quinta-feira, 5 de junho de 2025

PF DESARTICULA ESQUEMA QUE USAVA O BRASIL COMO ESCALA PARA IMIGRAÇÃO ILEGAL AOS EUA

Uma organização criminosa envolvida no contrabando de migrantes foi desarticulada, nesta quarta-feira (4), em São Paulo (SP), pela Polícia Federal (PF).

A Operação Paradise contou com o apoio de agências internacionais dos Estados Unidos e da Comunidade Policial das Américas (Ameripol). 
O resultado da ação demonstra na prática a importância da cooperação internacional no enfrentamento ao crime transnacional.
Foram cumpridos um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo. 
A investigação foi iniciada a partir da análise de inteligência da Polícia Federal, que identificou anomalias no fluxo migratório de pessoas de nacionalidade turca. 
Elas estariam utilizando o território brasileiro como rota de passagem para a entrada ilegal de pessoas nos Estados Unidos.
O contrabando de migrantes é um crime contra o Estado. Geralmente, ocorre quando um grupo de contrabandistas (os chamados coiotes) se organiza para facilitar a entrada ilegal de pessoas em outro país em troca de vantagens financeiras. 
Apesar da vontade inicial do migrante, muitas vezes ele se submete a situações extremamente degradantes para conseguir acessar clandestinamente outras nações.
No caso da Operação Paradise, as apurações apontaram que um suspeito, também de origem turca e residente no bairro Paraisópolis, na capital paulista, estaria dando suporte logístico e promovendo a saída dos migrantes para países da América Central. 
De lá, as vítimas seguiam para o México e, então, cruzavam ilegalmente a fronteira com os Estados Unidos.
Essa prática fragiliza os esforços do Estado para promover uma migração segura, ordenada e regular. 
Portanto, ela exige a adoção de políticas públicas específicas para o enfrentamento do crime, que é comumente subnotificado. 
Para implementar mecanismos para fornecer soluções duradouras para o problema, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) executa o 1º Plano de Ação em Enfrentamento ao Contrabando de Migrantes.
“O contrabando de migrantes compromete direitos, explora vulnerabilidades e envolve redes criminosas transnacionais. 
O Governo Federal tem atuado de forma firme e coordenada para romper esses esquemas e proteger vidas. A cooperação internacional foi essencial para o sucesso da Operação Paradise”, afirma a coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do MJSP, Marina Bernardes.
A operação contou com apoio da Ameripol e das agências norte-americanas U.S. Customs and Border Protection (CBP) e Homeland Security Investigations (HSI), que informaram à Polícia Federal que todas as pessoas contrabandeadas já foram detidas em solo americano.
Fonte: Agência Gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.