Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Prefeito de São Félix do Xingu sobe o tom e engrossa o caldo pra cima da Vale e outras mineradoras que querem extrair minério do município


O prefeito de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, João Cleber (MDB), tomou uma decisão histórica e não vai aceitar a Vale minerar no solo do município sem antes cumprir com as condicionantes do acordo firmado com a Prefeitura. Em uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta terça-feira (30), ele e o deputado estadual Torrinho Torres (Podemos), apresentaram uma proposta para que o estudo do EIA-RIMA do Projeto Onça Puma seja dividido, já que São Félix do Xingu possui 73% do projeto, enquanto Parauapebas tem 27% de sua área explorada.
Tanto o deputado Torrinho Torres quanto o prefeito João Cleber são categóricos em afirmar que a mineradora só vai continuar a exploração mineral em São Félix do Xingu, se a empresa pagar o retroativo de tudo o que deve de impostos ao município. A empresa pretende abrir um segundo forno para processamento de níquel no Projeto Onça Puma, mas esbarra na resistência da Prefeitura em não liberar o alvará até que a empresa cumpra com as condicionantes do acordo firmado com o município.
O prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber, participou, juntamente com o deputado Torrinho, e um representante do escritório de advocacia Pinheiro & Pena Forte, de uma reunião em Belém com Rodolpho Zahluth Bastos, secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Semas, do Pará, além de técnicos da pasta, ocasião na qual foi apresentado um relatório com as condicionantes que devem ser cumpridas pela Vale.

Mercúrio contamina 15,8% do pescado consumido no Pará, O maior nível de contaminação está em São Félix do Xingu e Itaituba


Dois municípios do Amazonas – Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira – apresentam 59% de contaminação nas amostras.
Acontaminação por mercúrio não afeta apenas a população que vive em áreas de garimpo na Amazônia e no Centro-Oeste. De acordo com estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os peixes que chegam à mesa de brasileiros que vivem nos principais centros urbanos da região Norte estão contaminados por mercúrio. Os piores índices foram registrados em Roraima, onde 40% dos peixes têm mercúrio acima do limite recomendado. No Acre o índice é de 35,9%. Pará (15,8%) e Amapá (11,4%), registram os menores indicadores de contaminação, mas não estão livres dos riscos à saúde humana.
Os resultados mostram que os peixes de todos os seis estados amazônicos apresentaram níveis de contaminação acima do limite aceitável - maior ou igual a 0,5 microgramas por grama - estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Na média, 21,3% dos peixes comercializados nas localidades e que chegam à mesa das famílias na região Amazônica têm níveis de mercúrio acima dos limites seguros”, destacou a Fiocruz, por meio de nota, ao destacar que, em todas as camadas populacionais analisadas, a ingestão diária de mercúrio excedeu a dose de referência recomendada.
Amostras foram coletadas em importantes feiras e mercados do Norte, como o mercado Ver-O-Peso, em Belém; e a Feira da Manaus Moderna (AM).

Mulher é presa por suspeita de roubo e indentidade falsa pela Polícia Federal em Santarém enquanto recebia atendimento em Salão de beleza


Mulher foi presa pela PF enquanto recebia atendimento em Salão de beleza em Santarém — Foto: Divulgação
Uma mulher foi presa pela Polícia Federal enquanto estava sendo atendida em um salão em Santarém, oeste do Pará, na manhã desta terça-feira (30). De acordo com a PF, havia um mandado de de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios no nome da suspeita.
Os crimes cometidos pela suspeita, de acordo com a PF, seriam roubo e identidade falsa. O nome não foi divulgado.
Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal de Santarém para a realização dos procedimentos legais e então conduzida ao Centro de Recuperação Feminino de Santarém.

Advogada filha de empresário encontrado morta dentro de carro no Bairro Jardim Ipanema em Novo Progresso, com tiro na testa


Jessyka A. Conceição, filha do empresário Jaime Conceição, proprietário do Posto de Combustível Figueira, situada na Avenida Jamaxim, foi encontrada morta dentro do carro no início da madrugada desta quarta-feira, 31 de maio de 2023, em Novo Progresso.
Jessyka, foi encontrada morta com marca de tiro na testa, dentro do carro, por volta das 02h30min, desta quarta(31) , no morro do Bairro Jardim Ipanema, as margens da Avenida Jamanxim em Novo Progresso.
Jessyka A. Conceição , era advogada em Novo Progresso.
As causas da morte ainda não foi revelada.
A polícia Militar, atendeu a ocorrência.
A reportagem aguarda manifestação da família e policia que investiga o caso.
MULHER ENCONTRADA MORTA DENTRO DO CARRO EM NOVO PROGRESSO-PA. (Foto:tv Progresso ao vivo)
Fonte: e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso

Nova Serra Pelada no Pará é fake, diz PRF


A promessa de riqueza fácil fez com que muitas pessoas acreditassem na existência de ouro em Rurópolis, mas o suposto garimpo nunca existiu
Ocompartilhamento de uma notícia falsa fez com que moradores de Rurópolis, no Pará, ficassem eufóricos com a possiblidade de encontrar ouro. Nas redes sociais, mensagens em muitos grupos afirmavam que haviam descoberto o maior "garimpo de ouro do mundo".
Mas tudo não passou de uma notícia falsa, que foi desmentida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). As imagens compartilhadas na internet, que mostram o suposto garimpo no Pará, são na verdade do município de Colniza, no Mato Grosso.

