sexta-feira, 31 de maio de 2024

Pará cumpre metas fiscais e faz prestação de contas dos quatro primeiros meses de 2024


Nesta terça-feira (28) foi realizada a audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Alepa (CFFO), para avaliação da gestão estadual no primeiro quadrimestre de 2024 (janeiro, fevereiro, março e abril). A audiência foi presidida pelo deputado Iran Lima (MDB), líder do Governo.
O evento é realizado para que os deputados possam avaliar a gestão da administração pública estadual de cada quadrimestre do ano, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Participaram da audiência pública o secretário de Fazenda (Sefa), René de Oliveira e Souza Jr; a secretária de Planejamento e Administração (Seplad), Eliete Braga; a secretária adjunta de planejamento, Maria de Nazaré Nascimento; e o procurador do Ministério Público de Contas do Estado, Patrick Mesquita.
Metas fiscais
Durante a apresentação, foram discutidos diversos aspectos relacionados às finanças públicas do Estado, incluindo a arrecadação de receitas, as despesas realizadas, os investimentos em áreas prioritárias em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige que a cada quadrimestre o Estado apresente as receitas e despesas. O estado do Pará conseguiu cumprir com os percentuais mínimos previstos na Constituição Federal no que se refere a gastos nas áreas da saúde e educação.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Júnior Hage não poderá concorrer às eleições suplementares de Monte Alegre por decisão do TRE


O então candidato teria solicitado domicílio eleitoral fora do prazo previsto em lei, que é de seis meses.
Em Sessão Plenária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) na manhã desta terça-feira (27), foi julgado o Recurso Eleitoral nº 0600019-61.2024.6.14.0019, sobre a condição de elegibilidade por conta do registro eleitoral (domicílio eleitoral na circunscrição), do então candidato José Alfredo Silva Hage Júnior (Júnior Hage), a prefeito pelo município de Monte Alegre, no oeste paraense, nas eleições suplementares marcadas para o dia 09 de junho.
Por maioria, a Corte julgou que o então candidato não pode concorrer às eleições suplementares, por ter solicitado domicílio eleitoral fora do prazo previsto em lei, que é de seis meses.
Na mesma sessão, foi votado o Recurso Eleitoral nº 0600020-46.2024.6.14.0019, sobre a condição de elegibilidade do então candidato, Ernande Correa da Silva, que pleiteava o cargo de vice-prefeito, pelo município de Monte Alegre.
Por maioria, a Corte julgou que o então candidato a vice-prefeito não pode concorrer às eleições suplementares, também por ter solicitado domicílio eleitoral fora do prazo previsto em lei, que é de seis meses.
A relatoria dos dois recursos foi do juiz José Airton de Aguiar Portela.
Novas eleições em Monte Alegre
O município de Monte Alegre, oeste do Pará, terá eleições suplementares porque em 21 de março de 2024, por unanimidade (7 votos a zero) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandado do então prefeito Matheus Almeida dos Santos e de seu vice, Leonardo Albarado Cordeiro, e tornou inelegível por oito anos, o ex-prefeito Jardel Vasconcelos.
A sentença foi proferida em julgamento de recurso especial no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral) protocolada pela cidadã Lirley Nery Corrêa.
O TRE entendeu que em 2020, o então candidato à prefeitura de Monte Alegre, Matheus Almeida dos Santos e o vice dele, Cabo Leonardo, foram beneficiados pelo então prefeito Jardel Vasconcelos Carmo com uso indevido da máquina pública e abuso do poder político com viés econômico.

