Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2021

TJPA abre Sindicância contra juiz de Santarém

A Desembargadora Diracy Nunes Alves, Corregedora das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça do Pará, determinou a instauração de Sindicância Administrativa visando apurar irregularidades atribuídas ao juiz Vinícius de Amorim Pedrassoli, titular da Vara do Juizado Especial das Relações de Consumo de Santarém. A Juíza Auxiliar da Corregedoria, Kátia Parente Sena, presidirá os trabalhos, com prazo de sessenta dias para conclusão. A Desembargadora também ordenou a abertura de Processo Administrativo Disciplinar em face dos servidores Henrique Braga Farias, assessor de juiz, e Gilson Figueira dos Santos, analista judiciário, ambos lotados no gabinete do juiz Pedrassoli. Caberá à Comissão Disciplinar Permanente do TJPA a apuração, no prazo de sessenta dias.
Servidores fizeram a denúncia, juntando provas em documentação física e em pen drive, ao juiz titular da 1ª Vara Criminal de Santarém, Alexandre Rizzi. Ele enviou tudo ao presidente do TJPA, Desembargador Leonardo Noronha Tavares, que, por sua vez, encaminhou o material à Corregedoria. 
As condutas atribuídas ao magistrado se referem a atuação irregular no processo nº 0800912-14.2018.14.0051 (ação revisional de consumo), em que é autor Leonardo Almeida Sidônio, e no processo nº0802852-14.2018.8.14.0051 (execução de honorários advocatícios) em que é autor Ludimar Calandrini Sidônio, ambos patrocinados pela advogada Erika Almeida Gomes. Também suposta adoção de ritos processuais diferenciados (prazos e procedimentos) nos feitos defendidos pelos advogados Maurício Tramujas Assad, Williams Ferreira dos Anjos e Carla Andressa de Souza, em razão de amizade do juiz com o advogado Maurício Tramujas Assad, desde quando era titular na Comarca de Uruará, onde o advogado atuava em nada menos que 628 ações e, em razão de ser irmão do juiz Gláucio Arthur Assad que, quando titular da Comarca de Uruará, julgou procedentes duas ações propostas pelo juiz Pedrassoli e outra proposta pela sua mãe. As acusações aludem, ainda, à atuação dos advogados Bruna Ferrari - companheira do magistrado -, Maurício Tramujas Assad e Williams Ferreira dos Anjos no processo nº 0003070-46.2016.8.14.00.51 (PJe) em que é autora Mirian Miguel Nakajima Pedrassoli, ex-esposa do magistrado denunciado, sobre quem pesam, ainda, o crescimento exponencial de ações da advogada Carla Andressa de Souza, tendo sido, inclusive, nomeada para atuar em vários processos do Juizado Especial das Relações de Consumo da Comarca de Santarém. 
Conforme a denúncia, o juiz permitia que o assessor Henrique Braga Farias e o analista judiciário Gilson Figueira dos Santos minutassem e movimentassem processos em que eram requerentes e que ambos entrassem mais tarde ou saíssem mais cedo do gabinete durante o expediente forense, um registrando o ponto do outro. Foram, ainda, colacionados prints de telas de processos do PJe em que a advogada Bruna Ferrari realizou consulta, mesmo não representando qualquer das partes das lides. 
Instado a prestar informações, após receber cópia integral dos autos, o juiz Vinícius Pedrassoli refutou um a um os termos do pedido de providências. Depois, confrontou em manifestação complementar os itens apontados como irregularidades. Relatou, em síntese, que assumiu a Vara com compromisso de equilibrar as relações das empresas e consumidores porque, à época, teria chegado a seu conhecimento "certo descrédito do Juizado perante a sociedade local" e que, diante deste contexto, adotou postura mais rigorosa e eficiente na proteção das partes hipossuficientes, mudando a imagem do Juizado. Alegou ter inovado para que os processos fossem mais céleres, menos burocráticos e que as partes tivessem paridade de armas e satisfizessem seus créditos com velocidade e eficiência. Argumentou que as medidas causaram estranheza a alguns servidores da Vara, acostumados a seguir sem reflexão ritos procedimentais e que optaram pelo enfrentamento, culminando com desobediência a decisões, o que teria motivado a denúncia que, conforme afirma, desvirtua a realidade dos fatos e decorre da animosidade que existia, principalmente, com o Diretor de Secretaria da Vara à época, demonstrada em dificuldade do servidor para lhe fornecer certidões de plantão, lavratura de certidões que manifestamente desobedecem ordens judiciais, inclusive muitas juntadas no relatório e "conversas de corredor" que demonstravam a incompatibilidade entre ambos, ressaltando que, por "sua natureza conciliadora e amenizadora preferiu na ocasião não adotar qualquer medida para coibir tais atitudes".
O magistrado sustentou que seu entendimento judicial e jurisprudencial não foram utilizados apenas nos feitos em que os advogados mencionados atuavam, mas em todos os sua Vara. Ressaltou que, em fevereiro deste ano, substituiu o Diretor de Secretaria e que agora há plena harmonia entre magistrado e servidores, com todos se empenhando para o sucesso, e que mesmo com as dificuldades de home office alcançaram bons índices no IEJUD. Acentuou elogios, certificados e comprovantes de participação em mutirões, eventos e projetos que demonstram que sempre esteve comprometido com a efetiva prestação jurisdicional e reconhecimento de seu trabalho, requerendo o arquivamento do pedido de providências do servidor Roosevelt Pinto de Jesus, ex-Diretor de Secretaria da Vara do Juizado Especial das Relações de Consumo de Santarém. O Órgão Correcional decidiu pelo arquivamento, considerando que a função gratificada de Diretor de Secretaria é de confiança, de livre indicação do juiz da Vara e sua exoneração/dispensa independe de anuência do servidor e de motivação para o ato. 
O juiz negou amizade com os advogados Maurício Tramujas Assad, Williams Ferreira dos Anjos e Carla Andressa de Souza, admitiu que conhece o juiz Gláucio Arthur Assad, mas refutou ter com ele amizade íntima. Em relação ao processo n° 0800912-14.2018.8.14.0051, cujo autor é Leonardo Almeida Sidônio, no qual determinou o bloqueio e levantamento de R$40 mil antes da audiência de instrução e julgamento, justificou ter mudado sua interpretação após receber decisão prolatada em Mandado de Segurança impetrado junto às Turmas Recursais (processo nº 0800807-59.2018.814.9000), quando tomou conhecimento de entendimento jurisprudencial da Turma e da Tese nº 743 do Superior Tribunal de Justiça em sistemática de recurso repetitivo com efeito vinculante, no sentido de que a multa astreinte só pode ser executada após confirmada em sentença de mérito, desde que o recurso não tenha sido recebido com efeito suspensivo. 
Com relação aos autos do processo n. 0802852-14.2018.8.14.0051, em que o autor é Ludimar Calandrini Sidônio, pai do advogado Leonardo Almeida Sidônio, afiançou ter determinado a penhora de R$ 74.064,00 porque entendera, ao receber a inicial, que versava sobre a cobrança de honorários decorrentes de relação de consumo e que estaria coberta pela competência da Vara; contudo, diz que mudou seu entendimento e extinguiu o feito, sem julgamento do mérito, por ser inadmissível ao rito dos Juizados, antes de tomar conhecimento da representação, e que a penhora não chegou a ser efetivada. 
Quanto ao fato de Vera Pedrassoli ter ajuizado ação na Comarca de Uruará, julgada procedente pelo juiz Gláucio Arthur Assad, asseverou que sua mãe tinha duplo domicílio, por passar períodos do ano em sua residência, e que tal fato não foi impugnado no processo. No que concerne à atuação dos advogados Maurício Tramujas Assad, Williams Ferreira dos Anjos e Bruna Ferrari, na ação proposta por Miriam Miguel Nakajima, disse acreditar que sua ex-esposa "os nomeou por indicação de terceiros, provavelmente por ter pedido indicações de nomes de advogados que são referência em matéria de relações de consumo". 
Com relação às condutas de seu assessor Henrique Braga Farias e do analista judiciário Gilson Figueira dos Santos, lotados em seu gabinete, garantiu que em nenhum momento os autorizou a minutarem despachos ou decisões nos processos em que são requerentes, e que só soube disso através do pedido de providências. Prometeu advertência verbal aos servidores, ressaltando que em sua concepção não haveria impedimento ou suspeição legal para julgamento de processos de servidores; todavia, reconheceu suspeição para julgamento dos processos apresentados por servidores da Vara em geral, para que não haja favorecimento. 
Com relação ao registro de ponto indevido dos servidores de seu gabinete, atestou que os advertiu acerca da irregularidade, determinando que, em caso de nova ocorrência, tomaria medidas administrativas.
A Desembargadora Corregedora não vislumbrou nas razões apresentadas pelo juiz elementos capazes de fundamentar o arquivamento de plano de todos os fatos trazidos à lume no pedido de providências, considerando, inclusive, a presença de fortes indícios de que, em tese, ele deixou de observar o dever de fiscalização de seus subordinados. 
Todos os fatos narrados foram publicados no Diário de Justiça do TJPA, edição nº 7069/2021, da quinta-feira passada, nas páginas 56 a 58. Clique aqui para ler no DJe.
Blog do XAROPE com informação do BLOG da Franssinete