A mentira fez com que muitas pessoas fossem ao local indicado como um garimpo, em Colniza, mas a descoberta do suposto ouro não aconteceu. Segundo a PRF, na área visitada por populares não havia nenhuma jazida com metais preciosos.

"Começou a circular essa publicação na internet dizendo que encontraram ouro nesta cidade, só que o que foi encontrado na verdade foi um sítio arqueológico. E na sequência criaram uma versão de que seria em Rurópolis/PA", informou a PRF.


Justiça manda Joelma comprovar devolução de cachê a município do Pará

 


Cantora teve um show cancelado, em 2019, e agora precisará comprovar que devolveu o valor recebido ao Município de São Félix do Xingu

Segundo informações do colunista Peterson Renato, do site Hora Top TV, a decisão é do juiz Wendell Wilker Soares dos Santo e foi tomada em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Pará, que teve início em 2019.
“Intime-se o Município de São Félix do Xingu e Joelma da Silva Mendes, para que juntem aos autos o comprovante de devolução ao Município de São Félix do Xingu dos valores recebidos pela requerida Joelma”, dizia a decisão.
De acordo com o colunista, Joelma se apresentaria no dia 12 de julho de 2019, na praia do Pedral, no evento Veranejo 2019, no entanto, o MP alegou que o local seria área de preservação ambiental permanente. Na ocasião, o evento acabou cancelado pela Justiça.
No mês passado, a defesa de Joelma afirmou à Justiça que estava juntando os comprovante da devolução dos valores pagos do contrato.

terça-feira, 30 de maio de 2023

Influenciador paraense recebe alta após 21 dias em UTI de hospital público de Belém

Marcio Lima, conhecido como Prix, chegou ao Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) depois de complicações com uma cirurgia de apendicite.

Prix celebra alta com profissionais do hospital. — Foto: Divulgação
Após 21 dias internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, o influenciador paraense Marcio Rodrigo Lima, de 34 anos, conhecido nas redes sociais como Prix, recebeu alta na segunda-feira (29).
O produtor de conteúdo apresentou diversas complicações depois de uma cirurgia de apendicite e deu entrada no hospital com a saúde muito debilitada. Prix precisou ser internado e acompanhado por uma equipe multiprofissional.
A notícia da liberação hospitalar foi comemorada pelo influenciador, amigos, familiares e, também, pelos profissionais da unidade, que se despediram de Prix em grande estilo.

Prix e os profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento do influenciador. — Foto: Divulgação
No momento do adeus, enfermeiros, técnicos e a equipe multidisciplinar, se reuniram para uma celebração de despedida, com direito a balões, plaquinhas de felicitação e muito agradecimento.

Polícia prende suspeitos e encontra cabeça de vítima decapitada no Lago Grande, em Santarém


No início da tarde desta segunda-feira (29), a Polícia Militar conseguiu localizar a cabeça de Ubirajara Ribeiro Melo (foto abaixo), 36 anos, que estava desaparecida após ter sido decepada nesta madrugada na Comunidade Piraquara, região do Lago Grande, em Santarém.
A Polícia Militar também conseguiu capturar três suspeitos, inclusive dois adolescentes (16 e 17 anos), que teriam participado do crime. As possíveis armas (facas) utilizadas para decapitar a vítima foram apreendidas.
A cabeça, que estava em um igarapé da comunidade, foi trazida para o IML de Santarém, juntamente com o corpo, onde passou por perícia.
Ontem (29), aconteceu uma coletiva de imprensa na 16ª Seccional de Polícia Civil para detalhar as medidas adotadas até o momento a respeito do caso.


Policial militar é morto por policial civil após tentar matar esposa dentro de delegacia, em Itaituba


Um soldado da polícia militar, identificado como Alexsandro Vieira de Oliveira, morreu na noite de segunda-feira (29) após ser baleado por um policial civil dentro a 19ª seccional de Itaituba. Segundo a PM, a esposa do policial estava na sala de um escrivão para registrar boletim de ocorrência por agressão, quando o PM chegou em posse de uma arma de fogo PT 940 SLX 34492, fazendo ameaças contra a mulher e sua filha.
A mulher, identificada como Gleiciane de Oliveira Lima, afirmou aos policiais que havia sido agredida pelo marido na casa do casal, localizada no bairro Buriti. Com o apoio de uma guarnição, ela foi levada até a delegacia para registrar uma denúncia.
Ainda segundo informações da PM, após invadir a delegacia, o policial chegou a falar em matar a esposa, a filha dela e depois tirar a própria vida. O policial civil que estava na sala informou que pediu para que o PM baixasse a arma, mas o pedido não foi atendido.
“Segundo relatos, ele [Alexssandro] ameaçava atirar na esposa e na filha dela, e diante da iminência de se cumprirem as ameaças, o policial civil efetuou dois disparos de Pistola Cal 9mm”, informou a PM.
Apenas um dos disparos acertou o policial militar, no tórax. Ele chegou a ser socorrido pelo corpo de bombeiros sendo encaminhado para o Hospital Regional do Tapajós (HRT), mas não resistiu e morreu por volta das 22h40.
O Giro apurou que essa não teria sido a primeira vez que a mulher denunciava o marido por agressão. O casal mantinha um relacionamento conturbado.
O Sd Vieira pertencia ao efetivo da 17ª CIPM/CPRX – Rurópolis, e estava na cidade de Itaituba em virtude de uma licença especial.