PF investiga funcionário dos Correios por desvio de encomendas em Ourilândia do Norte


O alvo da operação é investigado por extraviar diversas encomendadas da empresa pública na agência de Ourilândia do Norte.
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (29), em Tucumã, uma operação de combate a apropriação indevida de objetos dos Correios.
O objetivo foi cumprir mandado de busca e apreensão expedido contra funcionário da empresa pública, suspeito de apropriar-se ou desviar encomendas postais no interior da Agência de Ourilândia do Norte.
Durante o ano de 2023 os Correios receberam diversas reclamações de extravio de encomendas naquela agência, especialmente celulares comprados pela internet por clientes da região.
Nenhum objeto postal foi encontrado na casa do investigado, mas seu celular foi apreendido e será encaminhado à perícia técnica para extração de dados, a fim de avançar na investigação.
O investigado poderá responder pelo delito de peculato furto, previsto no Código Penal.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Pator é preso usado de importunação sexual e estupro de vulnerável


Na última terça-feira, 28, a Polícia Civil da DEAM de Senador Canedo efetuou a prisão de Dagmar José Pereira, autointitulado pastor da “Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério de Anápolis”, em Goiás. O mandado de prisão, do tipo preventiva, foi emitido devido a acusações de importunação sexual e estupro de vulnerável, originárias de Parauapebas e outras localidades.
O acusado, que praticava tais crimes há décadas, aproveitava-se de sua posição de líder religioso para ganhar a confiança das famílias e orientar jovens da igreja. Infelizmente, crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 11 e 22 anos, foram submetidos a atos libidinosos não consentidos.
As denúncias incluem relatos de beijos forçados, toques inapropriados e até mesmo atos de sexo oral. Segundo informações obtidas, Dagmar já possui antecedentes, sendo indiciado anteriormente por estupro de menor em 2005, na cidade de Nerópolis. Diante do risco de reincidência, a Polícia Civil de Goiás solicitou e obteve a prisão preventiva do acusado.

Polícia Civil derruba esquema de tráfico que movimentou R$ 3 milhões no Pará


A Polícia Civil do Estado do Pará, através da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e com apoio operacional de diversas unidades especializadas, desmantelou um esquema de tráfico de drogas que movimentou R$ 3 milhões em seis meses. A operação “Héstia Infame”, deflagrada nesta terça-feira, 28, cumpriu 14 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em municípios do Pará e de São Paulo.
Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Capanema, no nordeste estadual. A investigação teve início após a prisão em flagrante de um indivíduo com 94 quilos de maconha, revelando a existência de núcleos criminosos atuando no fornecimento de entorpecentes na região do Salgado e do Caeté.

PM prende casal por tráfico de drogas em Marabá


MARABÁ (PA) — Na última segunda-feira, 27 de maio de 2024, a Polícia Militar do 34º Batalhão de Marabá, no sudeste do Pará, registrou uma ocorrência de tráfico de drogas durante patrulhamento ordinário na cidade. A ação se deu na rua Afro Sampaio, núcleo Cidade Nova, onde um casal demonstrou comportamento suspeito ao avistar a viatura e tentou fugir.
Os policiais iniciaram uma perseguição que resultou na abordagem dos indivíduos no cruzamento entre a rua Alfredo Monção e a rua Manaus. Durante a tentativa de fuga, uma mulher arremessou um aparelho celular, modelo iPhone 11 Pro Max, contra um muro, quebrando completamente a tela do dispositivo.

“Matei porque ele xingou minha mãe”, diz acusado de assassinar peixeiro em Santarém


A Polícia Militar prendeu o principal acusado de matar o peixeiro José Maria Pereira da Costa. O crime aconteceu na madrugada de segunda-feira (27), na Comunidade Santa do Ituqui, região de várzea em Santarém.
Lucas dos Santos, 24 anos, foi apresentado na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil e conversou na manhã de terça-feira (28) com a reportagem da TV Impacto.
Durante entrevista confessou que foi o autor das pedradas e facada que ceifaram a vida da vítima. Contou ainda, que o homicídio foi motivado porque José Maria xingou um membro de sua família.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Polícia Militar apreende mais de 100 kg de drogas em caminhonete no bairro Santarenzinho

