram um crescimento constante de Zé Maria Tapajós.
No dia 9 de setembro, a Destak já indicava a liderança do candidato do MDB, com 32,1% das intenções de voto, enquanto JK do Povão aparecia com 26,7%. Esse levantamento já sinalizava uma disputa acirrada, com possibilidade de segundo turno, o que de fato se concretizou.
Desempenho
O desempenho do Destaque ao longo do processo eleitoral foi considerado satisfatório, sobretudo em um comparativo com a Doxa, empresa de Belém. Enquanto a Destak apontava a liderança de Zé Maria Tapajós em vários momentos, a Doxa mostrava cenários distintos. Em 15 de setembro, por exemplo, a Doxa apontou JK na frente com 44,3% contra 36,2% de Zé Maria Tapajós, uma projeção que acabou não refletindo o resultado nas urnas.
Já em 27 de setembro, a Destak indicava uma liderança isolada de Zé Maria com 53% dos votos válidos, contra 37% de JK. E em 4 de outubro, a Destak cravou que Zé Maria venceria o primeiro turno com 50,9% dos votos, enquanto JK teria 35,6%. A eleição de 6 de outubro confirmou o cenário, com Zé Maria conquistando 49,73% dos votos, contra 41,92% de JK do Povão.
Próximos levantamentos
A Destak ainda não divulgou pesquisas neste segundo turno, mas já registrou três novos levantamentos que serão divulgados nos dias 23, 25 e 27 de outubro, proporcionando aos eleitores uma visão atualizada da corrida eleitoral.
Na região oeste do Pará, a Destak também mostrou sua força, realizando pesquisas em 18 municípios e alcançando 95% de acerto, o que se consolidou como a principal empresa de pesquisas eleitorais no interior do estado.
Com a disputa entre Zé Maria Tapajós e JK do Povão caminhando para seu desfecho, a expectativa em torno das novas pesquisas é alta.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Helder Barbalho anuncia data para assinatura da desapropriação de área para o distrito industrial


Com esse anúncio, reascende a expectativa de que a iniciativa possa impulsionar a economia de Santarém.
Em Santarém, no oeste do Pará, o Governador Helder Barbalho anunciou na manhã desta terça-feira (15) a data de assinatura da desapropriação da área destinada à implantação do tão aguardado distrito industrial da cidade. O anúncio foi feito durante a entrega de cestas básicas e água potável aos moradores de comunidades ribeirinhas de Santarém, afetados pela forte estiagem que atinge a região, devido a seca no Rio Tapajós.

Alepa aprova elevação de Santarém, Marabá e Ananindeua para terceira entrância


O deputado Chicão (MDB) foi quem comandou os trabalhos desta terça-feira (15) da Assembleia Legislativa do Pará. Foto: Ozeas Santos/Alepa
Os deputados da Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) apreciaram e deram voto favorável a três projetos de lei na pauta da Casa nesta terça-feira (15), entre elas, o eleva as comarcas de Santarém, Marabá e Ananindeua para terceira entrância, equiparando-as a de Belém.
O primeiro projeto aprovado foi a proposta complementar nº 13/2024, do Poder Executivo, que altera lei complementar estadual.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

PF cumpre mandados em casas de estudantes de medicina no Pará


Os mandados foram cumpridos em pelo menos 27 locais e residências de alto padrão em Marabá, de estudantes do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa), localizada na Folha 32, Nova Marabá
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (16) mandados de busca e apreensão na casa de suspeitos em quatro estados da federação: Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins. O cumprimento dos mandados faz parte da quarta fase da Operação Passe Livre, que tem por objetivo desarticular esquema criminoso responsável por fraudar vestibulares para ingresso em cursos de medicina de faculdades particulares. O grupo resolvia provas para candidatos pelo custo de R$ 2 mil.

Agência Barco: Jader pede que Caixa inclua mais municípiosAgência Barco: Jader pede que Caixa inclua mais municípios


Senador solicitou ao presidente da CEF, Carlos Antônio Vieira Fernandes, que Breves, Chaves e Salvaterra também sejam beneficiados pela embarcação que atende comunidades ribeirinhas.
Depois de garantir o atendimento da população de Gurupá pela Agência Barco da Caixa Econômica Federal, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) solicitou ao presidente da CEF, Carlos Antônio Vieira Fernandes, a inclusão de outros municípios da Ilha de Marajó na rota de atendimento. Em ofício, o parlamentar pediu que Breves, Chaves e Salvaterra também sejam beneficiados pela embarcação que atende as comunidades ribeirinhas.