Avião com 290 quilos de maconha aprendido em Belém é da Igreja Quadrangular


A Polícia Federal prendeu um homem que estava prestes a transportar 290 quilos de maconha em um avião monomotor pertencente à Igreja do Evangelho Quadrangular, no Aeroporto Internacional de
Belém (PA).
De acordo com a PF, a droga seria levada para fora do estado, mas, antes da decolagem, foi feito o flagrante em um hangar de voos particulares. O homem foi preso tentando transportar skunk, uma forma concentrada de maconha.
A partir de informações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF, a corporação soube do carregamento de entorpecente com plano de voo para Petrolina (PE). Minutos antes da decolagem, prevista para as 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio à aeronave. Ao ver a polícia, ele correu para fora do aeroporto, mas foi alcançado.
A carga ocupava todo o espaço disponível na aeronave, deixando apenas assentos para o piloto e um passageiro. A PF afirma que o forte odor que emanava do avião indicava que a carga já estava no monomotor há horas, aguardando a partida.
O suspeito foi liberado, uma vez que não foram encontradas evidências de sua participação no crime. Entretanto, a aeronave e o celular do homem detido foram apreendidos.
Pastor Bengtson
De acordo com o portal de notícias de Belém, Roma News, o Conselho Estadual da Igreja Quadrangular assumiu a propriedade da aeronave apreendida e que o homem acessou o avião sem autorização do hangar, e colocou a carga no interior da aeronave.
Além disso, no comunicado oficial publicado pelo portal, a igreja disse que foi ela que acionou a PF, que, assim, tomou conhecimento do conteúdo ilícito que seria transportado pelo suspeito.
Entretanto, as informações não coincidem, já que a polícia reafirma que as informações vieram da inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF.
A Igreja Quadrangular no Pará é comandada pelo ex-deputado federal e pastor Josué Bengtson, que teve quatro mandatos. Ele chegou a ser cassado em 2018 por participação em um esquema de corrupção.
Josué Bengston, ex-deputado federal e pastor nº 1 da Igreja Quadrangular no Pará. Foto: Arquivo JC
Com informações do Estado de Minas

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Edmilson Rodrigues, prefeito: o fracasso irreversível. Por João Salame