Os entorpecentes são avaliados em cerca de 2 milhões de reais. Além das drogas, um celular, possivelmente do suspeito, foi apreendido.
Na noite de sábado (25), a "Operação Sucuri", sob a responsabilidade do 35º e 3º Batalhões de Polícia Militar, realizou uma significativa apreensão de drogas em Santarém, no oeste do Pará. A ação foi desencadeada após uma denúncia recebida pelo Núcleo de Inteligência do Comando de Policiamento Regional-1, informando sobre uma caminhonete prata, que estaria transportando uma grande quantidade de entorpecentes.
Conforme relato da Polícia Militar, durante as diligências, a caminhonete foi avistada na entrada do Zoológico de Santarém, ainda na avenida Moaçara. Ao perceber a presença da viatura policial, o motorista tentou fugir, entrando no bairro Santarenzinho pela rua Angelim. O acompanhamento continuou até a rua Castelo Branco, onde o suspeito abandonou o veículo e começou a disparar contra os policiais, que revidaram a agressão. O suspeito conseguiu fugir para uma área de mata.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Empresário desaparecido é encontrado morto no bairro do Barreiro, em Belém


Na manhã desta quarta-feira (21), um homem foi encontrado morto dentro de uma marcenaria, próximo ao Canal São Joaquim, no bairro do Barreiro, em Belém.
A vítima foi identificada como o empresário José Maria Vasconcelos, de 68 anos e estava desaparecido desde a tarde da última terça-feira (21). O homem era proprietário de vários pontos comerciais de Belém e enfrentava desavenças com um dos inquilinos há mais ou menos um ano.

Ex-Celso Trzeciack e Torrinho Torres Unem Forças por Medicilândia

Celso Trzeciack e Torrinho Torres unidos por Medicilândia
O ex-prefeito de Medicilândia, Celso Trzeciack, e o deputado estadual Torrinho Torres, do MDB, firmaram uma aliança estratégica que promete transformar o cenário político e social da cidade. Celso Trzeciack, agora pré-candidato a prefeito pelos Republicanos, traz uma visão arrojada e um compromisso inabalável com o progresso de Medicilândia.
Juntos, eles estão determinados a implementar projetos inovadores e políticas públicas que beneficiem toda a população, garantindo um futuro próspero e promissor para a cidade.
 Com a experiência e a dedicação de ambos, a cidade está prestes a vivenciar um novo capítulo de desenvolvimento e crescimento sustentável. A parceria sela um compromisso com a melhoria da qualidade de vida, trazendo mais investimentos, infraestrutura e oportunidades para todos os cidadãos.

Alepa aprova Projeto que altera o Programa Estadual de Transporte Escolar no Pará


Com o objetivo de aperfeiçoar o Programa Estadual de Transporte Escolar no Estado (PETE/PA), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou o Projeto de Lei nº 239/2024. De autoria do Poder executivo, a proposição altera a Lei Estadual nº 8.846, de 9 de maio de 2019, e tem como objeto a obtenção de melhor execução das ações administrativas, aptas a garantir maior segurança jurídica aos gestores públicos, sem aumento de ordem financeira.
Em vigor desde maio de 2019, o PETE/PA foi criado pelo Governo do Estado e tem atendido mais de 90 mil alunos. A política pública garante o transporte escolar do ensino fundamental ao ensino médio, e também na educação de jovens e adultos da rede pública estadual, por meio de assistência financeira aos municípios.

Nove crianças são resgatadas pela Polícia Militar e Conselho Tutelar, no Marajó


Na última terça-feira, 21, nove crianças foram resgatadas pela Polícia Militar e o Conselho Tutelar, após denúncia relatando que enquanto os pais faziam tratamento de saúde na sede do município marajoara, os menores sofriam agressões de um dos irmãos mais velhos, de 19 anos, na comunidade Vila Alegre, localizada no interior de Portel, arquipélago do Marajó, ao norte do estado do Pará.
Segundo o responsável pelo 12º Comando de Policiamento Regional (CPR XII) do Marajó Ocidental, coronel Márcio Abud, após uma solicitação do Conselho Tutelar a PM prestou apoio para averiguar as denúncias relacionadas a crianças e adolescentes em situação de risco na comunidade Vila Alegre, localizada a cerca de duas horas de lancha da sede do município.

