Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Portaria estende até 15 de maio, na Justiça Federal em todo o Pará, medidas restritivas para prevenir o contágio pelo coronavírus Covid-19



Especial COVID-19A Justiça Federal no Pará prorrogou, até o dia 15 de maio, medidas restritivas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus Covid-19 que anteriormente iriam vigorar até hoje, 30 de abril. A prorrogação por mais duas semanas foi formalizada por meio da Portaria Diref nº 10171351, que segue determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destinadas às unidades judiciárias de todo o País.
Os efeitos da portaria da Diretoria do Foro incluem a sede da Justiça Federal, em Belém, e as Subseções Judiciárias que funcionam nos municípios de Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Redenção, Paragominas, Tucuruí e Itaituba. Em todas as unidades, será mantido o Plantão Extraordinário, instituído pela Resolução nº 313 do CNJ, que prevê a suspensão dos prazos processuais nas demandas que tramitam em meio físico.

MPF recomenda que Ibama mantenha operação de combate ao desmatamento na Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará

Desmatamento cresce 32% nas Terras Indígenas da Amazônia ...Fiscalização ambiental deve seguir focada em ilegalidades recentes, orienta o MPF
O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação nesta quinta-feira (30) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para que seja mantida a operação de combate ao desmatamento na Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, no Pará.
Nos últimos anos, a TI tem sido uma das áreas com maiores índices de degradação ambiental em toda a Amazônia, o que coloca em risco a vida do povo indígena Arara e de todo o ecossistema local, alertam os 18 procuradores da República que assinam a recomendação.

PM em luto: 14 policiais militares morrem pelo novo coronavírus em apenas 6 dias

PM emite nota de pesar por Cabo PM encontrado morto em Feira de ...A Polícia Militar no Pará já conta com 97 casos confirmados, 705 suspeitos e 1007 afastamentos preventivos
Um dos grandes desafios dos últimos dias da Polícia Militar é estar na linha de frente no combate à pandemia do novo Coronavirus. Diante do avanço deste inimigo invisível, os agentes de segurança adotaram novas armas como máscara e álcool gel. O que não está sendo suficiente já que a PM no Pará confirmou 14 mortes, sendo que nove delas foram em apenas 48h. A polícia já conta com 97 casos confirmado e 705 suspeitos.
Acostumados a arriscar as próprias vidas para proteger a população, policiais militares agora atuam também em barreiras de fiscalização, nas ruas evitando aglomerações, além de ações como distribuição de máscaras à população. Na defesa da população em um combate que tem deixado baixas em todo mundo, eles sabem dos riscos que correm e tentam se proteger da melhor forma possível. 
Uma das vítimas da Covid- 19 foi o 3° sargento João Carlos Oliveira Campos, 51 anos, que faleceu na noite desta segunda-feira (27), no Hospital Abelardo Santos, distrito de Icoaraci, em Belém. Na tarde do último domingo (26), o policial teve febre e procurou a unidade de saúde para receber atendimento médico. O estado de saúde do PM se agravou e ele foi entubado. Por volta das 22h, o policial não resistiu e veio a falecer com síndrome respiratória aguda grave.
O sargento conhecido por J.Carlos foi enterrado na tarde desta terça-feira, 28, e seu corpo foi levado em cortejo ao cemitério. Há 25 anos na corporação, J.Carlos realizou várias operações policiais em parcerias com o coronel Neil Souza e com o delegado, e hoje deputado federal, Eder Mauro, da Polícia Civil. Além de ser também reconhecido no meio jornalístico ao ajudar a imprensa que atuavam nas coberturas policiais.
Em nota, A PMPA falou que o sargento possuía medalhas de bons serviços prestados à PM e uma longa lista de elogios pela devoção e dedicação às ações de segurança pública no Estado do Pará. O praça encerra sua carreira dentro da Corporação com comportamento excepcional”, ressaltaram.

Preso em Xinguara acusado de duplo homicídio em São Félix do Xingu

O acusado estava sendo procurado há três anos pelo assassinado de dois homens, que foram mortos a facadas
Uma equipe da Delegacia de Polícia Civil de São Félix do Xingu, no sul do Pará, com apoio de policiais de Xinguara, no sudeste do Estado, prendeu esta semana um homem acusado de matar duas pessoas na zona rural do município. O acusado, Valtoniro Oliveira dos Santos, conhecido como “Tanilo”, estava sendo procurado há três anos pelos crimes, que aconteceram em 2017.

Município de Juruti é processado por decidir não entregar merenda a estudantes cujos pais tenham emprego

Henrique Costa diz que atual prefeito de Juruti quer inviabilizar ...
Prefeito Henrique (PT).
Na ação, o MPF pede à Justiça Federal em Santarém uma decisão urgente para obrigar a Prefeitura a distribuir o kit de alimentação a todos os alunos da rede pública, sem discriminação.
O município de Juruti, no oeste do Pará, está sendo processado pelo Ministério Público Federal (MPF) por decidir não entregar merenda aos estudantes cujos pais estejam empregados. A ação foi ajuizada na terça-feira (28). Segundo o MPF, impedir o acesso de alunos à alimentação escolar vai contra os princípios constitucionais da administração pública e viola direitos fundamentais das famílias.

