segunda-feira, 30 de junho de 2025

SANTARÉM CELEBROU OS 20 ANOS DO PROERD COM A MAIOR FORMATURA DO PROGRAMA

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou mais de 1.mil crianças
Crédito : Divulgação
Uma grande cerimônia realizada esta semana em Santarém, no oeste do Pará, marcou os 20 anos de atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município.
A solenidade, considerada a maior já realizada pelo Comando de Policiamento Regional I (CPR-I), formou 1.032 crianças de 16 escolas públicas da cidade, encerrando o primeiro semestre do ano letivo com a 30ª turma do currículo “Caindo na Real”, voltado para alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Promovido pela Polícia Militar do Pará, em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Proerd desenvolve ações educativas dentro das salas de aula, com foco na prevenção ao uso de drogas, combate à violência, bullying, noções de cidadania e até primeiros socorros.
Ao longo de duas décadas, o programa já alcançou mais de 55 mil estudantes da rede municipal de ensino, impactando diretamente na formação de jovens conscientes e preparados para resistir às pressões negativas do cotidiano.
Durante a cerimônia de formatura, além da entrega dos certificados, 20 alunos foram premiados com bicicletas como forma de reconhecimento pelo desempenho e engajamento nas atividades do programa.
A coordenadora de projetos da Semed, Mara Nicolau, destacou a importância da culminância do Proerd e a relevância do programa no contexto atual.
“Durante seis meses, as crianças dessas 16 escolas participaram de encontros educativos que trabalharam temas essenciais para o desenvolvimento pessoal e social.
A formatura foi uma verdadeira festa, celebrando os 20 anos do Proerd em Santarém. Em um momento de tantos desafios, é fundamental investir em informação, pois as crianças são multiplicadoras de conhecimento dentro de suas comunidades”, afirmou.
Já o comandante do CPR-I, coronel PM Tarcísio Costa, comemorou o recorde de formandos e a continuidade do trabalho preventivo nas escolas da região.
“É motivo de muito orgulho ver mais de mil crianças se formando no Proerd em uma só edição.
Essa é a maior formatura já realizada não só em Santarém, mas entre todos os programas conduzidos pelos outros CPRs.
Além de combater o tráfico de drogas, também atuamos na prevenção, que é um dos pilares do nosso trabalho.
Estamos convictos de que o Proerd transforma vidas e constrói um futuro melhor para a nossa sociedade”, afirmou.
O programa terá continuidade no segundo semestre de 2025, com a previsão de alcançar alunos de mais 10 escolas do município.
A expectativa é de que o número de beneficiados continue crescendo, fortalecendo a atuação conjunta entre a Polícia Militar e a educação pública na formação de cidadãos mais conscientes, seguros e preparados para dizer não às drogas e à violência.
Fonte : Portal Oestadonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.