Operação da Polícia Civil prende dois suspeitos por tráfico de drogas, em Santarém


Na noite desta terça-feira (21), a equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) prendeu duas pessoas dentro da operação ‘Última Ratio’. Uma prisão ocorreu na Avenida Magalhães Barata (Rodagem) e outra no bairro Jardim Santarém.
Erick Mateus de Sousa Portal, 24 anos, que é acadêmico do curso de Direito e Pedro Henrique Abreu Filizzola, 24 anos, foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. Eles estavam sendo monitorados e foram abordados quando faziam entregas de entorpecentes.
Os policiais também apreenderam uma quantidade de drogas (pó,maconha, extasy, haxixe, crack), balança de precisão, sacolas, tesouras, celulares e dinheiro dentro da casa de Erick Mateus. O material e os suspeitos foram conduzidos à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
A matéria pode ser atualizada a qualquer momento

 

Polícia Militar prende jovem com mais de 27kg de drogas na 'Operação Sucuri' em Juruti


Além das drogas, foram apreendidos um celular e uma carteira com documentos.
Na tarde desta terça-feira (21), a Polícia Militar prendeu um jovem de 24 anos identificado como Mateus Roque de Almeida da Silva, suspeito de tráfico de drogas. A prisão aconteceu durante uma fiscalização de rotina no município de Juruti, oeste do Pará, em um navio que partiu de Manaus, capital do Amazonas, com destino a Santarém.

PM deflagra “Operação Sucuri" e intensifica fiscalização contra tráfico de drogas nos rios do Baixo Amazonas


Durante a operação, foram encontrados 17 tabletes prensados de uma substância com aparência de Skank, totalizando 18,420 kg.
Sob o comando do CPR-I, o 41° Batalhão da Polícia Militar (BPM) que cobre os municípios de Oriximiná e Terra Santa, oeste do Pará, deflagrou na manhã terça-feira (21), a "Operação Sucuri". Segundo a Polícia, a iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de policiamento nos rios da região do Baixo Amazonas.
A operação, que terá duração de três dias, conta com a participação de diversas unidades policiais, incluindo o Comando de Policiamento Regional I (CPR-I), o 18º BPM, a 28ª CIPM e a 29ª CIPM.

No primeiro dia, durante vistoria em uma lancha que opera na rota Manaus-Juruti-Santarém, no município de Terra Santa, foram encontrados 17 tabletes prensados de uma substância com aparência de Skank, totalizando 18,420 kg.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

PM apreende 10kg de drogas em embarcação que vinha de Manaus para Santarém


Segundo informações da PM, o suspeito de ser dono da droga já teria sido preso em Juruti.
Na madrugada de segunda-feira (20), a Polícia Militar de Óbidos, no oeste do Pará, realizou uma apreensão de drogas em uma embarcação no Rio Amazonas. Durante uma abordagem à embarcação que realizava a linha Manaus/Santarém, os agentes de segurança pública encontraram 10 quilos de substância entorpecente análoga a "Skank".

Em Santarém, Encontro de Gestão e Governança: Desafios e Oportunidades inicia nesta segunda-feira, 20

Santarém, no oeste paraense sedia o Encontro de Gestão e Governança: Desafios e Oportunidades, que inicia nesta segunda-feira, 20 e segue até terça-feira, 21, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, com a abordagem de temas importantes com foco na sustentabilidade fiscal e ambiental, políticas públicas e novas tecnologias. O evento faz parte da programação alusiva aos 10 anos de atuação da Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) de Santarém.
A programação tem como destaque a participação de importantes nomes do controle externo nacional, como a do Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), que fará a palestra magna, e a do Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), João Bandeira de Mello.
Podem participar servidores municipais, estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores. As inscrições para o evento são gratuitas pelo endereço www.tcepa.tc.br/escoladecontas.
Por meio da Unidade Regional de Santarém, o TCE-PA atende 29 municípios pertencentes às Regiões do Baixo Amazonas (Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa), do Xingu (Altamira, Anapú, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu) e do Tapajós (Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão).