Edmilson Rodrigues, do PSOL: prefeito de Belém com enormes possibilidade de sair derrotado na reeleição ao cargo. Foto: Ag. BEL
Nos círculos mais próximos ao governador Helder Barbalho (MDB), a situação política do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSol), é considerada praticamente irreversível.
O tempo dado para que ele pudesse recuperar sua imagem junto à opinião pública está esgotando. E a sensação generalizada é que ao invés de melhorar, a popularidade piorou.
A ausência do prefeito no anúncio feito em Brasília pelo presidente Lula e o governador a respeito da realização da COP 30, em Belém, e o programa de televisão no horário partidário do Podemos, onde o deputado estadual Igor Normando desancou com a administração de Edmílson, são ilustrativos do atual estágio em que se encontra a aliança.
Na última sexta-feira, prefeito e governador teriam uma reunião, que foi cancelada. Helder viajou à tarde para Brasília para se reunir com o presidente Lula e anunciar a escolha de Belém para sediar a COP. Edmilson sequer ficou sabendo.
A insatisfação não verbalizada nos corredores da prefeitura é pelo fato de Edmilson ter sido o único prefeito de capital que apoiou a candidatura de Lula. E justamente num momento tão importante como esse não apareceu na foto.
Discurso de candidato
Diante desse cenário cresce a possibilidade de Igor Normando, que comanda as poderosas Usinas da Paz, apresentar sua candidatura a prefeito. Aliás, já está com discurso de candidato.
A hipótese de o senador Zequinha Marinho assumir o comando do Podemos criou um pretexto excelente para o deputado deixar o partido e migrar de vez para o MDB, para ser candidato escorado na boa popularidade do governador Helder Barbalho.
Diante da possibilidade de Igor Normando vir a ser o candidato do MDB, o deputado estadual Zeca Pirão (MDB), que também sonha com a ideia de disputar a prefeitura da capital e está bem colocado nas pesquisas, já pensa na possibilidade de se deslocar para outro partido da base aliada do governador. Na base do quem estiver melhor… Claro, tudo se o chefe concordar.
Igor Normando, deputado estadual licenciado
Candidato a vice
O delegado Everaldo Eguchi, que se filiou recentemente ao PTB, dá mostras que o fôlego tá curto e que pretende se afastar das fileiras mais radicais da oposição. Fonte da Coluna assegura que ele teria sondado o deputado Zeca Pirão para que marchem juntos na disputa pela prefeitura, ele ocupando a condição de vice. A conferir.
Outra liderança que se prepara para disputar a Prefeitura de Belém é o vereador Nenê Albuquerque (MDB), esposo da deputada Renilce Nicodemos (MDB).
Jovem, empresário, religioso e atuante nas comunidades da periferia da capital, Nenê sabe que não terá espaço no atual partido para lançar sua candidatura. Por isso, já articula sua filiação ao Republicanos, no momento que abrir a janela partidária.
Toalha no ringue
Militantes que acompanham de perto a gestão de Edmilson Rodrigues já estão quase arriando a bandeira no chão. Avaliam que ele se fechou num grupo bem pequeno, formado pelo próprio prefeito, sua irmã Edilene e o poderoso chefe de gabinete Aldenor Junior.
O pior é que o prefeito pensa de um jeito e Junior de outro. E acaba que as coisas não andam e a administração fica paralisada, avaliam.
Para aliados do próprio prefeito, Edmilson continua agindo como se estivesse em campanha. Faz discursos de 1 hora ou mais em assuntos que não tem nada a ver com o cotidiano da cidade.
Recentemente, gastou boa parte da sua mídia para defender os palestinos e criticar os judeus. Enquanto isso, projetos importantes estão parados há quase dois anos e questões comezinhas ficam emperradas.
Estilo
A ala mais à esquerda do PSol avalia que além dos problemas administrativos, Edmilson não consegue demarcar com ninguém. Com o governador, com os grandes proprietários do transporte coletivo, enfim, não apresenta um programa que o diferencie de outros segmentos políticos, o que acaba por liquidar um dos poucos predicados que tem, sua combatividade, que era admirada pelos setores mais progressistas da cidade.
Além do problema da limpeza urbana, que Edmilson aposta numa solução em breve, o inchaço na folha salarial da Saúde está atormentando a gestão.
Se no governo de Zenaldo Coutinho (PSDB) os gastos com saúde estavam em 25%, no atual já chega a 40%. E vem o reajuste do piso salarial dos enfermeiros por aí, o que projeta novos conflitos com o funcionalismo.
Estratégia
Crítica dos rumos que a gestão do seu companheiro Edmilson Rodrigues vem tomando, a vereadora professora Silvia Letícia (PSol) tem feito pronunciamentos contundentes.
Defende o rompimento com o MDB, o enfrentamento com os grandes proprietários do transporte coletivo e o aprofundamento das relações com os setores populares. Avalia que os setores de esquerda sairão fragilizados da eleição se não demarcarem seu campo de atuação.
Já os setores mais moderados, que ainda alimentam a possibilidade de apoiar o prefeito, entendem que ele precisa sair da redoma que o cerca e ampliar seu governo para outros setores.
Que a ausência dessa política mais flexível é que tem feito, na prática, o governador se tornar uma espécie de prefeito da capital. Ou seja, Ed não está agradando à esquerda e à direita.
Daí a alta rejeição.

Criminoso é preso por homicídio em Juruti; ação foi flagrada por câmeras no local do crime

Frank William Miranda Silva, conhecido como 'piranha', foi preso na madrugada deste domingo (28).

Frank William Miranda Silva, é suspeito de matar Maquisuel Rocha Pimentel a tiros em Juruti — Foto: Divulgação
Um homem foi preso na madrugada deste domingo (28) em Juruti, oeste do Pará, por suspeita de cometer um homicídio em um bar da cidade. De acordo com informações da polícia, um cidadão teria abordado uma viatura que fazia rondas no bairro Nova Jerusalém, falando que um tiroteio havia acabado de acontecer no bar em questão. Ao chegar no local, os policiais encontraram a vítima no chão.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Júri condena réu a 27 anos de prisão por morte de mototaxista e tentativa de homicídio do irmão

Foi condenado a 27 anos de reclusão, em regime fechado, o réu Arleson Sousa da Conceição, que matou um mototaxista clandestino e tentou matar o próprio irmão em Santarém, oeste do Pará. O crime ocorreu em 17 de setembro de 2021.
O acusado foi levado a júri popular nesta quinta-feira (25), e o julgamento começou pela manhã, realizado no Fórum do município. A sessão foi presida pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo, titular da 3a Vara Criminal e se estendeu até a noite.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Prefeitura de Santarém adia concorrência pública para contratar empresa que fará duplicação de trecho da Av. Cuiabá

Avenida Cuiabá cruzamento com a avenida Tancredo Neves - Créditos: Arquivo /Portal OESTADONET


A abertura do processo licitatório, tipo menor preço, para a escolha da empresa que ficará responsável pelo serviço de duplicação da avenida Cuiabá, no trecho entre o viaduto da avenida Fernando Guilhon e a avenida Tancredo Neves, em Santarém, no oeste do Pará, inicialmente marcada para ocorrer no último dia 23, foi adiada para o próximo dia 21 de junho.
O aviso de alteração da abertura das propostas foi publicado tanto no Portal da Prefeitura quanto no Diário Oficial do Estado. De acordo com a publicação, o adiamento ocorreu devido ao pedido de esclarecimento que constatou equívoco na planilha orçamentária do objeto, sendo, com isso, necessária a revisão de itens que interferem diretamente na proposta.