União Europeia impõe sanções ao Irã por envolvimento em transferência de mísseis à Rússia


A União Europeia (UE) anunciou a imposição de sanções a sete indivíduos e sete organizações iranianas, incluindo a companhia aérea Iran Air, por envolvimento nas transferências de mísseis balísticos do Irã para a Rússia.
As sanções afetam diretamente figuras importantes da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e executivos de empresas estratégicas, como a Iran Aircraft Manufacturing Industries, especializada em aeronaves, e a Aerospace Industries Organization, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia aeronáutica e espacial.

PF faz operação em Santarém, Itaituba e Novo Progresso para reprimir fraudes em processos de crédito rural


Segundo as investigações, funcionários de uma empresa corrompiam servidores de secretarias de meio ambiente e órgãos fundiários, assegurando decisões favoráveis mediante o pagamento de propina.
A Polícia Federal informou que deflagrou nesta quarta-feira (16/10) a Operação Trapaça, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por fraudes em processos de crédito rural, corrupção de servidores públicos, além de crimes ambientais, especialmente na região amazônica. A ação está sendo realizada nos estados do Pará, Mato Grosso e Goiás.
No Pará, segundo apurou o Portal OESTADONET, a operação foi realizada nos municípios de Santarém, Itaituba e Novo Progresso.

Quadrilha cobra R$ 2 mil para fazer vestibular de medicina no Pará e mais três estados


O objetivo é desarticular esquema criminoso responsável por fraudar vestibulares para ingresso em cursos de medicina de faculdades particulares.
A Polícia Federal deflagra na manhã desta quarta-feira, 16, a 4ª fase da Operação Passe Livre, no. Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins. O objetivo é desarticular esquema criminoso responsável por fraudar vestibulares para ingresso em cursos de medicina de faculdades particulares. Grupo resolvia prova para candidatos pelo custo de R$ 2 mil.

Presidente Lula sanciona decreto que reconhece o Sairé como manifestação da cultura nacional


Realizada anualmente em setembro, no distrito de Alter do Chão, a Festa do Sairé remonta ao século 17.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei n° 1765/2024, que reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa do Sairé, realizada no distrito de Alter do Chão, distante cerca de 37km da zona urbana do município de Santarém, no oeste do Pará, em cerimônia no Palácio do Planalto.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

TRE mantém na prisão coronel flagrado com R$ 5 milhões para compra de votos em Ananindeua


Por 4 votos a 2, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará decidiu nesta terça-feira (15), sob a presidência do desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, manter a prisão preventiva dos militares presos às vésperas das eleições do primeiro turno, em Castanhal.
O flagrante foi dado quando os PMs sacavam cerca de R$ 5 milhões de uma agência bancária, para, supostamente, ser utilizado na compra de votos no município de Ananindeua, em benefício do candidato Antônio Doido (MDB), deputado federal ligado ao governador Helder Barbalho (MDB).
Dinheiro seria para fazenda de Doido em Tomé-Açu
O coronel Francisco de Assis Galhardo do Vale, além de Jeremias Cardoso da Hungria e Elis Dangelis Noronha Martins foram presos pela Polícia Federal (PF) quando sacavam a milionária quantia.

Advogado é denunciado por oferecer dinheiro a juiz federal em peça de processo


O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um advogado por corrupção ativa por oferecer dinheiro a um juiz federal do Espírito Santo para obter vantagem em um processo em que representava uma das partes.
Segundo as investigações, em março de 2021, o denunciado juntou aos autos uma peça processual em que oferece ao magistrado vantagem indevida, justamente com o fim de determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato que sabia ser inerente ao cargo ocupado pelo juiz.

Polícia Militar prende diretor de escola suspeito de estupro de vulnerável em Boa Vista do Cuçar


Vítima seria uma aluna de 11 anos. O caso teria acontecido dentro da sala da direção escolar.
O diretor de uma escola no distrito Boa Vista do Cuçari, município de Prainha, oeste do Pará, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar por suspeita de estupro de vulnerável. O caso aconteceu na manhã do último dia 11.
Os pais da suposta vítima procuraram o PPD (Posto de Policiamento Destacado) de Boa Vista do Cuçari, por volta de 08h30 do dia 11, acompanhados da criança, que relatou na presença de seus pais que foi abusada na sala da direção da escola pelo diretor.