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Polícia Federal prende suspeito de crimes sexuais em Alenquer e cumpre mandado de busca e apreensão


Durante o cumprimento dos mandados, foi encontrado material contendo cenas de abuso sexual infantil.
O Núcleo de Combate aos Crimes de Abuso Sexual Infantil Online (NCCASIO) da Polícia Federal, deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Falcão Negro, visando reprimir a prática de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente em Alenquer, no oeste do Pará. Um homem suspeito de crimes sexuais foi preso.De acordo com informações da PF, foram cumpridos mandado de busca e apreensão e mandado de prisão temporária contra o investigado suspeito de armazenar e compartilhar arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária de Santarém.
Durante o cumprimento dos mandados, foi encontrado material contendo cenas de abuso sexual infantil e, em decorrência disso, o suspeito também foi preso em flagrante.
O nome da operação é uma referência à ave de rapina que simboliza a vigilância e a precisão constante. Com isso, a instituição reforça o compromisso de combater a disseminação de materiais de abuso sexual infantil online.

CFFO abre prazo para emendas à LDO 2025


A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) anunciou para o período de 15 a 29 deste mês o prazo para apresentação de emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025. A matéria está sob a relatoria do presidente da CFFO, deputado Chamonzinho (MDB).
A LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento da Administração Pública Estadual, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e das empresas públicas e autarquias.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Prints mostram como pedófilos com HIV agiam para estuprar e infectar crianças em Manaus


Manaus – A capital amazonense registrou nesta sexta-feira (10) um dos crimes mais revoltantes de todos os tempos, marcada pela prisão de um casal homossexual que estupra e contaminar várias crianças e adolescentes com o vírus HIV.
O padrão cruel de seleção das vítimas choca e revela a face mais sombria da sociedade.








Destak realiza pesquisa inédita sobre as consequências do bullying em Santarém

De acordo com o levantamento, 64% das pessoas já foram vítimas de bullying e cancelamento



A Destak, Pesquisa, Publicidade e Marketing realizou, nos dias 13 e 14 deste mês, uma pesquisa de cunho social inédita sobre o bullying e os impactos na vida dos santarenos. O levantamento apontou que 64% das pessoas já foram vítimas de bullying e cancelamento. 
A escola é um dos locais onde mais ocorre esse tipo de violência e maus-tratos. Mas o ambiente escolar não é o local exclusivo dessa prática, segundo revelaram os resultados da pesquisa.
O levantamento também apontou a necessidade de ações para garantir um ambiente mais seguro e inclusivo para todos, além de destacar que é preciso envolver toda a sociedade no combate a essa prática que causa traumas irreversíveis à vida das pessoas.


Foram entrevistadas 600 pessoas com idade entre 16 a 59 anos, de vários setores e segmentos da sociedade, em toda a extensão do município. Do total de pessoas ouvidas no levantamento 54% era do sexo masculino e 46% do sexo feminino.
A maioria dos entrevistados informou que tem o ensino médio completo, o que corresponde a 47%.
A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%. A pesquisa mostrou que 75% dos entrevistados disseram saber o que é bullying. Já outros 11% disseram não saber e 14% já ouviram falar.
A pesquisa Destak mostrou ainda que 64% dos entrevistados foram intimidados uma ou duas vezes por mês.
O isolamento foi apontado por 31% das pessoas como um dos sinais para identificar possíveis situações de bullying. Outras causas são a tristeza e irritabilidade com 26%, faltas frequentes por medo de ir à escola 17%, dificuldades de aprendizagem 16%, perda de apetite 7% e a insônia 3%.

13% dos entrevistados acreditam que campanhas de conscientização na sociedade, escolas e com profissionais de educação podem ajudar a combater com maior eficácia essa prática.
O levantamento é inédito em Santarém e tem como principal objetivo conscientizar a população para situações de violência causadas pelo bullying. Os dados visam ajudar a embasar campanhas e ações de prevenção à prática.
A pesquisa procurou identificar situações de violência e maus-tratos no ambiente escolar. A ênfase recaiu sobre o contexto em que tais situações acontecem, as motivações, os perfis dos praticantes e das vítimas, as consequências dessas situações para os envolvidos e sobre as ações dos estabelecimentos de ensino.