PM resgata CRIANÇA de 11 anos, acorrentada em um barril e prende três por tortura


Uma criança de 11 anos foi resgatada em Campinas (SP), no fim da tarde de sábado (30), após ser encontrada por policiais militares com as mãos e pés acorrentados dentro de um barril de ferro em uma casa no Jardim Itatiaia. 
A corporação foi ao local após denúncia de vizinhos e três pessoas foram presas suspeitas pelo crime de tortura, entre elas, o pai do menino, a namorada dele e a filha desta mulher após registro do caso na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Jardim Londres.
Segundo a PM, o menino era mantido em pé no espaço onde também fazia necessidades fisiológicas. O local era coberto por uma telha e havia uma pia de mármore por cima para impedir a saída dele.
A corporação diz que foi acionada após moradores da região perceberam que o garoto havia deixado de ir para a escola e de brincar com outras crianças do bairro. Os policiais contam que entraram na casa após autorização da jovem de 22 anos, que é filha da namorada do pai do menino.


Ministério Público ajuíza ação para coibir manifestação contra lockdown em Santarém

Publicado decreto de 'Lockdown' em Santarém; confira as medidas adotadas  pelo município | Santarém e Região | G1
MPPA ajuizou ação para coibir manifestação em Santarém
Uma Ação Civil Pùblica foi ajuízada pelo Ministério Público neste domingo (31) em Santarém, para impedir que uma manifestação contra a suspensão das atividades não essenciais (lockdown) seja realizada nesta segunda-feira (1º) no município, quando os 14 municípios que integram a região do Baixo Amazonas entram no bandeiramento preto.
A convocação está sendo feita pelas redes sociais e, segundo as publicações, a manifestação ocorreria no viaduto da Avenida Fernando Guilhon.
Segundo a Promotoria de Justiça, a ação movida pelo MPPA visa a proteção de direito coletivo à saúde pública, em face do Estado do Pará, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, Malaquias José Mottin, Joubert Carlos Pereira e outras pessoas que se organizarem e participarem da manifestação convocada para o dia 1º de fevereiro ou outra data que venham a alterar, com os mesmos fins.

