Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Jatene liga para Helder Barbalho deseja bom governo e pediu que cumpra com suas promessas de campanha

O governador eleito Helder Barbalho recebeu uma ligação do atual governador do Pará, Simão Jatene, nesta segunda-feira (29), se prontificando fazer a transição de governo.
Durante a conversa foi decidido que o coordenador da campanha de Helder Barbalho, Parsifal Pontes, ficará responsável por conduzir os trabalhos em nome do eleito. 
Já o procurador geral do Estado, Ophir Cavalcante Júnior, e o auditor geral do Estado, Roberto Amoras, conduzirão a equipe do atual governo. Um espaço físico foi oferecido por Jatene para que a equipe possa trabalhar.
Todo o processo será acompanhado pelo Ministério Público do estado do Pará (MPPA) e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Simão Jatene recomendou, durante reunião com os atuais secretários, transparência e unidade de procedimento no repasse das informações ao futuro governo.

Oito pessoas morreram e três estão em estado grave no Tapanã na grande Belém

As vítimas fatais foram identificadas como: Fernando Pantoja Costa, 18 anos; Jacob Almeida Braga, 22; Thiago Luiz Moraes dos Santos, de 23 anos; Vinicius dos Santos, 22; Monoel Evilasio Morais, de 22 anos; Diego Borges; Sávio Miller Silva; e Davi Thiago. Os três feridos seguem na Unidade de Pronto Atendimento do Tapanã.
Oito pessoas morreram e três estão em estado grave. Esse foi o saldo da chacina que assustou moradores no bairro do Tapanã, na Grande Belém.
Todas as vítimas tinham entre 18 e 25 anos, assassinadas a tiros em vários pontos do bairro onde moravam. E os assassinos: pelo menos quatro homens em duas motocicletas. 
Os crimes aconteceram no final da tarde de ontem (29), cinco dias depois da morte do sargento da Polícia Militar, João Batista Menezes Dias, de 50 anos. O militar foi morto com um tiro na cabeça enquanto voltava para casa, de motocicleta, junto com a esposa, na Rua das Hortênsias, na comunidade Capucho, naquele bairro.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Canaã dos Carajás: Quase 50% dos eleitores não escolheram candidatos

Os nulos impressionam ainda mais: 10,84%. Somando os valores, 48,67% do eleitorado não escolheu ninguém para representa-lo no Governo do Estado e Presidência da República.
Em Canaã, a votação transcorreu de maneira tranquila e sem nenhum tumulto registrado. No entanto, apesar do bom andamento da celebração máxima da democracia no município, alguns números chamaram a atenção desde os primeiros minutos da apuração das urnas no município: votos em branco, nulo e a abstenção.
Dos mais de 39 mil eleitores registrados em Canaã neste ano, mais de 19 mil pessoas, ou seja 34,83% do número total, não foram às urnas para escolher seus candidatos.

Justiça condena ex-prefeito Joaquim Nunes de Prainha à multa e inelegibilidade de 3 anos

Joaquim Nunes, ex-prefeito de Prainha acaba de ser condenado em processo de improbidade administração ajuizado pelo município há cerca de 10 anos na Justiça Federal em Santarém. 
Por não ter prestado contas de recursos públicos canalizados pela União ao município do oeste do Pará, via Ministério do Desenvolvimento Agrário e na ordem de R$ 120.600,00, Nunes teve seus direitos políticos cassados por 3 anos e foi multado em R$ 15 mil. Também não poderá fechar negócios ou receber benefícios fiscais ou creditícios com poder público por 3 anos. A sentença foi proferida pelo juiz federal Érico Pinheiro, da 2ª Vara Federal de Santarém, na semana passada (dia 25).
O ex-prefeito pode recorrer da decisão junto ao TRF1 (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região, em Brasília. “Todo gestor público está plenamente ciente de que deve prestar contas dos valores públicos que venham a ser administrados por si. Tendo exercido o cargo de Prefeito Municipal, é de considerar que o réu [Joaquim Nunes] tinha pleno conhecimento desta obrigação”, lembrou o magistrado na sentença de 5 páginas. “O requerido [Joaquim Nunes], embora citado, não contestou [as acusações], deixando de apresentar prova tendente a afastar tal conclusão” O juiz federal livrou o ex-prefeito de devolução do dinheiro público enviado a Prainha através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). 
“Não é viável a condenação ao ressarcimento ao erário. Isto porque, embora demonstrada a ausência de prestação de contas, não há qualquer prova, nos autos, de que os recursos não foram regularmente empregados ou que o réu teria se apropriado ilicitamente destes”, justificou Érico Pinheiro. “Instadas a especificarem provas, as partes nada requereram para comprovar o suposto dano ao erário”

Após campanha com declarações autoritárias e recuos, governo Bolsonaro gera expectativa

Presidente eleito na hora do voto, ontemNos quatro meses de sua campanha, Jair Bolsonaro (PSL) fez diversas declarações vistas como autoritárias, como ao pregar o fim do ativismo e a classificação dos movimentos de sem-terra e sem-teto como terrorismo. Ele também bateu na tecla de fraudes nas urnas eletrônicas, refutadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A questão é o que será transposto ao seu governo, que começa em 1º de janeiro de 2019.
Em algumas ocasiões, ele recuou. Como depois da forte reação a um vídeo em que um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), falava em fechar o Supremo Tribunal Federal (STF). O então candidato pediu desculpas ao Judiciário. E, apesar de ter associado reportagens negativas a fake news, Bolsonaro assinou um compromisso para assegurar o direito à liberdade de imprensa.

