sexta-feira, 28 de novembro de 2025

BALANÇO MOSTRA EXPANSÃO DO POLICIAMENTO ESCOLAR E FORTALECIMENTO DA CULTURA DE PAZ

Programa Escola Segura apresenta resultados que consolidam a função estratégica na proteção da comunidade escolar em todo o Pará

Agentes atentos na frente da Escola Palmira Gabriel na Augusto Montenegro, uma das 319 unidades com policiamento fixo
“Eu me sinto segura sabendo que há policiamento no ambiente escolar. 
Os adolescentes passam por conflitos e, muitas vezes, a presença da polícia ajuda a prevenir situações de violência dentro das salas e dos espaços da escola. 
Para mim, é importante saber que esse serviço está disponível e que ele aproxima as crianças do trabalho da polícia. 
A minha filha gosta, conversa com os policiais, entende o papel deles e se sente em um ambiente muito mais seguro”, relatou dona Cláudia Moura, mãe de uma estudante da Escola Barão do Rio Branco, em Belém, relata que a presença policial nas escolas tem feito diferença na rotina da filha.
Dois anos após ser instituído pela Lei nº 9.900, publicada em 3 de maio de 2023, o Programa Escola Segura apresenta resultados que consolidam sua função estratégica na proteção da comunidade escolar em todo o Pará. 
O programa evoluiu de uma ação emergencial para uma política permanente de fortalecimento da segurança e da convivência nas escolas.

POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE PALESTRA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER , EM PARAGOMINAS

Na quinta-feira (27), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Paragominas, participou de uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Morada do Sol, dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
A ação teve como objetivo fortalecer a aproximação da Polícia Civil com a comunidade, reforçando o compromisso do órgão com o combate firme e contínuo à violência de gênero.

PARÁ LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS NA REGIÃO NORTE COM MAIS DE 49 MIL VAGAS

Levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), nesta quinta-feira (27), mostra que no mês de outubro houve saldo positivo na geração de empregos formais, com 45.127 admissões e 42.999 desligamentos, gerando um saldo de 2.128 postos de trabalho.
Número de empregos gerados é relativo ao período de janeiro a outubro de 2025. No ranking nacional, o Pará ocupa a 13ª posição.
Com o resultado positivo registrado em outubro, o balanço de janeiro a outubro apresentou 447.273 admissões e 398.230 desligamentos, gerando o saldo positivo de 49.043 postos de trabalho formais. 
No mesmo período de 2024, o saldo foi de 49.454, confirmando a estabilidade nessa área.

'DOCA' PERMANECE FORAGIDO UM MÊS APÓS MEGAOPERAÇÃO MAIS LETAL DA HISTÓRIA DO BRASIL

Apesar da prisão de mais de cem suspeitos e do saldo de 117 mortos, caça a um dos chefes do Comando Vermelho segue intensa.

'Doca' permanece foragido um mês após megaoperação mais letal da história do Brasil Crédito: Reprodução

Passou um mês desde que os complexos da Penha e do Alemão foram palco da operação mais mortífera já registrada no país, e o principal alvo segue foragido. 
O criminoso conhecido como “Doca”, apontado como alto líder da facção Comando Vermelho (CV), continua sendo procurado, enquanto as polícias do Rio mantém mobilização reforçada em busca de sua captura.
A operação, deflagrada em 28 de outubro, resultou em 117 mortes, incluiu a morte de cinco agentes de segurança, levou à prisão de 113 pessoas, apreensão de 118 armas, toneladas de drogas e dezenas de explosivos, mas não conseguiu deter o homem considerado o chefe do esquema.

TAXA DE DESEMPREGO CAI A 5,4 % E REGISTRA MENOR NÍVEL DESDE 12 , SEGUNDO IBGE

Com queda de 0,7 ponto percentual em 12 meses, Brasil alcança o menor contingente de desocupados da série histórica

Taxa de desemprego cai a 5,4% e registra menor nível desde 2012, segundo IBGE Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Brasil alcançou um marco histórico no mercado de trabalho: a taxa de desemprego caiu para 5,4% no trimestre encerrado em outubro, o menor patamar desde o início da série histórica, em 2012. 
O dado, divulgado nesta sexta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), representa melhora de 0,2 ponto em relação ao trimestre anterior e recuo de 0,7 ponto porcentual na comparação com o mesmo período de 2024.
Com a queda, o número de brasileiros desocupados caiu para cerca de 5,9 milhões, uma redução real de 207 mil pessoas. 

ACIDENTE COM ÔNIBUS DE CANTORA SERTANEJA E MAIS 4 VEÍCULOS DEIXA 23 FERIDOS

Caminhão tombou na pista e provocou batidas em sequência em (SP). A cantora estava no veículo

Um grave acidente envolvendo cinco veículos deixou 23 pessoas feridas na madrugada dstaa sexta-feira, 28 de novembro, na Rodovia Castello Branco (SP-280), em Bofete (SP). 
Entre os veículos atingidos estava o ônibus da cantora sertaneja Amanda Alves, que seguia com sua equipe para São Paulo.
Segundo informações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a ocorrência foi registrada por volta da 1h, no km 184, sentido leste. 
Um caminhão bateu na traseira de uma carreta, que conseguiu parar no acostamento. 