Disputa fraticida em Canaã; vitória no Marajó

A disputa pela Prefeitura de Canaã dos Carajás em 2024 será entre criador e criatura. Foto: Reprodução
Conforme antecipamos, o ex-prefeito Jeová Andrade (MDB) estava preparando o time para a disputa da prefeitura de Canaã dos Carajás.
Ele anunciou sua pré-candidatura em vídeo distribuído nas redes sociais esta semana, fazendo uma sutil crítica a atual prefeita, Josemira Gadelha (MDB), que por ele foi indicada para disputar o cargo.
A pergunta que não quer calar: ele vai orientar seus seguidores, que ocupam diversas secretarias na administração da prefeita, a entregar seus cargos?
Josemira, por sua vez, apostava que a situação de confronto poderia não ser inevitável, apesar dos sinais que vinham se acumulando desde o início do ano passado.
Trabalhando fortemente em obras de infraestrutura e projetos sociais, é comum ouvir que a prefeita está bem avaliada.
A mesma pergunta que não quer calar: Josemira vai exonerar os aliados de Jeová, que ocupam cargos de confiança? Os próximos dias prometem em Canaã.
Marajó
A Ilha do Marajó comemora. Uma de suas representantes legítimas passou pelo crivo do Tribunal Regional Eleitoral.
A deputada estadual Andreia Xarão (MDB) venceu a queda de braço com o Ministério Público, que a denunciou por suposta compra de votos.
O Pleno do TRE julgou improcedente a ação e manteve sua cadeira na Assembleia Legislativa. Em seu primeiro mandato, ela é esposa do prefeito de Breves, Antonio Azevedo Leão (MDB), conhecido como Xarão.
João Salame: É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente.

TJPA nega autorização para matador do artista plastico Apolinário, que quer ser interrogado por videoconferência


Sandro Correa sem revelar o seu paradeiro, quer ser interrogado por video conferencia. Ele nunca foi preso, continua desafiando a competencia da policia e da justiça brasileira.

A desembargadora Vânia Valente do Couto Fortes Bitar Cunha, da 2ª Turma de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), negou o pedido do réu Sandro Correa de Carvalho para participar de instrução de julgamento por videoconferência no processo que ele responde por homicídio qualificado. A decisão foi unanime. A defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
O juiz Gabriel Veloso de Araújo, titular da 3ª Vara Criminal de Santarém, no oeste do Pará, já havia negado ao réu, a possibilidade do interrogatório na condição de foragido, sem revelar o seu paradeiro.
Sandro é acusado da morte do artista plástico Apolinário Oliveira, ocorrida no dia 1º de dezembro de 2021. Apolinário foi baleado por Sandro no dia 15 de novembro daquele ano, durante a comemoração da vitória de um candidato a vereador, no hotel Barrudada, no bairro Liberdade, em Santarém, no oeste do Pará.

O acusado se apresentou à polícia dois dias após atirar contra Apolinário. Porém, após prestar depoimento foi liberado. Quando a prisão dele foi decretada, Sandro já havia deixado Santarém. Ele passou à condição de procurado, inclusive o nome dele consta na lista da Interpol.
Em julho de 2021, Sandro foi pronunciado pela Justiça por homicídio qualificado por motivo fútil e meio que dificultou a defesa da vítima. Ele irá a Júri Popular.
O pedido negado ao réu para ser ouvido em juízo por videoconferência se baseou no entendimento de que não há nulidade nos casos em que o réu foragido, tendo advogado constituído nos autos, não seja interrogado.
Sandro Corrêa está na condição de foragido desde a data da decretação da prisão preventiva, sem que fosse localizado. O réu teve a prisão decretada ainda durante o inquérito policial, acusado de homicídio.
O Ministério Público também pediu a rejeição do recurso da defesa de Sandro, por entender que o cenário não se enquadra nas hipóteses legais apresentadas pelo requerente.
A decisão da desembargadora Vânia Valente do Couto Fortes Bitar Cunha, publicada no Diário Eletrônico de Justiça, destaca que ‘nos termos em que dispõe a parte final do art. 619 do CPP, os embargos de declaração se destinam a preencher omissão, dirimir contradição ou explicar parte obscura ou ambígua do julgado. Não havendo nenhuma dessas hipóteses no Acórdão, impõe-se a rejeição dos embargos declaratórios, os quais não se prestam para rediscutir questões anteriormente decididas a fim de atender as expectativas do embargante”.
Matéria original do Portal OESTADONET. https://bit.ly/45soxUk


Deputado Torrinho Torres reúne com ministros e bancada paraense em Brasília

Torrinho Torres esteve acompanhado do prefeito de São Felix do Xingu, João Cleber e do deputado federal José Priante do MDB

O deputado Torrinho Torres (PODE), acompanhado do prefeito João Cleber, e do deputado federal José Priante, prestigiou em Brasília, nesta quarta-feira (24), a reunião do Fórum Nacional dos Governadores. O evento reuniu gestores estaduais que foram à capital federal discutir a tramitação da reforma tributária, além de outros temas de interesse nacional.
No Congresso, Torrinho Torres participou de reunião com deputados da bancada paraense e teve também encontro com ministros e representantes de ministérios e do governo federal.