MPPA quer facilitar atendimento de vítimas de violência doméstica

Mulheres vítimas de violência doméstica podem buscar ajuda pelo ...A Promotoria da Mulher quer facilitar o atendimento de vítimas de violência doméstica nas delegacias
A Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público do Pará emitiu Recomendação aos delegados de polícia civil que atuam junto à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) visando facilitar o primeiro contato das vítimas de violência doméstica que buscam proteção policial.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Prefeito de Marabá posta mensagem e diz que está em isolamento, após teste positivo de Coronavirús

Manoel Veloso, pré-candidato a prefeito, está com Covid-19 em ...O médico cardiologista, Manoel Cláudio Furtado Veloso, conhecido como “Dr Veloso”, atestou positivo para a Covid-19, ontem (28). 
O próprio médico postou uma mensagem em suas redes sociais, dirigida a amigos e pacientes. “Estou em isolamento domiciliar e sem sintomas”, declarou.

Na postagem, “Dr Veloso” afirma que realizou o teste rápido de imunoglobulinas para o coronavírus e o resultado foi positivo (IgM). O político solicitou às pessoas que tiveram contato com ele, nos últimos 10 dias, que fiquem atentas para o surgimento de eventuais sintomas da doença.

Novo decreto de medidas preventivas à Covid-19 proíbe visitação aos cemitérios de Santarém nos dias 9 e 10 de maio

Obras nas sepulturas podem ser realizadas até 20 de outubro nos ...Proibição visa evitar aglomeração de pessoas e assim prevenir a disseminação do novo coronavírus.
O Decreto Municipal Nº136/2020 que atualiza as medidas temporárias de enfrentamento à Covid-19, em Santarém, oeste do Pará, proíbe a visitação e a entrada nos cemitérios do município nos dias 9 e 10 de maio, para limpeza dos túmulos, conforme disposição do Decreto Estadual n° 609/2020. O documento foi assinado nesta terça-feira (28) pelo prefeito Nélio Aguiar.

Vereador Pede Hospital de Campanha para Redenção

Vereadores elogiam presidente Leonardo da Saúde pela participação ...Leonardo da Saúde diz em seu pedido que cerca de meio milhão de pessoas seriam beneficiadas com o Hospital de Campanha em Redenção e região.
Sempre envolvido nas questões que reforçam a saúde pública em Redenção e região, o vereador Leonardo da Saúde solicitou oficialmente á autoridades estaduais e federais, a implantação de um Hospital de Campanha em Redenção, que além do Hospital Regional passaria a atender os 15 municípios da região do Araguaia Paraense. “O sul do Pará possui apenas 10 leitos de UTI para atender 520 mil pessoas e todo tipo de patologia”, disse Leonardo. 
“Acredito que, com a pandemia a procura por internações será grande, saturando o sistema de saúde com a população buscando leitos para tratamento do coronavírus”, finaliza o vereador.

Homem de Porto de Moz que morreu com SUSPEITA de COVID-19. é enterrado em Altamira



Foi enterrado nesta terça-feira, 28, no Cemitério São Sebastião, em Altamira, no sudoeste do Pará, o senhor de 64 anos, que faleceu nesta madrugada no Hospital Regional da Transamazônica. O senhor que residia na cidade de Porto de Moz, na região do baixo Xingu, ficou quatro dias internado no Regional e teve a causa morte dada como suspeita de COVID-19, uma vez que ainda aguardar o resultado do exame. Alguns parentes acompanharam de longe o sepultamento que foi feito por coveiros vestidos de macacões de lona.
A morte do senhor foi confirmada logo cedo pelo prefeito daquela cidade, Berg Campos. “O paciente foi encaminhado de Porto de Moz para Altamira no dia 24/04/2020 (sexta-feira) com um quadro de pneumonia, mas a causa da morte, segundo os médicos, foi covid-19. Nosso pesar e condolências à família e amigos enlutados. Deus abençoe e conforte a todos. Infelizmente nesse caso não pode fazer velório e nem transporte do corpo, por isso o sepultamento será em Altamira, estamos dando todo apoio necessário”, afirma a nota do prefeito.

Sobe para 70 número de casos confirmados de Covid-19 em Santarém com seis óbitos

Ministério Público do Trabalho doa 400 máscaras N95 ao HMS e UPA ...Casos foram confirmados nos boletins epidemiológicos da Sespa e da Semsa na noite desta terça-feira (28).
Em boletins divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e Prefeitura de Santarém, no oeste do estado, nesta terça-feira (28), foram confirmados 17 novos casos de Covid-19 no município, subindo de 53 para 70, com seis óbitos. Na nova atualização divulgada às , a Prefeitura informa que existem 17 pessoas recuperadas, 75 resultados negativos (descartados), 51 em análise e 547 notificados/monitorados.

No Brasil, 97% da pandemia de covid-19 pode terminar em junho, diz estudo

Coronavírus Pará
Coronavírus: dados de mortes por doenças respiratórias indicam forte subnotificação de casos de covid-19 no Brasil (Agência Pará/Divulgação)
Apesar de feita com dados oficiais, análise pode não refletir a realidade, já que alta nas mortes por coronavírus indicam forte subnotificação no país
Um estudo divulgado nesta terça-feira (28) pela Universidade de Tecnologia e Design de Singapura prevê que o fim da pandemia do novo coronavírus no Brasil deve ocorrer entre junho e agosto deste ano. De acordo com os dados, 97% da pandemia terminará no dia 1 de junho no país, e 100% da situação estaria normalizada em 23 de agosto.

