sexta-feira, 28 de junho de 2024

Chacina no Ceará: polícia prende suspeito no Pará e outro no Mato Grosso do Sul


A primeira captura realizada pelos policiais civis cearenses foi de um homem, de 27 anos, em CastanhalA primeira captura realizada pelos policiais civis cearenses foi de um homem, de 27 anos, em Castanhal
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu dois suspeitos de envolvimento direto na chacina que deixou oito pessoas mortas Viçosa do Ceará. Uma dessas prisões, feitas na quinta-feira (27), aconteceu no Pará, mais precisamente em Castanhal, nordeste do estado. A outra captura ocorreu no Mato Grosso do Sul, também na mesma data. Agora, sobe para três o número de suspeitos detidos no caso.

Vanda Bezerra está na frente na disputa pela Prefeitura de Anapu


A pesquisa foi realizada no período de 16 a 18 de junho e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TREPA), sob o número PA-03286/2024
A Destak Publicidade e Marketing realizou um novo levantamento de intenção de votos para a eleição à Prefeitura de Anapu, no sudeste do Pará. Foram elaborados vários cenários, tanto de pesquisa espontânea quanto de estimulada (aquela em que são apresentados os nomes aos eleitores). A pesquisa foi contratada pelo portal Diário do Tapajós.
Nos três principais cenários, a vice-prefeita Vanda Bezerra (MDB), aparece na frente do republicano Luis Carlos do Posto. Na espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar, Vanda tem 16% das intenções de votos contra 6% de Luis Carlos do Posto. Na terceira posição aparece Joacy da Boi Forte (Podemos) com 6%. Na quarta posição, empatados, Regis do Povão (PL) e Aelton, ambos com 1%. Não souberam ou não responderam somaram 70% dos entrevistados.


No cenário estimulado, a vice-prefeita aparece com 47% dos votos contra 16% de Luis Carlos do Posto. A terceira posição é ocupada por Joacy da Boi Forte com 11%, Regis do Povão tem 7% e brancos e nulos 1%. Nenhum deles 2% e não souberam ou não responderam somaram 16%.


Em votos válidos, Vanda Bezerra se mantém na ponta com 58% das intenções de votos. Luis Carlos do Posto tem 20%, Joacy da Boi Forte tem 13% e Regis do Povão 9%.


Na disputa entre apenas três candidatos, a vice-prefeita mais uma vez aparece na frente: Vanda Bezerra 46%, Luis Carlos do Posto 16% e Joacy da Boi Forte 11%. Branco ou nulo 2%, nenhum desses 11% e não souberam ou não responderam 14%.


Na disputa direta entre Vanda e Luis Carlos, a emedebista tem mais do dobro do percentual de votos: 47% contra 20%. Nenhum desses 20% e não souberam ou não responderam 13%.


Em um cenário sem a vice-prefeita, o candidato republicano aparece na frente com 21% das intenções de votos contra 15% de Joaci da Boi Forte. Nenhum desses 45% e não souberam ou não responderam 17%.


Vanda também leva vantagem na disputa contra Joaci da Boi Forte. Ela tem 48%, enquanto o candidato do Podemos tem 15%. Nenhum desses 20% e não souberam ou não responderam 16%.


Também foi perguntado aos entrevistados que, independente do candidato em que ele vota, quem ele acha que será o próximo prefeito de Anapu? A resposta foi a seguinte:

Vanda 47%, Luis Carlos do Posto 18%, Joaci da Boi Forte 10%, Regis do Povão 6%. Nenhum desses 7% e não souberam ou não responderam 12%.


A intenção de votos é definitiva para 44% dos entrevistados. 20% disseram que dificilmente mudarão de votos, enquanto 35% disseram que ainda podem mudar o voto.


A pesquisa foi realizada no período de 16 a 18 de junho e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TREPA), sob o número PA-03286/2024.
A Destak entrevistou, de forma presencial, 420 pessoas com idade entre 16 e 59 anos, nas áreas urbana e rural de Anapu.
A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%.