Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2018

Dois internos são executadas no centro de recuperação em Altamira, entre eles Vandeson do Chapadão

A confusão resultou na morte de dois detentos.
Os internos foi socorrido e levado para a UPA, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os nomes das vítimas são: Vandeson Santos Costa e David Souza de lima.
Vandeson Santos Costa e David Souza de lima era considerado elemento de alta periculosidade, com inúmeras passagens pela polícia, inclusive acusado de alguns assassinatos na região do chapadão, estrada que liga os municípios da cidade de Santarém a Uruará.
A SUSIPE ainda não soltou nota sobre o assunto, e até agora não há informação oficial da assessoria de comunicação da superintendência do sistema prisional. 

DJ Jampierre é atingido por disparos após deixar casa de show

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
Segundo testemunhas a vítima saía de uma casa de show na cidade quando foi atingida por pelos menos um disparo. O responsável pelo crime não foi identificado, e deixou o local de moto. A vítima, o DJ Jampierre, estava trabalhando e havia animado a noite como um dos contratados do evento. 
Testemunhas disseram que a confusão começou ainda na casa de show, durante o evento. O agressor deixou o local, após ameaçar o DJ, e quando retornou, encontrou a vítima e alguns amigos já na rua, se preparando para ir embora. Armado, o suspeito começou a atirar, pelo menos três disparos teriam atingido o DJ no braço, no pé e nas nádegas.
Socorrido, ele foi levado para o hospital, onde passou por cirurgia, e não corre risco de morte.
Blog do Xarope via Xingu 230
Foto: Divulgação

Acidente na construção da nova rotatória de Itaituba deixa casal gravemente ferido

Um novo acidente de trânsito foi registrado na construção da rotatória da rodovia transamazônica com 34ª rua do bairro Santo Antônio. Desta vez deixou duas vítimas, um casal que estava em uma moto Bros seguindo sentido km 5 por volta das 2h da madrugada deste domingo (30).

sábado, 29 de dezembro de 2018

Esporte de Base em Santarém tem trabalho reconhecido, finalmente

Aconteceu ontem (28/12) a entrega do Mérito Pérola de Incentivo ao Esporte. O evento reconheceu o trabalho e o esforço de pessoas que se dedicam de forma voluntária e quase sempre sem apoio algum, a contribuir com o crescimento do esporte, tirando meninos e meninas de situação de risco e dando uma oportunidade de vencer na vida através da prática esportiva.
As pessoas homenageadas foram: 
(01) Raimundo Nonato Pereira: coordenador de campeonatos do eixo forte e região de rios.
(02) José Mário da Silva Cavalcante: coordenador de campeonatos do Planalto santareno (BR-163)
(03) Haroldo Santos Rodrigues: coordenador revelação dos campeonatos Uruará e área verde
(04) Manoel Pereira da Silva: coordenador de categorias de base
(05) Carlos Alberto Silva: coordenador da região do tapará
(06) Ronaldo Simão Silva: coordenador de campeonatos do Planalto santareno (Curuá-Una)
(07) Jairo Ricelly Oliveira Silva: coordenador revelação da arbitragem de Santarém no Oeste do Pará
(08) Walter Francisco Nascimento dos Santos: melhor árbitro de Santarém ano 2018
(09) Geovan Ailan Parintins Lima: Arbitro Assistente de 2018
(10) José Ailton da Silva Caldeira incentivador do futebol Comunitário.
(11) Danilo Sousa incentivador do futebol de base
(12) Auriene Mayara Ferreira da Costa: revelação do futebol feminino 2018.
(13) Arlindo Gonçalves da Silva: incentivador do futebol feminino 2018
(14) Lucivaldo Manuel Lopes incentivador do futebol Santareno 2018
(15) Raimundo Nonato Arruda da Silva: incentivador de categorias de base
(16) Lindomar França de Abreu: incentivador de categoria de base
(17) Beto Farinha: incentivador do futebol santareno
(18) Jadson Cunha de Sousa: incentivador do futebol Santareno.
(19) Genilson Fernandes: incentivador do futebol santareno
(20) Waltencir Maia Cardoso Incentivador do futebol Santareno.
O evento aconteceu na Escola do Parque da Cidade e foi promovido pela RádioWeb Pérola FM 97.1, do radialista Edinaldo Silva e contou com o apoio da Rádio Clube do Tapajós. Essa primeira iniciativa foi muito bem recebida pelas pessoas agraciadas, que ficaram felizes pelo reconhecimento que fica quase sempre anônima aos olhos do grande público.
Parabéns aos organizadores pela brilhante iniciativa, e se espera que em 2019 este evento cresça cada vez mais.
Por Edinelson Nunes. Fotos: Divulgação Grupo Pérola WhatsApp

Xaropada na eleição da Câmara Municipal de Belterra, quem vai assumir?

Braga, só não especificou qual mesa diretora eleita ele irá empossar.
O clima ainda tenso em Belterra, principalmente nos arredores do Poder Legislativo daquele município, este ano foram eleitos dois presidente em duas eleições diferente. Braga do Povo na primeira e Ulisses na segunda. O caso está na justiça.
Com a ausência do atual presidente da Câmara de Belterra, vereador Serjão, o vereador Braga do Povo que é presidente interino e eleito na primeira eleição convocou a posse, o caso é, quem ele vai empossar ele próprio ou o vereador Ulisses. 
Braga do Povo (PP), publicou ofício circular convidando todos os vereadores para a posse da nova mesa diretora da Câmara no dia 01 de janeiro de 2018.
Até o momento a justiça não se manifestou sobre quais das duas diretoria eleita tomará posse. 
Se é a mesa diretora eleita em agosto composta pelos vereadores Braga do Povo, Tinen e Jonas Palheta e Auzenir Monteiro ou se é a diretoria eleita em Dezembro composta pelos vereadores Ulisses, Malú e Júnior.
Procurado pela reportagem do Blog do Xarope, Braga do povo disse que não vai abrir de seu justo direito. ``Dia 14 de Agosto de 2019 esteve duas chapas ou seja os onze vereadores presentes, na deles, manobra desse prefeitinho Macedo teve uma chapa e apenas 7 Vereadores presente e ainda uma eleição no Sábado não existem``, disparou o vereador Braga do Povo.
http://www.jesocarneiro.com.br/politica/5-perguntas-braga-do-povo-eleito-presidente-da-camara-de-belterra-responde.html

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

PM encontra drogas atrás do pavilhão do semiaberto da penitenciária de Santarém

O material estava junto a dois pedaços de lajotas envoltos com fita adesiva, atrás do pavilhão dos presos do semiaberto.
Pacote com drogas foi encontrado pelo comando da guarda do CRASHM por trás do pavilhão do regime semiaberto — Foto: Polícia Militar/DivulgaçãoEm rondas externas à muralha do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (Crashm), em Santarém, oeste do Pará, na manhã de quinta-feira (27), o comandante da guarda da casa penal encontrou um pacote contendo material entorpecente entre as guaritas 7 e 8, atrás do pavilhão onde ficam os presos do regime semiaberto.