Em um desses encontros, o parlamentar esteve junto com membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Na ocasião, foi tratado sobre o pacto pelo desmatamento e garimpo ilegal zero na Amazônia.
Segundo o deputado, a proposta é construir um pacto zero de desmatamento ilegal e contra o garimpo ilegal nas regiões sul e sudeste paraense. Mas, segundo Torrinho Torres, é preciso construir um caminho para legalizar os produtores que atuam na legalidade e contribuem com o desenvolvimento regional.
O Pará é um dos estados que aderiu ao pacto antidesmatamento proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), cuja finalidade é proteger a floresta Amazônica e evitar a exploração de garimpos ilegais e queimadas.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Operação da PF combate fraudes em licitações na gestão de Claudomiro Gomes em Altamira

A Polícia Federal (PF) cumpriu 4 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), no âmbito da operação Optimus. O objetivo é avançar na investigação dos crimes de fraude em licitações na Prefeitura de Altamira, gestão do prefeito Claudomiro Gomes (PSB).
O esquema envolvia compra de peças e contratação de serviços para manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos das secretarias municipais de Altamira. Em 2021 e 2022, período investigado, o prejuízo ao erário público pode ter sido de até R$ 5 milhões.

Vinte e oito policiais federais foram mobilizados para realizar as buscas em 8 alvos diferentes, todos particulares, na zona urbana de Altamira. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos, que serão usados para auxiliar no esclarecimento dos fatos.Agente da PF que participou da operação deflagrada hoje em Altamira
Os 8 investigados foram intimados para depoimento na sede da Polícia Federal em Altamira, ainda nesta terça-feira. Até o momento, não houve prisões.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de capitais, além de corrupção ativa e passiva, com penas superiores a 20 anos de reclusão.Busca e apreensão na casa de um dos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção
O nome da operação se refere ao Optimus Prime, um personagem da franquia de filme Transformers que se transforma de veículo em um robô humanoide. A referência é porque o valor pago pelas peças na licitação era desviado para finalidades ilegais.
Informações: Comunicação da Polícia Federal

Nova eleição: Guto Touta do PSC eleito presidente da Câmara de Rurópolis

Chapa 02 denominada união continua foi a vencedora por um total de 8 votos a 5

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (14), Sessão Extraordinária para realizar ELEIÇÃO dos membros da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos desta casa de Leis durante o Biênio 2023/2024, a sessão fez se necessária em cumprimento a DECISÃO JUDICIAL prolatada pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Rurópolis, em 15/05/2023, que anulou a eleição da Mesa Diretora eleita em 15 de fevereiro de 2023.
Seguindo o rito o então presidente provisório Anderson Guimarães suspendeu a sessão por 15 minutos para a formação das chapas e impressão de cédulas de votação. A votação foi publica do tipo nominal, 2 chapas foram formadas e após os 15 minutos de recesso iniciou a votação, a chapa 02 denominada união continua foi a vencedora por um total de 8 votos a 5, a chapa tinha como presidente: Guto Touta (PSC), vice-presidente: Anderson Guimarães Pinto (MDB), primeiro secretário: Jonas Lourenço (PT), segundo secretário: Elivaldo Conceição da Silva (MDB).

terça-feira, 23 de maio de 2023

Em três meses, SEFA faz quatro grandes apreensões de bebidas no Baixo-Amazonas


Em três meses, fiscais da Secretaria de Estadi da Fazenda do Pará apreenderam por quatro vezes diversas cargas de bebidas transportadas irregularmente aqui na região oeste do estado.
No último domingo(21) mais uma apreensão de mercadorias com documentação irregular foi feita pela fiscalização da SEFA. Foram apreendidas mais de 69 mil unidades de bebidas:65.250 cervejas em lata, 3.790 refrigerantes e 480 energéticos.
A ação ocorreu, na altura do município de Juruti, no oeste estadual, pela coordenação de controle de mercadorias em trânsito do Tapajós. A mercadoria estava num embarcação de passageiros, desacompanhada de documento fiscal.
Em Juriti no dia 25 de fevereiro, cerca de 6 mil unidades de cerveja em garrafa e em lata foram apreendias porque a documentação estava irregular.
No último dia 16 de maio, próximo a cidade de Óbidos, houve a apreensão de mais de 254 mil garrafas de refrigerante, transportadas em 13 carretas numa balsa que saiu de Manaus com destino a Santarém, no oeste estadual, e à capital paraense, Belém. Não havia comprovação que os donos da mercadoria tenham recolhido a diferença de ICMS. Nesse caso, imposto e multa somaram cerca de R$ 278 mil.
No mesmo dia, no município de Juruti, a equipe de fiscalização abordou outra embarcação, localizando 15 mil latas de cervejas, 1.548 unidades de refrigerantes de 3
50 ml, 1.485 refrigerantes de 2 litros e 900 refrigerantes de 1 litro, todos sem os documentos fiscais.