Paraense Wilson Lima Eleito no amazonas com mais de 1 milhão de votos, afirma que fará 'governo técnico'

Wilson Lima (PSC) se pronunciou ao lado da esposa e do vice Carlos Almeida — Foto: Rickardo Marques/G1 AMJornalista foi eleito governador do Amazonas e assume, em janeiro de 2019, primeiro cargo político. Primeiras ações de gestão devem ser nas áreas de segurança, saúde e educação, segundo ele.
Em tom de agradecimento, o novo governador eleito em segundo turno no Amazonas, Wilson Lima (PSC), se pronunciou pela primeira vez neste domingo (28), logo após o anúncio da vitória. Durante coletiva de imprensa, o candidato disse que irá montar um "governo técnico". Lima foi considerado eleito com 87,49% das urnas apuradas.
Acompanhado do vice Carlos Almeida e de sua esposa, Wilson Lima chegou na sede do PSC, na Zona Centro-Sul de Manaus, por volta das 18h45. Ele iniciou o discurso ressaltando a escolha da população amazonense.

Helder Barbalho, do MDB, é eleito governador do Pará,e consolida vitória em Santarém

Ele derrotou Márcio Miranda, do DEM, com 55,43% dos votos válidos.
Helder Barbalho foi eleito neste domingo (28) governador do estado do Pará. Ele derrotou nas urnas Márcio Miranda, do DEM, com quem disputou o segundo turno das eleições. O resultado só foi confirmado com 92% das urnas apuradas, por volta das 18h50. A apuração encerrou por volta de 22h30, quando Helder alcançou 55,43% dos votos (2.068.319 votos); e Márcio Miranda, 44,57% (1.663.045 votos).
Helder disse que recebeu a notícia da vitória com muita felicidade e com muita alegria. 
"Estou sabendo que a responsabilidade de poder daqui para frente cuidar deste estado, cuidar de milhões de paraenses, e fazer com que a esperança deste povo se transforme em obras e serviços e qualidade de vida". Declarou o novo governador.
Em Santarém,o emedebista consolidou sua vitória no segundo turno.
O prefeito de Santarém,Nélio Aguiar disse que a vitória de Helder trás esperança para o povo de Santarém e região,que a anos vinha sendo esquecido por Simão Jatene e seu grupo.
" Acreditamos que ele vai ser o parceiro que estávamos precisando, não tenho dúvida que ele vai me ajudar a fazer mais pelo povo de Santarém", desabafou Nélio via WhatsApp.
Helder Barbalho consolidou vitória em  Santarém
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Mães denunciam falta de vacinas nos postos de saúde em Santarém

“É dolorido vermos que o nosso bebê não está sendo imunizado”, diz uma mãe
Lara Ferreira e Dra. Luana Viana relatam momentos de desespero para vacinar seus filhos
Nossa reportagem esteve no Parque da Cidade, com duas mães que passam por dificuldades todas as vezes que precisam levar seus filhos para tomar vacinas, pois periodicamente, todos os meses precisam desses medicamentos, fora as campanhas. Lara Ferreira, mãe do Edson Paixão, conta qual tem sido a sua maior dificuldade no momento em que ela tem que levar seu filho para se vacinar.
“Quando vou procurar a vacina no posto de saúde do meu bairro, que já é agendada por lá mesmo, sempre está em falta. Aí vai se prolongando e chega uma fase que o bebê completa a idade e não consegue mais a vacina, ou seja, ele não pode mais ser imunizado. Isso é uma preocupação. Na segunda-feira, eu e meu esposo, mais uma mãezinha da Nova República tivemos que ir a Mojuí dos Campos para vacinar nossos bebês, porque a vacina dele foi agendada para o dia 4 de outubro e desde então não tinha vacina no posto de saúde da Nova República. Nós andamos em outros postos, do Livramento, Santíssimo, Santa Clara e Fátima e essa vacina não tinha. Foi que ligamos para Mojuí dos Campos e eles falaram que nós poderíamos ir lá, que eles aplicavam a vacina. Nós só levamos mais uma mãe e lá nossos filhos foram vacinados. Até agora essa vacina não chegou em Santarém e eu creio que seja no Município todo, por isso fica complicado, porque nós, enquanto mães, temos uma preocupação a mais com essa questão. É dolorido vermos que o nosso bebê não está sendo imunizado. O que muitos falam, é que nós mães não procuramos o posto de saúde. Isso não é verdade, a gente procura sim, só que não tem vacina e aí a situação fica complicada. Se o bebê pega uma doença, porque ele não imunizado, é muito triste. A gente tem uma preocupação imensa com relação a isso”, disse Lara Ferreira.
ADVOGADA DIZ QUE CALENDÁRIO TEM DE SER RESPEITADO
A advogada Luana Viana, que é mãe do João Arthur, também passa por uma grande dificuldade todas as vezes que precisa levar seu filho para se vacinar:

Bairro Interventoria recebe Projeto Cultura na Comunidade pela 2ª vez

Oportunizar a divulgação de talentos em diferentes segmentos da arte é a diretriz do Projeto "Cultura na Comunidade", atividade da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com as representações comunitárias. A colaboração artístico-cultural agrada os moradores que fazem inúmeros pedidos de retorno, atendendo a um destes pedidos, o Projeto estará pela segunda vez no bairro Interventoria, nas dependências da Igreja Cristo Libertador, Rua Nova Olinda, esquina com Travessa Augusto Meira, nesta sexta-feira, às 20 horas.
Segundo o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira toda a equipe da Semc engaja-se sempre em conjunto com as representações dos bairros e comunidades para tornar cada etapa um sucesso.
"O projeto idealizado em 2017 é um sucesso. Proporcionamos o cenário adequado para as apresentações artísticas, a interatividade entre artistas de vanguarda e iniciantes. A felicidade é maior quando retornamos e vemos no palco novos talentos da comunidade. É uma grande vitória para o governo municipal poder deixar a cultura mais próxima da população", explicou.
Na programação do bairro Interventoria estão as atrações: Banda Base, Grupo de Ginástica, Zilendson, Waldir Lemos, Amado Batista (Santarém) e Elício Gentil.
Serviço:
Projeto "Cultura Comunidade"
Data: sexta-feira (26)
Local: Barracão da Igreja Cristo Libertador.
Endereço: Rua Nova Olinda, esquina com Travessa Augusto Meira, bairro Interventoria.
Horário: 20h.
Mais informações:
Alciane Ayres - Assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

PF deflagra Operação Ouro de Sangue

Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje, 25, a operação Ouro de Sangue, com objetivo de combater compras ilegais de ouro nas cidades de Redenção, Ourilândia e Tucumã.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em pontos de venda ilegais. O escopo principal da operação é desarticular a cadeia de ilegalidades do ouro extraído de aldeias indígenas e que envolve garimpos ilegais, compradores de outros estados/países, atacando por igual toda a corrente do metal precioso e seu comércio criminoso.
Esta etapa da investigação é mais uma ação dentro de uma série de medidas adotadas pela Polícia Federal que, junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vem intensificando a atuação dos órgãos públicos na região. Informações obtidas na etapa anterior, quando houve grande atuação no interior da Terra Indígena Kayapó, na denominada Operação Muiraquitã, levaram a identificação de locais de comercialização ilegal do minério, e que atuam irregularmente sem autorização do Banco Central.

Instituto Wilson Fonseca: Diretor nega acusações de irregularidades e ressalta que está colaborando com as investigações

O diretor do Instituto Wilson Fonseca, o maestro José Agostinho da Fonseca Neto, negou as acusações de que há irregularidades na gestão da entidade. Na manhã desta quinta-feira, 25 de outubro, os promotores do Ministério Público Rodrigo Aquino e Bruno Fernandes estiveram na sede do Instituto para averiguar informações e documentos. O juiz Rômulo Brito, da 2ª Vara Criminal de Santarém, determinou seu afastamento da direção do Instituto Maestro Wilson Fonseca, pelo prazo de 180 dias, inclusive com proibição de manter contato com os integrantes da Banda Sinfônica e proibição de acesso às dependências do Instituto, até ulterior deliberação.

“Sabemos que todo o órgão que é beneficiado por investimento de recursos públicos, como é o nosso caso, está sujeito a essas situações. Estamos tranquilos em relação a isso porque estamos fornecendo toda a documentação e todas informações para que seja tudo devidamente esclarecido”, esclarece José Agostinho Neto.

Deflagrada 10° fase da Perfuga “Operação Primeira Arte”, no Instituto Maestro Wilson Fonseca

Foi deflagrada, na manhã dessa quarta-feira (25.10), mais uma fase da Operação Perfuga. Denominada “Operação Primeira Arte”, essa é a 10ª fase e tem como alvo o Instituto Maestro Wilson Fonseca, investigado por indício de desvio de recurso público do Município de Santarém. 
O Ministério Público Estadual, com atuação em Santarém, e Polícia Civil, cumpriram mandados de busca e apreensão, autorizados judicialmente pela 2ª Vara Criminal de Santarém.
O referido Instituto é beneficiado com recurso público municipal, decorrente da Lei Nº 15.939, de 21.03.1997. A Lei estabeleceu o limite máximo de 50 bolsas e tem como destinatário somente integrantes da Banda Sinfônica.
Pelas investigações, pessoas ligadas ao Instituto estariam, em tese, apropriando-se ilegalmente de parte da bolsa cultural, além de contemplar, indevidamente, pessoas estranhas aos integrantes da Banda Sinfônica com esse recurso público.
O nome da Operação, “Primeira Arte”, é uma referência à música, como a primeira das manifestações artísticas culturais mais conhecidas, a exemplo do cinema, classificado como a “sétima arte".
A investigação apura fatos ilícitos praticados, em tese, pelos gestores do Instituto Maestro Wilson Fonseca.
Pela decisão judicial, a gerência do Instituto foi afastada pelo prazo de 180 dias, inclusive com proibição de manter contato com os integrantes da Banda Sinfônica e proibição de acesso às dependências do Instituto, até ulterior deliberação.
O juiz determinou, também, ao diretor, a entrega do cartão e senha que movimenta a conta do Instituto, e deferiu o prazo de 15 dias para que seja eleita nova diretoria, provisoriamente, se os integrantes assim entenderem.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Suspeito tem 26 anos e era foragido da Justiça. Valcir Lima foi encontrado com as mãos e pés amarrados na própria casa no bairro Planalto.