Asteroide gigante vai passar perto da Terra nesta quarta (29)

Asteroide passa próximo à Terra (Reprodução/Thinkstock
Saiba como ver a passagem da rocha gigante que viaja a 8,7 km/s e não corre risco de se colidir com a Terra.
Quem tiver um telescópio amador poderá ter a sorte de observar a passagem do asteroide gigante 1998 OR2 pelas proximidades do planeta Terra. O corpo espacial que tem entre 2 e 4 quilômetros de distante poderá ser visto por volta das 6h54 desta quarta-feira (29).
Segundo dados da Agência Espacial Europeia (ESA), o OR2 viaja a 8,7 km/s e apesar de ser considerado gigante e passar próximo da Terra, não há qualquer risco de colisão com o planeta. Em seu ponto mais próximo, a rocha estará mais de 6 milhões de quilômetros da superfície terrestre. Para efeito de comparação, a Lua está 380 mil quilômetros distante.
Descoberto em 1998, no Havaí, o asteroide é um dos mais brilhantes que passarão por perto. Ponto curioso é que, como mostra uma fotografia do asteroide tirada pelo Observatório Arecibo, em Porto Rico, o corpo espacial parece estar usando uma máscara. Seria conveniente em relação ao estado de quarentena por conta do novo coronavírus.

Pandemia: Como regularizar o título de eleitor pela internet

Diante da pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cartórios eleitorais, o TSE criou um site para regularização do documento
Como regularizar o Título de Eleitor pela InternetO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta terça-feira (28) uma campanha para regularização eletrônica do título de eleitor. Diante da pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cartórios eleitorais, o TSE pede que os eleitores resolvam as pendências no documento de forma eletrônica, no site criado pelo tribunal.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Juiz manda apreender documentos e celulares em residências de blogueiros

EXCLUSIVO – Juiz manda apreender documentos e celulares em residências de blogueiros
O juiz Heyder Tavares da Silva foi quem determinou a busca e apreensão na casa do Blogueiro Diógenes
O juiz Heyder Tavares da Silva, que comanda a 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares do Tribunal de Justiça do Pará determinou busca e apreensão nas residências dos blogueiros Diógenes Brandão e Eduardo Cunha, onde foram apreendidos objetos pessoais. Não está claro do documento expedido pelo juiz o motivo da ordem judicial. O mandado, com data do dia 24 passado, sexta-feira, também não especifica o que deve ser apreendido.
O Ver-o-Fato apurou que, por iniciativa do governador Helder Barbalho, que se queixa de ser vítima de notícias mentirosas e infamantes que atingem não apenas ele, mas sua família, por parte de Brandão e Cunha, já existem quatro investigações abertas na polícia contra a dupla de blogueiros.
Por volta das 7 horas da manhã desta terça-feira, dois delegados e sete agentes da Polícia Civil, responsáveis pelo cumprimento da ordem judicial, chegaram em 3 viaturas e apreenderam computadores, celulares e outros equipamentos de informática da residência de Diógenes Brandão, inclusive do sistema de segurança da casa que dá suporte às câmeras de monitoramento. O mesmo procedimento foi adotado na residência de Eduardo Cunha, que edita o portal Parawebnews.
A polícia também esteve na casa do webmaster Jonathas Silva, irmão de Diógenes e responsável pelas plataformas virtuais do blogueiro. De lá, os agentes levaram computador e celular. Tudo o que foi apreendido será periciado e anexado aos autos do inquérito. A investigação corre sob segredo de justiça. O promotor de justiça Luiz Márcio Cypriano foi quem se manifestou favoravelmente à busca e apreensão.
“O que eu quero é ter acesso aos autos para conhecer o teor do decreto sobre a busca e apreensão determinada pelo dr. Heyder Tavares”, explicou ao Ver-o-Fato o advogado Sábato Rosseti, que juntamente com seu colega Michel Durães vão atuar na defesa de Diógenes Brandão. Segundo Rosseti, a Súmula 14 do Supremo Tribunal Federal (STF) é bem clara quando diz que o advogado deve ter acesso aos autos para conhecer o teor da acusação contra seu cliente.
“Só depois de saber o que há contra ele é que vou tomar as providências, seja por meio de habeas-corpus ou mesmo de mandado de segurança”, resume Rosseti. Ele recorda que caso semelhante, na eleição de 2018, para o governo do estado, ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no escritório do marqueteiro Dornélio Silva, da empresa de pesquisas eleitorais Doxa. ” O desembargador Roberto Moura, vendo a ilegalidade daquele ato, mandou devolver tudo o que foi apreendido”, concluiu
No documento assinado pelo juiz e ao qual o Ver-o-Fato teve acesso, Heyder diz que a busca deverá ser feita “com especial moderação, de modo que não moleste os moradores e funcionários mais do que o indispensável para o exito da diligência, que só deverá ser executada durante o dia, salvo se os moradores consentirem que se realize à noite”
Outra recomendação foi de que antes de penetrarem no local, os executores da ordem deverão mostrar ele o mandado ao proprietário-morador ou a quem o represente, intimando-o, em seguida, a abrir a porta e mostrar os objetos procurados. E mais: em caso de desobediência ou resistência, “poderá ser arrombada a porta e forçada a entrada, sendo permitido o emprego da força contra coisas existentes no interior do estabelecimento, para o descobrimento do que se procura. Tais providências também deverão se tomadas quando o proprietário estiver ausente, devendo neste caso ser intimado a assistir à diligência qualquer vizinho, se houver e estiver presente”.
Descoberta a coisa que se procura – conclui o juiz Heyder Tavares no mandado -, será imediatamente apreendida e posta sob custódia da autoridade requisitante ou de seus agentes, devendo os executores, finda a diligência, lavrar auto circunstanciado, assinando-o com duas testemunhas presenciais”.
Com a palavra, Diógenes Brandão
Localizado pelo Ver-o-Fato, o blogueiro foi taxativo: “não devo nada, não temo nada. O que faço é exercer o direito constitucional de crítica a um governante que foi eleito pelo povo e ao povo deve satisfações de seus atos”. Segundo ele, os agentes da Polícia Civil agiram com “truculência e desrespeito” à família dele, inclusive invadindo o quarto onde estava sua esposa e uma filha, surpreendidas em suas intimidades e ainda com vestes de dormir.
Não opus nenhuma resistência ou criei qualquer obstáculo ao trabalho da polícia, embora eles se comportassem de força destoante do que dizia a própria ordem judicial, que falava em ação moderada para não molestar os moradores. O blogueiro disse também ter fornecido as senhas dos computadores apreendidos e dos celulares dele e da esposa.
“Levaram 18 objetos da nossa casa, até a fonte e o cabo do modem para eu não me comunicar com ninguém e fiquei uma hora e meia incomunicável, impedido de falar com meu advogado, enquanto eles pegavam tudo o que queriam”. Em conversa no mês passado com a delegada, Kézia, uma das responsáveis por abrir investigação contra ele, Brandão disse ter ouvido dela críticas ao blogueiro Eduardo Cunha, ao afirmar que ele “pegava pesado” com o governador Helder Barbalho e com a esposa deste, Daniela. O Ver-o-Fato não conseguiu falar com Eduardo Cunha.