Ursula Vidal pode ser expulsa do PSOL por assumir secretaria no governo de Helder Barbalho

Congresso do PSOL elege nova direção  (Foto: Divulgação)
Professor Walmir Freire presidência da legenda do PSOL no Pará
A executiva estadual do PSOL convoca reunião extraordinária para esta sexta-feira (28), onde debaterá exclusivamente, o anúncio de que a sua candidata ao senado nas eleições de Outubro, a jornalista Ursula Vidal foi convidada e deve assumir a Secretaria de Cultura do governo de Helder Barbalho. Para a maioria dos filiados do partido, tal posição desagrada a orientação para que o PSOL seja oposição ao governo Barbalho. Ursula está convicta que não abrirá mão da oportunidade de contribuir com o futuro governo e até pode abrir mão de sua filiação partidária e vir candidata à prefeita de Belém por outro partido.

Presidente do Psol em Santarém reafirma oposição ao governo MDBista, e diz que decisão de Úrsula foi pessoal e unilateral

Nota do PSOL Santarém sobre Úrsula Vidal compor o governo de Helder Barbalho
Primeira mulher | Pedagoga assumirá a presidência do PSOL em Santarém, Heloise Rocha, PSOLNós do PSOL Santarém fomos surpreendidos nesta quinta-feira, dia 27, com a notícia de que Úrsula Vidal, candidata ao Senado nas eleições de 2018, participará do governo de Helder Barbalho através da Secretaria de Cultura. Informamos aos filiados e simpatizantes do partido que esta foi uma decisão pessoal e unilateral da jornalista que não compactua com o programa partidário defendido pelo PSOL. 
A permanência ou não da mesma em nossas instâncias partidárias será discutida em reunião da Executiva estadual do PSOL nesta sexta-feira.
A nossa luta, dos movimentos sociais e dos povos indígenas não será representada em um governo de latifundiários e dos que exploram o povo paraense há décadas! Não vislumbramos a possibilidade de construir um projeto coletivo junto com quem tem estado contra o povo na retirada de direitos. 
Desde já reafirmamos nossa oposição ao governo MDBista e nosso compromisso com nossos eleitores, nossas pautas e nosso programa.
Heloise Rocha
Presidenta do Psol/Santarém

Desde criancinha Barbalhos, jornalista Úrsula Vidal envia notas aos companheiros do PSOL, e diz que lamenta, mas vai aceitar proposta da Secretaria de Cultura

Resultado de imagem para jader  barbalho e ursula vidalMesmo antes das eleições a jornalista já acenava uma forte aliança com os Barbalhos, fato que chegou a ser amplamente divulgada nas redes sociais e nos meios de comunicação do Pará.
Veja a nota ao PSOL:
Companheiras, companheiros
Ao longo de 2018, caminhamos junt@s numa jornada árdua, que incluiu sacrifícios múltiplos, descobertas transformadoras e resultados eleitorais muito expressivos. Minha caminhada com o Psol inicia em 2016 quando, apesar das durísssimas acusações e críticas que recebi e contrariando aliados políticos, aceitei o isolamento e mergulhei de corpo e alma na campanha de segundo turno do atual companheiro Edmilson. Meu ingresso no PSOL aconteceu como o curso natural de um rio - minhas divergências públicas com a REDE e meus posicionamentos políticos foram se alinhando cada vez mais aos ideais do partido da solidariedade e do socialismo.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Helder Barbalho anuncia Iran Lima, e abre vaga para primeiro suplente da coligação Osório Juvenil do MDB de Altamira

Resultado de imagem para Iran lima deputado
O TSE iniciou julgamento do Processo de Impugnação do Registro de Candidatura do deputado estadual Iran Lima.
Meio a indicação, uma ingrisilha, Iran Lima responde processo que já se encontra no TSE, e a coligação MDB, DC, PSD pode perder até 2 vagas.
Resultado de imagem para ozorio juvenil
Osório Juvenil primeiro suplente
Helder Barbalho (MDB) anunciou no Twitter, na tarde desta quinta-feira (27), que Lutfala Bitar assumirá a Companhia de Desenvolvimento Econômico e Iran Lima a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia. 
O governador eleito informou ainda que a Secretaria de Turismo irá fazer parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, enxugando, dessa forma, a máquina. Ele afirma que essa também é uma forma de fortaleza a vocação econômica de cada região.
Ingrisilha: Porém, o Blog do Xarope apurou que a indicação de Helder Barbalho teria um sério motivo, Iran Lima responde processo que se encontra nas mãos do Ministro do TSE. 
O ministro pediu vista e em 90 dias deve ser julgado, fato que pode atrapalhar os planos da coligação Esperança Renovada composta por MDB, DC e PSD que pode perder os votos de Iran Lima 39.585 votos, com isso perdendo duas vagas.
Helder sabe disso e tentar uma manobra para resolver o grande problema, já que o próprio Osório Juvenil já vinha articulando em Brasília essa possível vaga.
Entenda: Caso Iran Lima: Fachin cassa registro e Ademar pede vista no TSE
O TSE iniciou julgamento do Processo de Impugnação do Registro de Candidatura do deputado estadual Iran Lima.
Foram apresentadas na tribuna da Corte Superior as razões dos impugnantes pelo Dr. Inocêncio Mártires e Alano Pinheiro.
E reforçadas pelos argumentos do Procurador Geral Eleitoral, que também pediu provimento ao recurso contra o deputado.
A defesa patrocinada pelo escritório do Dr. Nelson Jobin buscou explorar fatos favoráveis ao deferimento da candidatura de Iran Lima, conforme decidiu o TRE no Pará.
Em longo voto o Ministro Edson Fachin pediu a cassação do registro de candidatura do ex-prefeito do Moju e hoje deputado, elencando gravidades e ilícitos que teriam sido detectados pelo TCU ao analisar a compra de 2 ambulâncias, alvos da Operação Sanguessuga.
O caso nem chegou a ir a debate, pois o Ministro Admar Gonzaga pediu vista para preparar seu voto.
E assim, provavelmente não haverá impedimento para que Iran Lima possa ser diplomado como Deputado Estadual no próximo dia 18 de dezembro, conforme programação do TRE do Pará.
E no dia 20 de dezembro inicia o recesso da Justiça Eleitoral.
Já se aposta que o caso fique para 2019.
O primeiro suplente do MDB é Ozório Juvenil, mas se Iran Lima for cassado os votos não serão contabilizados ao partido e um novo cálculo pode alterar o resultado do pleito.