Suspeito de ter matado o professor Valcir Lima foi preso em Alenquer — Foto: 18ºBPM/DivulgaçãoO principal suspeito de amarrar, torturar e matar o professor e diretor Valcir Lima em Alenquer, no oeste do Pará, foi preso na manhã desta quarta-feira (24). 
As investigações apontam que o crime se caracteriza como latrocínio (roubo seguido de morte), pois os veículos não foram encontrados na casa da vítima.
Durante a prisão os policiais encontraram a motocicleta furtada em Santarém e apreenderam o veículo, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Alenquer juntamente com o suspeito. O jovem deve prestar depoimento e ficará à disposição da Justiça, podendo ser transferido para a Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura, uma vez que é foragido do sistema prisional.

Defensorias entram com ação cível na justiça pedindo suspensão no reajuste de energia elétrica no Pará

Uma ação cível está tramitando na justiça que ajuizada pelas defensorias públicas do Estado e da União, pedindo a suspensão do reajuste da conta de energia elétrica dos consumidores paraenses. Esse pedido de suspensão está relacionado ao reajuste previsto de 11, 75% no valor da conta de energia no estado.
As defensorias alegam que tanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), quanto à concessionária Celpa, não teriam realizado uma audiência pública para comunicar o reajuste. Ainda segundo as defensorias, isso teria comprometido a transparência do processo já que não houve divulgação a respeito do procedimento. Além disso, as defensorias afirmam que esse tipo de procedimento acaba gerando abusividade no percentual estabelecido de reajuste, ou seja, as defensorias querem reconhecer as irregularidades do processo.

Segundo turno das eleições vai contar com 8500 agentes de segurança nos locais de votação

Cerca de 8500 agentes de segurança vão atuar em todo o estado no domingo (27), durante o segundo turno das eleições.
De acordo com a Secretária de Segurança Pública (Segup), as ações de segurança serão restabelecidas da mesma forma como aconteceu no primeiro turno. A operação no segundo turno iniciará a partir de 6h e finalizará após o término da comemoração realizada pelo candidato eleito ao Governo do Estado.
Ao todo, 60 municípios contarão com a presença da Força Nacional e 35 cidades com as guardas municipais locais. A Polícia Civil ficará responsável pelos flagrantes registrados, quando no local não houver agentes da Polícia Federal.

Tribunal confirma irregularidade de obra que assoreou o Lago do Juá, em Santarém (PA)

Indícios de irregularidades são evidentes, destacou desembargador federal

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília (DF) negou atendimento a pedido da empresa Sisa - Salvação Empreendimento Imobiliários e manteve válida decisão liminar (urgente) da Justiça Federal em Santarém (PA) que suspendeu o empreendimento Residencial Cidade Jardim, responsável por danos ao Lago do Juá, ao lado do rio Tapajós.
“São evidentes os indícios de irregularidades que se contrapõem às normas ambientais, verificadas pelos respectivos órgãos fiscalizadores, a ensejar na espécie atuação do Judiciário”, destacou o desembargador federal Hilton Queiroz em decisão que foi encaminhada para conhecimento do Ministério Público Federal (MPF), no último dia 16. A ação foi ajuizada pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
Assinada em janeiro deste ano pelo juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, a liminar foi contestada pela Sisa em recurso encaminhado ao TRF-1 em fevereiro. A empresa alegou que já existia um processo judicial tratando do mesmo assunto, que o empreendimento está regularmente licenciado, que não há perigo de danos ambientais, que as obrigações determinadas na liminar não podem ser revertidas e que a multa – de R$ 65 mil por dia de desobediência à Justiça – é muito alta.

Celpa assina termo de Cooperação e garante apoio à cultura de Santarém

Um momento emocionante que valoriza a cultura e toda a sociedade santarena
A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre a Celpa e a Associação Artístico-Cultural Maestro Wilson Fonseca, ocorreu na noite da última segunda-feira, 22, na Casa da Cultura, em Santarém. Por conta dessa parceria serão feitos investimentos sociais na ordem de R$ 600 mil para a revitalização do prédio onde funciona o Instituto Maestro Wilson Fonseca na cidade do oeste do Pará. Parte do investimento também será utilizado na compra de novos equipamentos e instrumentos musicais.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Operação da Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em Santarém

Além dela, Adrielson Portela Neves, conhecido por Didi, também foi preso. Ele foi abordado em sua residência, onde foram encontrados uma televisão de 55 polegadas e um notebook, que teriam sido furtados da casa de um policial federal. Ele foi detido em flagrante delito pelo crime de receptação.Material apreendido durante a Operação "Retorno", da Polícia Civil — Foto: Divulgação/NAI
Na manhã desta terça-feira (23), o Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) do Baixo Amazonas, da Polícia Civil de Santarém, no oeste do Pará, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão por meio da Operação “Retorno”, que tem o objetivo de combater uma série de furtos ocorridos no município.
A operação foi comandada pelo delegado Rafael Augusto de Andrade, do NAI, e contou com o apoio da Seccional e da Superintendência de Polícia Civil, além do Poder Judiciário e do Ministério Público local. 