Polícia de Helder Barbalho invade residências de blogueiros


Blogueiro Diógenes Brandão e suas polêmicas, esta noite no Linha ...
Diógenes Brandão
Como nos anos de chumbo da ditadura militar, policiais invadiram, hoje de manhã, em Belém do Pará, as residências de dois conhecidos blogueiros paraenses – Diógenes Brandão e Eduardo Cunha, que fazem dura oposição ao governador Helder Barbalho – em cumprimento a um mandado judicial de busca e apreensão assinado pelo juiz Heyder Tavares, da 1ª Vara de Inquéritos Policiais.
Na residência de Diógenes Brandão foram apreendidos computadores, celulares e documentos. A delegada Kézia, da Delegacia de Crimes Tecnológicos, questionou Diógenes sobre se ele seria o autor de uma nota revelando que os gastos com publicidade do governador Helder Barbalho (MDB) em 2019 haviam superado os gastos do ex-governador Simão Jatene com propaganda, beneficiando inclusive as empresas de comunicação da família Barbalho, e o blogueiro confirmou a autoria.
“Não havia razão que justificasse a ação de busca e apreensão”, afirmou o jurista Sábato Rosseti, que deu assistência jurídica ao blogueiro Brandão. O mandado do juiz Heyder Tavares – que na campanha eleitoral de 2018 respaldou judicialmente uma polemica operação de busca e apreensão no Instituto de pesquisa Doxa – recebeu parecer favorável do promotor de justiça Luiz Marcio Cypriano ao pedido da delegada Kézia.
O advogado e blogueiro Eduardo Cunha, outro alvo da ação policial arbitrária, revelou que os policiais levaram de sua casa computadores, celulares e até mesmo o diploma de marketing político que estava pendurado na parede.
“A situação foi Khafkiana. Eu não sabia sequer do que estava sendo acusado”, afirmou Eduardo Cunha que, como Diógenes Brandão, tem se notabilizado pelas duras críticas ao governo de Helder Barbalho, principalmente no que se refere às milionárias compras com dispensa de licitação feitas supostamente para combater no Pará a pandemia do novo coronavirus, o Covid-19.
Eduardo Cunha e Diógenes Brandão não têm dúvidas de que a operação de hoje foi por perseguição política da parte do governador Helder Barbalho, refratário a críticas à sua administração.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Presidente da Câmara de Altamira promulga lei que estabelece novas normas para instalação de postos de combustíveis na cidade

Como o prefeito de Altamira, Domingos Juvenil (MDB) não sancionou e nem vetou o projeto de Lei de Nº 116/2020 aprovado na sessão ordinária da Câmara municipal no dia 17 de março de 2020, o presidente da Câmara de Altamira, vereador Loredan Mello, no uso de suas atribuições legais sancionou e promulgou na última quinta-feira, 23 de abril, a nova Lei que modifica o dispositivo da Lei Municipal de nº 3.195/2014, que dispõe de instalação de Postos de Combustíveis no município de Altamira e dá outras providências.
De acordo com a nova lei, passa de 300 metros para no mínimo 1.000 metros a distância da instalação de um posto para o outro no município de Altamira.
– A nova lei aumenta de 100 metros para no mínimo 250 (duzentos e cinquenta metros) a distância de raio de depósitos explosivos, de munições ou gás, hospitais, igrejas, escolas ou de outros estabelecimentos que justificam a proibição.
– Fica também proibido a partir de agora a instalação de postos de combustíveis em ruas e avenidas de Altamira que tenham a largura inferior a 14 metros.
A presidência da Câmara ordenou a publicação no jornal impresso regional no dia 25 de abril do corrente ano, para conhecimento de todos.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Eder Mauro acusa Helder Barbalho de ficar com percentual dos “contratos milionários” do combate à “Pademia Fake”