Após denúncia de furar fila de vacina contra Covid-19, alto escalão da Divisa pede exoneração em Santarém

Decretos de exoneração do alto escalão da Divisa em Santarém — Foto: Reprodução Walter Matos e João Alberto Coelho, que atuavam como coordenadores da Vigilância Sanitária e Divisão em Saúde, respectivamente, foram exonerados na sexta-feira (29). Uma lista com outros nomes está sob investigação.
O coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde, João Alberto Coelho e o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária, Walter Matos, não fazem mais parte do governo Nélio Aguiar (DEM). As exonerações ocorreram na sexta-feira (29), e teriam sido motivadas por denúncias de "furar fila" da vacina contra a Covid-19, em Santarém, oeste do Pará.
Walter Matos pediu exoneração após abertura de procedimento para apurar denúncia de prevaricação (crime funcional que consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal), porque na condição de servidor público ele passou a dose de vacina a que tinha direito para outra pessoa, no caso, a própria mãe.

Empresário é um dos líderes da manifestação contra o lockdown

O ato está sendo convocado pelas redes sociais desde que o bloqueio total foi decretado pelo governador Helder Barbalho (MDB), neste sábado (30).
“Estarei lá [na manifestação], a partir das 7h30, em cima do viaduto da BR-163 [Santarém-Cuiabá]. Eu, minha família, o pessoal da minha empresa, com duas kombis, um caminhão, cinco ou seis carros pequenos. Estaremos à disposição de quem quer um mundo melhor”, disse em vídeo postado ontem.
É a ele que a maioria das pessoas contra o lockdown se refere como o articulador do ato previsto para esta segunda-feira, no viaduto localizado na confluência das avenidas Cuiabá com Fernando Guilhon.
Malaquias Motin é um dos sócios da Siga Bem Indústria e Comércio, estabelecida na cidade desde 2018 e que atua na fabricação de produtos de papel, cartolina e papelão ondulado.
A empresa fica localizada no bairro do Maracanã.
Empresário gaúcho Natural do Rio Grande do Sul, Malaquias é também um dos integrantes da diretoria do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós.
Para ele, o estágio de pandemia em que se encontra o país é por culpa dos governantes, e que o lockdown, “a bandeira preta” seria uma “invenção”, pois a “ciência não comprova” – num discurso em que mistura religião, política e negacionismo. Assista à integra do vídeo.

Delegado Kleidson Castro intima DJ Joubert Pereira

Joubert Pereira, o DJ, foi intimado pelo delegado Kleidson Castro
O DJ Joubert foi intimado neste domingo (31) pelo delegado Kleidson Castro, da Polícia Civil do Pará, a comparecer hoje, às 16h, na 16ª Seccional Urbana de Santarém (PA).
Joubert Pereira é um dos líderes da manifestação marcada para amanhã (1º), às 7h30, contra o lockdown decretado neste sábado (30) pelo governador Helder Barbalho em todos os municípios no Baixo Amazonas e Calha Norte, para conter o avanço da covid-19 nas duas regiões que fazem divisa com o estado do Amazonas.
Ao Blog do Jeso, neste domingo, o disk-jóquei fez críticas ao bloqueio total e à condução que os governos estadual e municipal estão dando à epidemia virial. Além de convidar a população para participar do protesto contra o bloqueio total.
Com o lockdown, que passará a vigorar nos primeiros minutos da madrugada desta segunda-feira (1º), atos públicos de qualquer natureza estão proibidos nas duas regiões.
A intimação do delegado ao DJ
 A convocação para o ato de protesto
Entenda 
Ontem (30), o governador Helder Barbalho (MDB) mudou o bandeiramento de covid-19 no Baixo Amazonas e Calha Norte – de vermelho para preto. O prefeito Nélio Aguiar, de Santarém, e os demais das duas regiões estão atualizando as medidas restritivas, com lockdown, nos seus respectivos municípios.
“Convido todos vocês que estão sendo prejudicados pelos governos municipal e estadual com esses lockdowns baratos que estão fazendo aí”, convocou o DJ Joubert em vídeo veiculados nas redes sociais.
De camisa branca com listas pretas, “por me sentir prisioneiro e escravo desses governos que estão aí”, Joubert Pereira se sustenta com aluguel de aparelhagem, promovendo e tocando em festas e eventos.

número de mortes por Covid-19 passa de 467 para 514 em Santarém


Boletim divulgado na noite de sábado (30) acrescentou mais 30 novos casos positivos para a doença.
Nos 30 primeiros dias de 2021, o município de Santarém, no oeste do Pará, teve crescimento acelerado na quantidade de mortes em decorrência da Covid-19. No dia 1º de janeiro eram 467 óbitos, já no sábado (30) o número passou para 514 - crescimento de 47 novos registros.
O boletim que mostra a evolução dos casos no novo coronavírus no município, também divulgado no sábado à noite, acrescentou a quantidade de 30 pessoas que testaram positivo para a doença. Desta forma, Santarém alcançou a marca de 14.031 positivados, sendo 13.300 já recuperadas.
Neste boletim, a Secretaria de Saúde (Semsa) informou sobre a morte de um homem de 63 anos que faleceu no dia 27 de janeiro, além de quatro óbitos que estão sendo investigados para verificar se há relação com a Covid-19.

sábado, 30 de janeiro de 2021

Veículo dos Correios a serviço de empresa privada é pego de assalto na rodovia BR-163

