sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Jovem de 16 anos seria segunda vítima brasileira no Líbano, dizem familiares

 
Em coletiva de imprensa na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o presidente Lula condenou o conflito entre Israel e o Hezbollah no Líbano.Os bombardeios israelenses no Líbano podem ter feito uma nova vítima brasileira. Familiares de uma adolescente de 16 anos denunciaram a morte da jovem em entrevistas à imprensa.Depois de uma fuga da área sob ataque, ela teria voltado para a região onde mora para buscar material escolar e roupas. De acordo com um tio, o pai da jovem também morreu no local.O Ministério das Relações Exteriores ainda não confirma as mortes. Apesar de o aeroporto de Beirute estar aberto para voos comerciais, o governo brasileiro estuda a demanda de auxílio para a retirada de brasileiros do Líbano.Na quarta-feira, 25, um adolescente de 15 anos morreu após uma série de bombardeios de tropas israelenses. Ali Kamal Abdallah foi atingido no Vale do Beqaa, a 30 quilômetros de Beirute.O pai do adolescente é paraguaio e também morreu nas explosões. A embaixada do Brasil no Líbano presta assistência à família.

Nove pessoas da mesma família morrem no Líbano, e ataques completam uma semana com mais de 700 mortos

Ataques de Israel ao Líbano completam uma semana, com mais de 700 mortes. Vítimas desta sexta morreram em bombardeio em Shebaa, no sul. Hezbollah lançou mísseis contra Haifa, 3ª maior cidade israelense.Nove pessoas de uma mesma família morreram em um bombardeio à cidade de Shebaa, no sul do Líbano, nesta sexta-feira (27), que deixou 25 mortos no total. Quatro delas eram crianças, segundo o prefeito da cidade, Mohammad Saab.Do outro lado, as Forças Armadas de Israel disseram que o Hezbollah lançou mísseis contra a cidade de Haifa, a terceira maior de Israel e que virou alvo do grupo extremista desde o início da escalada dos conflitos entre as duas partes.Israel vem bombardeando regiões do Líbano há uma semana, em uma nova página do conflito no Oriente Médio que já deixou mais de 700 mortos. O governo israelense afirma que o alvo é o Hezbollah, grupo extremista financiado pelo Irã que nasceu no Líbano com o intuito de lutar contra Israel.

Governo do Pará e ONU firmam acordo de conservação ambiental

 

A tratativa foi realizada, nesta quinta-feira (26), na sede da ONU, entre o governador Helder Barbalho e Inger Andersen, diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

'Lavei minha alma e de toda minha família', diz policial que prendeu assassino do pai 25 anos depois

Givaldo José Vicente de Deus foi assassinado com um tiro em 1999; condenado pelo crime ficou foragido por oito anos. Filha se formou em direito, prestou concurso e passou a trabalhar com investigações na Delegacia de Homicídios, em Roraima.A escrivã Gislayne Silva de Deus, de 36 anos, que teve o pai assassinado e participou da operação da Polícia Civil de Roraima que prendeu o acusado pelo crime 25 anos depois, na quarta-feira (25), resumiu que o desfecho do caso marca o fim de uma longa jornada para a família."Com a prisão dele, lavei minha alma e a de toda minha família. Foi o encerramento de um ciclo. Hoje temos paz e o sentimento de que a justiça foi feita", disse, emocionada.Gislayne era a mais velha de cinco filhos de Givaldo José Vicente de Deus e tinha 9 anos quando perdeu o pai.

Ataque russo com drones deixa 3 mortos e 11 feridos na Ucrânia


Bombardeio causou incêndios e danificou casas nesta sexta-feira (27), informou governador.
Um ataque russo com drones nesta sexta-feira (27) matou três pessoas e feriu outras 11, incluindo uma criança, na cidade de Izmail, na Ucrânia, informou a agência Reuters.O governador da regional de Odesa, Oleh Kiper, classificou o bombardeio como um "ataque terrorista em grande escala". Ele afirmou pelo aplicativo Telegram que o ataque causou vários incêndios e danificou casas.O governo da Ucrânia diz ter abatido 24 de 32 drones russos lançados durante a noite e a madrugada.As forças russas também usaram um míssil balístico e dois mísseis de cruzeiro durante o ataque, ainda segundo a Reuters.