Veja os 23 eleitos para a Câmara de Vereadores de Santarém em 2024

Junior Tapajós, Biga, Erasmo Maia, Jandeilson, Elielton Lira e Alba Leal um dos vereadores reeleitos

A Justiça Eleitoral oficializou os 23 nomes eleitos no pleito deste an
o para a Câmara de Vereadores de Santarém (PA). Há duas vagas a mais que as disponíveis em 2020.
O vereador eleito com maior votação foi Júnior Tapajós (MDB), reeleito para o cargo com 5.556 votos.
O que entrará na Casa a partir do dia 1º de janeiro de 2025 com a menor votação é Mano Dadai (PSB), que obteve 1.497 votos. Ele retornará ao parlamento depois de sofrer derrota na disputa para o cargo há 4 anos.
Haverá mais mulheres na Câmara na próxima legislatura (2025-2028). Serão 4. Em 2020, foram eleitas 2.

As vereadoras eleitas foram: Alba Leal (MDB), reeleita, Elita Beltrão (REP) e Bárbara Matos, ex-petista, eleita agora pelo PP, e Ivanira Figueira (PSD).

Confira os 23 eleitos:

1 – Júnior Tapajós (MDB) – 2,94% – 5.556 votos

Alexandre Maduro (MDB) – 2,70% – 5.107

Jandeilson Pereira (União) – 2,63% – 4.977

Renilson Vinte (PSD) – 2,10% – 3.970 votos

5 – Urias Pingarilho (MDB) – 1,86% – 3.523

Erlon Rocha (MDB) – 1,86% – 3.519

Erasmo Maia (União) – 1,85% – 3.492

David Paiva (REP) – 1,68% – 3.178

Alberto Portela (União) – 1,64% – 3.101

10 – Enfermeira Alba Leal (MDB) – 1,62% – 3.061

Sérgio Pereira (PP) – 1,43% – 2.704

Enfermeiro Joziel (PRD) – 1,41% – 2.659

Elielton Lira (PDT) – 1,38% – 2.607

Elita Beltrão (REP) – 1,36% – 2.570

15 – Gerlande Castro (PP) – 1,25% – 2.371

Alaercio Cardoso (PSD) – 1,21% – 2.298

Biga (PT) – 1,21% – 2.281

Enf Murilo Tolentino (PRD) – 1,15% – 2.184

Andreo Rasera (PL) – 1,14% – 2.158

20 – Ivanira Figueira (PSD) – 1,03% – 1.955

Bárbara Matos (PP) – 0,95% – 1.789

Malaquias (PL) 0,84% – 1.591 votos

Mano Dadai (PSB) – 0,79% – 1.497

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Política Preso há seis meses, ex-deputado Wladimir Costa saúda Nossa Senhora de Nazaré em outdoor


O ex-deputado usou uma de suas propriedades para mandar uma mensagem aos romeiros que passavam pela Avenida Nazaré.
“Eu Wlad, atualmente preso e condenado à 12 anos por crime de opinião (live de Instagram) por não me vender e não me render sigo acreditando que Nossa Senhora de Nazaré são meus advogados. Deseja muitas bençãos e um feliz Círio a todos os irmãos romeiros.
Wladimir Costa ainda pode recorrer da decisão, mas a juíza Andrea Ferreira Bispo negou a possibilidade de recorrer em liberdade.
O processo é relacionado a acusações feitas pela deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA), que relatou ter sido alvo de ameaças, insultos e incitação ao crime contra ela, divulgados em redes sociais e rádios.
A Polícia Federal prendeu Wladimir Costa em 18 de abril deste ano, no Aeroporto Internacional de Belém, após ele desembarcar de um voo. Ele foi imediatamente levado ao sistema prisional do estado.

São Raimundo vai enfrentar o Carajás nas quartas de final da Série B1 do Campeonato Paraense

Equipe santarena garantiu a classificação para a próxima fase de forma invicta. O Pantera tem 3 vitórias e um empate na competição.
Classificado para a próxima fase da Série B1 do Campeonato Paraense, o São Raimundo já tem o adversário definido. O Pantera vai enfrentar o Carajás nas quartas de final da competição.
O adversário do São Raimundo foi definido no sábado (12) quando o Carajás foi derrotado pelo Independente de Tucuruí por 3 a 2, ficando na segunda colocação do grupo.