Homens ameaçam com arma de fogo o condutor do veículo. Dentre os objetos, que estavam no veículo, havia duas armas de fogo e lunetas.
Carga foi subtraída por assaltantes em ramal em Belterra, no PA — Foto: Reprodução/Redes sociais
Uma carga que estava sendo transportada em um caminhão foi roubada na manhã de sexta-feira (29) na BR-163, km 108, em Belterra, no oeste paraense. Dentre os objetos, encontrados no veículo, havia duas armas de fogo e lunetas, que foram deixadas ou esquecidas pelos assaltantes.
Segundo a Polícia, a vítima do assalto compareceu à Delegacia e contou que dois homens em uma motocicleta se aproximaram do caminhão e a ameaçaram com uma arma de fogo. 
Depois, um dos indivíduos entrou no veículo e levou a vítima até um ramal, onde a carga foi transferida para um outro carro.
Arma de fogo e lunetas foram encontradas no caminhão — Foto: Reprodução/Redes sociais
Ainda de acordo com a Polícia, o transporte da carga foi terceirizado pelos Correios para uma empresa privada. Agora, continuam as investigações para descobrir a autoria do crime e para recuperar os objetos que foram subtraídos.
Blog do XAROPE via G1 Santarém 

Prefeito de Santarém Nelio Aguiar usa as redes sociais para falar sobre medidas adotadas para o enfrentamento à COVID-19

O prefeito de Santarém, NELIO AGUIAR usou suas redes sociais neste sábado(30), para alertar a população em relação às mudanças de bandeiramento estabelecida pelo governo do Estado, assim como pela alta taxa de ocupação em todas as Unidades Hospitalares da Região do Baixo Amazonas. E das necessário medidas adotadas para o enfrentamento à COVID-19.

Veja o VÍDEO...



Governo muda para bandeira preta e Santarém entra em lockdown

Santarém e região do Baixo Amazonas entram em Lockdown. O governador do Estado, Hélder Barbalho foi quem fez o anúncio em sua rede social, Twitter. Com isso, toda região do Baixo Amazonas entram em regime de Lockdown.

Conforme o governador, o Lockdown passa valer a partir de meia noite da próxima segunda-feira, 01 de fevereiro.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

NOVA CEPA: Variante que circula no Amazonas foi identificado em Santarém, pelo Instituto Evandro Chagas


A nova cepa do coronavírus, a princípio encontrada na cidade de Manaus (AM), já está no Pará. Segundo informações do governador do estado, Helder Barbalho (MDB), publicadas através de suas redes sociais, dois casos foram confirmados no município de Santarém, no oeste paraense.
Ainda de acordo com o governador, a confirmação dos casos foi feita pelo Instituto Evandro Chagas que identificou a variante que circula no Amazonas em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos.


Jovem é executada em zona de mata do município de Anapu


Uma jovem, identificada como Sabrina Rocha Calisto, de idade não informada, foi encontrada morta nesta sexta-feira (29), em Anapu (PA).
Segundo o relatório policial, Sabrina estava, em uma zona de mata, com as mãos amarradas na região das costas; e, no pescoço, um ferimento que, provavelmente, foi causado por uma faca.
Ela estava desaparecida desde a noite de quinta-feira (28). A polícia está investigando o caso para identificar os autores.

Fonte: Confirma Notícias.
Piloto de avião Antônio Sena conhecido como Toninho Sena — Foto: Reprodução/Redes sociais
Um avião monomotor Cessna 210, prefixo PT-IRJ desapareceu após decolar do município de Alenquer, oeste do Pará, na quinta-feira (28) com destino ao garimpo Califórnia, localizado na região de Itaituba, no sudoeste paraense.
De acordo com informações preliminares, o avião era pilotado pelo santareno Antônio Sena, conhecido entre os amigos como "Toninho Sena".
Ao menos uma pessoa, que seria o proprietário da aeronave estaria em companhia do piloto. Outra aeronave que decolou pouco tempo depois chegou ao garimpo e quando o piloto viu que a aeronave pilotada por Toninho Sá não havia chegado ao destino. O Salvaero teria sido acionado para buscas na região.
Segundo informações de pilotos que atuam na região, duas aeronaves estão sobrevoando a área entre Alenquer e o garimpo Califórnia em busca do Cessna 210 PT-IRJ.
O G1 fez contato com o Salvaero para saber se o grupamento de salvamento foi comunicado sobre o desaparecimento da aeronave e se também está fazendo buscas, e aguarda retorno.
Avião Cessna 210 PT-IRJ desapareceu em viagem de Alenquer para garimpo na região de Itaituba, no Pará — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Avião Cessna 210 PT-IRJ desapareceu em viagem de Alenquer para garimpo na região de Itaituba, no Pará — Foto: Reprodução/Redes Sociais


EXCLUSIVO – Homens em busca do tesouro de Colares tentam matar dona de terreno

EXCLUSIVO – Homens em busca do tesouro de Colares tentam matar dona de terreno

A tentativa de dois homens em fazer escavação para encontrar moedas de grande valor em um terreno na cidade de Colares, quase termina em assassinato. A dona do terreno – o mesmo local onde no dia 17 passado foram encontrado um tesouro com moedas do século 19 anteriores à Revolução Cabana -, conhecida por Elza, avistou no domingo passado, 24, dois homens revirando o local de onde as moedas haviam sido retiradas.

Imprensa de Luto: Infarto mata o radialista Bob Nelson em Santarém

Radialista teve um infarto fulminante, ele esta em tratamento de Covid -19 
A Rádio de Santarém ficou de luto na noite de quinta-feira (28). Morreu hoje, aos 59 anos, o radialista esportivo da Rádio Clube do Tapajós FM ( antiga Tropical), Ednelson Moura, o Bob Nelson.
Ednelson Moura da Trindade trabalhava na Rádio Clube do Tapajós FM (ex-Tropical AM), pertencente ao Grupo RBA.
Bob Nelson estava com covid-19, em isolamento domiciliar. A notificação atestando a infecção viral do radialista foi apresentada pela esposa dele.
“Ele estava em tratamento e inclusive em tratamento no centro de tratamento de saúde Paulo Freire”.
Bob Nelson também apresentava o Jornal da Clube e aos finais de semana comandava o Programa Rádio Show, na Rádio Clube do Tapajós, pertencente ao grupo RBA.


