João Cléber, prefeito de São Félix do Xingu: em guerra contra a Vale em favor do município paraense. Foto: Arquivo JC |
O prefeito João Cléber (MDB), de São Félix do Xingu (PA), terá uma nova reunião com a mineradora Vale na próxima segunda-feira (26). O encontro será para debater as compensações da empresa para o município. Entre algumas propostas, estão a construção da orla da cidade e um lago artificial.
Na avaliação do prefeito, a mineradora não está dando retornos proporcionais à operação da usina de níquel Onça Puma. Cerca de 73% dessa operação ocorre em São Félix do Xingu. O restante do trabalho é feito nos demais municípios da região da PA-279, no sul do Pará.
A Vale garante, por outro lado, que cumpre todas as condicionantes ambientais para operação em São Félix do Xingu. E reafirma que mantém diálogo com todas as prefeituras dos municípios onde atua. A reunião entre João Cléber e executivos da Vale seria realizada hoje (23), mas foi adiada.
O prefeito João Cléber tem dito, inclusive publicamente, que não vai renovar o alvará para a Vale se enquanto as condicionantes, inclusive as sociais, não forem cumpridas pela mineradora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.