Conselheiro é afastado de Tribunal de Contas no Pará suspeito de receber propina de R$ 2,8 milhões

Por Gabriel Luiz e Braitner Moreira, G1 DF
Investigação da Polícia Federal em Brasília indica que suspeito usou rede de parentes e sócios para dissimular origem dos recursos. Operação foi autorizada pelo STJ.
A Polícia Federal faz nesta terça-feira (23) busca e apreensão na casa e no gabinete de um conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) em uma operação que apura se ele recebeu propina em contas bancárias.
A operação Nibelungo foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também afastou o conselheiro do cargo e bloqueou os bens dele.

Segundo turno terá atuação de 3,5 mil policiais no Amazonas

No Amazonas, 3,5 mil policiais civis e militares estarão envolvidos diretamente no segundo turno das eleições majoritárias, neste domingo (28). Nesta semana, os policiais militares e civis já começaram a se deslocar para o interior do Estado.
"A eleição é uma operação integrada de todas as forças de segurança. Então, a partir [desta terça, 23], o CICC já entra em modo de sobreaviso. 
A operação está devidamente planejada nos mesmos moldes do primeiro turno. Manteremos a polícia na rua para que os eleitores amazonenses tenham um pleito tranquilo", disse o secretário de segurança.

Avião transportando drogas, que passou por Itaituba, é apreendido na Bahia

Três homens que foram presos, entre eles 2 paraenses, confessaram que repassaram uma carga de pasta base de cocaína e voltariam para a cidade de Itaituba.
Um avião usado para transportar drogas foi apreendido e três homens que estavam na aeronave foram presos pela Polícia Civil. 
A ação ocorreu na tarde do último sábado (20) em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o avião estava envolvido em um esquema de transporte interestadual de drogas e a quadrilha era monitorada há 1 ano e meio. 

Justiça suspende atividades de três empresas investigadas pela 'Perfuga'

9ª Fase da Perfuga tem como um dos alvos uma locadora de veículos de Santarém — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós
O juiz determinou que Ruth permaneça a uma distância mínima de pelo menos 200 metros das sedes do poder Legislativo e do Executivo de Santarém. Caso descumpra qualquer das medidas, será decretada sua prisão.
O juiz acatou os pedidos da promotoria e determinou a suspensão, por 180 dias, ou até a publicação da sentença condenatória/absolutória dos donos das empresas.
O juiz Alexandre Rizzi, titular da 1ª Vara Criminal de Santarém, no oeste do Pará, determinou na tarde desta segunda-feira (22) a suspensão das atividades das empresas R Helena CC de Aguiar, Auto Locadora Alpamo Ltda e Auto Locadora PJR Oliveira Ltda (Bill Car), pelo período de 180 dias, atendendo pedido em Ação Cautelar ajuizada pelo MPPA.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Pará recebe segunda etapa do projeto Conexão Sustentável Alcoa, com teatro e cinema gratuitos

Em sala itinerante, atores apresentam espetáculo que destaca importância da preservação do meio ambiente.
Os municípios de Santarém e Juruti recebem nas próximas semanas a segunda etapa do Conexão Sustentável Alcoa. O Cinemóvel, sala itinerante climatizada, com 30 poltronas e espaço para cadeirantes, vai visitar o Pará a partir do dia 22 de outubro. Na programação, voltada principalmente a estudantes da rede municipal de ensino, estão previstas sessões diárias de teatro e cinema, com apresentação de filmes e de espetáculo especialmente criado para divertir o público e disseminar mensagem sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na primeira etapa do projeto, em setembro, o Palcomóvel passou pelo Pará e recebeu um público de 5000 pessoas. 
Em Santarém, o Cinemóvel vai estacionar em três locais: no bairro Prainha (junto ao quartel do Corpo de Bombeiros, de 22 a 24 de outubro); no Centro (junto à APAE, dia 25) e em Alter do Chão, no dia 26. Depois o projeto parte para Juruti, onde haverá apresentações no Tribódromo e em nove comunidades. 
A atração teatral será a Cia Trip, com a peça O Caso da Tartaruga Marbela. Os palhaços Tutulio e Rose Lopes encontram uma tartaruga marinha intoxicada com plástico e levantam uma discussão sobre os danos que gestos como jogar o lixo em local impróprio podem causar.
A programação de cinema inclui sucessos como Trolls e Os Sem Floresta, que também podem levar as crianças a repensar gestos e atitudes. A sala onde ocorrem as apresentações tem sistema de som estéreo e telão de 120 polegadas.