Pacientes vindos do Amazonas para tratar a Covid-19 começam a ter alta médica

Dos 26 pacientes que vieram do Amazonas para o Hospital de Campanha do Hangar - para tratamento da Covid-19 -, oito já se recuperaram e viajaram de volta ao estado de origem nesta quinta-feira (28). Eles começaram a chegar em Belém no dia 18 de janeiro, transferidos a pedido daquele governo por conta da superlotação e falta de oxigênio na rede hospitalar amazonense. Outros 17 seguem internados em tratamento e um faleceu.
"É um momento muito importante e feliz para nós da Sespa, do Governo do Estado como um todo, por termos conseguido disponibilizar esses 30 leitos para os pacientes do Amazonas. Recebemos alguns em estado grave, e hoje estamos felizes em dar alta a esses oito pacientes que inclusive já estão retornando para suas casas e o seu convívio social. Foi com grande satisfação que abrimos essas vagas para o estado do Amazonas e continuaremos nessa luta, já que os leitos continuam a disposição dos nossos vizinhos. Continuamos seguindo firmes com todas as medidas necessárias para o combate a Covid-19 no Pará", destacou o secretário de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho.
A diretora técnica do Hospital, a médica Bárbara Freire, explica que os pacientes, assim que desembarcaram na capital, foram deslocados de ambulância, estabilizados e admitidos. "Além da suplementação de oxigênio, garantimos também o apoio de fisioterapeutas, psicólogos, e fora o acompanhamento médico, demos todo um espaço para que eles conversassem com a família, até que pudessem voltar para casa recuperados", detalhou.
Carlos José de Oliveira, 43, é um dos que voltou para Manaus (AM) nesta quinta. "Foi um atendimento muito bom, fui cuidado da melhor maneira possível por ótimos profissionais, com toda a atenção", relatou.
Gilmar FrabrícioFoto: Ricardo Amanajás / Ag. ParáGilmar Fabrício da Silva Dias, 43, também retornou para a capital amazonense. "Cheguei bem debilitado, mas a equipe médica me tratou super bem. Só gratidão e todo carinho pelo que fizeram para que eu me recuperasse para voltar à minha família", reconheceu o agora ex-paciente.
Edna da Silva Costa Lobato, 44, lembra dos dias de angústia e de distância dos familiares. "Desde o início do processo de cura eu fui muito bem recebida, desde o pessoal dos serviços gerais até o corpo administrativo. Agradeço pela nova oportunidade de vida que tive, por todos terem sido tão gentis. Cheguei muito abalada, tive apoio de médicos, enfermeiros, técnicos. Todo meu agradecimento ao Governo do Pará, que abriu as portas para cuidar da gente", declarou.
Edna da Silva LobatoFoto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará
Apoio - O Pará oferece 20 leitos clínicos e dez de terapia intensiva no Hospital de Campanha, e outros dez de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal na Santa Casa do Pará. Havendo necessidade, o Governo do Estado pode avaliar a possibilidade de ampliar essa oferta. No dia 14 de janeiro, em redes sociais, o governador Helder Barbalho anunciou ter feito contato com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para oferecer ajuda diante do colapso no sistema de saúde devido ao crescimento de casos da Covid-19.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Pacientes que já contraíram Covid-19 podem ter alterações neurológicas

É necessário sempre o acompanhamento de um médico.
Pessoas acometidas pela Covid-19 ou que já tiveram o diagnóstico positivo para a doença em algum momento precisam ficar atentas e observar a existência de alguns sinais de alerta que podem caracterizar alteração neurológica provocada pela enfermidade. Perda de olfato, formigamentos pelo corpo e dores de cabeça estão entre as alterações. Mesmo em um quadro considerado leve, a recomendação é procurar um neurologista para avaliar cada caso.

Promotoria expede Recomendações para combater nepotismo no Executivo e Legislativo de Jacareacanga

...
Nepotismo: MP de olho no Executivo e Legislativo
A promotoria de Justiça de Jacareacanga expediu Recomendações à prefeitura e à Câmara Municipal, relacionada à 
prática do nepotismo. O MPPA recomenda aos gestores do Executivo e Legislativo que se abstenham de nomear ou contratar para cargos públicos em comissão, pessoas na condição de cônjuge, companheiro e com parentesco até terceiro grau, e que exonerem quem se enquadrar nessas condições. As recomendações foram enviadas no dia 21 de janeiro.
A promotora de Justiça Lilian Braga, que responde por Jacareacanga, recomenda ao prefeito e ao presidente da Câmara, e a quem venha lhes suceder ou substituir, que no limite de suas atribuições, se abstenham de permitir o provimento por nomeação ou contratação de cargos públicos municipais em comissão disponíveis em toda a estrutura do Poder Executivo Municipal e do Legislativo, por pessoas que ostentem a condição de cônjuge, companheiro e parentesco (consanguíneo, afinidade ou civil) até terceiro grau, com os agentes públicos.
De acordo com as recomendações, a prática de nepotismo é vedada por lei e caracteriza privilégio desarrazoado, injustificado e inconstitucional, além de satisfazer somente interesses pessoais. Não havendo o atendimento integral das medidas, o Ministério Público poderá buscar a anulação do ato de nomeação ou contratação mediante ação civil pública, sem prejuízo da promoção de ação civil para apurar a prática de ato de improbidade administrativa pelos destinatários.
No prazo máximo de 30 dias, ambos devem providenciar a imediata exoneração dos que se enquadrem em casos de nepotismo, sem prejuízo da posterior nomeação de outra pessoa que não incida nos termos da recomendação e portadora de aptidão funcional comprovada para os cargos comissionados, para que haja continuidade e regularidade do serviço público.
No mesmo prazo, devem enviar ao MPPA listagem contendo o nome completo e a natureza da função de todos os atuais servidores ocupantes de cargos em comissão no âmbito de seus respectivos poderes, que porventura tenham o parentesco relatado na recomendação, para exame e apreciação da promotoria, visando estudar outras providências complementares passíveis de serem adotadas, e a listagem dos exonerados, caso houver. Em cinco dias devem comprovar, por escrito, sobre o acolhimento ou não das recomendações. Recomendação- Executivo
Texto: Lila Bemerguy