URGENTE: POLICIAL MILITAR DO PARÁ, MAZOEL DA SILVA CARVALHO, FOI VÍTIMA DE HOMICÍDIO


Dos fatos: Em 13/05 as 23h00 a Guarnição de serviço realizava rondas pelo centro da cidade, quando fomos avisados por populares, que havia acontecido um assalto a ônibus, que este ônibus estaria indo com pessoas baleadas ao hospital regional de Santa Luzia do Paruá, ao tomarmos conhecimento do fato, deslocamos ao local, onde avistamos o ônibus da Empresa Viagens e Turismo, Placa PLS8G28, que faria a linha Capanema a Fortaleza e Pernambuco.
O ônibus encontrava-se parado na rua do sol , centro de Santa Luzia do Paruá, imediatamente constatamos que tinha um homem alvejado no peito direito, desmaiado no piso do ônibus, o mesmo foi identificado como sendo um soldado PM do Pará, e uma senhora alvejada no peito direito, próximo a mama, mais que estava sentada e consciente, imediatamente prestamos socorro às vítimas .
O SD PM do Pará foi levado ao hospital do Paruá, mas não resistiu e veio a óbito, já a senhora foi levada ao hospital do Incruso, pela ambulância de Santa Luzia do Paruá.
Das demais vítimas, foram colhidas informações do ocorrido e as mesmas deram características dos autores, sendo cinco assaltantes armados, todos com pistolas na mão, se passando por policiais, inclusive com o uso de sinal luminoso em uma camionete hilux branca, e que os criminosos conseguiram parar o ônibus e subiram no mesmo, alvejaram duas pessoas dentro do ônibus, tomaram de assalto vários pertences dos passageiros: relógios, dinheiro, segundo os passageiros 80 mil reais aproximadamente, além de cordões e celulares.
Inclusive levaram a arma do policial militar do Pará.
Os bandidos após praticarem os crimes citados, seguiram na BR 316, rumo a maranhaozinho.
Foram mobilizadas pelo CPU todas as viaturas das cidades que compõem os batalhões 29°BPM e 31°BPM, porém, até o momento não houve êxito na captura dos autores.
Fonte: PM do Maranhão.

terça-feira, 14 de maio de 2024

Destak realiza pesquisa de cunho social sobre o bullying

A Destak vai publicar o levantamento sobre este tema no próximos dias na página da empresa e também em sites parceiros.

Serão realizadas 600 coletas em diversos bairros de Santarém, no oeste do Pará, com pessoas de todos os segmentos do município.
A Destak Publicidade e Marketing está em campo com cinco coletores de dados para realizar uma pesquisa de cunho social abordando diversos aspectos que impactam na vida de muitas pessoas vítimas desse mal. Serão realizadas 600 coletas em diversos bairros de Santarém, no oeste do Pará, com pessoas de todos os segmentos do município.
O bullying continua a ser um problema sério em muitas comunidades ao redor do mundo, afetando a vida de crianças, adolescentes e até adultos.
Os dados da pesquisa revelam que o bullying ainda é uma realidade alarmante em muitos ambientes sociais. A Destak vai ouvir a opinião dos santarenos de como combater essa prática, como identificar e sobre o que as pessoas sabem do bullying.
A pesquisa pretende mensurar o impacto devastador que o bullying pode ter sobre as vítimas.
Na busca incansável por uma sociedade mais justa e inclusiva, a Destak Pesquisa, Publicidade e Marketing vai além dos números e das estatísticas. Com um olhar atento às questões sociais, nossos cinco coletores percorrem as ruas, ouvindo, registrando e dando voz a 600 histórias sobre bullying. 
Cada coleta não é apenas um número, é um relato que ecoa a necessidade de mudança e de um mundo mais empático. Essa é a nossa missão: transformar dados em ações que impactam vidas, combatendo o bullying e construindo um futuro mais humano para todos."
Ao nos depararmos com a realidade do bullying, entendemos que é preciso mais do que estatísticas para mudar essa triste realidade. É preciso empatia, diálogo e ação. Por isso, a Destak Publicidade e Marketing está nas ruas, ouvindo cada história, cada dor, cada desafio enfrentado. 
Esses relatos não são apenas números em uma pesquisa, são vozes que clamam por respeito e por um ambiente mais acolhedor. Junte-se a nós nessa missão de transformar vidas e de construir um mundo onde o respeito e a compaixão sejam os alicerces da nossa sociedade.
A Destak vai publicar o levantamento sobre este tema no próximos dias na página da empresa e também em sites parceiros.