VÍDEO FLAGRA MÉDICO EM BAR ANTES DE FALTAR A PARTO NO AM ; BEBÊ MORREU APÓS O PROCEDIMENTO

O bebê não resistiu após o procedimento, e o profissional é investigado por suspeita de não ter cumprido o plantão
Foto: Reprodução
Manaus (AM) – Imagens de segurança obtidas pela polícia mostram o médico boliviano Humberto Fuentes Estrada em um bar de Eirunepé, no interior do Amazonas, na noite que antecedeu o parto de uma adolescente de 17 anos. 
O bebê não resistiu após o procedimento, e o profissional é investigado por suspeita de não ter cumprido o plantão de sobreaviso. 
A Justiça do Amazonas decretou a prisão preventiva dele na quarta-feira (26).

BEBIDA CHAMADA DE "OURO LÍQUIDO" FORTALECE A MICROBIOTA R A DIGESTÃO

A kombucha tem conquistado espaço entre quem busca um dia a dia mais leve e uma digestão equilibrada. Para a nutricionista Ingrid Ulhoa, o apelido de “ouro líquido” não é exagero: a bebida fermentada reúne probióticos naturais, ácidos orgânicos e antioxidantes que atuam diretamente na microbiota intestinal — e, por consequência, em todo o organismo.
Segundo a especialista, o SCOBY, colônia de bactérias e leveduras responsável pela fermentação, produz micro-organismos capazes de repovoar o intestino com “bactérias boas”. 
O resultado aparece em melhorias como digestão mais eficiente, menos inchaço, trânsito intestinal regulado e até reforço da imunidade. 
Os ácidos acético, glucônico e glucurônico também se destacam por oferecer ação antimicrobiana, ajudar na desintoxicação e ajustar a acidez intestinal.

VULCÕES POUCOS CONHECIDOS SÃO MAIOR AMEAÇA PARA AS PESSOAS NO PLANETA

O artigo foi escrito por Mike Cassidy, professor da Escola de Geografia, Ciências da Terra e do Meio Ambiente da Universidade de Birmingham, e publicado na plataforma The Conversation Brasil.
É mais provável que o próximo desastre vulcânico global venha de vulcões que parecem inativos e são pouco monitorados do que de vulcões famosos, como o Etna, na Sicília, ou o Yellowstone, nos Estados Unidos.
Muitas vezes ignorados, esses vulcões “ocultos” entram em erupção com mais frequência do que a maioria das pessoas imagina. 

PL SUSPENDE SALÁRIO E ATIVIDADES DE JAIR BOLSONARO APÓS INÍCIO DO CUMPRIMENTO DE PENA ; VEJA QUANTO

Ex-presidente perde remuneração e funções no partido por determinação legal após condenação
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Partido Liberal (PL) confirmou, nesta quinta-feira (27), a suspensão do salário e das atividades internas de Jair Bolsonaro, após o ex-presidente iniciar o cumprimento da pena de 27 anos determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 
A legenda afirma que a medida segue a legislação partidária e ficará válida enquanto permanecerem os efeitos da condenação.
Segundo o PL, a suspensão atende ao artigo 22 da Lei 9.096/95, que obriga partidos a cancelarem a filiação de pessoas que perdem direitos políticos. 

CARAVANA DA CIDADANIA FORTALECE ACESSO A DIREITOS E ATENDE MAIS DE 15 MIL MULHERES NO PARÁ

Iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres avança pelo interior do Estado, oferecendo documentação, serviços essenciais, oportunidades de inclusão e autonomia
Após anos tentando, Maria Milene Silva, moradora de Viseu (nordeste paraense), conseguiu a emissão do documento de identidade do irmão, que é neurodivergente. 
Ela é uma das mais de 15 mil mulheres paraenses atendidas até o momento na Caravana da Cidadania, realizada pela pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu).
"Fiquei muito feliz com a oportunidade, porque ele nunca teve um documento, apenas o registro de nascimento. 
Já tinha tentado em outros lugares, e nunca tive uma solução. 
Essa ação da Caravana da Cidadania é uma bênção, uma grande conquista”, afirma Maria.

SEFA LANÇA PSS COM SALÁRIO ACIMA DE R$ 10 MIL ÁREAS ESTRATÉGICAS NO PARÁ

A Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda) do Pará anunciou oficialmente hoje (28) a abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para preencher 25 vagas de nível superior em Belém, com foco em áreas de gestão e controle.
O atrativo do certame é a remuneração, que pode ultrapassar R$ 10.590,71 mensais.
As funções disponíveis são para analista fazendário, distribuídas em diversos perfis de nível superior. 
A maior parte das vagas está concentrada em setores considerados cruciais para a administração fiscal e governança, como:Direito – Licitações e Contratos: 5 vagas.

INDÍGENA DE 12 ANOS É RESGATADA APÓS ESTUPRO COLETIVO NO AMAZONAS

A menina indígena de 12 anos, vítima de estupro coletivo no município de Juruá, interior do Amazonas, foi localizada e está em segurança.
Após mais de 10 horas de viagem por áreas de difícil acesso, uma força-tarefa formada por equipes da Secretaria de Saúde Indígena, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Civil conseguiu resgatar a criança, que já recebeu atendimento médico e psicológico inicial e se encontra estável.

SEGUP COORDENA OPERAÇÃO NA APLICAÇÃO DO ENEM EM BELÉM , ANANINDEUA E MARITUBA

Mais de 1,3 mil agentes serão mobilizados nos dois domingos de certame, para atuação em escolta de malotes, organização do trânsito e preservação da ordem em 202 locais de provas
Videomonitoramento das ações será garantido pelo CICC e CIOp
O Sistema de Segurança Pública do Pará, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), deflagra a estratégia de segurança para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, que ocorrerá próximos domingos (30 de novembro e 7 de dezembro). Serão mobilizados 1.372 agentes, que atuam na escolta de malotes, trânsito e na preservação da ordem em 202 locais de provas.