Indígenas de Santarém, Óbidos e Belterra já estão sendo vacinados contra Covid-19

Na região há mais de 4 mil indígenas, priorizados no Plano Estadual de Vacinação elaborado pela Sespa

Comunidades indígenas do Baixo Amazonas, localizadas nos municípios de Santarém, Óbidos e Belterra, já estão sendo imunizadas contra a Covid-19. Nesta primeira fase, que vai até esta quinta-feira (28), há vacinas para 536 pessoas. Na região há 4.104 indígenas, que fazem parte dos grupos prioritários da primeira fase do Plano Estadual de Vacinação, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Também fazem parte desse grupo prioritário idosos acolhidos em casas de repouso e asilos e profissionais da saúde diretamente envolvidos no combate à pandemia.
Os indígenas formam um dos grupos prioritários da primeira fase do Plano Estadual de VacinaçãoFoto: Alex Ribeiro / Ag.Para

Neka Borari, cacique do Povo Borari no distrito de Alter do Chão, em Santarém, acompanhou o dia de vacinação na comunidade e afirmou que a população indígena confia na ciência e nas vacinas contra o novo coronavírus. A cacique aprovou o fato de os índios serem incluídos no grupo prioritário, e ressaltou a importância da continuidade da vacinação para todos.

Policiais prendem homem que transportava tabletes de drogas Junto com pó de café

A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), prendeu na útima quarta-feira (27) um homem que transportava substâncias entorpecentes pela Rodovia BR-316, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Durante a abordagem e revista no veículo, foram encontrados três tabletes de substância com aspecto de cocaína, escondidos no painel frontal.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Prefeito de Itupiranga recebe alta de hospital em São Paulo

rreio)

Benjamin Tasca estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde o início do mês. Ele retorna para o município neste fim de semana
Depois de 19 dias internado em leito de UTI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, o prefeito municipal de Itupiranga, Benjamin Tasca, finalmente recebeu alta médica, para alegria da população local. O anúncio foi feito por um de seus assessores diretos em vídeo replicado nas mídias sociais na tarde desta quarta-feira (27). No vídeo, Benjamin aparece, de pé, segurando o termo de alta hospitalar assinado por ele e pela chefe da equipe médica responsável pelo seu tratamento contra a covid-19.
Nos últimos dias, Benjamin já estava no apartamento da unidade hospitalar de alta complexidade da capital paulista.

Mais 6 óbitos são registrados e Santarém ultrapassa 500 mortes por Covid-19

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "TODOS CONTRA CORONAVÍRUS BOLETIM ATUALIZAÇÃO .21H 26.01 13705 CA CASOS CONFIRMADOS 502 ÃBITOS 12985 RECUPERADOS 67 POSITIV Os INTERNADOS 197 EM ANÁLISE 11103 84 DESCARTADOS CASOS POSITIVADOS HÁ MAIS DE DIAS CADASTRADOS NOS ÚLTIMOS DIAS 304 06 ÃBITOS CONFIRMADOS HOJE OCORRIDOS EM DIAS ANTERIORES 06 3.650 MONITORADOS 54.212 MON/RECUPERADOS SUSPEITOS AGUARDANDO RESULTADO prefeituradesantarem www.santarem.pa.gov.br SECRETAIAMUNCIP DESAÚDE PREFEITURA DE SANTARÉM"
84 novos casos foram confirmados em boletim divulgado na noite de terça-feira (26)

Mais 6 óbitos foram registrados em decorrência da Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará e com isso, número de vidas perdidas no município ultrapassa a marca de 500. Dados foram atualizados na noite de terça-feira (26).

De acordo com o boletim, há 502 óbitos registrados e 13.705 casos confirmados no município. As mortes registradas aconteceram no período de 18 a 26 de janeiro. As vítimas são quatro homens e duas mulheres com idade entre 60 e 82 anos.
O boletim registrou mais 84 novos casos confirmados em Santarém, as confirmações foram obtidas por testes rápidos (50) e outros 34 por RT/PCR.
Dos 13.705 casos confirmados de covid-19, 12.985 estão recuperados, 67 estão internados e outros 151 pacientes estão em isolamento domiciliar.
Ainda de acordo com o informe, 11.103 resultados foram negativos, 197 estão em análises, 3.650 monitorados e 54.212 monitorados já recuperados.

Foto de enfermeiro que abraça paciente com síndrome de Down para dar oxigênio no AM viraliza e família consegue transferência