Médicos presos sob suspeita de furto de energia em Santarém

Uma das clínicas autuadas por furto de energia em Santarém, proprietário foi preso e liberado após pagar fiança -
A Operação “Energia Limpa” que investiga fraudes e furtos de energia elétrica praticados por consumidores reincidentes resultou na prisão de três médicos em Santarém: Ricardo Tomás, Cristiano Pessoa e Rafael Murakami foram autuados em flagrante. As prisões ocorreram na quarta-feira, 17 de outubro, em uma clínica médica e uma loja de roupas localizada na Travessa Silvino Pinto, no bairro Santa Clara. O Portal OESTADONET tenta contato com os advogados para saber o posicionamento dos evolvidos sobre o fato. 
Os três médicos e um eletricista foram levados para a Unidade de Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) no bairro Nova República. Os autos de prisão em flagrante foram formalizados e arbitrada fiança de R$ 5 mil o que assegurou que eles respondessem em liberdade. De acordo com a polícia, na clínica médica o furto equivalia a 36% do uso total e que o desvio foi feito no medidor de energia. Já na loja, que é propriedade de um dos médicos presos, o furto era de 100%, pois o desvio era feito dentro do estabelecimento.
A operação ainda está em andamento e outras prisões devem ocorrer nas próximas horas. As investigações estão identificando as pessoas responsáveis pelas ligações clandestinas e outros estabelecimentos estão sendo abordados com o intuito não só de coibir, mas também de punir quem está atuando de forma irregular.
Por Weldon Luciano


Ex-prefeito Joaquim de Lira Maia recorre no TRF1 contra sua condenação a 12 anos e 6 meses de prisão

O juiz Eriço Pinheiro decidiu os processos ao TRE
Lira Maia recorre ao TRF1 contra sua condenação a 12 anos de cadeia por corrupção, Deputado Lira Maia leva prefeitos para audiência com o ministro de Minas e Energia - 01/11/2013
Joaquim de Lira Maia tem uma longa ficha na sua vida pública 
O recurso de apelação da defesa do ex-prefeito Lira Maia foi aceito pelo juiz Érico Pinheiro, da 2ª Vara Federal em Santarém, e o caso subirá para novo julgamento no TRF1 (Tribunal Regional Federal), 1ª Região, em Brasília.
Joaquim de Lira Maia foi condenado a 12 anos e 6 meses em 3 ações por corrupção crimes perpetrados na época que foi prefeito de Santarém por 2 mandatos (1997 a 2004).
O magistrado também condenou o ex-deputado federal do DEM à cassação por 6 anos de seus direitos  políticos, além de multa de 50 mil reais e devolução de quase 400 mil reais aos cofres públicos.
Blog do Xarope com informação do Blog do Jeso

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Exclusivo: a história nebulosa do avião que derrubou João Salame de Brasília

Secretário de Comunicação de Marabá, deputado estadual, prefeito e secretário do Ministério da Saúde: a ascensão e queda do autor dos fictícios “500 km de asfalto”.
As investigações sobre uma suposta aquisição de um avião por parte do ex-prefeito de Marabá, João Salame Neto, através de Josimar Eneas da Costa (Eletro), acusado de ser “laranja”, iniciaram no início de 2014, um ano após ele assumir a Prefeitura de Marabá.
Houve uma nota publicada por Zé Dudu e, posteriormente, uma denúncia anônima de alguém ligado ao Aeroporto de Marabá, que repassou informações precisas sobre a periodicidade com que o prefeito, seu irmão Beto Salame e outros políticos ligados a seu grupo utilizavam o avião Sêneca 3, de prefixo PT-VQW entre cidades desta região.
Diante disso, o Ministério Público Estadual abriu Inquérito Civil e começou a investigar o caso.
Curiosamente – ou coincidentemente – a pessoa suspeita inicialmente de realizar a intermediação com a aquisição do avião é um amigo antigo de João Salame: Josimar Eneas da Costa, também conhecido como Eletro, que está preso no Crama, em Marabá, depois de ficar foragido por quatro meses em 2016, se escondendo da Polícia Federal.

Carro usado por quadrilha pode estar envolvida em mortes do taxista Naldo e Paulão

O suposto dono do carro, que foi encontrado nesta quinta-feira (18) após ter sido torturado, é suspeito de envolvimento em tráfico de drogas e estelionato.
Polícia encontrou o carro da marca Spin que estaria sendo usado por quadrilha que sequestrou um homem e que possivelmente está envolvida na morte do taxista e passageiro, encontrados na segunda (15) — Foto: Jéssica Luz/G1
Por Jéssica Luz, G1 Santarém
A Polícia Civil de Santarém, no oeste do Pará, localizou na tarde desta quinta-feira (18), na Travessa Salmo 23, no bairro Conquista, o carro que supostamente seria de Wildenberg Barroso, encontrado amordaçado e com as mãos amarradas na manhã desta quinta-feira (18).
Segundo a PC, o carro estava sendo usado pela quadrilha que pode estar envolvida nas mortes de taxista e passageiro que tiveram os corpos encontrados na segunda-feira (15), enterrados em um terreno entre os bairros Maicá e Jaderlândia. O taxista Erinaldo Fernando Ferreira de Sousa, o “Naldo”, de 41 anos e o passageiro Paulo Correa da Silva, 42 anos, estavam desaparecidos desde a noite de sábado (13). Os dois casos podem estar relacionados.

