sábado, 31 de janeiro de 2015

PMs e politicos comandam matanças no Pará

No relatório de mais de 200 páginas, chama a atenção a hipótese de que o Cabo Antônio Figueiredo, conhecido como Cabo Pety, tenha sido assassinado por outros policiais que integravam a “Milícia do Guamá
Ex-prefeito " Pé de Boto", e Cabo Pety
O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurava a existência de milícias no Pará foi divulgado ontem, 30, um dia antes do encerramento da atual legislatura da Assembleia Legislativa, reconhecendo a existência de pelo menos quatro grupos de extermínio no Estado, e em ato realizado na própria sede do Poder Legislativo, na presença do presidente da casa, Márcio Miranda (DEM) e outras autoridades, que receberam cópias do material. 
O documento pede ainda o indiciamento de cerca de 60 pessoas envolvidas em tais grupos, dentre elas policiais militares e até políticos do interior. A CPI foi instalada logo após a série de matanças desencadeada em alguns bairros de Belém entre os dias 4 e 5 de novembro do ano passado.
A partir do assassinato do cabo Antônio Marcos da Silva Figueiredo, o cabo Pet, pertencente à Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), outros dez homicídios ocorreram quase que simultaneamente em Belém, nos bairros da Terra Firme, Guamá, Canudos, Marco, Jurunas e Tapanã.
O militar foi morto em uma emboscada no bairro do Guamá, e a matança desenfreada que se seguiu após esse crime chocou a sociedade, só que até agora ninguém foi preso - o inquérito tramita sob sigilo total e a Secretaria de Estado de Segurança Pública garantiu desde o início estar 100% empenhada em garantir os esclarecimentos, claro, sem prometer prazos para a conclusão do trabalho.
Portanto, o que se tem até o momento, quase três meses após a chacina, é o relatório de 226 páginas feito por iniciativa do parlamento estadual.No documento apresentado ontem pela manhã fica claro que existem grupos de extermínio atuando no Estado, segundo os parlamentares que, ao longo do período em que a CPI esteve instalada, ouviu autoridades policiais, do Ministério Público, organizações em defesa dos Direitos Humanos, policiais militares e testemunhas, todos peças-chave na elucidação dos fatos. No total, quatro grupos estariam agindo no Pará: um deles no Guamá, outro em Icoaraci e outros dois nas cidades de Marabá e Igarapé-Miri.
Nesta última cidade, o grupo seria chefiado pelo ex-prefeito Ailson Santa Maria do Amaral (DEM), o “Pé de Boto”, acusado de ser mandante e membro nato de uma organização criminosa, juntamente com seu irmão Hamilton Nazareno, e outros policiais militares supostamente ligados a ele. Ele inclusive chegou a ser preso em setembro passado, em plena corrida eleitoral, quando era tido por seu então candidato à reeleição ao Governo do Estado, Simão Jatene (PSDB), como “coordenador de campanha no Baixo Tocantins”. 
Foco da investigação, a matança de novembro revelou o perfil do “cabo Pet” como um militar linha dura, tido como exemplar pelos companheiros de farda e bastante temido no Guamá, onde era visto como um ardoroso combatente da bandidagem. À época de sua morte, estava afastado da Rotam por razões de saúde e respondendo procedimentos disciplinares e inquéritos policiais, dentre os quais por homicídio, extorsão e abuso de poder.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Prefeito de Santarém assume presidência da AMUT



Na manhã desta sexta-feira, foi eleita a nova diretoria da AMUT (Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém Cuiabá e Região Oeste do Pará). Fizeram-se presentes os prefeitos dos municípios que fazem parte da entidade, vereadores e população em geral. 
Prefeito foi empossado na presidência da Amut
A eleição e posse da nova diretoria ocorreram na sede da entidade, na Avenida Conselheiro Furtado, 3354 – São Bras, Belém-Pará. 
O prefeito da cidade de Santarém, Alexandre Von (PSDB), região do Oeste do Pará, foi eleito e empossado como novo presidente da Associação para os próximos 12 meses. Na Vice-Presidência, a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, na Tesouraria, o prefeito de Novo Progresso, Osvaldo Romanholi, e na Secretaria, o prefeito de Anapu, João Batista. 
Ele assumiu no lugar do prefeito de Uruará Everton Moreira, o Banha.
Prefeitos presentes na posse do prefeito de Santarém
As informações, sãos de que, a entidade passa por momentos difíceis, e que por isso a rivalidade pela disputa da associação está em baixa, diferente do Consórcio Belo Monte (CBM), entidade que agrega prefeitura da região do Xingu, e sediada em Altamira, e que já anunciou para dia 02 de Fevereiro a data da eleição para o Biênio 2015. Quatro (4) chapas já foram anunciadas.
Alexandre Von vem também de um desgaste administrativo em Santarém, onde as informações são de que vem fazendo um péssimo governo, assim como a derrota de seu candidato ao governo do estado, Simão Jatene que amargou nas urnas uma derrota humilhante em Santarém.
No próximo dia 06/02, a nova diretoria da entidade já realiza seu primeiro evento, em Santarém: uma reunião de trabalho entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), e os Municípios que fazem parte da AMUT e AMUCAN (Associação dos Municípios da Calha Norte).