Prefeito de Itaituba Valmir Clímaco pode ser preso a pedido do MPF

valmir
MPF quer a cabeça do prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco de Aguiar do MDB

“O prefeito também é arrolado em outros processos, alguns deles já com condenação”. 
Valmir Climaco de Aguiar, prefeito da cidade de Itaituba, região do Tapajós que possui vários processos na Justiça, teve solicitação de prisão preventiva solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), decorrente da Ação Penal nº 0027816-93.2017.4.01.0000/PA. 
Segundo a denúncia, o suposto desvio de recursos públicos do FNDE, aconteceu na penúltima gestão de Climaco. A suposta prática dos crimes previstos no art. 1º, I, do DL 201/67; art. 90 da Lei n. 8.666/93; e arts. 288, 299 e 305 do Código Penal, teriam acontecido por meio de ’contratação de empresas registradas em nome de interpostas pessoas para a realização de obras na área da educação infantil, fatos (supostamente) ocorridos durante a gestão do então Prefeito (período de 26/04/2010 a 31/12/2012)‘. 
Após a decisão por declínio de competência determinada pelo TRF-1, no início do mês de dezembro, o pedido retornou à primeira instância, com baixa na distribuição, ou seja, para arquivamento. 
CONDENADO POR IMPROBIDADE:

Prefeito de Vitória do Xingu tenta iludir a população com premiação fajuta.

Caetano com o troféu que virou chacota na cidade
Essa semana os munícipes da pequena e pacata cidade de Vitória do Xingu foram surpreendidos com os gritos e festejo patrocinado pelo governo municipal, que estranhamente parecia comemorar uma grande vitória.
O que pareceria uma coisa normal, tornou-se ridículo, pois o festejado, o prefeito José Caetano de Oliveira, que teria recebido a premiação de melhor prefeito do Brasil, com divulgações até nos grupos de Whatssap e Face Book, é considerado, nos meios sociais de Vitória do Xingu como o pior gestor da história do município.
Como não poderia ser diferente a festa se tornou a maior gozação entre os moradores da cidade, já que todos sãos conhecedores que esse tipo de premiação é dada a quem paga.
Filho do município, e foi considerado a solução para resolver os graves problemas que afetava a população, Caetano hoje é visto como um péssimo exemplo de administrador e o pior que já passou para administrar a cidade.
Correm nos bastidores que a premiação teria custado o olho da cara para os cofres públicos.
Recententemente um dono de uma empresa que fazia esse tipo de festa foi preso em Portugal acusado de vender premiação por 35 mil reais, como o melhor prefeito internacional. 

Homem morre eletrocutado após receber descarga de fio de alta tensão da Celpa Equatorial na região do Eixo Forte de Santarém

Motocicleta ficou completamente queimada após ser atingida por cabos de energia — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós
A vítima tentou passar pelo local e caiu da motocicleta em cima dos cabos energizados. A motocicleta explodiu e o homem morreu carbonizado.  Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós
O acidente aconteceu após a queda de uma árvore, que derrubou cabos energizados na vicinal. O homem, que não foi identificado, morreu carbonizado e ficou irreconhecível. A equipe do CPC foi chamada para realizar a remoção e necropsia do corpo. 
Em nota, a Celpa informou que uma árvore caiu próximo ao balneário de Ponta de Pedras e danificou dois postes, o que provocou o rompimento de cabos da rede de distribuição de energia elétrica.

Vereadores são presos em operação contra fraudes em licitações

Polícia Civil cumpre nove mandados de prisão contra parlamentares, empresários e servidores públicos.
Policiais cumprem mandados de prisão contra vereadores, servidores e empresários — Foto: ReproduçãoTrês vereadores e o secretário municipal de governo de Porto Nacional, cidade a 66 km de Palmas, foram presos nesta quinta-feria (27), em uma operação contra fraudes em licitações da câmara municipal. Foram detidos os vereadores Adael Oliveira Guimarães (PSDB), Emivaldo Pires de Souza (PTB), Jean Carlos da Silva (PV) e o secretário Geylson Neres Gomes (MDB), que também integrava a Câmara e está licenciado.
Porto Nacional fica na região central do estado. A Câmara de Vereadores é composta por 11 parlamentares.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Novo governador do Pará já nunciou 26 nomes, ninguém de Santarém, Itaituba e Altamira

O governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), já anunciou os nomes de 26 auxiliares do novo governo, que toma posse no próximo dia 1º. A uma semana do início da nova administração estadual, falta ainda o preenchimento de cargos em pastas importantes. Entre estas, Cultura, Adepará, Arcon, Cosanpa, Emater,  Sedeme, Seel, Detran e Centros Regionais de Governo, que até o fechamento da matéria, na manhã desta quarta-feira, continuavam vagos.
A exemplo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), Barbalho vem usando principalmente as redes sociais para o anúncio dos nomes de seus auxiliares na tarefa de governar o Estado pelos próximos quatro anos.

Suspeito é morto ao atacar PMs durante saída temporária

A saída de detentos nas penitenciárias para as festas de Natal e Ano Novo não foi só tranquilidade na manhã de terça-feira (25). 1.519 presos do regime semiaberto tiveram o direito ao benefício da saída temporária para as festas de final de ano no Pará.
As decisões judiciais foram recebidas até às 12h da sexta-feira, dia 22, pela Diretoria de Execução Criminal da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado e as saídas começaram no dia 24, para presos do interior, e no dia 25, para presos da Região Metropolitana de Belém.