BR-163 é bloqueada em protesto por melhorias na infraestrutura e segurança viária


Na manhã de segunda-feira (14), moradores da comunidade Tabocal bloquearam a Rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163) em um protesto que denunciava o descaso com a infraestrutura da via e o excesso de velocidade dos condutores. A manifestação ocorre em resposta a uma série de acidentes graves, incluindo o atropelamento de uma mãe e seu filho na noite de domingo, que resultou na morte dos dois.
Os moradores estão preocupados com a segurança na rodovia, onde o excesso de velocidade tem sido uma constante. O motorista que causou o trágico acidente de domingo foi preso em flagrante, suspeito de estar dirigindo sob efeito de álcool, o que gerou ainda mais revolta entre os residentes.

Nélio Aguiar exigiu manutenção da BR-163 junto ao DNIT


O trecho da BR-163, em Santarém, enfrenta condições precárias e a responsabilidade pela situação é atribuída ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A via, que é de competência do governo federal, tem sido negligenciada em termos de manutenção, gerando preocupações com a segurança dos motoristas e pedestres.
Desde 2018, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, tem cobrado ações do governo federal para resolver os problemas na rodovia.

Terceira morte em uma semana na BR-163: Mãe e filho são atropelados

O motorista do veículo, identificado como Elisandro Giovani Domanski, de 39 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na noite deste domingo (12), um trágico acidente tirou a vida de mãe e filho na BR-163, próximo à comunidade Tabocal, no planalto santareno, em Santarém, oeste do Pará. O atropelamento ocorreu em frente a um comércio local, e envolveu um veículo da marca Hilux.
Este acidente trágico marca a terceira morte registrada na BR-163 em apenas uma semana, levantando preocupações sobre a segurança no tráfego da rodovia, que corta a região oeste do Pará e é uma das principais vias de acesso entre Santarém e outros municípios.
A vítima fatal, Nonata Lacerda de Sousa, foi atingida juntamente com seu filho de 1 ano e 2 meses. Infelizmente, Nonata morreu no local do acidente. A criança foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital Municipal de Santarém, mas, devido à gravidade dos ferimentos, também não resistiu.

Adolescente morre afogado na praia do Juá, em Santarém


Uma tragédia marcou a tarde de domingo na praia do Juá, onde Driel Renan da Silva Ribeiro, de apenas 15 anos, perdeu a vida vítima de afogamento. Segundo testemunhas presentes no local, o adolescente tentou salvar uma pessoa que estava em dificuldades, mas acabou se afogando.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado ao local e apesar dos esforços dos socorristas para reanimar Driel, infelizmente, as tentativas foram em vão e o jovem não resistiu.
A situação gerou comoção entre os frequentadores da praia que testemunharam a cena angustiante da perda precoce de um jovem.
Colaborou Wandra Trindade

Clientes têm até quarta-feira para sacar R$ 8,6 bilhões esquecidos no sistema do Banco Central

O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br
Os clientes que têm “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a

Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) têm até a próxima quarta-feira (16) para sacar os valores.
Segundo o BC, R$ 8,6 bilhões estão disponíveis para resgate no SVR. O sistema permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições.
O prazo de 30 dias para resgate começou a valer em 16 de setembro, quando o presidente Lula (PT) sancionou a Lei nº 14.973/2024, que trata da reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia e de municípios até o fim de 2024.

Agentes da Base Candiru apreendem 8 tabletes de drogas no Baixo Amazonas


O carregamento saiu de Manaus com destino a Santarém
Nessa sexta-feira (11), agentes da Base Fluvial Integrada Candiru, instalada em Óbidos, no Baixo Amazonas, apreenderam 8 tabletes de drogas que saíram de Manaus, no Amazonas, com destino ao município de Santarém, no Oeste paraense.
A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina realizada por agentes do Grupamento Fluvial (GFlu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), Polícia Militar e Polícia Civil. A guarnição abordou a embarcação "F/B Ana Beatriz", que tinha como origem o município de Manaus, no Amazonas, e constatou que um dos passageiros apresentou um documento falso. O homem também confessou transportar o material ilícito, escondido no forro do banheiro masculino da embarcação.

Marca do Pará produz tênis com caroço de açaí


Os calçados da marca utilizam em sua composição matérias-primas da região amazônica, como o caroço de açaí e a borracha produzida a partir de seringais nativos do arquipélago do Marajó, também localizado no Pará.
Dentro de uma pequena fábrica no município paraense de Castanhal (a 75 km de Belém), uma mulher usa um pincel e tubos de tinta para colorir pares de tênis espalhados em uma mesa.
O trabalho cuidadoso precisa ser paralisado algumas vezes para ela secar o suor do rosto -a temperatura supera os 30ºC ao final de uma manhã ensolarada no início de setembro.