Em vídeo, deputado Éder Mauro critica delegado geral de Polícia ...No fim da noite desta quinta-feira, 23, o jornalista Lúcio Flávio Pinto trouxe uma matéria sobre uma declaração bombástica do deputado federal Delegado Eder Mauro.
Leia:
“Pandemia Fake”
O deputado federal Eder Mauro considera “muito fácil para o governador do Estado doar três meses do salário quando todo mundo sabe que o dinheiro dele não vem só do salário, mas de percentual dos contratos milionários que o Estado celebra para comprar medicamento e equipamentos chineses para combater essa Pandemia Fake”.
Foi o que o delegado da polícia civil escreveu hoje pelo Twitter ao ser provocado a se manifestar sobre a iniciativa anunciada por Helder Barbalho, junto com seu vice, Lúcio do Vale, de doar seus salários para ajudar no combate ao coronavírus.
Como o parlamentar considera que os atos de corrupção do governador são públicos, certamente tem provas do que diz. É seu dever fazer a denúncia contra o governador.
Já os policiais, que estão cumprindo seu dever na linha de frente da guerra contra a doença, deveriam endereçar ao deputado a relação dos colegas que foram acometidos pela covid-19, dentre os quais a escrivã Raquel e o investigador Vicente, que não resistiram e morreram.
Como adepto da teoria do presidente Bolsonaro (para quem coronavírus é gripezinha e resfriadinho), Eder Mauro vai sustentar que tudo isso não passa de Pandemia Fake?

Dia de cuidados com a higiene para pessoas acolhidas na sede do São Raimundo

Pessoas em situação de sua, acolhidas temporariamente na sede do São Raimundo Esporte Clube, por conta da pandemia do novo Coronavírus, foram beneficiados com ação de higiene, proporcionada por uma barbearia local (Instituto e Barbearia Seu Carlos), direcionada com corte de cabelos e consequentemente melhoria da auto-estima.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Moro pede demissão após anúncio de troca na PF por Bolsonaro

Jair Bolsonaro comunicou o ministro da Justiça nesta quinta-feira (23) sobre sua intenção de trocar a diretoria-geral da Polícia Federal, hoje comandada por Maurício Valeixo. Moro então pediu demissão do cargo, e Bolsonaro tentar reverter.
O ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu demissão do governo após ser comunicado por Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (23) que haverá uma troca nos próximos dias da diretoria-geral da Polícia Federal, hoje comandada por Maurício Valeixo.
Segundo reportagem de Leandro Colon, da Folha de S.Paulo, Bolsonaro tenta agora reverter o pedido de demissão do ex-juiz da Lava Jato. Valeixo é ligado a Moro, foi escolhido por ele para o cargo e um nome importante da operação em Curitiba.
Não é a primeira vez que Bolsonaro ameaça trocar o comando da PF, sobre a qual quer ter o domínio, em meio a investigações que envolvem sua família.

Agente Comunitária de Saúde morre na UPA vítima de parada cardíaca

A Secretaria de saúde informou que foi realizada coleta do material para investigação.
A Agente Comunitária de saúde (ACS) veio a óbito na manhã desta quinta feira (23) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas/COHAB).
Uma profissional da área da saúde em Santarém, Oeste do Pará, pode ter sido mais uma vítima do novo coronavírus, o Covid-19. 
De acordo com informações a mesma passou mal na madrugada de hoje, com falta de ar e dor no peito. Por volta de 8 horas da manhã teve uma parada cardíaca e não resistiu. Não era hipertensa nem diabética.
Ainda segundo informações, a ACS estava assintomática, realizando normalmente suas atividades. 
A profissional da saúde residia no bairro de Fátima e atuava como ACS há pelo menos 12 anos. Era mãe de três filhos.
Obedecendo e cumprindo o protocolo, as autoridades de saúde ainda não confirmaram a causa mortis.
A Secretaria de saúde informou que foi realizada coleta do material para investigação.
A profissional atuava há 12 anos na área da saúde como ACS

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Idoso morto por covid-19 teve velório e enterro abertos ao público em Óbidos

Idoso morto por covid-19 tem velório e enterro abertos ao público em ÓbidosUm idoso de 70 anos que morreu por covid-19 em Óbidos (PA), e cuja doença foi confirmada nesta terça-feira (21) pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), teve o velório e enterro abertos ao público na cidade. É primeiro óbito registrado oficialmente no município
O risco de contaminação pelo coronavírus preocupa os moradores. Entre 20 a 30 pessoas teriam participado das cerimônias fúnebres, ocorridas no último dia 14 (velório) e 15 (enterro), quando o idoso foi sepultado por volta das 8h no cemitério urbano de Óbidos.

Polícia investiga suspeita de estupro de adolescente em Santarém

Deaca em Santarém — Foto: Geovane Brito/G1A adolescente foi encaminhada ao Centro de Perícia Renato Chaves (CPC) para ser submetida à perícia técnica.
Na manhã desta terça-feira (21) a Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca), em Santarém, no oeste do Pará, iniciou investigação de suspeita de estupro de uma adolescente.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

A rotina com o novo coronavírus gera muitas dúvidas. Conheça as mais frequentes!

Foto: Carlos Alberto Silva - Existem várias dúvidas em torno do assunto covid-19. Perguntas como, "preciso lavar a roupa quando eu chegar em casa? Por quanto tempo o vírus fica vivo em tecidos e superfícies?". Estas e outras dúvidas são esclarecida pelos especialistas.
Quando o assunto é chegar em casa, o conselho é tomar banho e lavar a roupa logo que entrar em casa,
Linsey Marr, do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, explica sobre os estudos recentes. “Estudos comprovam que a probabilidade de uma pequena partícula se prender às roupas é bem baixa. Elas seriam tão pequenas que se moveriam no ar ao redor dos corpos e das roupas", afirma.