Jovem paraense que também sofreu assédio denuncia João de Deus ao MP

"Em seu depoimento ela disse que sofreu assédio do médium em 2017"Resultado de imagem para joão de Deus fazendo seu trabalho
O promotor de Justiça Sandro Garcia de Castro, coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (NEVM), recebeu na última semana a primeira denúncia de uma vítima paraense do médium João de Deus.
É uma jovem que teve sua identidade preservada em função da denúncia. Em seu depoimento ela disse que sofreu assédio do médium em 2017 durante uma visita à casa Dom Inácio de Loyola, localizada na cidade de Abadiânia (GO), onde o João de Deus realizava atendimentos espirituais.

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Idoso é amarrado, escapa e luta com homem que tentou matá-lo em Alenquer

Izaías da Costa Ferreira, de 79 anos, teve várias escoriações pelo corpo e foi levado ao Hospital Municipal de Alenquer. 
Suspeito confessou crime.
Idoso de 79 anos lutou com homem que tentou matá-lo no Pará — Foto: Polícia Militar de Alenquer/Divulgação
Idoso de 79 anos lutou com homem que tentou matá-lo 
Um idoso de 79 anos teve vários ferimentos pelo corpo após conseguir escapar das cordas que estava amarrado e lutar com um homem de 26 anos que tentou matá-lo. O caso aconteceu na zona rural de Alenquer, no oeste do Pará, no fim da tarde de segunda-feira (24).
O agricultor Izaías da Costa Ferreira contou à polícia que estava em casa, que fica no Ramal Escondido, quando Josiel Lopes da Silva entrou na residência e pediu dinheiro.
Josiel Lopes confessou que tentou matar o idoso   — Foto: Polícia Militar de Alenquer/Divulgação
Josiel Lopes confessou que tentou matar o idoso 
Pelo fato de o idoso ter recusado, Josiel pegou uma corda, amarrou a vítima pelo pescoço e outras partes do corpo, e a prendeu em um pedaço de madeira para que morresse sufocado. Porém, a corda soltou e os dois caíram, iniciando uma briga.
Após as agressões, a polícia foi acionada e conseguiu prender Josiel em flagrante. 

A polícia não é só o braço forte, mas também a mão amiga

No dia 14 de dezembro por volta das 22h a Guarnição de serviço composta pelos PMs CB Nascimento, SD Costa e o SD Gerhardt, foi surpreendida com um chamado urgente da senhora Dianete Rosa Pinto. A mesma estava em prantos devido a sua filha de apenas 28 dias de nascida, não está respirando. 
O desespero era visível na face dessa mãe e de seus familiares no momento da ocorrência. A Guarnição de prontidão pegou a criança e começou a fazer os procedimentos de primeiros socorros afim de amenizar a situação. 
Enquanto era feito o procedimento dentro da viatura, de imediato a criança foi encaminhada ao hospital. Ao chegar no local a enfermeira de plantão percebeu a veracidade da situação e pegou a criança nas mãos da polícia e levou para a sala de cirurgia às pressas. 
Passando alguns minutos ouviu-se os gritos da criança. a GU preocupados com a situação ficou no local para dar assistência a família. 
Em conversa com a enfermeira, a mesma informou que se a GU não estivessem agido de imediato fazendo os procedimentos de primeiros socorros e o mais importante ter levado a criança em tempo ágil, a criança teria morrido. Ao ouvir a enfermeira a GU percebeu a importância q teve naquele exato momento. 
Hoje a crianca se encontra em sua residência sã e salva, juntos de seus familiares. 
A GU visitou a família com a intenção de saber como estava o estado da criança. A família ficou muito agradecida e dessa forma se tornou mais uma parceira e amiga da Polícia. 
É importante frisar, que a polícia não é só o braço forte, mas também a mão amiga. 
São situações como essa que vale apena acreditar que existem profissionais comprometidos a dar seu melhor para a comunidade. 
O profissionalismo, a responsabilidade, a dedicação, o autoconhecimento no exercício da atividade e o preparo dos policiais militares servem de exemplo a ser seguido por seus pares e subordinados na nobre missão do cumprimento do dever policial militar.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

São Francisco de Santarém contrata Andrezinho fecha o ciclo de contratações e anuncia apresentação para Janeiro

Além de Andrezinho o Leão confiorma o trio de tacantes Rafael Paty, Elielton, Luan Rocha, Jeferson Monte Alegre.

Depois de anunciar a renovação do contrato do meia Wendel, e a volta de Jéferson Monte Alegre, o presidente do São Francisco Milton Maia, fechou o ciclo de contratações visando o Campeonato Paraense, anunciando o meia Andrezinho de 32 anos que já vinha negociando com a diretoria azulina e finalmente chegou a um acerto.
Andrezinho é paraense de Igarapé-Açu, começou no Remo, passou por Corinthians Sub-20, America-RN, Guarani-SP, Mogi Mirim, passou por Malásia, Sudão, Indonésia, Polônia, Grécia, e Arabia Saudita.
O meio campo chega para ser o 10 azulino no parazão. Segundo o presidente Milton Maia, apesar do jogador ter atuado fora do Brasil, o time santareno não terá nenhum custo na documentação de transferência do jogador.
Atacante Luan Rocha renova
O São Francisco ganhou mais uma opção para o ataque, visando a disputa do Campeonato Paraense. O atacante Luan Rocha que marcou dois gols na segunda divisão, renovou o seu contrato, depois de baixar a sua pedida inicial e vai continuar no plantel do leão santareno.
Outra novidade passada pelo presidente Milton Maia, foi a mudança na data da apresentação do plantel, passou do dia 26 de dezembro, para o dia 02 de janeiro, o local continua o Iate Clube.
Elenco azulino com 26 jogadores.
Goleiros: Labilá, Felipe e Everton
Laterais: Pedro Henrique e Claydir, Andrelino, Rafael Reis e Emanoel
Zagueiros: Douglas, Rodrigo Reis, Roberto e Careca 
Volantes: Sandro, Romário, Boquinha, Rodrigo Santarém e Paulo Vitor
Meias: Fabrício, Alexandre, Wendell e Andrezinho
Atacantes: Rafael Paty, Elielton, Luan Rocha, Jeferson Monte Alegre e Daniel Papa-Léguas.
Blog do Xarope via Ivaldo Fonseca

Helder Barbalho transforma Susipe em Secretaria e anuncia o nome do advogado Jarbas Vasconcelos

Jarbas Vasconcelos é paraense da cidade de Monte Alegre, no oeste do estado.
Helder Barbalho do (MDB) anunciou o advogado e ex-presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, para liderar a nova Secretaria do Sistema Penitenciário do Pará, que será criada no lugar da Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará) para intensificar a atenção com o sistema penal do estado. Através do perfil no Twitter, o futuro governador explicou que a equipe decidiu transformar a atual superintendência em secretaria para dar atenção especial a área, considerando a grave situação em que se encontra o sistema penal paraense. 
Jarbas Vasconcelos é paraense da cidade de Monte Alegre, no oeste do estado.

