segunda-feira, 15 de setembro de 2025

AERONAVE ROUBADA NO PARÁ É ENCONTRADA PELA FAB NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A BOLÍVIA

De acordo com a polícia, o piloto foi preso e há suspeita de que a aeronave seria usada para o transporte de drogas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou no sábado (13), uma aeronave que havia sido roubada em Novo Progresso, no sudoeste do Pará. 
O avião foi encontrado por agentes da Defesa Aeroespacial e da Força Aérea Boliviana em uma área de mata na fronteira entre o estado do Mato Grosso e Bolívia.
De acordo com a polícia, na quarta-feira (10), três homens armados invadiram o hangar do aeroporto municipal e renderam o segurança. Em seguida, desligaram as câmeras de monitoramento e decolaram com a aeronave por volta das 4h41 da quinta-feira (11).
O Comando de Operações Aeroespaciais, órgão da FAB responsável pela defesa aérea nacional, foi notificado do crime e iniciou as buscas, utilizando inclusive um caça A-29 Super Tucano para monitorar o espaço aéreo.
Segundo a polícia, um homem, que seria o piloto da aeronave, foi preso durante a operação. 
O nome dele não foi divulgado, mas a polícia informou que ele é natural do estado do Mato Grosso.
Segundo as investigações, há indícios de que o avião poderia ser usado para o transporte internacional de drogas. 
Uma pessoa já foi identificada em Novo Progresso em conexão com o caso, mas também não teve a identidade divulgada.
O crime ocorreu na noite da quarta-feira (10), quando três criminosos armados invadiram o hangar do aeroporto e, por volta das 4h41 da quinta-feira (11), decolaram com o avião.
Após ser notificado do roubo, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), órgão da FAB responsável pela defesa aérea nacional, acionou um caça A-29 Super Tucano para monitorar o espaço aéreo e iniciou a investigação da ocorrência.
Paralelamente, foram ativados protocolos de defesa aeroespacial em cooperação com a Força Aérea Boliviana. 
Segundo a FAB, a atuação do Adido Aeronáutico brasileiro na Bolívia agilizou a comunicação entre autoridades militares e policiais dos dois países, além de facilitar a interlocução com a empresa proprietária da aeronave.
O monitoramento constante do espaço aéreo pelo COMAE garantiu que a aeronave roubada fosse localizada antes de ser utilizada em atividades ilícitas, como o tráfico internacional de drogas.
A FAB reafirma seu compromisso com a soberania do espaço aéreo nacional, o combate a crimes transnacionais e o fortalecimento da cooperação com forças aéreas parceiras, incluindo a Bolívia.
Fonte: Por g1 Pará — Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.