Paciente Emerson Junior Loureiro recebe oxigênio com ajuda de enfermeiro  — Foto: Arquivo pessoal Paciente internado com Covid em Caapiranga, no interior do Amazonas, estava com medo de colocar máscara para receber oxigênio. Enfermeiro lembra que o tranquilizou com um abraço.
A foto de um enfermeiro que abraçou um paciente com síndrome de Down enquanto ele recebia oxigênio, no interior do Amazonas, viralizou e gerou comoção nas redes sociais. A atitude do profissional de saúde foi para tranquilizar o rapaz que, diagnosticado com Covid-19, estava com medo de colocar a máscara para aspirar o gás.
Após a repercussão da imagem, a família contou que conseguiu transferir o jovem para um leito de UTI em Manaus.
O registro foi feito no momento em que o Amazonas enfrenta um novo surto de Covid, e sofre justamente com a falta de oxigênio nos hospitais. Mais de 200 pacientes com Covid já foram levados a outros estados por conta do colapso.
A foto que viralizou foi feita em um hospital no município de Caapiranga, a 134 Km de Manaus. O paciente Emerson Junior Loureiro, de 30 anos, está em tratamento contra a Covid no local, informou ao G1 a irmã dele, Eliane Loureiro.
"Meu irmão não queria deixar colocar a máscara para receber oxigênio pois se sente incomodado. Eu tinha acabado de sair de perto dele e o enfermeiro me disse: 'deixa que eu faço, deixa que eu cuido'. Foi quando ele abraçou o meu irmão e, só por meio desse gesto, que ele se sentiu seguro. Foi muito bom", contou.
O enfermeiro Raimundo Nogueira disse ao G1 que o paciente chegou à unidade com quadro de saúde instável. Para ganhar a confiança do rapaz, a única maneira que encontrou par dar oxigênio a ele por meio de uma máscara não-reinalante foi com um abraço.
"Como ele não entende, pois é um paciente especial e eu cheguei próximo dele, dei um abraço, e eu consegui ofertar oxigênio. Assim, ele percebeu que aquele oxigênio fazia parte do tratamento sim, pois até melhorou a respiração dele", disse.
Blog do Xarope via  Eliana Nascimento, G1 AMEnfermeiro abraçou paciente com síndrome de Down para tranquilizá-lo enquanto ele recebia oxigênio. — Foto: Arquivo Pessoal

Trabalhadores em situação de escravidão são resgatados em meio ao mato em São Félix do Xingu

No total eram três trabalhadores que foram encontrados
O dono da propriedade não estava no local, por este motivo não houve prisões
Um grupo de trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatadas na região sul do Pará na última terça-feira (26). A operação Terra Roxa foi realizada pela Policia Federal. Três pessoas estavam em meio ao matagal.
Os trabalhadores estavam em São Félix do Xingu. O dono da propriedade não estava no local, por este motivo não houve prisões.
A operação contou com a participação dos agentes da Polícia Federal, além de um procurador do trabalho, auditores fiscais de trabalho e membros do grupo de segurança institucional do Ministério Público do Trabalho.

Ex-Remo consegue transferir esposa hospitalizada após campanha nas redes sociais

Marco Goiano transferiu esposa Joanne Almeida para Goiás para tratar da covid-19
Ex-jogador do Remo e Bragantino, Marco Goiano conseguiu através de uma campanha transferir a esposa, Joanne Almeida para o estado de Goiás após ela contrair a covid-19, em Manaus (AM).
Através das redes sociais, o jogador realizou uma campanha e com ajuda de familiares, amigos e esposa de vários jogadores conseguiu arrecadar o valor acima de R$ 80 mil para transferir a esposa de Manaus (AM) para Goiânia (GO), terra natal da família.
Joanne foi transferida por meio de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel após contrair a covid-19 na reta final da gravidez, ao ponto de realizar o parto prematuro de Ravi, filho do casal, que já teve alta.

Com UPA exclusiva para Covid-19, HMS fica sobrecarregado e falta de profissionais piora o atendimento nas duas unidades; JK pede ação de Semsa e OS IMS

“É um enfermeiro para 15 ou 18 pacientes, o que é inadmissível”, disse JK.














O vereador JK do Povão (PSDB) reclamou, nesta terça-feira (26), durante a sessão remota da Câmara Municipal de Santarém, da falta de profissionais que vem comprometendo os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital Municipal “Dr. Alberto Tolentino Sotelo”. O parlamentar verificou a situação durante visitas realizadas na manhã daquele dia.
De acordo com JK, a movimentação na UPA, destinada pela Secretaria Municipal de Saúde apenas para atendimento de pacientes com Covid-19, a movimentação está tranquila, mas a falta de profissionais, como fisioterapeuta, compromete o serviço realizado pela unidade.

Vereadores participa de recepção ao governador do Estado e da entrega de 1.800 m³ de oxigênio para Santarém

Ronan Liberal Jr. (MDB), junto a seus pares, participou da recepção ao governador do Estado Helder Barbalho









A comitiva também visitou a escola onde será instalado o Hospital de Campanha e o Hospital Regional do Baixo Amazonas
Na manhã desta terça-feira (26), o presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Jr. (MDB), junto a seus pares, participou da recepção ao governador do Estado Helder Barbalho no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca e o acompanhou no ato de entrega de parte de uma encomenda de 500 cilindros que vão abastecer as unidades de saúde de toda a região do Oeste do Estado.
Foram entregues um total de 200 cilindros com 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio medicinal comprimido em cada unidade, e o restante do pedido será entregue até a próxima sexta-feira (29).
O governador destacou a importância do gerenciamento e gestão destes equipamentos, assegurando que a região Oeste do Pará enfrentará esta pandemia sem riscos de colapso no Sistema de Saúde.

Comunitários reivindicam atendimento em saúde no Bela Vista; conjunto de moradias compõe a Grande Área da Nova República

Alba pediu ao executivo para reforçar assistência à saúde para os moradores do bairro Bela Vista.














Durante a segunda sessão deliberativa remota da Câmara de Santarém, realizada nesta terça-feira (26/01), a vereadora Alba Leal (MDB) pediu ao Poder Executivo para reforçar assistência à saúde para os moradores do bairro Bela Vista.
“O bairro tem 3.800 famílias, onde 80% dessas famílias vivem em vulnerabilidade social, nessa época de pandemia se faz necessário uma atenção especial na área da saúde porque lá não tem Unidade Básica de Saúde (UBS). O bairro Bela Vista, apesar de não ser constituído legalmente, não poderá ficar descoberto, por isso vou pedir da administração municipal o apoio das equipes das duas unidades de saúde que ficam próximas ao bairro, que são: UBS Nova República e UBS Vitória Régia, para o acolhimento desses pacientes”, disse.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Em Santarém, comitiva do Governo visita Hospital Regional do Baixo Amazonas

Em Santarém, o governador com o diretor do hospital, Heberti Moresch; secretário adj. da Sespa, Sipriano Ferraz; prefeito de Santarém Nélio Aguiar e equipe médica













