A modernização da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém terá a descontinuidade de 21 linhas de transporte coletivo convencional a partir do próximo dia 15, segunda-feira.
A reorganização ocorre após a entrada do BRT Metropolitano e visa reduzir a sobreposição de itinerários e o fluxo de veículos em corredores viários, como a rodovia BR-316 e as avenidas Almirante Barroso, José Malcher e Boulevard Castilhos França.
O BRT Metropolitano, sistema do Governo do Pará, opera com 31 linhas, sendo 9 troncais e 22 alimentadoras.
No último dia 8, entraram em funcionamento mais 75 veículos climatizados, completando a oferta aos usuários.
| Titular da Seinfra, Adler Silveira |
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, explicou que o serviço operou inicialmente de forma simultânea com o convencional, mas a dinâmica necessitou de ajustes de sobreposição de itinerários.
“A partir desse movimento, foi realizado um estudo das linhas de ônibus existentes na região metropolitana, e identificamos linhas sobrepostas que serão desativadas a partir do dia 15.
Com isso, aquelas linhas convencionais que antes faziam o transporte das pessoas diretamente do bairro até o centro deixam de operar.
É importante lembrar que será necessário utilizar os ônibus azuis do sistema BRT para chegar aos terminais de Marituba e Ananindeua, onde ocorrerá o transbordo dos ônibus que atendem os bairros para os ônibus que levarão a população até o centro”, pontua o secretário.
A integração oferece economia, com o pagamento de tarifa única de R$ 4,60, e comodidade com ônibus modernos e menos poluentes, além de agilidade.
“Essa reorganização melhora o fluxo de veículos ao longo do corredor da BR-316 e reduz o tempo de deslocamento, já que há um aumento da velocidade média.
Isso garante um transporte coletivo de melhor qualidade, com veículos climatizados, Wi-Fi e mais conforto.
As pessoas vão poder chegar mais rápido ao trabalho, à escola, aos serviços públicos e ao centro da cidade, utilizando a canaleta do BRT”, acrescenta.
Confira as linhas que serão descontinuadas a partir do dia 15:Santa Bárbara – São Brás
Benevides – São Brás
Benevides – Castanheira
Murinin – Castanheira
Maguari – Pátio Belém
Maguari – Doca
Aurá – Presidente Vargas
Curuçambá – Pátio Belém
Águas Lindas – Presidente Vargas
Águas Lindas – Ver-o-Peso
Águas Lindas – Pátio Belém
Júlia Seffer – Pátio Belém
Distrito Industrial – Pátio Belém
Ananindeua – Presidente Vargas
Marituba – Pátio Belém (Pirelli/Decouville)
Marituba – Pátio Belém (Mário Couto)
Júlia Seffer – Presidente Vargas
Almir Gabriel – Pátio Belém (São Brás)
Almir Gabriel – Ver-o-Peso
Marituba – Direcional (Doca)
Marituba – Pátio Belém (Cerâmica)
Maior oferta de linhas - Os usuários devem ficar atentos aos itinerários das linhas já existentes no BRT Metropolitano, que permite integração entre áreas que anteriormente não eram atendidas, como as partes sul e norte de Ananindeua e Marituba, por exemplo.
| Marcilene Carvalho, estudante tec. de enfermagem |
Marcilene Carvalho, mora em Marituba e estuda em Ananindeua. Para ela, além de maior oferta e agilidade, os veículos oferecem mais qualidade.
“Agora tem mais linhas e a gente chega mais rápido no local.
O ônibus com ar-condicionado facilitou bastante a minha vida.
É muito bom porque antigamente os ônibus eram velhos.
Eu costumo usar roupa branca e quando chegava no curso, estava suja.
Agora não, eles são novos, limpinhos, com mais qualidade”, afirma a estudante.
| Marcos Freitas, eng. civil |
Marcos Freitas utiliza o BRT para se deslocar à Universidade Federal do Pará.
Morador do bairro do Aurá, ele terá uma das linhas convencionais descontinuadas e recomenda o uso do sistema integrado.
“Antes eu precisava pegar um ônibus do bairro mesmo ou ir até São Brás para conseguir pegar um ônibus que me levasse à universidade.
Ou então eu tinha que pegar um mototáxi ou algum carro que me levasse até a BR, para então pegar um Marituba–UFPA.
Agora não.
Eu pego o Aurá direto lá no meu bairro, venho para o terminal e já pego o UFPA direto.
Facilita mais, é mais rápido, é mais econômico.
Então eu acho que melhorou bastante essa modalidade do BRT”, explica o engenheiro civil.
Ter experimentado o sistema, possibilitou que ele tivesse mais familiaridade, então não vai sentir tanto a descontinuidade.
“Tirar alguns ônibus diminui o trânsito e deixa mais rápido chegar ao destino.
Mas por outro lado também complica para algumas pessoas que ainda não utilizam esses ônibus.
Eu recomendaria que viessem para o BRT, porque no calor que faz, mesmo agora no período de chuva, ônibus muito lotado é muito ruim.
O BRT facilita muito porque é mais rápido, mais confortável e mais refrescante”, conclui.
Bilhetagem digital - O BRT Metropolitano possui um sistema de bilhetagem digital exclusivo, o Pra Já.
Desenvolvido pela concessionária Autopass, sob a gestão institucional da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), o sistema oferece três opções de acesso ao transporte: o bilhete digital (QR Code), comprado via Pix no aplicativo Pra Já Metropolitano (disponível para Android e iOS); o cartão físico Pra Já, recarregável pelo aplicativo e nas bilheterias do BRT, onde também pode ser adquirido o bilhete físico com pagamento em dinheiro em espécie.
A tendência é esses números crescerem, pois a partir do dia 15/12, o cartão Passe Fácil, do Setransbel, não poderá mais ser apresentado nas bilheterias para garantir as gratuidades de idosos e pessoas com deficiência .
O sistema também possui vale transporte e as empresas devem cadastrar seus colaboradores no site https://tclient.inter.belem.orbi.autopasscorp.com/login.
Além de sênior, especial e vale transporte, o Pra Já está disponível nas categorias comum e escolar.
A emissão do cartão físico pode ser feita nos terminais de Marituba e Ananindeua, nas Estações Cidadania de São Brás e dos shoppings Metrópole e Pátio Belém. Há também postos em Castanhal - Semas e Cras Jaderlândia, Benevides - Agência Distrital, Santa Bárbara - Espaço Styllus Produções e Santa Izabel - Praça da Bandeira.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
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