Propina de R$ 140 milhões para usina de Belo Monte na região do Xingu foi acertada em Marabá, diz empresário

Domingos Malzoni, condenado a três anos e meio de detenção no caso do cartel da linha 5, teria participado do grupo de empresas que pagou R$ 140 milhões de propina na obra da usina de Belo Monte, no Pará. Propinas em Belo Monte: 0,5% para o PT e 0,5% para o PMDB.
É como se fosse uma ciranda, que ligasse um escândalo a outro. Cinco dos condenados pelo crime de formação de cartel na linha 5-lilás do Metrô de São Paulo também são citados em outros casos famosos de corrupção, como o do Rodoanel, da usina de Belo Monte e da ferrovia Norte-Sul.
Na última semana, a Justiça de São Paulo condenou 13 executivos por conluio entre empreiteiras na obra dessa linha do Metrô. As penas variam de 3 a 4 anos e meio de prisão, mais multa.
Entre os cinco que aparecem em outros escândalos, o campeão em citações é Carlos Armando Paschoal, ex-diretor-superintendente da Odebrecht em São Paulo.
Conhecido como CAP, o executivo contou em sua delação que participou de crimes que vão da entrega de R$ 10,2 milhões via caixa dois para o então governador, Geraldo Alckmin (PSDB), à reforma do sítio de Atibaia usado pelo ex-presidente Lula (PT).
Também relatou que pagou suborno a mando da Odebrecht na obra do Rodoanel Sul, intermediado pelo diretor da Dersa, Paulo Vieira da Silva, o Paulo Preto.
Outra revelação foi de que o PSDB paulista recebeu R$ 24,6 milhões, entre 2009 e 2010, depois que o governador José Serra aceitou quitar uma dívida de R$ 191,6 milhões que o governo paulista tinha com empresa do grupo Odebrecht.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Infarto fulminante cala a voz de Ray Brito

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Ray Brito, pessoas em pé e terno
Ray Brito morreu aos 67 anos em Santarém; voz marcante do cantor embalou gerações
O cantor Ray Brito, imortal da Academia de Letras e Artes de Santarém - ALAS, calou para sempre sua voz, uma das mais belas de santarém 

Ray Brito morreu às 22h30 na UPA, aos 67 anos. “Segundo a família, ele estava em casa quando passou mal e foi socorrido por um filho e levado para a UPA”, onde acabou falecendo.

Integrante do famoso conjunto Os Hippies, ao comando de Agostinho Fonseca, fez sucesso nas noites santarenas da década de 1970, cantando como ninguém algumas das pérolas do maestro Wilson Fonseca (Isoca) entre outros compositores, inclusive com músicas de sua autoria.
Em sua carreira solo enveredou por uma música mais popular, mas apesar de alguns problemas de saúde continuou fazendo shows e esta semana anunciou em seu perfil no Facebook, novos trabalhos para 2019: "Me aguardem!", disse esperançoso.
Recentemente, teve uma experiência no cinema com produção local, fazendo o papel de um delgado no filme Covato, do amigo cineasta santareno Emano Franklin Loureiro.

Câmara de Vereadores entrega comendas de Título de Cidadão e Honra ao Mérito em Altamira

Câmara de Vereadores realiza Cerimônia e entrega comendas de Título de Cidadão e Honra ao Mérito.
O presidente da Câmara Doutor Loredan Mello dirigiu a Sessão Solene
O presidente da Câmara de Altamira, Dr. Loredan de Andrade Mello, dirigiu a Sessão Solene, onde foram homenageadas 28 personalidades de diversas áreas, com comendas e títulos de cidadania, a Sessão aconteceu na Câmara Municipal de Altamira.
Ao todo, 15 pessoas foram contemplados com o título de cidadão altamirense, a partir de Decretos de Vereadores aprovados na Casa de Leis: Dom Frei João Muniz Alves, Professora Amélia Miguel Silva, Engenheiro Joaquim Alcântara da Silva Dias, Empresário Gentil Benicio da Silva, Servidor Público Raimundo Araújo do Nascimento, Servidor Público José Pereira Barros, Empresário Cícero Cardoso dosa Santos, Empresária Maria Heliene Andrade dos Santos, Empresária Benedita Inácio Nogueira de Moraes, Enfermeira Gecilda Aparecida de Lima, Policial Militar Diorlando José Pereira, Policial Reformado João José Neves, Médico Renato Rubens Peréa Garcia, Representante Comercial Elisandro Almeida Przibilwiez, Contador Paulo de Tarso de Sousa Celestiano. 
13 comenda de Honra ao Mérito: Secretário de Infra Instrutura e Mobilidade Urbana Alex Darlan Barata Abreu Machado, Médica Alessandra Pompeu Alves, Pastor Adailson Teixeira da Silva, Delegada da Policia Civil Tatiana Gonzaga Lafetá, Ordem Demolay - Estrela da Amazonia nº 519 representada pelo Senhor João Batista Pires, Agricultor José Ferreira Dias, Locutor Cleudino Pessoa da Silva, Taxista José Santos de Moraes, Professora Milka Valentim Mendes, Professor Fabiano de Oliveira Vitoriano Pereira, Pastor Jefferson Dias da Costa, Projeto Realizar Empresaria Teka Alves.

