quinta-feira, 4 de setembro de 2025

HOMEM PROCURADO PELA POLICIA DO AMAZONAS FOI PRESO EM MONTE ALEGRE , ELE É ACUSADO DE VIOLENTAR MULHERES.

Há dois anos sendo procurado pela polícia por ter estuprado pelo menos seis mulheres, o motorista de aplicativo de Marcelo Gustavo Lima da Silva, 38, foi manhã desta quarta-feira (03) pela Polícia Civil do Pará, na cidade de Monte Alegre.

De acordo com as vítimas, após chamar a corrida de aplicativo, Marcelo as estuprava no caminho, e ainda lia passagens bíblicas.
Marcelo é investigado desde 2023. 
Em um dos casos ele perguntou para uma das vítimas se era bom fazer sexo grávida. 
“Saí do salão no Adrianópolis até minha casa na avenida do Turismo, logo quando entrei ele perguntou o sexo do bebê, e eu respondi que era uma menina. 

LULA ASSINA DECRETO PARA PRIVATIZAR 250 KM DO RIO TAPAJÓS , ENTRE SANTARÉM E ITAITUBA

O Governo Lula assinou o Decreto nº 12.600 que inclui as hidrovias dos rios Madeira, Tocantins e Tapajós no Programa Nacional de Desestatização (PND) e abre o caminho para concessões privadas via leilões bilionários.
Empurrador Transporta Barcaças em Rio da Amazônia . Foto : Reprodução

Na prática, significa que alguns dos rios mais estratégicos da Amazônia passam a ser vistos como ativos de mercado, destinados a atrair grandes grupos logísticos e operadores do agronegócio.
Para o governo, trata-se de um passo ousado rumo à modernização da infraestrutura nacional. 
Para críticos, uma entrega de patrimônio natural e estratégico ao capital privado.
O decreto coloca sob desestatização três hidrovias que são vitais para a logística brasileira:Rio Madeira: trecho de 1.075 km entre Porto Velho (RO) e a foz no Amazonas.

TORRINHO E HELDER : PORTAS DO PALÁCIO ABERTAS AOS MUNICÍPIOS

Prefeitos de Prainha , Santana do Araguaia , Rurópolis e Água Azul do Norte reuniram com o Governador Helder Barbalho em busca de novas obras e investimentos
Deputado Torrinho Torres levou os Prefeitos de Prainha (Gandor Hage) , Rurópolis (Zé Filho) , (Água Azul do Norte (Vandin) e Santana do Araguaia (Eduardo da Machado) para uma reunião com o Governador Helder Barbalho e o Chefe da Casa Civil , Luiziel Guedes 

O Deputado Estadual Torrinho saiu há pouco do Palácio do Governo, onde levou os prefeitos de Prainha (Gandor Hage), Rurópolis (Zé Filho), Água Azul do Norte (Vandin) e Santana do Araguaia (Eduardo da Machado) para uma reunião com o governador Helder Barbalho e o chefe da Casa Civil, Luiziel Guedes.

A RECENTE IMPLANTAÇÃO DE PEDÁGIOS PELA CONCESSIONÁRIA ROTA DO PARÁ , AUTORIZADA PELO GOVERNO ESTADUAL , TEM CAUSADO CONTROVÉRSIA ENTRE MOTORISTAS E ESPECIALISTAS

O Valor cobrado — R$ 12,00 para carros de passeio — supera significativamente a média nacional, que gira em torno de R$ 6,64 por trajeto em estradas brasileiras.

A cobrança entrou em vigor em 15 de agosto de 2025. 
Foram instaladas quatro praças de pedágio nos trechos entre Nova Ipixuna, Jacundá, Moju, Abaetetuba e a Alça Viária, que interliga Barcarena e Belém.
Segundo a Rota do Pará, a cobrança ocorre mesmo antes da entrega final de todas as melhorias originalmente previstas no contrato, como acostamentos e duplicações — características presentes em boa parte das vias concedidas em outras regiões do país.

SANTARÉM PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SISTEMAS AGROALIMENTARES NA AMAZÔNIA

Santarém está representada na Semana Amazônica da Cooperação Sul-Sul: Desenvolvimento Rural, Segurança Alimentar e Sustentabilidade, evento internacional que acontece de 02 a 04 de setembro de 2025, em Manaus (AM), no Novotel.
Semma Amazônica da Cooperação Sul reúne representantes de Cidades Brasileiras e de países vizinhos para discutir segurança alimentar sustentabilidade 

A Programação reúne representantes de cidades amazônicas do Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia, promovendo a troca de experiências e a construção de soluções para a transformação dos sistemas alimentares da região.

ESTADOS DA AMAZÔNIA SE ARTICULAM PARA ACELERAR REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO

O Governo do Pará participou, esta semana, da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) Interfederativo de Regularização Ambiental, realizada em Brasília (DF). O encontro marca o início de uma articulação entre estados da Amazônia Legal e o governo federal para acelerar a implementação do Código Florestal e ampliar as ações de regularização ambiental na região
Primeira reunião em Brasília marca avanço na cooperação entre estados e União para aplicação do Código Florestal e reduçaõ de passivos ambientais
O GT foi instituído no âmbito do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e reúne representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Casa Civil da Presidência da República, do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

UM HOMEM DE 55 ANOS , IDENTIFICADO COMO CLEDISON SOUSA PINTO , FOI PRESO NO FIM DESTA QUARTA - FEIRA (3) EM SANTARÉM , NO OESTE DO PARÁ

Durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual e V1olênci@ Doméstica contra Crianças e Adolescentes, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A Prisão ocorreu por volta das 17h30, na Travessa Vinte e Quatro, bairro Aeroporto Velho. 
A ação foi realizada por equipes do 35° Batalhão de Polícia Militar (BPM), com apoio do 3° BPM, após informações repassadas pelo Núcleo Integrado de Operações (Niop) sobre a movimentação do foragido em um veículo preto modelo Moza, de placa JWF-4B21.
Segundo a PM, ao perceber que estava sendo acompanhado pelas viaturas, Cledison tentou se refugiar em sua residência e se recusou a atender os policiais. 

O JUIZ FLÁVIO OLIVEIRA LAUANDE ESTÁ SOB ATAQUES VIRTUAIS EM ORIXIMINÁ (PA) .

Os Ataques começaram, coincidentemente, após o magistrado condenar o Prefeito Delegado Fonseca (REP) em dois processos distintos por corrupção (improbidade administrativa/enriquecimento ilícito).
Juiz Flávio Oliveira Lauande 
Num deles, inclusive, o mandatário foi penalizado com 8 anos de suspensão de seus direitos políticos.