Governo fará 100 mil testes rápidos para mapear coronavírus no país

Governo fará 100 mil testes rápidos para mapear coronavírus no país - Crédito: Wolfgang Rattay/ReutersO Ministério da Saúde organiza a realização de testes e a coleta de dados, que poderão servir para organização de dados no país. Pelo menos sete estados já traçam planos para reduzir, aos poucos, as medidas de distanciamento social. A pasta trabalha em três frentes de atuação para melhorar o rastreamento da contaminação em todo o país e auxiliar na construção de um plano sobre as medidas de mobilidade social.

Embarcações descumprem proibição de viagens intermunicipais e são punidas

Fiscalização é feita pela Arcon, Polícia Civil, PRE, Detran e Corpo de Bombeiros até o próximo dia 22 de abril.

Uma denúncia anônima feita na manhã deste domingo (19) aos órgãos de segurança revelou que uma embarcação com 70 passageiros partiu do município de Breves para Belém, infringindo o decreto governamental que restringe as viagens intermunicipais durante o feriado prolongado de Tiradentes. As equipes de fiscalização da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), de forma integrada com a Polícia Civil, foram acionadas para apuração do fato.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Vídeo de hospital do AM mostra ala cheia de corpos ao lado de pacientes

Capital é a única cidade com UTI no estado; hospital de referência já está lotado.
Um vídeo gravado no hospital estadual João Lúcio, em Manaus, mostra corredores e salas com corpos à espera de remoção ao lado de pacientes e macas no chão. A capital é a única cidade com UTI no Amazonas, o estado com a mais alta taxa de incidência do novo coronavírus do país.
Na imagem, de pouco mais de um minuto e aparentemente gravada por uma funcionária, há 10 corpos dentro de sacos mortuários ou sob cobertas e 11 pacientes. Alguns pacientes estão na mesma sala do que mortos, e duas pessoas aparecem sob macas perto do chão. Só se vê um leito vazio.

SAÚDE: Prefeitura emite nota sobre o estado de saúde do secretário Luis Alberto “Pixica”

Secretário de Cultura de Santarém pede exoneração para se dedicar ...
O secretário continua internado, e seu estado ainda necessita de cuidados
Prefeitura de Santarém informa com autorização da família que o secretário Municipal de Cultura, Luis Figueira “Pixica”, que testou positivo para a Covid-19, está afastado de suas funções e ainda encontra-se internado. O secretário de Turismo, Diego Pinho, reponde interinamente pela pasta de Cultura.
A família informou que o primeiro exame de Luis Pixica testou negativo, resultado informado no dia 4 de abril. Foi realizada a contraprova, que testou positivo, resultado informado no dia 10 de abril. O secretário deu entrada no dia 31 de março num Hospital particular, apresentando tosse e outras complicações. Ele foi submetido a um exame de imagem pulmonar, no qual os médicos identificaram uma infecção severa bilateral. Pixica foi internado e entrou em quadro de isolamento como suspeito de contaminado pelo novo coronavírus.

Restos mortais de criança foram encontrados em um camarote no convés que ficava tripulação do Navio Anna Karoline III

Restos mortais de crianças encontrados em camarote no convés da tripulação do navio Anna Karoline III 
Polícias Civil e Militar e peritos do CPC Renato Chaves estiveram na embarcação onde foram encontrados os restos mortais de criança — Foto: Semma/Divulgação
Restos mortais de uma criança foram encontrados por fiscais da Vigilância Sanitária de Santarém, oeste do Pará, na tarde desta quinta-feira (16), durante trabalho de retirada de materiais e objetos que estavam dentro do navio Anna Karoline III. A embarcação naufragou no Amapá no dia 29 de fevereiro, quando seguia viagem para Santarém e foi retirada do fundo do rio um mês após o naufrágio.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

MP pede multa de R$ 500 mil a prefeito de Jacundá e R$ 50 mil para comerciantes

O último decreto expedido pela prefeitura, flexibilizando a abertura de serviços não essenciais, vai de encontro às normas da OMS e ao Decreto Governamental 609/2020
O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da Promotoria de Jacundá, ingressou com ação civil pública na Justiça local para garantir “a implementação efetiva das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de autoridades médicas que apontam o isolamento social como a principal medida de prevenção para conter a pandemia da Covid-19”. Na peça, o MP pede multa de R$ 500 mil contra o prefeito Ismael Barbosa e R$ 50 mil para os estabelecimentos de comércio ou serviços não essenciais que estejam funcionando.

Semsa recebe doações de máscaras em tecidos para pacientes dos grupos de Hiperdia

