Bragança tornou-se a primeira cidade da região nordeste do estado a receber o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, oferecido pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Fundação Escola do Poder Legislativo (Felepa).
A vice-presidente da Felepa, professora Gisela Sequeira, destacou que a Escola do Legislativo é referência para outras instituições.
"A Escola da Alepa tem mais de 20 anos e somente na atual gestão passou a ter um olhar diferenciado.
Nosso presidente, deputado Chicão (MDB), sabe da importância de colaborar com a qualificação do serviço público", afirmou. A professora acrescentou que a criação de um projeto de graduação que leva conhecimento é um marco na história da Assembleia Legislativa.
"É uma satisfação enorme estar aqui e tenho certeza de que vocês estão no caminho certo. Daqui a dois anos, serão tecnólogos em Gestão Pública. Parabéns!", disse aos alunos.
O prefeito do município, Dr. Mário Júnior, prestigiou o evento e ressaltou o momento histórico que Bragança vive.
"O projeto que a Assembleia Legislativa nos proporciona é maravilhoso.
A Gestão Pública não deve ser feita de qualquer maneira; é preciso ter o conhecimento técnico para realizá-la adequadamente.
Com este curso, quem ganha é a população, que será mais bem atendida nos serviços oferecidos.
Obrigado, deputado Chicão, meus agradecimentos à Alepa", comentou.
Moradora de Bragança, Eliana Ramalho, de 58 anos, servidora pública da prefeitura, disse que o curso é uma nova oportunidade para aprimorar seu trabalho.
"Estudar é adquirir mais conhecimento, e espero grandes avanços com esta formação.
Aprender sobre gestão pública será muito importante para mim e para os meus colegas", garantiu.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, vereador Júnior do Pneu, enfatizou que a capacitação de servidores da prefeitura e da câmara é importante para a população. "A parceria da Alepa, por meio da Felepa, com a câmara municipal representa um passo significativo para todos.
Agradeço a todos da Assembleia Legislativa, mas em especial ao presidente da Casa, deputado Chicão.
" O vereador fez questão de lembrar que a Escola do Legislativo de Bragança homenageia Marcel André Brum Sarmento, um servidor dedicado que contribuiu com o legislativo por 39 anos.
"Acho justo que seu legado seja lembrado nesta aula inaugural", concluiu.O presidente da Alepa, deputado Chicão, afirmou que o curso de graduação é um legado para o estado.
"O curso de graduação em Gestão Pública é um legado que a Assembleia Legislativa do Pará deixará para as próximas gestões.
Queremos pessoas que deem exemplo em gestão pública, e a Escola do Legislativo Paraense faz isso", declarou.
Atualmente, a iniciativa já alcança 97 municípios do Pará.
Ele encerrou sua fala saudando os novos alunos da turma de Bragança: "Sejam bem-vindos e sucesso na nova jornada".
Sobre o curso
O curso de Tecnologia em Gestão Pública visa qualificar o trabalho do servidor.
Sobre o curso
O curso de Tecnologia em Gestão Pública visa qualificar o trabalho do servidor.
Associado ao papel de administrar o serviço público, que é regido por leis específicas em benefício da coletividade, o curso capacita o profissional para assumir responsabilidades no uso de mecanismos públicos.
O objetivo do Poder Legislativo, ao oferecer um curso superior, é garantir mais transparência e eficácia no serviço público.
Ao final do curso, o formando receberá o diploma de Tecnólogo em Gestão Pública.
Ao final do curso, o formando receberá o diploma de Tecnólogo em Gestão Pública.
A carga horária total do curso é de 1.600 horas, com duração de quatro semestres e aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30.
O curso de Gestão Pública tem suas ementas voltadas para o Legislativo.
O curso de Gestão Pública tem suas ementas voltadas para o Legislativo.
O ensino médio completo é um pré-requisito para ingressar no curso superior, conforme a Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A graduação da Escola do Legislativo terá todas as disciplinas obrigatórias previstas nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Gestão Pública.
Sobre a Escola do Legislativo Municipal de Bragança
A Escola do Legislativo Municipal de Bragança foi instituída pelo Projeto de Resolução n° 549/2025 e é denominada Escola do Legislativo Vereador "Marcel André Brum Sarmento".
Sobre a Escola do Legislativo Municipal de Bragança
A Escola do Legislativo Municipal de Bragança foi instituída pelo Projeto de Resolução n° 549/2025 e é denominada Escola do Legislativo Vereador "Marcel André Brum Sarmento".
Seu objetivo é oferecer suporte técnico-administrativo para atividades legislativas, além de capacitar parlamentares e servidores para a elaboração de leis e o exercício de suas funções.
Fonte : Alepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.