Homem é preso por crime de latrocínio contra vigilante, em Belém


A vítima residia há mais de 30 anos na escola onde o crime ocorreu, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
A Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios (DH), prendeu na última quinta-feira, 26, um homem investigado pelo crime de latrocínio, após a Polícia Militar realizar rondas na área e apresentar o suspeito na unidade policial. Na escola onde ocorreu o crime, a Polícia Científica do Pará fez a perícia para averiguar as circunstâncias do fato.De acordo com as investigações, a vítima, que tinha 68 anos, trabalhava como vigilante e também residia há mais de 30 anos na escola onde o crime ocorreu, no bairro da Cidade Velha, em Belém. Do local foram subtraídos objetos, e o vigilante foi encontrado morto.Em depoimento, o homem preso confessou o crime e apontou outra pessoa como comparsa. Ele foi autuado em flagrante e, após os procedimentos legais, será encaminhado ao Sistema Penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.As investigações continuam para identificar e localizar o outro envolvido no crime.

Forças Armadas vão ajudar no transporte de urnas, de eleitores e na segurança do 1º turno; veja como vai funcionar



Ministério da Defesa informou que recebeu 123 pedidos de apoio logístico e 481 pedidos de reforço na segurança dos locais de votação. Suporte dos militares é previsto na legislação eleitoral. Efetivo vai atuar em 600 localidades de 12 estados.
As Forças Armadas vão dar apoio logístico e de segurança para as eleições municipais em pelo menos 600 localidades de 12 estados, segundo o Ministério da Defesa.
Na última terça-feira (24), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, o envio de força federal para a garantia da segurança no primeiro turno para os seguintes estados:

Governo Lula prepara decreto para regular uso da força pelas polícias do país; veja mudanças propostas

Texto ainda está em fase de elaboração e não deve ser imposto aos estados, mas deve ser uma das diretrizes a serem seguidas para garantir repasses de recursos para forças de segurança estaduais.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um decreto para regular o uso da força pelas polícias de todo o país.
O texto vai atualizar uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública de 2010, a primeira norma editada sobre o tema.
As regras não serão impostas aos estados, que são os responsáveis pelas Polícias Militares, Civis e penais (que atuam em presídios).

Agência Nacional de Águas declara situação de escassez hídrica na Bacia do Tapajós

Durante a 916ª Reunião Deliberativa Ordinário da Diretoria Colegiada, ocorrida na segunda-feira, 23 de setembro, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aprovou a proposta de Declaração de Situação de Escassez Quantitativa de Recursos Hídricos no trecho baixo do rio Tapajós, compreendido entre as cidades de Itaituba (PA) e Santarém (PA) até 30 de novembro. A medida visa a aumentar a segurança hídrica da região e mitigar os impactos dos baixos níveis dos rios sobre os usos da água.De acordo com os institutos de climatologia, a precipitação acumulada na bacia do rio Tapajós de outubro de 2023 a agosto de 2024 foi caracterizada por chuvas abaixo da média, tendência que continua no atual período seco. As anomalias negativas de chuva afetaram os níveis do rio do Tapajós, especialmente no trecho entre Itaituba (PA) e Santarém (PA), onde as vazões atualmente estão abaixo dos mínimos observados no histórico.

Helder firma parceria com a ONU em prol da conservação florestal

O governador também ponderou que os recursos dos créditos de carbono serão destinados às comunidades que colaboram com a redução do desmatamento no Pará.O governador do Pará, Helder Barbalho, e a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, assinaram nesta quinta-feira, 26, um memorando de entendimento para impulsionar a ação climática e a conservação florestal.