Decisão da justiça que libertou acusada da morte de professor revolta populares em Altamira

Denise Caetano dos Santos ganhou liberdade provisória. Ela estava presa na Seccional Urbana do município de Altamira.
Ela é uma das acusadas de envolvimento no assassinato do professor José Adriano Giorgi.
altamira profA acusada estava presa desde maio na Seccional Urbana de Altamira. De acordo com as investigações da Polícia Civil, Ândrea Rufino Mendes teria planejado a morte do professor José Adriano e Denise é suspeita de ajudar na execução. Os dois homens apontados como autores do crime foram mortos em confronto com a polícia ao reagir a prisão.

Policiais sãos presos suspeitos de envolvimento com crime organizado e extorsão em Novo Progresso

POLICIA DOM FERNANDOAo menos cinco policiais militares suspeitos de envolvimento com crime organizado e extorsão foram presos após denuncia ao MP (Ministério Publico) , uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao crime Organizado, levou os polícias para Itaituba e a justiça manteve a prisão dos denunciados após serem ouvidos, todos de Novo Progresso.
De acordo com a informação a denuncia foi feita por Policial Militar que procurou o Ministério Publico para denunciar o caso que acontecia em Novo Progresso.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Polícia Civil de Santarém cumpre mandados de prisão e busca e apreensão por roubo

Resultado de imagem para delegacia de santarémOperação Midas deflagrada nrsta em todo o estado do Pará.

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (20) pela Polícia Civil, em todo o Pará, a operação “Midas”. 
Em Santarém, os alvos são pessoas envolvidas com o crime de roubo. Foram expedidos quatro mandados de prisão (dois preventivos e dois trânsito em julgado). Até o momento, uma pessoa foi presa.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

PT solicita alvará de soltura de Lula

Resultado de imagem para lulaDe acordo com a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, o pedido abre mão dos exames de corpo de delito.
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann informou por meio de sua conta no Twitter, que solicitou a imediata soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde eo dia 7 de abril deste ano, por sua condenação em 2ª instância no processo da Lava Jato.
O pedido foi protocolado às 14h48 e tem como base a decisão do ministro do STF, Marco Aurélio Mello.

Superintendente da PC do Tapajós divulga retrato falado do assassino do sindicalista em Rurópolis

A Superintendência Regional do Tapajós - 15a RISP, dando continuidade às investigações para elucidação do homicídio que vitimou no último dia 15 de dezembro, o Sr GILSON MARIA TEMPONI, líder rural de assentamentos localizados na cidade de Placas/PA, a Policia Civil, divulgou o retrato falado do acusado de ter efetuado os disparos no sindicalista.
A Policia Civil, informa ainda que, qualquer informação, acerca do acusado, poderá ser repassada através do telefone 181, ou em qualquer Delegacia de Polícia.

Valdiram ex-jogador de Paysandu e Vasco é encontrado em situação de rua e faz apelo a grandes jogadores


O ex-jogador Valdiram apareceu, nesta terça-feira (18), em vídeo que vem circulando nas redes sociais, ao lado de moradores de ruas em um viaduto em São Paulo. Viciado confesso em drogas, bebidas e sexo, o artilheiro da Copa do Brasil de 2006 pelo Vasco da Gama havia sido visto pela última vez em julho, quando embarcou para encontrar uma irmã na capital paulista, após passagem por uma clínica de reabilitação no Rio de Janeiro. 
Valdiram posa para foto com jogadores dos juniores do Vasco em 2015 — Foto: Raphael ZarkoValdiram jogou com a camisa do Paysandu em 2008, mas não teve sucesso. 
Nas imagens, o ex-atleta de 36 anos pede ajuda aos ex-companheiros de futebol Romário, Edmundo e Renato Gaúcho. No início do ano, Valdiram foi encontrado vivendo sob uma marquise na Zona Norte do Rio, recebeu apoio psicológico e médico do Vasco e a ajuda do Olaria para uma tentativa de retorno aos gramados, mas teve uma recaída e nunca mais foi visto. 
Valdiram é visto morando na rua — Foto: Rafael Oliveira / O Globo
Valdiram é visto morando na rua..
O drama pessoal de Valdiram é antigo. 
Em passagem por Portugal, no início dos anos 2000, ele foi acusado por uma jovem por tentativa de estupro. No Vasco da Gama, foi dispensado por faltar treinos e cometer atos de indisciplina, como chegar bêbado à concentração antes da final da Copa do Brasil.
Imagem relacionada

Prefeito de Jacareacanga é acusado de nomear e usar recursos públicos para pagar advogados para fazer sua defesa em ação penal

Para se ter uma ideia, somente no exercício de 2018, o advogado Marcos Paulo Picanço dos Santos já recebeu dos cofre públicos do Município de Jacareacanga a quantia de R$ 122.237,50 (cento e vinte e dois mil, duzentos e trinta e sete reais e cinquenta centavos), enquanto que Sandra Lea Engelbert foi o Total de R$ 124.015,00 (cento e vinte e quatro mil e quinze reais)
O Prefeito do Município de Jacareacanga, Raimundo Batista Santiago que responder por eventual praticas de crimes contra a administração do Município, dentre eles desvio de recursos públicos em licitações dirigidas, vem sendo acusado de nomeou um esquadrão de 5 (cinco) advogados para fazer sua defesa em Ação Penal que tramita perante o Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Alerta: 41 líderes rurais ameaçados de morte no Pará, entre eles 17 apenas em Santarém e Itaituba