Policiais são presos por extorsão mediante sequestro e por libertar agressor após propina

Agentes da Coinpol prendem policiais suspeitos de receber propina
Agentes da Coinpol prendem policiais suspeitos de receber propina Foto: TV Globo / Reproduçã

A Corregedoria Interna (Coinpol) da Polícia Civil faz, nesta quinta-feira, uma operação para prender dois delegados e cinco agentes denunciados por organização criminosa, extorsão mediante sequestro, concussão e prevaricação. O grupo de policiais suspeitos era conhecido como "Bonde dos Coroas". Já a operação para prendê-los foi batizada de "Os Infiltrados" e conta com a participação de 12 delegados e 40 agentes.

Foram presos os delegados Leonardo Guimarães de Godoy Garcia Grivot, plantonista da 52ª DP (Nova Iguaçu), e Matheus de Almeida Romanelli Lopes, titular da 53ª DP (Mesquita). Também estão presos os inspetores Carlos Alberto Falcão, Cosme de Araújo Conceição, Leonardo Ferreira Amaral e Sérgio Bezerra de Andrade. Paulo da Silva Carvalho não foi encontrado em casa mas se apresentou na Coinpol.
A investigação contou com interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, colaboração premiada e infiltração de agentes. O inquérito policial comprovou que policiais da 53ª DP sequestraram, no dia 30 de agisto de 2017, um homem ligado ao tráfico de drogas da comunidade da Chatuba. O suspeito tinha antecedentes criminais de roubo qualificado e, contra ele, havia um mandado de prisão pendente.

Agente infiltrado que ajudou investigação que prendeu dois delegados morreu fuzilado


Operação da corregedoria prendeu policiais civisO delegado Gilson Emiliano Soares, corregedor da Polícia Civil, informou que um agente infiltrado na 53ª DP para colaborar com as investigações que levaram à prisão de sete policiais nesta quinta-feira foi assassinado com tiros de fuzil na capital, no fim do ano passado. Apesar de ressaltar que ainda não há indícios de vinculação do assassinato do colaborador com as investigações da Corregedoria, Gilson Emiliano não descarta a possibilidade e aguarda a conclusão da apuração feita pela Delegacia de Homicídios da capital.

— Parte das provas foi colhida por um agente infiltrado. Um colaborador, que confessou a prática de crimes com este determinado grupo e que também fez uma colaboração premiada. Ele se comprometeu, com ordem judicial e acompanhamento policial, a colher dados probatórios. Este colaborador, que também ia responder pelos crimes, mas com pena reduzida por face da colaboração premiada, foi posteriormente assassinado. É bom que se ressalte não haver nenhuma informação que vincule a sua morte a esta investigação da Corregedoria.
A morte do colaborador, de nome Fabrício, está sendo investigada pela Delegacia de Homicídios da capital.
— Ele foi assassinado com tiro de fuzil no Rio de Janeiro no ano passado. O colaborador tinha envolvimento com várias outras delegacias, o que leva à interpretação de que muitas pessoas tinham interesse de matá-lo — contou o corregedor, acrescentando que não houve pedido de proteção.
Segundo o corregedor, a prisão preventiva foi decretada por dois motivos: para assegurar a ordem pública e para garantir a integralidade da instrução criminal, ou seja, que testemunhas e vítimas não sejam coagidas pelos acusados.

PF realiza prisões em Marabá, Altamira e Brasília

Adicionar legenda
A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã de hoje (18) a Operação Partialis com o objetivo de apurar apropriação e desvio de recurso públicos federais destinados a aquisição de gases medicinais em Marabá/PA, Altamira/PA e Brasília/DF. 
Ao todo estão sendo cumpridos, nas residências dos investigados e na sede de uma empresa, 17 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Marabá/PA, nas cidades de Marabá/PA, Altamira/PA e Brasília/DF, sendo 4 mandados de prisão preventiva, 4 de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão.
A investigação é um desdobramento da Operação Asfixia, deflagrada em junho de 2016, para apurar fraudes em licitações para aquisição de gases medicinais promovidas pela Prefeitura de Marabá/PA. Após a análise de documentos apreendidos, além dos demais elementos de informações colhidos durante a operação e investigações, descobriu-se um verdadeiro esquema de ilícitos dentro do paço municipal, com ilicitudes que consistiam na cobrança de valores por parte de servidores municipais em troca da facilidade no recebimento de valores atrasados. Chamou a atenção em especial, uma anotação que indicava o depósito de R$ 100 mil reais para uma dita “parceria”.
Ao todo, em verbas federais, municipais e estaduais, os assessores diretos do ex-gestor municipal, sob comando desse, sacaram em espécie, na boca do caixa das empresas que tinham contratos com a Prefeitura de Marabá/PA, mais de R$1,5 milhão. 
PF realiza prisões em Marabá, Altamira e Brasília
Além desses valores já citados para a dita “parceria”, outros R$1 milhão foram depositados na conta da esposa de um assessor imediato do ex-prefeito João Salame, sendo que parte desses valores foram transferidos, através de terceiros diretamente para as contas de Salame. 
Além da apropriação desses montantes, também foi adquirido, com recursos públicos federais, por um dos empresários investigados e presos durante a Operação Asfixia, uma aeronave adquirida de uma empresa com sede em Altamira/PA.
Receita diz que valores desviados podem chegar a R$ 2 milhões