Mototaxista morre após acidente grave no domingo de Círio, em Belém


Vanderson era pai de três filhos, sendo um recém-nascido. No momento do acidente, o mototaxista estava trabalhando.
Na manhã do último domingo, 13, um mototaxista, identificado como Vanderson Botelho da Conceição, morreu em um acidente de trânsito entre a motocicleta que conduzia e um carro de passeio, no cruzamento da rua dos Tamoios com a travessa Honório José dos Santos, em Belém, capital paraense.
Vídeos e imagens publicados nas redes sociais, mostram o homem preso à uma placa de identificação de ruas, a motocicleta caída na via e o carro de passeio com a região frontal bastante danificada.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Profissionais da mídia e internet não conseguem transformar audiência e curtidas em votos

Mesmo com grande popularidade nas redes sociais e presença constante na rádio e na televisão, diversos profissionais da comunicação de Santarém, no oeste do Pará, não conseguiram converter seus seguidores e audiência em votos nas urnas. Candidatos ligados à rádio, à TV e às plataformas digitais, que apostaram no alcance de suas vozes e imagens para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal, enfrentaram dificuldades em transformar cliques e curtidas em apoio eleitoral efetivo.

Militares barrados nas urnas em Santarém

Candidatos com origem na PM e Marinha se revelaram um fracasso na busca de votos para tentar chegar à Câmara de Vereadores de Santarém

Os candidatos ligados aos órgãos de segurança pública e patrimonial de Santarém, no oeste do Pará, amargaram um desempenho decepcionante nas urnas nas eleições de 6 de outubro. Na corrida por uma vaga na Câmara Municipal, figuras conhecidas da segurança pública também não conseguiram engajar o eleitorado santareno. Nenhum dos candidatos com histórico militar ou de segurança alcançou mil votos. Entre os principais nomes de alta patente, todos da reserva remunerada da PM, o coronel Tomaso, do Avante, teve 527 votos, seguido pelo coronel Maués, do União, com 450 votos, e o coronel Mardock, do Republicanos, com 275 votos. O trio vai continuar a vestir o pijama, bem longe da Câmara.


PARÁ: Veja quantos prefeitos cada partido elegeu no estado. Partido MDB foi o grande vitorioso na eleição


O primeiro turno transformou o partido MDB, do governador Helder Barbalho, como a legenda com a maior bancada de prefeitos eleitos no primeiro turno nas eleições municipais de 2024, no estado do Pará.
O partido de Helder, chegou a marca de 81 prefeitos eleitos, podendo alcançar 83, já que Igor Normando (Belém) e Zé Maria Tapajós (Santarém) estão no 2º turno das eleições.
PREFEITO ELEITOS POR PARTIDO
ESTADO DO PARÁ

Homem é executado a tiros no bairro Santarenzinho, em Santarém

De acordo com informações da Polícia Militar, a execução ocorreu um terreno. O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios da 16ª Seccional de Polícia Civil.
Na madrugada desta segunda-feira (7), um homem foi executado com disparos de arma de fogo na rua 17 de Maio, no bairro Santarenzinho, em Santarém, oeste do Pará.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Destak: Zé Filho chega a 60% dos votos válidos e deve ser eleito em Rurópolis

Considerando apenas os votos válidos, Zé Filho da Farmácia alcança 60%, consolidando uma liderança sobre Neném da Serraria, que tem 40%
Uma pesquisa recente realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Rurópolis, no oeste do Pará. Os números indicam a liderança absoluta do candidato Zé Filho da Farmácia (PP) na preferência dos convidados, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.

Líbano responde pela primeira vez a ataque de Israel e entra no conflito

De acordo com as Forças Armadas do Líbano, militares libaneses reagiram depois que um grupamento de Israel atacou um posto militar do Exército libanês nesta quinta-feira, 3.
Nesta quinta-feira, 3, quase duas semanas após Israel invadir seu território, as Forças Armadas do Líbano reagiram pela primeira vez à ofensiva e dispararam contra soldados israelenses.De acordo com as Forças Armadas do Líbano, militares libaneses reagiram depois que um grupamento de Israel atacou um posto militar do Exército libanês nesta quinta-feira, 3.