Os 17 ameaçados na região de Santarém e Itaituba estão listados pelo Programa Federal de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos. 
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) alerta: ameaças de morte ainda são mantidas contra 41 lideranças no campo no Estado, incluindo 17 trabalhadoras e trabalhadores apenas nos municípios da Diocese de Santarém e Prelazia de Itaituba, no oeste do Pará.
O balanço foi divulgado em nota publicada nesta segunda-feira (17), após início de encontros que vêm sendo realizados esta semana, incluindo agendas nesta terça (18), com a Promotoria de Conflitos Agrários do Ministério Público Estadual, entre outras entidades que atuam contra a violência no campo no Pará. As reuniões ocorrem após a morte do líder rural Gilson Maria Tampone, 43 anos, assassinado no último sábado (15) em Rurópolis.
Os 17 ameaçados na região de Santarém e Itaituba estão listados pelo Programa Federal de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos. Porém, o relatório "Conflitos no campo Brasil 2017", divulgado este mês pela CPT, lista um total de 79 ameaçados de morte na região Norte, sendo 41 no Pará.
Tampone, assasinado sábado (15), era presidente de três assentamentos de pequenos produtores rurais no município de Placas, região do Baixo Amazonas. Ele foi morto com pelo menos três tiros à queima-roupa no bairro Alvorada, em Rurópolis.
"Números? Na verdade são muitos os ameaçados. São comunidades inteiras em assentamentos. Só em Anapu, no plano de desenvolvimento sustentável [PDS] Esperança, mais de 600 famias... tem o PDS Virola Jatobá.. Em Marabá, são vários assentamentos ameacados. Em Rurópolis... etc. Esse critério de listas... As lideranças de associações estão sempre entre os principais ameacados", ponderou padre Paulo Joanil da Silva, coordenador da CPT no Pará.
AGRAVAMENTO 
A CPT já afirmou esta semana que a violência no campo no Pará tem se intensificado nos últimos meses, principalmente com os resultados das últimas eleições no Brasil.
"A CPT teme que devido ao aumento da violência ocorram mais assassinatos nessa região contra trabalhadores e trabalhadoras rurais, e as populações tradicionais. Essa violência tem se tornado cada vez mais volumosa nas regiões das BR-163 [rodovia que vai de Cuiabá a Santarém] e BR-320 [rodovia Transamazônica] devido à grilagem de áreas em comunidades, aldeias e assentamentos para a exploração de madeira, garimpos e a produção de grãos. Inclusive o resultado tem evidenciado outros assassinatos”, diz a comissão.
Também na nota, encaminhada para noticiários nacionais, a Comissão Pastoral da Terra lamenta que, mesmo após o assassinato do trabalhador Gilson Maria Tamponi, a região sudoeste do Pará não está sendo acompanhada por equipes da comissão, devido a limites de pessoal – o que dificulta maiores informações sobre o caso.
Contudo, segundo padre Paulo Joanil da Silva, coordenador da CPT no Pará, a comissão e demais entidades seguem reunidas nesta terça (18) com a Promotoria de Conflitos Fundiários do Ministério Público Federal e Estadual, para verificar que medidas os órgãos vão tomar em relação ao aumento progressivo de violência contra trabalhadores e trabalhadoras rurais e populações tradicionais.
“A CPT reafirma sua missão junto aos povos do campo e da floresta em defesa da vida e dos direitos humanos, e reivindica junto aos órgãos competentes a efetivação destes direitos”, diz a entidade. A reportagem ainda tenta contato com o MPE para saber quais medidas deverão ser tomadas.
Blog do Xarope via O Liberal

Quadrilha que desviava cartões de débito e crédito pelos Correios é condenada

As fraudes foram descobertas em 2013 pela Operação Card Free, organizada pela Polícia Civil. — Foto: Reprodução/JNSegundo a justiça, cerca de 700 cartões teriam sido adquiridos irregularmente com funcionários dos Correios. Estima-se que as fraudes chegaram a R$ 3,5 milhões.
A Justiça Federal condenou nove pessoas nesta segunda-feira (17) acusadas de fazerem parte de uma quadrilha que fraudava cartões de crédito e débito na Região Metropolitana de Belém. 

Ministério Público pede indisponibilidade de bens por indícios de fraudes na prefeitura de Rurópolis

As denuncias foram ajuizada pela promotora pública titular comarca de Rurópolis doutora Mariana Sousa
As ações investigam indícios de direcionamento ou superfaturamento em processos licitatórios e pedem indisponibilidade de bens que totalizam R$7,9 milhões. 
Segundo o MP, os procedimentos foram vencidos pela empresa AF Transporte. 
O Ministério Público do Pará (MPPA) informou nesta segunda-feira (17) que ajuizou três ações por ato de improbidade administrativa apontando fraudes em licitações na prefeitura de Rurópolis.
De acordo com denúncias, houve uma série de fatos relacionados a prefeitura, tendo como objeto a verificação de veículos oficiais, o contrato de permuta com uma empresa de transportes e a colocação de bloquetes em pontos da cidade.
O MP solicitou envio de cópias das licitações relativos ao serviço de limpeza da cidade e, diante das informações, foram feitas diligências.
O processos pedem ainda a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento integral do dano; quando houver, perda da função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo estipulado na lei.
Até o momento a prefeitura de Rurópolis, segundo informações de assessores do prefeito não tinha sido notificada. 
Eles também alegaram que o processo ainda está em fase de denúncias, fato que dificulta fazer qualquer comentário ou defesa em relação ao assunto.
Por telefone tentamos contato com os jurídicos da prefeitura, e com o prefeito Joselino Padilha, mas não conseguimos.
A empresa AF Transporte é sediada em Santarém, e tem como proprietário Antonio Fernandes, conhecido pela alcunha de Canela.
A AF Transporte é responsável pela parte da limpeza pública do município de Rurópolis, como coleta de lixo domiciliar e hospitalar. Assim como abastecimento de Aguá. O processo licitatório tem 2 anos de contrato, 2017 e 2018.    

Último júri de 2018 julga morte após bebedeira

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área internaComeça daqui a pouco no salão do júri, a última sessão do ano da 3a. Vara Criminal. Será julgado o réu preso MOACIR FERREIRA DA CONCEIÇÃO, vulgo MOA, de 28 anos, acusado de matar com golpes de faca no dia 30/09/2017, Flávio Henrique Silva de Sousa, à época com 20 anos, após uma discussão enquanto bebiam na casa deste.
Moa responde ao crime de homicídio duplamente qualificado e terá na Acusação o promotor público Ramon Furtado e na Defesa o defensor público George Aguiar.
O 91° júri do ano será presidido pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo e deve terminar à tarde. A sessão começa com a entrega dos certificados de participação da última turma de jurados que julgou os 5 casos marcados para dezembro.
A Justiça entra em recesso em todo o Brasil na quinta-feira, 20/12, e o Tribunal do Júri só volta a julgar novo caso em 29/01/2019, já com as novas turmas de jurados que constam da lista de 500 nomes sorteados em outubro, que serão divulgados ainda hoje.

13o. salário: Crise, incompetência ou irresponsabilidade?

