Fórum de governadores debate segurança pública e reforma tributária em Brasília
Governadores reunidos em Brasília nesta quinta - feira (28) no Centro Internacional de Convenções |
O anfitrião do encontro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, abrirá oficialmente o evento. "O fórum representa um momento para que cada governador apresente as questões pertinentes de seu estado e também os pontos em comum e discordâncias nos assuntos mais importantes para o país. Cada encontro é muito importante para construirmos um país melhor e discutirmos o melhor para a população", destacou Ibaneis. Ele também ressaltou a relevância dos temas na pauta: “Essa edição terá temas essenciais como a questão da segurança pública, sensível a todos os estados, assim como a reforma tributária, que ainda carece de muita discussão e pontos a serem convergidos”.
Agenda estratégica e debates amplos :
A programação será dividida em painéis temáticos, começando com segurança pública. Este debate contará com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que apresentará ações e desafios na área. Em seguida, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, discutirá políticas de assistência social.
Outro destaque será a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que abordará os avanços e desafios do setor, especialmente no contexto pós-pandemia. A reforma tributária encerrará o encontro, com apresentação do presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier, e do senador Eduardo Braga, relator da regulamentação da reforma no Senado.
Um espaço para a articulação federativa :
O Fórum de Governadores tem se consolidado como um ambiente de diálogo e articulação entre os estados. Ao longo de suas 14 edições anteriores, temas como equilíbrio fiscal, pacto federativo, educação, segurança pública e questões ambientais foram amplamente debatidos. Especialistas e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário têm participado regularmente, enriquecendo as discussões.
As reuniões são planejadas com antecedência, e os governadores escolhem relatores para aprofundar os debates sobre cada tema. Além de encontros presenciais, como os realizados no Palácio do Buriti e no CICB, o fórum também promoveu reuniões virtuais durante a pandemia de Covid-19.
A expectativa para esta XV edição é que os governadores avancem na busca por soluções conjuntas para desafios nacionais, fortalecendo a cooperação entre os entes federativos e alinhando pautas estratégicas para o futuro do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.