Produtores rurais da várzea enfrentam dificuldades de escoamento devido à estiagem em Santarém


Com a logística de transporte comprometida, muitos produtores enfrentam o dilema de desistir do cultivo, especialmente da melancia, que está no período de safra.A forte estiagem que atinge Santarém, oeste do Pará, tem causado grandes dificuldades para os produtores rurais de áreas de várzea, especialmente aqueles que cultivam melancia, melão e mamão. A seca severa na região compromete o escoamento dos produtos, que tradicionalmente dependem do transporte fluvial para chegar às feiras e mercados da cidade.Segundo Genivaldo Pinto da Silva, um dos produtores da região, a seca tornou o transporte dos produtos extremamente desafiador.

Prefeito Nélio Aguiar anuncia transporte gratuito para eleitores no dia da eleição

Eleitores deverão apresentar o título de eleitor, que pode ser físico ou digital, acompanhado de um documento oficial com foto
Nesta quinta-feira (3), o prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, anunciou que, no próximo domingo (3), dia das eleições municipais, o transporte público coletivo no município será gratuito. A medida tem como objetivo facilitar a aproximação dos eleitores até os locais de votação, incentivando a participação democrática.“Domingo é um dia importante para a nossa democracia, e queremos garantir que todos os santarenos possam exercer seu direito ao voto.

Polícia Civil estabelece Lei Seca em todo Pará no domingo (6) Portaria estabelece proibição da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas, bem como a realização de festas dançantes, domingo quando ocorrerá o primeiro turno das eleições municipais.

A Polícia Civil do Pará, por meio da portaria nº 055/2024, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), determinou a proibição da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas, bem como a realização de festas dançantes, no dia 6 de outubro de 2024, quando ocorrerá o primeiro turno das eleições municipais.

Especialista do clima alerta: 'as pessoas terão que se acostumar com secas extremas e cheias intensas'

Fenômenos El Niño e La Niña, que estão relacionados à temperatura da superfície do Oceano Pacífico, têm forte influência nas mudanças climáticas.A estiagem prolongada no Baixo Amazonas, uma das regiões mais afetadas pela seca no Brasil, tem levantado preocupações sobre as causas e os possíveis desdobramentos dessa situação. José Wilson do Vale, doutor em clima e ambiente, explica que a diminuição das chuvas é um dos principais fatores por trás desse fenômeno. A escassez de precipitações na região é consequência direta das mudanças climáticas globais, que vêm alterando padrões de temperatura e circulação atmosférica.

TRE confirma inelegibilidade e nega registro ao candidato Jaime Silva




Por 6 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará indeferiu o registro de candidatura do atual prefeito de Óbidos. Somente o relator, Marcelo Lima Guedes, votou pela manutenção da candidatura.
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE-PA) confirmou a inelegibilidade do atual prefeito de Óbidos, Jaime Barbosa da Silva, e indeferiu o registro de sua candidatura para as eleições municipais de 2024. Dessa decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE), o que permite a Jaime Silva concorrer 'sub judice'. O nome dele ainda vai constar da urna eletônica, porque as midias já foram geradas, mas os votos atribuídos ao prefeito serão totalizados em separado e não aparecerão nos boletins que serão divulgados incialmente pelo TSE.

Um debate morno, como a campanha de 2024.

texto de Jota Ninos jornalista.
Quem assistiu o tradicional debate, promovido - mais uma vez pela TV Tapajós - no final da campanha eleitoral deste ano, viu ontem à noite mais do mesmo: clima morno, quase sonolento, como tem sido a campanha no geral.Ou seja, foi mais do mesmo, sem exposição de programas ou ideias, e sem gritarias ou cadeiradas, como já aconteceu em São Paulo. Uma sensação de "que Xou da Xuxa é esse?", pra lembrar o meme do momento...

Conferência na Amazônia terá presença de Prêmio Nobel da Paz


 Ellen Johnson Sirleaf, detentora do Prêmio Nobel da Paz Crédito: Divulgação

A segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, com participação gratuita, contará com a presença de uma das líderes mais inspiradoras da atualidade: a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Ellen Johnson Sirleaf, ex-presidente da Libéria. Como primeira mulher a assumir a presidência de um país africano, Ellen Sirleaf é um símbolo de empoderamento feminino e de luta pela justiça social e desenvolvimento sustentável. O evento ocorrerá entre os dias 6 e 8 de novembro deste ano, em Belém (PA). A palestra de Ellen Sirleaf será no dia 8 de novembro, às 12h. O evento, com participação gratuita, é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).