Governador se concentrou nos andares e alas para tratamento da Covid-19 no Hospital Regional do Baixo Amazonas
Em agenda na região oeste do Pará, o governador Helder Barbalho visitou o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, uma das referências no tratamento de Covid-19 na região. Durante o compromisso, ele foi recebido pelo diretor do hospital e parte da equipe médica. A visita se concentrou nos dois andares destinados a internação de pacientes em leitos de UTI exclusivos para o tratamento do coronavírus. 
“Este momento é de estabilidade, de prosseguir a gestão de processo, acompanhar dia a dia do avanço epidemiológico para monitorar e estarmos atentos para iniciativas que sejam necessárias. Isto compõe um conjunto de ações que estamos fazendo, desde a remoção de pacientes, que já foram 57 pacientes trazidos de municípios para os hospitais regionais de Santarém e Itaituba, e para Juriti; além da abertura do Hospital de Campanha de Santarém para reforçar a oferta de leitos clínicos e, com isto, desafogar a unidade de pronto atendimento, desafogar também e transformar os leitos clínicos do Hospital Regional em leitos de UTI fazendo o gerenciamento e a gestão desse momento, e com isso garantindo e assegurando que a região oeste do Estado enfrentará esta pandemia sem risco de colapso no sistema de saúde”, disse o governador Helder Barbalho.
Em Santarém, o governador com o diretor do hospital, Heberti Moresch; secretário adj. da Sespa, Sipriano Ferraz; e equipe médicaFoto: Marco Santos / Ag.ParáO Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma das bases de transferência, para onde estão sendo encaminhados os pacientes de várias cidades da região. O diretor da unidade, Heberti Moresch, explica de que forma eles estão lidando com esta segunda onda da doença. 
“O Hospital Regional do Baixo Amazonas, seguindo as diretrizes do Governo do Estado, já vem se adequando para essa segunda onda da Covid-19 na nossa região. Então, em termos de oxigênio, que é uma grande preocupação, nós temos um tanque no hospital com capacidade para 27 mil m³ de oxigênio, que equivalem a 2.700 cilindros, então não há problemas e risco de oxigênio aqui", afirmou Heberti Moresch.
No Hospital Regional do Baixo Amazonas, o governador fez questão de ver de perto os pacientes em tratamento contra a Covid-19Foto: Marco Santos / Ag.ParáEle informou, ainda, que "mesmo com todas ampliações feitas, hoje o Hospital conta com 44 leitos de terapia intensiva adulto, 04 pediátricos, 04 neonatais, além de 18 leitos para pacientes clínicos. Estamos recebendo, com a estrutura do Estado e transferência área, pacientes de toda a nossa região e dando todo o suporte que os municípios vizinhos precisam para dar assistência ao paciente da Covid-19”.
Abertura de leitos - Para dar suporte aos municípios do Oeste do Pará, o Governo do Estado ampliou o número de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Em Santarém, já são 44 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); em Itaituba, são 60 leitos e em Juriti foram instalados 10 leitos de UTI.
No Hospital Regional do Baixo Amazonas, o governador fez questão de ver de perto os pacientes em tratamento contra a Covid-19


Aclamação: Prefeito de Santarém Nélio Aguiar é o novo presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará

NELIO AGUIAR VOLTA A ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA FAMEP










O prefeito do munícipio de Santarém, Francisco Nélio Aguiar, mostrou a sua grande liderança politica no a nível de Estado, ao assumir nesta terça-feira, 26 de janeiro pela segunda vez o cargo de presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) para o triênio 2021/2024, com chapa única denominada “FAMEP FORTE”. 
Nélio Aguiar já foi também presidente da Amut( Associação da Transamazônica e Santarém-Cuiabá, e assume pela segunda vez a FAMEP, desta vez no lugar de Wagne Machado. 
Para a nova gestão, o Conselho destaca que continuará lutando em prol do fortalecimento do Movimento Municipalista no Estado, garantindo ainda dar continuidade em lutas já iniciadas, como a revisão do Pacto Federativo, Reformas Política e Tributária, realização da IV Marcha de Prefeitos. 
A Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP) é uma pessoa jurídica de direito privado, de natureza civil, sem fins lucrativos, com área de atuação em todo o Estado do Pará, desde de 1991. 
Novo Conselho Diretor para o Triênio 2021-2024 
Presidente: Francisco Nélio Aguiar da Silva – Representante Legal do Município de Santarém;
1° Vice – Presidente: Wagne Costa Machado – Representante Legal do Município de Piçarra;
2° Vice – Presidente: José Antônio de Azevedo Leão – Representante Legal do Município de Breves.




Vereador Maduro questiona e levanta dúvidas sobre medidas adotadas pelo Comitê de Crise em Santarém


“Como uma loja no Centro de Santarém pode funcionar e no shopping não?”
O vereador Alexandre Maduro usou o tempo da liderança de seu partido para questionar, durante a sessão deliberativa remota desta segunda-feira (25), os critérios usados pelo Comitê de Crise para definir as medidas restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus. Ele enfatizou que não defende a reabertura total do comércio, mas uma discussão ampliada sobre as decisões, que podem afetar a economia local.
“Como uma loja no centro de Santarém pode funcionar e no shopping não? E nós sabemos que as medidas de proteção nesses estabelecimentos mais afastados do bairro central vinham sendo cumpridas, salientou o parlamentar ao defender que o comitê de crise esclareça aos vereadores porque adotaram essas medidas.
Alexandre Maduro também questionou o motivo de setores como lojas de material de construção poderem funcionar por mais tempo que as lojas do centro comercial. Por que esse setor é considerado essencial. O vereador anunciou que vai protocolar requerimento para que esses questionamentos sejam esclarecidos, reforçando que defende restrições, mas com critérios iguais e transparentes.