Domínio de ilhas de rios sob influência das marés é da União, decide STF

Ilha próxima a Belém. O domínio é da União, segundo o STF. Foto: Reprodução
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou norma que prevê a titularidade da União sobre as ilhas fluviais que sofrem a influência das marés.
No julgamento de uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), a de nº 1008, na sessão virtual concluída em 19/5, o colegiado entendeu que o decreto que trata da questão, editado em 1946, é compatível com a Constituição de 1988.
O objeto de questionamento era um dispositivo do Decreto-Lei 9.760/1946. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), alegava, na ação, que as constituições anteriores não estabeleciam que o domínio sobre essas ilhas seria da União, e a atual teria concedido aos estados, sem ressalva, o domínio sobre as ilhas de rios e lagos fora das zonas de fronteira.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Destak: ex-prefeito Jailson Alves se mantém na liderança para Prefeitura de Mojuí

Jailson Alves: lidera com folga a disputa para Prefeitura de Mojuí dos Campos, segundo a nova pesquisa da Destak. Foto: Reprodução

O ex-prefeito de
Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, Jailson Alves lidera as intenções de voto para a prefeitura em 2024, segundo o mais recente levantamento feito pela Destak, entre os dias 16 e 18 deste mês. Ele tem 53%. O segundo colocado, o atual prefeito Marco Antônio (MDB), que tem 26%.
O ex-gestor, agora filiado ao PSD, aparece na frente em todos os cenários e é o candidato também com a menor taxa de rejeição, comparado ao prefeito Marco Antônio, por exemplo, que tem 53,89% de rejeição dos eleitores mojuienses. Apenas 22,75% afirmam que não votariam de novo em Jailson.
Em um segundo cenário, foi perguntado aos entrevistados em qual dos candidatos eles votariam para prefeito e o resultado mostrou ex-prefeito na frente com 60,48% das intenções de votos contra 26,95% do atual prefeito.
Outros candidatos receberam, somados todos os votos, 4,19%, enquanto 3,59% disseram que não sabiam ou não responderam.
480 entrevistados
A Destak perguntou ainda se a eleição fosse hoje e o atual prefeito saísse candidato à reeleição, 51,5% disseram que jamais votariam nele.
Outros 21,56% disseram que votariam, enquanto que 16,77% afirmaram que depende das condições. Outros 4,79% talvez votariam. Não sabem ou não responderam somaram 4,79%.
A Destak entrevistou 480 pessoas entre os dias 16 e 18 de maio. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para cima e para baixo com intervalo de segurança de 95%.
Rejeição
A Destak mostra que 53,89% dos mojuienses não votariam jamais em Marco Antônio (MDB), para prefeito. Jailson Alves tem 22,75% de rejeição. Não sabem ou não responderam somaram 23,35%.
A gestão de Marco Antônio é reprovada por quase metade dos eleitores. A pesquisa mostra que 49,7% a maneira como ele vem administrando a prefeitura. Por outro lado, 38,92% aprovam o governo.
Em relação à expectativa da população com o atual gestor, os números também não são favoráveis ao prefeito. 11,38% têm uma expectativa péssima. Outros 28,74% ruim, enquanto que 32,34% regular, 25,75% boa e apenas 1,8% muito boa.
Com informações da Destak

sábado, 20 de maio de 2023

JK, Maria e Zé Maria se consolidam no topo da disputa para prefeitura, revela Destak

Zé Maria, Maria e JK: nome consolidados no topo da disputa para Prefeitura de Santarém. Foto montagem: JC
A nova pesquisa de intenção de votos da Destak, divulgada nesta sexta (19), mostra a consolidação de 3 nomes fortes, hoje, para Prefeitura de Santarém (PA): JK do Povão (vereador), Maria do Carmo (deputada estadual) e José Maria Tapajós (ex-deputado estadual).
As eleições municipais serão realizadas daqui a pouco mais de 500 dias – 6 de outubro de 2024.
O tucano lidera em quase todos os cenários, com pequena margem, na disputa com Maria (PT) e Zé Maria Tapajós (PP). A candidata petista lidera a intenção de votos na pesquisa espontânea.
A Destak ouviu 720 eleitores, nas zonas urbana e rural do município, de forma presencial, entre 16 e 17 deste mês. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Outros cenários
No cenário estimulado em que são listados 15 potenciais candidatos, JK tem 33,33% das intenções de votos. Em segundo, Maria, com 29,65%. Zé Maria Tapajós (25,61%.) é o terceiro.
No segundo cenário, também estimulado, com nome de 6 candidatos, o tucano segue na liderança com 35%, contra 31,94% da deputada petista e 24,72% de Zé Maria Tapajós.
.


Confira o desenho de outras simulações feitas pela Destak:

— Cenário com 3 nomes: JK, Maria e Zé Maria:

— Cenário com 2 nomes: JK e Zé Maria:

— Cenário com 2 nomes: JK e Maria

— Cenário com 2 nomes: Maria e Zé Maria:

— Cenário com 2 nomes: JK e Henderson Pinto:

— Rejeição: Maria lidera, seguido de JK:
Com informações da Destak

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Aprovação de Nélio se estabiliza em 71%, aponta nova pesquisa Destak