Secretária Dayane, Alba Leal e representantes do IFPA e Projeto Samaúma, parceiros no bloqueio do novo coronavírus.
O espirito solidário continua motivando instituições para a proteção das pessoas em meio a pandemia do novo coronavírus que assola o mundo. Na tarde desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu do Instituto Federal do Pará (IFPA) com apoio do Projeto Samaúma, 100 máscaras em tecido 100% algodão, que serão doadas para os pacientes que são atendidos nos grupos de hiperdia das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Temos muito a agradecer as pessoas e instituições que estão tomando a iniciativa de nos ajudar a proteger as pessoas mais vulneráveis neste momento em que o Brasil passa por uma situação muito difícil. Em Santarém, o governo municipal atua com todas asmmedidas para bloquear o contágio de novos casos. Atitudes como a do IFPA nos ajudam a criar barreiras para os avanços desses contágios, de maneira que os nossos pacientes com diabetes e hipertensão terão uma proteção a mais com essa doação”, agradeceu a secretária de Saúde, Dayane Lima.
A enfermeira coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico da Semsa, Alba Leal, falou da quantidade das doações e ressaltou que as pessoas que quiserem doar podem procurar o setor para doações. “Hoje, a Semsa recebeu 100 máscaras em tecido 100% algodão que serão entregues para as Unidades de Saúde doarem para os pacientes que necessitarem de máscara. Nos colocamos a disposição para outras pessoas ou instituições que quiserem doar, pois sabemos que toda ajuda neste momento é importante e necessária”, explicou.
A doação foi de iniciativa de um grupo de professores do IFPA motivados pela responsabilidade social da instituição, como informou a professora Carmen Andrade, que faz parte do grupo. “Acompanhando as notícias e o contexto da pandemia do Covid-19 e as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde que reforçam o pedido, que todos usem máscara se necessitarem sair de casa, decidimos fazer uma campanha com os servidores do IFPA para angariar materiais para produção das máscaras e com o apoio do Projeto Samaúma, que confeccionou as máscaras, fechamos essa parceria e doamos à Semsa” finalizou.
A professora destacou ainda que o grupo cumpriu um papel importante de responsabilidade social que a instituição desenvolve.

Semsa abre procedimento para apurar como foi o atendimento de homem que morreu com suspeita de Covid-19

Protocolo de Covid-19 adotado pela UPA 24H será apurado pela Secretaria Municipal de Saúde — Foto:  Geovane Brito/G1Segundo a secretaria, a coleta de amostra do paciente para exame estava agendada para a quarta-feira (15). Ele morreu na tarde de terça-feira (14).
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, oeste do Pará, abriu procedimento administrativo para apurar como foi feito o atendimento do paciente de 54 anos, que morreu com suspeita de Covid-19, um dia depois de ter sido avaliado na UPA 24H, e liberado para isolamento domiciliar.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Polícia abre inquérito para investigar morte de engenheiro ambiental em Altamira

Polícia abre inquérito para investigar morte de engenheiro ambiental em Altamira - Crédito: Reprodução/ Redes Sociais
De acordo com o delegado local a vítima não tinha antecedentes criminais
A Polícia Civil investiga a morte de um engenheiro ambiental no município de Altamira. Ruan Silva foi assassinado a tiros no último domingo, 12, por dois homens não identificados.
A vítima estava em casa, na companhia de dois amigos, quando a dupla de desconhecidos parou de moto, na frente da residência.

Índice de isolamento social no Pará chega a quase 60%

É a 8ª unidade da Federação a registrar mais pessoas fora das ruas, mantendo a prevenção ao novo Coronavírus
Com um índice de isolamento correspondente a 59,12%, o Pará esteve na sexta-feira (10) no 8º lugar no ranking de isolamento social no Brasil, ficando atrás do Piauí (61,60%), Rio Grande do Sul (61,10%), Distrito Federal (60,80%), Amapá (60,60%), Goiás (60,60%), Maranhão (60,24%) e Minas Gerais (59,24%). Os dados foram divulgados na tarde deste sábado (11), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). É a segunda melhor média estadual desde o início do monitoramento, perdendo apenas para o dia 5 (domingo), quando a taxa alcançou 64,60%.

Norte Energia doa 126,5 mil EPIs para reforçar combate à COVID-19 no sudoeste paraense

Parceria com a Sespa integra as ações da empreendedora da UHE Belo Monte para o enfrentamento à doença
A Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, entregou, na tarde desta terça-feira (14), em Altamira, mais uma remessa de equipamentos de proteção individual (EPIs) para reforçar o combate à COVID-19 no sudoeste paraense. Com a doação, garantida por meio de parceria com o 10º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o total de entregas da companhia já chega a 126.500 itens.
A iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas pela Norte Energia para reforçar a estrutura de enfrentamento à doença no entorno da UHE Belo Monte, destaca o superintendente de Relações Institucionais da empresa, Eduardo Camillo. “Com mais essa entrega, a Norte Energia reafirma seu compromisso com a população da região. Em breve, novos equipamentos serão entregues à 10º Centro Regional da Sespa, que irá distribuí-los aos municípios da região do Xingu”, informou Camillo.
Os equipamentos entregues nesta terça-feira já têm destino definido. Eles serão repassados, a partir de amanhã, às secretarias de saúde de nove municípios – Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Anapu, Pacajá, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Porto de Moz – atendidos pelo 10º Centro Regional de Saúde da Sespa.
Para o secretário de saúde de Altamira, Renato Mengoni Junior, a entrega será fundamental para o município neste momento. “Essa doação chegou na hora certa. Não estávamos conseguindo encontrar esse material disponível no mercado para oferecer aos nossos profissionais de saúde, isso vai ajudar a proteger nossos colegas”, explicou.
Segundo Alexandre Lunelli, prefeito do município de Brasil Novo, vice-presidente da Associação Consórcio Belo Monte (ACBM), a iniciativa demonstra a parceria entre os municípios e o empreendimento. “Agora, a nossa região começa a se preparar com materiais que vão garantir a proteção dos profissionais de saúde. Esse é um passo importante para que possamos ter condições de enfrentar a doença”, declarou Lunelli.
De acordo com o diretor do 10º Centro Regional de Saúde, Maurício Nascimento, o material recebido nesta tarde é de extrema relevância para um atendimento de qualidade à população de Altamira e região. “No momento de combate à COVID-19 unimos as forças com a Norte Energia, o Governo do Pará e a ACBM para que, juntos, possamos minimizar essa problemática mundial. São itens importantes para a segurança daqueles que estão na linha de frente nesse combate à doença”, afirma.
O apoio da Norte Energia garante aos profissionais da saúde que atuam na região o reforço de 75 mil novos pares de luvas de procedimento, 50 mil toucas descartáveis, 500 óculos de proteção ampla visão e 500 macacões de segurança impermeáveis. Outros 500 macacões foram entregues na primeira etapa de doação da empresa, em 9 de abril, na sede do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira.