Imagem que ganhou o mundo. Veja o video!

 https://www.instagram.com/reel/C68spNPuZXm/?igsh=b3NhcXgzejFucWJ6


Homens armados assaltam professor e roubam cordão avaliado em R$ 20 mil; ninguém foi preso


Os suspeitos estavam armados com um revólver calibre 38 e agiram com violência contra a vítima.
Dois homens armados em uma motocicleta assaltaram um professor na noite de sexta-feira (10), no município de Alenquer, oeste do Pará. Os bandidos levaram da vítima, identificada como Júnior, um cordão de ouro avaliado em R$ 20 mil. O caso foi registrado na delegacia do município.
Segundo informações repassadas pela vítima, os suspeitos estavam armados com um revólver 38 e agiram de forma violenta. A ação criminosa durou poucos minutos. "Eles tentaram puxar o meu cordão, mas como ele é grosso, não conseguiram. Eu tive que desabotoar o cordão, que tem mais ou menos 80 gramas de ouro, e eles levaram", relatou o professor.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Núbia Angelino e Vanderlei Baú lideram disputa por vaga na Câmara de Vereadores

Os vereadores Núbia Angelino e Vanderlei Baú têm a preferência dos eleitores até aqui.


A pesquisa da Destak avaliou também os cenários para a disputa pelas 11 vagas na Câmara de Vereadores de Mojuí dos Campos. Os vereadores Núbia Angelino e Vanderlei Baú têm a preferência dos eleitores até aqui.

No cenário espontâneo, foram citados 25 nomes pelos eleitores. Núbia Angelino aparece na frente com 6,3%, seguida por Vanderlei Baú com 5,6%. Na terceira posição Teté com 4,9%, na quarta Everaldo Camilo com 2,8% e na quinta posição Marlon da Terra Preta com 2,8%.
Na estimulada, Vanderlei Baú supera Núbia Angelino com 15,9% contra 11,3%. Jesa aparece na terceira posição com 9,3%, seguida de Everaldo Camilo com 9,3%, Teté com 8,0%, Pantoja do Cartório 4,6%, Antônio Aguiar 4,0%, Joilson da Santa Júlia 4,0%, Marlon da Terra Preta 3,3%, Jailson Mesquita 2,7%, Assis Nogueira 2,0%.
Confira os resultados na disputa para a Câmara de Vereadores:
Espontâneo
Wallace Pessoa 2,1%
Cláudio da Boa Fé 2,1%
Cleociane Sobrinho 1,4%
Cley do Povo 1,4%
Pantoja do Cartório 1,4%
Régis Rabelo 0,7%
Sérgio Costa 0,7%
Naftali 0,7%
Naldo Marinho 0,7%
Juliano 0,7%
Lala 0,7%
Damião 0,7%
Diego do Zé Neto 0,7%
França 0,7%
Izailton 0,7%
Jairo Alves 0,7%
Antonio Campos 0,7%
Baraca 0,7%
Boca Rica 0,7%
Cavaquinho 0,7%
NS/NR 58,7%