Aprovação de Nélio se estabiliza em 71%, aponta nova pesquisa Destak
Nélio Aguiar, prefeito reeleito de Santarém: aprovação estabilizada em 70%. Foto: Ag. Santarém
A gestão do prefeito Nélio Aguiar, de Santarém (PA), tem aprovação de 71,39% dos eleitores do município, segundo nova pesquisa da Destak. 22,22% desaprovam. É o 3º levantamento realizado pelo instituto neste ano.
Na pesquisa de março da Destak, também 71% dos entrevistados aprovavam o segundo governo de Nélio. 22% reprovava, e não sabia ou não responderam somavam 7%.
Neste novo levantamento, foi perguntado aos entrevistados se eles acham que o Nélio Aguiar, reeleito em 2020, fará o seu sucessor. 50,28% dos entrevistados responderam que sim, enquanto que 23,33% disseram que não e 26,39% não sabem ou não responderam.
Para 61,39%, o governador reeleito Helder Barbalho (MDB) será o principal cabo eleitoral nas eleições para prefeito de Santarém em 2024.
A Destak também constatou que 50,80% dos entrevistados afirmam que seu voto é definitivo. 30,83% dificilmente mudará e 18,37% ainda pode mudar.
Metodologia
A Destak entrevistou 720 eleitores no município de Santarém, de forma presencial, entre 16 e 17 deste mês de maio. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Com informações da Destak

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Dada a ORDEM DE SERVIÇO para o início do asfaltamento do perímetro urbano da BR-230


Na manhã desta terça-feira (17), estiveram no município de Rurópolis, o Superintendente Regional do DNIT no Estado do Pará, Diego Benitah Batista, bem como do Diretor do DNIT de Altamira Paulo Fontes, juntamente com representantes da prefeitura Municipal de Rurópolis, onde foi dada a ORDEM DE SERVIÇO para o início do asfaltamento do perímetro urbano da BR-230, que vai do trevo em frente a cidade até o bairro do Leitoso sentido Placas.A execução da obra só será possível graças à intervenção direta do Deputado Federal Priante junto aos Ministros Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades) para que a obra fosse executada imediatamente.
Existindo apenas um obstáculo para a execução da referida obra, a realocação dos postes de energia que estão bem no meio do eixo da Rodovia e em frente a ponte do Rio Leitoso.

Saúde na Estrada da Ipiranga chega ao Pará

Durante o mês de maio, quem passar pela maior carreta de saúde do
Em celebração ao Maio Amarelo, a carreta foi envelopada e estão sendo oferecidas informações e conteúdos educativos, veiculados nas TVs internas, a fim de aproximar o público do tema. Quem passar pela carreta também recebe uma sacola para armazenar o lixo dentro dos veículos.

Brasil, além do atendimento também terá acesso a conteúdos sobre segurança no trânsito.
O Saúde na Estrada, maior iniciativa itinerante de saúde para caminhoneiros do Brasil, chega ao Pará no dia 18 de maio, na cidade de Moju, seguindo para Parauapebas nos dias 22 e 23 e finalizando a rota pelo estado na cidade de Santana do Araguaia, no dia 29. Voltado à saúde e ao bem-estar de caminhoneiros e comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede de diversas regiões do país, este ano serão realizados 120 eventos, 60% a mais do que em 2022, em 110 cidades de 21 estados.
Como segurança e mobilidade são temas prioritários para a Ipiranga, a marca realiza a campanha “Amarelar é a cara da Ipiranga. No trânsito, escolha a vida”, convidando novamente as pessoas a “amarelar” e dizerem não às situações de riscos à mobilidade. Em celebração ao Maio Amarelo, a carreta foi envelopada e estão sendo oferecidas informações e conteúdos educativos, veiculados nas TVs internas, a fim de aproximar o público do tema. Quem passar pela carreta também recebe uma sacola para armazenar o lixo dentro dos veículos.
A carreta possui dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável. A estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos.
Saúde – O Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Zequinha Marinho arruma as malas para deixar o PL. Por João Salame

O senador estava incomodado com o crescente controle do deputado federal Éder Mauro sobre o PL e avaliava que teria dificuldades para impor sua diretriz política à legenda

O senador Zequinha Marinho prepara as malas para deixar o PL (Partido Liberal). E o destino já está decidido: será o Podemos, que é atualmente presidido no estado pelo deputado estadual Igor Normando, primo do governador Helder Barbalho (MDB).
O convite veio da presidente nacional da legenda, deputada Renata Abreu, que ficou decepcionada com o desempenho do partido no Pará nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados. Senadores da agremiação também intermediaram a aproximação.
Com a filiação de Marinho, o Podemos se desloca da base de apoio do governador para as fileiras da oposição. Zequinha tem avisado a amigos e correligionários que será candidato novamente ao Senado em 2026.

Corpo encontrado no Ramal dos Coelhos, em Santarém é identificado

A vítima apresentava marcas de tiros de arma de fogo, um atingiu a cabeça.

Nesta quarta-feira (17), familiares procuraram a sede da Polícia Científica para identificar um corpo do sexo masculino encontrado no Ramal dos Coelhos, região do Eixo Forte, em Santarém.
Segundo informações da polícia, o corpo em avançado estado de decomposição localizado por populares na tarde de terça-feira (16), é de Vando Bezerra da Silva, 34 anos. A vítima apresentava marcas de tiros de arma de fogo, um atingiu a cabeça.
Vando Bezerra já foi apresentado na delegacia, inclusive por estar na companhia de traficantes. Ele era usuário de drogas.