Por Vitoriano Bill
Pelo segundo ano seguido a Prefeitura de Altamira parcelou décimo terceiro salário dos funcionários municipais.
Qual o motivo desse parcelamento? Juvenil sempre que possível se exalta de suas competências administrativas, mas é justamente em sua gestão que a Prefeitura não consegue pagar de maneira integral o décimo de seus funcionários. 
O grande argumento para para o parcelamento é a crise financeira no Brasil. 
Ano passado quando também parcelou o décimo terceiro salário, Juvenil pagou a segunda parcela em meados de Janeiro. E quando o Conselho do FUNDEB foi avaliar os recursos da Educação, foi detectado que não havia necessidade de pagar os servidores da Educação só em Janeiro, pois em Dezembro havia dinheiro em caixa.
Na sexta-feira, a Prefeitura pagou somente trinta por cento do décimo terceiro salário dos servidores. E lançou nota avisando que pagaria o restante depois.
A grande pergunta que não quer calar, esse parcelamento é por conta da crise, por incompetência ou irresponsabilidade financeira?
Independente da resposta esse parcelamento compromete a organização financeira das famílias. Muitas delas que já haviam antecipado o décimo, e terão que pagar juros exorbitantes ao banco.
Vamos torcer para que uma gestão pautada na política do pão e circo, não seja irresponsável ou incompetente o insuficiente para secundarizar as condições de subsistência das famílias de seus servidores.

São Raimundo apresenta time para temporada 2019

Jogadores e comissão técnica do São Raimundo são apresentados oficialmente — Foto: Gustavo Campos/GloboEsporte.comTorcedores alvinegros conheceram os reforços contratados, mais comissão e os jovens aprovados na peneira. Treinos começam já nessa terça-feira.
Estiveram presentes 24 jogadores contratados – um chegará a Santarém na madrugada de terça-feira, os profissionais da comissão técnica e mais sete atletas aprovados na peneira alvinegra.
O São Raimundo preparou uma estrutura para receber os torcedores. Teve música; apresentação das “Alvilindas”, as líderes de torcida do Pantera; e as falas do atual presidente, Alexandre Lopes, e do novo mandatário, Luiz Bernardino – ele assume o clube oficialmente no próximo dia 9 de janeiro.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Prefeito Domingos Juvenil é condenado pelo TCE a devolver mais de R$ 45 milhões das irregularidades na Alepa

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE) condenou o atual prefeito de Altamira e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Juvenil (MDB), a devolver mais de R$ 45 milhões de reais. A decisão do Tribunal de Contas se refere a irregularidades nas despesas cometidas no ano de 2010, quando Juvenil era presidente da ALEPA. A decisão foi proferida na sessão plenária do TCE da última quinta-feira, 13 de dezembro, e cabe recuso por parte do condenado.
As informações são de interesse público e estão no site do TCE. 

Vereador é preso junto com um PM por suposta Participação no assassinato de professo

Policiais da Delegacia de Homicídio em Belém, em conjunto com o grupo de Pronto emprego, deram cumprimento a Mandados de prisão em desfavor do vereador da cidade conhecido por Gean Pardal e de um Policial Militar lotado no 5º BPM de Castanhal.
Segundo informações os mesmo estariam envolvidos na trama que culminou com o assassinato do professor Paulo Henrique ocorrido no ano passado naquela cidade.H como era conhecido era uma pessoas bastante polêmica na cidade, onde costumeiramente denunciava mazelas de Políticos locais, e segundo informações chegou a ter uma discussão áspera e até chegou as vias de fato em uma ocasião com o Vereador Gean Pardal. 
A operação foi realizada hoje,17 pela Divisão de Homicídios que estava a frente das investigações.

Polícia se reforça para prender matadores do sindicalista Gilsom Maria na região de Rurópolis

Gilson Maria Temponi liderava assentamentos rurais na região da Transamazônica, precisamente em Placas.
Nesse momento a Polícia Civil em Rurópolis, realiza diligências para apurar a autoria, circunstâncias e motivação da execução do sindicalista Gilson Maria Temponi. Ele foi morto no portão de casa no último sábado (15). 
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (Segup) disse que foi aberto um inquérito na delegacia do município para apurar o caso e uma testemunha ocular já foi ouvida. 
Resultado de imagem para superintendente thiago mendes
Superintendente da PC Thiago Mendes
Em contato com a reportagem do Blog do Xarope, o delegado Ariosnaldo Vidal disse que já se encontra em Rurópolis, o delegado Thiago Mendes Superintendente da Polícia Civil, e que o trabalho vai ser intensificado com reforços vindo de Santarém. Alguns nomes vem sendo investigados, como suspeitos da morte do sindicalista. 
O crime aconteceu por volta das 8h, quando dois homens em uma motocicleta bateram no portão do local. A vítima saiu da casa para atender e, ao abrir o portão, foi surpreendida com aproximadamente três disparos de arma de fogo. 
De acordo com Ariosnaldo, a Polícia Civil, até o momento, pessoas já foram ouvidas como testemunhas, mas ainda não há definição de nomes de envolvidos no homicídio. 
Gilson, conhecido como "Mineiro", tinha 43 anos e era presidente da Associação dos Agricultores Nova Aliança assentamentos “PDS Castanheiro”, “Arthur Falero” e “Avelino Ribeiro”. Ele lutava pela regularização fundiária dos terrenos junto ao Incra. 
A família informou que a vítima vinha sofrendo ameaças. Há cerca de um ano, ele se mudou do município de Placas para Rurópolis, temendo pela vida da família.
Sindicalista é morta em Rurópolis (Foto: Divulgação)Morte de Sindicalista: esse não foi o primeiro caso de execução de sindicalista, em janeiro de 2016, a sindicalista Leila Cleópatra Ximenes foi encontrada morta. O crime ocorreu após o término de uma reunião política, quando a sindicalista se dirigia à a sua residência no bairro do Leitoso.

Justiça concede habeas corpus e libera Sargento Gildson acusado de homicídio em Santarém

Ele é réu confesso que disparou 12 tiros no carro que causou a morte da doméstica Sônia da Silva Viana, 40 anos e ferimentos em outras três pessoas que também estavam no veículo.
O Tribunal de Justiça do Pará concedeu, por maioria de votos, o habeas corpus que libera da prisão o sargento da PM Gildson dos Santos Soares, do Grupamento Tático Operacional (GTO), acusado de homicídio em Santarém.