Estimulado

 Vanderlei Baú 15,9%

Núbia Angelino 11,3%

Jesa 9,3%

Everaldo Camilo 9,3%

Teté 8,0%

Pantoja do Cartório 4,6%

Antônio Aguiar 4,0%

Joilson da Santa Júlia 4,0%

Marlon da Terra Preta 3,3%

Jailson Mesquita 2,7%

Assis Nogueira 2,0%

Nenhum 13,3%

NS/NR 12,3%

Feira do Artesanato da Alepa é realizada em comemoração ao Dia das Mães



Para celebrar o Dia das Mães, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, nesta quinta-feira (9), no hall do segundo andar do Palácio Cabanagem, mais uma edição do Festival de Artes dos Servidores – Feart, com a exposição de inúmeros produtos feitos a mãos pelas artistas artesãs presentes no local.
A artista plástica Andréa Fiúza participa pela segunda vez da feira do artesanato. Para ela, poder apresentar ao público as obras desenhadas por ela, muitas com emblemas dos temas relacionados ao Círio de Nazaré, é sinônimo de gratidão.
''Além de ser uma mulher de muita fé, acreditar no poder de Nossa Senhora de Nazaré, eu tive o privilégio de apresentar o meu trabalho aqui na Alepa pela primeira vez em setembro, local que fui muito bem acolhida, foi quando o deputado Lu Ogawa parou para prestigiar os meus produtos e levou várias lembranças, junto com a deputada Cilene Couto e Thiago Araújo. Dias depois, quando eu entro nas redes sociais, vi umas das peças que eu produzi sendo presenteadas pelo deputado Ogawa na COP 28, em Dubai; foi quando fechei meus olhos e bastante emocionada agradeci as oportunidades que a vida me proporciona'', disse a artista.
O projeto idealizado pela artista plástica Lu Moraes, a coordenadora do Feart, adiantou que as próximas edições da feira virão com muitas novidades e aproveitou para agradecer a presença do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), no evento.
''Ao longo dos anos a Feart já expôs o seu trabalho por inúmeros locais, e posso adiantar que as próximas edições da nossa feira virão com muitas novidades; estaremos em novos espaços, e pretendemos convidar mais artistas para expor os seus talentos para o público. Gostaria de agradecer a presença do nosso presidente Chicão na feira especial de Dia das Mães, pois com todo o seu carinho já conhecido, veio gentilmente visitar cada estande, ouvir os servidores, e prestigiar os nossos produtos. Para nós, ter o nosso trabalho reconhecido, é sem dúvidas, muito gratificante'', explicou, bastante emocionada a artista plástica.

Feart
Composta por servidores, ex-servidores e seus familiares, o Feart foi criado em 1992, e todos os meses, ou em datas comemorativas, apresenta ao público inúmeros materiais em artesanato, como forma de valorizar e reforçar a importância da economia criativa nas áreas cultural e artística, além de ser uma forma de complementar a renda e atuar como uma atividade terapêutica para as artistas.
Foto: Celso Lobo
Ana Paula Sampaio
Assessoria de relacionamento

Destak aponta Jailson Alves na liderança pela prefeitura de Mojuí dos Campos

Jailson Alves lidera pesquisa de intenção de votos rumo a prefeitura de Mojui dos Campos
O ex-prefeito Jailson da Costa Alves (PSD), lidera as pesquisas pré-eleitorais na disputa pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. O mais recente levantamento realizado pela empresa Destak Publicidade e Marketing aponta Jailson como favorito na pesquisa espontânea e em todos os cenários estimulados apresentados aos eleitores.

Na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados citam os nomes dos candidatos sem que sejam apresentadas a eles opções prévias, entre os 400 eleitores ouvidos pela Destak no período de 01 a 03 de maio, 56% disseram que votariam em Jailson Alves se as eleições municipais fossem hoje. 
O atual prefeito Marco Antônio tem a preferência de 34% dos entrevistados e 10% não souberam ou não responderam.
A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-03822/2024 e está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Na pesquisa estimulada, quando os nomes de possíveis candidatos são apresentados ao eleitor, no primeiro cenário, Jailson Alves aparece na liderança com 56% das intenções de voto, contra 37% de Marco Antônio.
No segundo cenário estimulado de votos válidos, o ex-prefeito Jailson Alves novamente aparece na frente com 60% contra 40% de Marco Antônio.
A intenção de votos é definitiva para 70% dos eleitores ouvidos pela Destak. 

Outros 12% disseram que dificilmente mudarão, enquanto 18% disseram que ainda podem mudar. 
Não souberam ou não responderam 0%.
Gestão de Marco Antônio é reprovada por 46% da população de Mojuí
O levantamento da Destak também perguntou aos eleitores de Mojuí dos Campos sobre a maneira como Marco Antônio governa o município.
46% disseram que desaprovam a atual gestão, enquanto 42% aprovam. Outros 12% não souberam ou não responderam.

O governador Helder Barbalho é apontado por 55% dos eleitores como o principal cabo eleitoral em Mojuí dos Campos para as eleições municipais. Jair Bolsonaro com 33% aparece em segundo enquanto Lula tem apenas 7%. Não souberam ou não responderam somaram 5% das intenções de voto.