Segundo as investigações, após publicação, em jornal local, de que tal compra havia sido realizada pelo ex-gestor, através de pessoa interposta, tal aeronave foi enviada para Goiânia/GO, onde ficou sob responsabilidade da direção nacional de um partido político. Tanto os empresários da empresa de Altamira/PA, como a direção nacional do partido, praticaram uma série de ilicitudes, a fim de justificar a versão dos fatos apresentadas perante a Justiça.
A Receita Federal em suas análises de sigilo fiscal verificou uma série de irregularidades como movimentações bancárias em valores superiores aqueles declarados, em alguns casos até cinco vezes maior, indiciando a prática de ilícitos fiscais e evolução patrimonial vertiginosa e incompatível com a renda declarada. De acordo com levantamentos preliminares os valores desviados dos cofres públicos podem chegar seguramente a mais de R$ 2 milhões.
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, uso de documento falso e apropriação e/ou desvio de recursos públicos. Ao todo as penas pelos crimes investigados podem alcançar mais de 30 anos de reclusão. 
Os presos, serão encaminhados para presídios das cidades de Marabá/PA, Altamira/PA e Brasília/DF, onde ficarão à disposição da Justiça Federal. * Partialis em latim significa “parceria”. (Ascom PF/PA)

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Corpos de Naldo e Paulão sãos encontrado enterrado já em estado avançado de decomposição

O corpo do passageiro, Paulo da Silva, o 'Paulão', será levado direto para o cemitério. A Polícia Civil investiga o crime.
O corpo do taxista Erinaldo Fernando Ferreira de Sousa, o 'Naldo', de 41 anos, é velado nesta terça-feira (16), no Salão Paroquial da igreja Sagrada Família, em Santarém, oeste do Pará. O corpo do passageiro, Paulo Correa da Silva, o 'Paulão', de 42 anos, ainda está no IML e será levado direto para o cemitério do Mararu para um velório rápido.
Os corpos já estavam em estado avançado de decomposição. O Centro de Perícias Renato Chaves precisou do apoio do Corpo de Bombeiros para fazer a remoção. O corpo do 'Paulão' demorou a ser removido por conta do peso. Segundo a família, ele pesava mais de 200 kg. A família também não conseguiu encontrar um caixão e foi preciso fazer um para o tamanho dele.
Erinaldo e Paulo estavam desaparecidos deste a noite de sábado (13), após saírem juntos para uma corrida. Os corpos foram encontrados após denúncia, no fim da tarde de segunda, no quintal de uma casa, na rua que divide os bairros Maicá e Jaderlândia. Eles estavam amarrados e enterrados juntos em cova rasa, com sinais de execução. A Polícia Civil investiga o crime.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Continua busca pelo taxista 'Naldo', pelo passageiro ‘Paulão’ que sumiram após corrida em Santarém

Taxista Erinaldo Fernando Ferreira de Sousa — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Taxista Erinaldo Fernando Ferreira de Sousa
A busca pelo taxista Erinaldo Sousa, o 'Naldo', e o passageiro Paulo da Silva, o ‘Paulão’, completou 24h nesta segunda-feira (15), em Santarém, no oeste do Pará. Eles estão desaparecidos desde sábado à noitedepois de uma corrida. O táxi foi encontrado abandonado.
O trabalho de busca reúne policiais civis, militares, investigadores, parentes e amigos dos desaparecidos. Uma força tarefa foi montada no domingo, assim que a família do taxista registrou o caso na delegacia de Polícia Civil.
Segundo a família, o taxista saiu de casa por volta de 19h para fazer uma corrida e que o último contato foi com Paulo da Silva, o 'Paulão', passageiro conhecido dele. O taxista chegou a dizer que faria a corrida e voltaria no mesmo dia.
Uma hora depois, o filho do taxista tentou contato, mas o celular estava indisponível ou fora da área de cobertura. O táxi foi encontrado domingo, abandonado em uma estrada que dá acesso a um restaurante, perto do bairro Jaderlândia, há 100 metros da rodovia PA-370.
No mesmo dia, a Polícia Civil localizou o endereço de 'Paulão', o homem que solicitou a corrida ao taxista. A família disse que ele também saiu de casa na noite de sábado, depois de receber uma ligação. A partir daí, Paulão não deu mais notícias.
Paulo Correa da Silva, de 42 anos, o 'Paulão' — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Paulo Correa da Silva, de 42 anos, o 'Paulão' — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Santarém, Monte Alegre, Oriximiná e Juruti, questionados pelo MPPA

Procurador-geral do Estado, Gilberto Martins — Foto: MPPA/Divulgação
Procurador-geral do Estado, Gilberto Martins — Foto: MPPA/Divulgação
Santarém, Monte Alegre, Oriximiná e Juruti, no oeste do Pará, estão sendo questionados pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por terem criado cargos comissionados para atividades na esfera jurídica municipal que demandam profissionais aprovados em concurso público. O MPPA protocolou ações diretas de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) para que os atos dos prefeitos sejam impugnados e declarados sem efeito.
No caso de Santarém, em 2016 foram aprovadas leis que criaram a Procuradoria-Geral do Município com cargo de procurador-geral e mais 16 cargos de procuradores, todos comissionados. A legislação municipal prevê que o órgão seja composto por 17 procuradores, incluindo dois com atribuição fiscal, com remunerações que variam entre R$ 3 mil e R$ 8 mil.