Prefeito monta esquema de "MENSALINHO" na Câmara de Juruti


Prefeito Marquinho com os vereadores
Município localizado na região da Calha Norte, o município de Juruti, que ficou conhecido ainda mais depois que ganhou as instalações da Alcoa, a cada dia ganha mais espaço na mídia devido os escândalos que ultimamente vem tendo, principalmente usando os famosos royalties que vem sendo beneficiada.
Escândalos: Administrado pelo prefeito Marcos Douzanes, o Marquinhos, a situação em Jurutí é cada dia mais insustentável, está escancarado o escândalo na atual administração, gravações revelam um esquema escabroso de pagamento de um valor mensal vereadores para a obtenção de apoio político, mais um vídeo vazou e colocou de vez a caca no ventilador.

O prefeito Marcos Dolzanes ( Marquinho ) certamente não contava com a ação de um "Judas " em sua reunião com membros do legislativo. um dos presentes estava gravando toda a conversa e o repasse de dinheiro público em troca de influência e apoio dos vereadores e depois jogou toda a gravação na mídia.

Ex-prefeito Aparecido Silva de Rurópolis é notificado a devolver recursos públicos


O ex-prefeito da cidade de Rurópolis, Aparecido Florentino da Silva região da Santarém-Cuiabá, cerca de 218 km de Santarém, acabou de ser citado por conta de irregularidades na sua prestação de contas de 2006.
Aparecido Silva foi notificado pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) do P
ará a devolver aos cofres públicos 312 mil reais.
Aparecido, assim como todos os ex-prefeitos de Rurópolis, faz parte da fauna paraense de políticos inelegíveis por malversação do dinheiro público.
Filiado ao PMDB, o ex-prefeito, segundo cobra o TCM, terá 60 dias para devolver a grana que pertence ao erário público.
Além disso, aparecido também é citado em vários processos pela mesma prática.
Segundo informações de vereadores daquele município, entre os que o ex-prefeito está arrolado é o que se trata dos desvios de milhões do IPMR.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Técnico do São Francisco Adailton Ladeira critica jovens atletas do Pará



Adailton Ladeira, técnico do São Francisco (Foto: Gustavo Campos/GloboEsporte.com)

"Adailton Ladeira, tricampeão da Copa São Paulo pelo Corinthians, perde quatro jogadores das categorias de base e se irrita com postura de atletas mais novos".

G1-Acostumado a trabalhar com as categorias de base durante sua carreira, o treinador Adailton Ladeira se irritou com a atitude de alguns jovens jogadores do São Francisco. Foram quatro saídas de atletas que subiram para a equipe profissional. O zagueiro Jessé, o meia Edcarlos e o atacante Arilson pediram desligamento e pararam de ir aos treinamentos, além do goleiro Sandrinho que teve que ser dispensado por estar se recuperando de uma hepatite.
Após a saída do zagueiro Perema - que foi revelado na base do clube e seguiu para disputar o Campeonato Paulista pela Portuguesa – o comandante azulino criticou a postura dos jovens que abandonaram a oportunidade de defender o São Francisco. Em entrevista à TV Tapajós, Ladeira afirmou que os garotos do futebol paraense não parecem ter ambição em sua profissão e que precisará de reforços para suprir essas ausências.

Trabalho escravo: MPF instaura quase 2 mil procedimentos em 2014

Procuradora da República no Pará, coordenadora do Grupo de Trabalho Escravidão Contemporânea diz que o MPF pretende erradicar todas as formas de trabalho forçado e degradante no Brasil.
Em 2014, foram instaurados pelo Ministério Público Federal (MPF) 1.744 procedimentos judiciais e extrajudiciais para apurar práticas relacionadas à escravidão contemporânea. Desse total, foram ajuizadas 138 ações penais, instaurados 681 inquéritos policiais e abertos 925 procedimentos administrativos sobre o tema. Os dados foram divulgados pela 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF nesta quarta-feira, 28 de janeiro, data em que nacionalmente se comemora o Dia de Combate ao Trabalho Escravo.