Prefeitura de São Félix do Xingu vai usar R$ 1 milhão em materiais de expediente para saúde

Conhecendo o Brasil, São Félix do Xingu, Pará. - YouTubeSecretaria de Saúde está licitando R$ 325 mil em itens de expediente, como clipes e grampos, e R$ 730 mil em itens de gráfica e comunicação visual, como banners, folders e receituário
No sul do Pará, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de São Félix do Xingu abriu duas licitações para registrar preços de materiais gráficos e produtos de expediente a fim de se precaver para um eventual cenário de surgimento e aumento de casos da Covid-19. No final de semana, a administração encaminhou ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) dois processos cujas propostas comerciais devem ser apreciadas nas próximas semanas.

Sobe para 384 o número de casos de Covid-19 no Pará; agora sãos 21 óbitos registrados no Pará

Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais 74 novos casos no segundo boletim informativo desta terça-feira, 14.
A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou na noite desta terça-feira (14) mais 74 casos de pacientes infectados com o novo coronavírus (Sars-CoV-2) no estado. A informação foi divulgada pelas redes sociais da secretaria. Com as confirmações, o Pará registra 384 casos da doença, e 21 mortes.
De acordo com a Sespa, os pacientes são:

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Sem Palavras!

Otto com Lair(im memoriam) e 
HOJE ACORDEI CO O MEU CORAÇÃO PARTIDO, E COM UMA IMENSA DOR. CHOREI, E FIZ O CULTO DA MANHÁ, E PEDIR A DEUS QUE DEI MUITO CONFORTO AOS FAMILIARES DO MEU AMIGO LAIR (IM MEMORIA), E DO MARAVILHOSO OTTO.
NESSE MOMENTO NÃO EXISTE PALAVRAS PARA DIZER, MAS TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE DEUS SABE TODAS AS COISAS.
DESCANSE EM PAZ OTTO, SUA ETERNAR SAUDADES SERA INABALÁVEL NOS CORAÇÕES DOS QUE TE AMAM!
A morte de alguém é sempre um momento difícil e delicado no qual muitas vezes não sabemos como nos expressar. Por mais doloroso que seja, precisamos colocar em mente que com o tempo a dor diminui e sempre teremos momentos incríveis para relembra.
Eu sei que hoje o dia para você está cinza e feio, mas tente pensar que o céu está em festa e muito mais bonito em receber mais uma estrela.
DESCANSE EM PAZ OTTO
``Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos``.
Apocalipse 20:6

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Profissionais da saúde e pacientes sintomáticos farão testes rápidos

Com resultado em até 20 minutos, os testes são indicados apenas para os profissionais da saúde e alguns pacientes
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu hoje os testes rápidos adquiridos com recursos próprios. A Semsa aguarda ainda uma segunda remessa que deve ser disponibilizada pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de estado de Saúde do Pará (Sespa). Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e pacientes que estejam com sintomas gripais. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, Santarém possui 10 casos confirmados de Covid-19, com 1 óbitos, 32 exames negativos e outros 22 em análise.
De acordo com Dayane Lima, titular da Semsa, os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. “Para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19”, explica a secretária.
De acordo com o Ministério da Saúde, o chamado ‘teste rápido’ é um teste qualitativo para triagem e auxílio do diagnóstico. “Portanto, o teste deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico do Covid-19. Resultados negativos não excluem a infecção por SARS CoV 2”, ressalta Dayane. “E sendo positivo faremos a contraprova no Lacen”, acrescenta.
A população não deve ir às unidades de saúde solicitar a realização dos testes rápidos. “É importante que se faça destaque a essa informação: os testes rápidos são para os profissionais dos serviços de saúde e pacientes que estejam com sintomas gripais”, ratifica Dayane Lima.
O prefeito Nélio Aguiar lembra que, segundo o Ministério da Saúde, o mês de abril é muito importante para conter o avanço da Covid-19. Ele pede compreensão e ajuda da população para o cumprimento das medidas de prevenção ao avanço da doença.
Dayane Lima, titular da Semsa
“Os testes rápidos são uma ajuda bem-vinda que adquirimos, mas o isolamento social, o distanciamento, a proteção aos grupos de risco, as medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória, são essenciais para evitar contágio e disseminação da doença. Vamos estar atentos às medidas e seguir as orientações. Juntos vamos vencer esse momento difícil”, destacou o prefeito.
Santarém foi o primeiro município do Oeste do Pará a adotar uma série de medidas preventivas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, o isolamento social é a melhor prevenção e as medidas só surtirão efeito se a população se conscientizar e colaborar. Fique em casa.
A medida de prevenção à Covid-19 do Ministério da Justiça, em Portaria do dia 17 de março, dá autoridade aos profissionais da saúde, em caso de descumprimento das orientações, quanto a questão dos isolamentos, pedir auxílio da força policial para o cumprimento das medidas, sem comunicação prévia à pessoa afetada. A Portaria prevê de 15 dias a dois anos de detenção e multa para quem não cumprir a quarentena.
Casos confirmados do novo Coronavírus serão comunicados de imediato e primeiramente pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).