A abertura oficial do primeiro módulo do semestre letivo de 2026 reuniu, no auditório João Batista, os alunos das turmas 3 e 4 do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, promovido pela Fundação Escola do Poder Legislativo (Felepa).
| Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
O evento também foi transmitido em tempo real e acompanhado pelos alunos que participam do curso nas modalidades presencial, híbrida e a distância (EAD), de Bragança e Canaã dos Carajás, além de 150 alunos do curso de pós graduação da Felepa.
A professora Gisela Cerqueira conduziu a abertura da solenidade, apresentando a equipe de professores e servidores que integram a fundação e garantes a realização dos cursos de graduação e pós graduação.
| Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
“Esse projeto tem nos trazido imensos momentos de alegria e conquista. Temos, atualmente, cerca de 355 alunos com turmas presenciais em Belém e no interior do Pará”, enalteceu a professora.
Ela relembrou que a Assembleia Legislativa do Pará é a primeira fundação-escola no Brasil que traz os cursos nos legislativos do país. “Esse ano que iniciamos será de desafios e buscaremos novas conquistas, que seja um ano produtivo na troca de conhecimentos”, comemorou.
“A Escola do Legislativo existe há 23 anos, mas foi nesta atual gestão que pudemos avançar e fortalecer esse projeto”, concluiu Gisela Cerqueira.
| Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
A aula inaugural contou com a palestra “Inovação Participativa no Setor Público: como fazer diagnóstico de problemas públicos sociais”, ministrada pela professora Luciana Ferreira.
A assessora parlamentar Evely Souza afirma que se sente acolhida pela Felepa.
“Já tentei fazer outros cursos de pós graduação em outras instituições, mas não consegui concluir.
| Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
Aqui, a metodologia é muito diferente, de aprendizado com acolhimento e a troca de experiências e conhecimentos realmente é aplicada no nosso dia a dia, a gente usa muito no nosso cotidiano de trabalho”, avalia a pós graduanda.
Curso - Associado ao papel de administrar o serviço público, que é regido por leis específicas em benefício de uma coletividade, o curso de "Tecnologia em Gestão Pública" possui técnicas para coordenar órgãos ou setores da administração pública, nos quais assumem a responsabilidade no uso de mecanismos públicos.
| Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
A graduação oferece técnicas para a coordenação de órgãos e setores governamentais.
O objetivo do Poder Legislativo é qualificar o servidor público, garantindo maior transparência e eficácia na gestão dos recursos e processos.
A Gestão Pública elabora resultados com meios políticos para solucionar seus desafios.
O objetivo do Poder Legislativo, ao oferecer um curso superior, é qualificar o trabalho do servidor público, garantindo transparência e eficácia.
Com carga horária total de 1.600 horas e duração de quatro semestres, o curso tem aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30. Ao final do período, o graduando receberá o diploma de Tecnólogo em Gestão Pública.
A modalidade será presencial para os servidores da Alepa e a distância para os servidores da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.
O curso 'Tecnologia em Gestão Pública' tem suas ementas voltadas para o Legislativo.
O ensino médio completo é um pré-requisito para ingressar no curso superior, uma prerrogativa da Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB.
A graduação da Escola do Legislativo terá todas as disciplinas obrigatórias previstas nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Gestão Pública.
Fonte : Alepa
Blog do Xarope via Alepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.