sexta-feira, 21 de junho de 2024

Santarém 363 anos: confira 5 motivos para amar a Pérola do Tapajós


Entre as razões que tornam Santarém encantadora estão as belezas naturais, a segurança, o acolhimento do povo, a culinária, além da cidade ser considerada um Polo Universitário.
“Terra mimosa de paz, de sonho e de amor”, diz um trecho do hino de Santarém, de Paulo Rodrigues dos Santos e Wilson Fonseca. E é bem isso que um dos principais municípios do oeste do Pará representa para quem visita ou para quem ama morar por ‘essas bandas’.

A cidade é conhecida e reconhecida por seu povo acolhedor, a culinária que conquista, as belezas naturais que encantam, mas também por ser considerada um celeiro de oportunidades para quem vem de longe estudar em uma das universidades da cidade ou escolheu o município para viver.
Neste sábado (22) a Pérola do Tapajós completa 363 anos e o g1 Santarém e região listou 5 motivos para amar Santarém. Vamos conferir?


Cheiros, aromas, sabores, temperos, cores. A culinária de Santarém é muito rica, diversa e agrada todo tipo de paladar. Quem visita Santarém é pego pelo estomago, porque a cidade é repleta de pratos saborosos.
Entre os pratos mais apreciados na cidade, estão os peixes dos rios da região. Fresquinho e disponível praticamente ‘direto da fonte’, já que as principais feiras de pescado de Santarém ficam na beira do rio, os peixes da região são apreciados tanto por visitantes, quanto pelos santarenos.

A chef Ana Maria Rocha de Vasconcelos conta que na peixaria onde comanda as atividades, entre os pratos preferidos dos clientes estão as caldeiradas.
Caldeiradas de tambaqui, de surubim e pirarucu e também nós temos o pirarucu na manteiga e a posta de surubim assada, que são os queridinhos dos Santarenos. 


Temos também a banda de tambaqui e vários outros pratos que os Santarenos adoram", contou Ana Maria.
Ana Maria conta ainda que o diferencial da culinária regional é uma junção dos peixes e das especiarias que só são encontradas na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.