A carta na manga do Von e a prefeitura de Santarém



Todos se perguntam se essa carta existe mesmo. Assumir a prefeitura de Santarém e ver que não era aquilo que se imaginava enfrentar pode ser um dos motivos para um governo sem expressão durante dois anos de mandato. O que estaria ocorrendo nos bastidores seria maior que a vontade de por em pratica tudo aquilo que se sonhou em campanha política? Ou o atual gestor recebeu uma prefeitura sem crédito, endividada e no vermelho?
A certeza que temos hoje é de uma cidade com a esperança de mudança, de ter pelo menos o básico, já que o avançado por aqui também é um sonho. Santarenos que mantém o desejo de caminhar em calçadas, asfalto, praças, poder contar com atendimento digno no hospital municipal, eis alguns dos anseios do que é básico, mas em vista de outros lugares, estamos longe de alcançar ou há uma carta na manga para os próximos dois anos do prefeito Alexandre Von.
Pelas ruas existem poucas obras, dessas poucas é possível perceber a qualidade do serviço, realmente são melhores do que os da gestão anterior, a exemplo o asfalto da Borges Leal, recapeamento asfáltico do centro comercial, posto de saúde do Santo André, mas a velocidade com que são executados os trabalhos nos cabe outra pergunta, as obras sem conclusão em 2014 seriam essa tal carta na manga do prefeito? A duplicação da Fernando Guilhon, Academia de saúde do Amparo, Reforma do Museu João Fona, Escola de Educação Infantil na Edivaldo Leite, a milionária praça de Eventos no inicio da Avenida Anisio Chaves, Residenciais Salvação, Moaçara I e II e creche no bairro Matinha, são algumas dessas obras deixadas para a virada de página por falta de recursos ou propositalmente para encher os olhos de muitos às vésperas das eleições.
Pode ser que a carta na manga de Von sejam mais investimentos do Governo do Estado em Santarém, com a conclusão do estádio Colosso do Tapajós, Ginásio Poli Esportivo, Escola Técnica, ampliação do projeto asfalto no bairro, construção do porto hidroviário e centro de convenções. Talvez, pois o município de Santarém não foi satisfatório nas urnas quando o Simão Jatene foi reeleito governador.
Enquanto essa carta na manga não é posta na mesa, o povo enfrenta como sempre fez, os problemas mais básicos possíveis, mas que aqui por incrível que pareça não saem do papel ou do discurso de quem quer chegar ao palácio Jarbas Passarinho, mesmo com o volume de impostos arrecadados anualmente. Se existe mesmo, o povo quer ver em prática, se é que ainda existe vontade para concorrer a uma reeleição. Ou a carta na manga de Von seria um único mandato a frente da prefeitura de Santarém?
Regis Balieiro é Jornalista

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Jovem é morta com tiro de calibre 12 na cabeça


Agora tenho quase certeza que vivemos mesmo nos finais dos tempos, as ondas de crimes sãos intermináveis.
A vitima é o acusado
Só este final de semana foram mais de 200 crimes no PARÁ, que já considerado um dos mais violentos do Brasil.
Um deles chocou a população da cidade de Marabá, sudeste paraense.
A jovem Nadir Cardoso Farias, de 20 anos, foi encontrada morta, dentro da própria residência, na rua Magalhães Barata, no município de Marabá.
De acordo com testemunhas que moram próximas à vítima, Nadir teria sido morta durante a madrugada. Vizinhos afirmaram que ouviram os tiros. 
Ainda não há informações de quem provocou o crime, porém, a polícia acredita que o namorado da vítima conhecido por Jordir.
A investigação agora deve ficar por conta da equipe da Divisão de Homicídios de Marabá.
O governo de Simão Jatene já considerado o mais violento na história do Pará. 
Até o momento a própria Secretária de Segurança Pública tem pouco se manifestado sobre essa epidemia que tomou conta do Estado.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Criança é encontrada enterrada a mercê de cachoros e urubus em Itaituba



É difícil você entender o ser humano, principalmente quando ele é capaz de fazer coisas absurdas, como exemplo jogar o seu próprio filho a mercê de animais como cachorros e urubus.

Foi o caso de Ana Claudia Pereira de 21 anos, que enterrou seu próprio filho em um monte de areia na 30ª Rua do Bairro Santo Antônio na cidade de Itaítuba, região do Tapajós, cerca de 330 km de Santarém.
Fato- O corpo de um recém nascido foi encontrado na manhã deste sábado, 24, em monte de areia na 30ª Rua do Bairro Santo Antonio nas proximidades de um motel. A movimentação de abutres (urubus) na rua chamou atenção de populares que foram verificar o que estava acontecendo e se surpreenderam ao ver o que estava servindo de alimento para os abutres.
Tratava-se de um corpo de um recém-nascido enterrado no local. Os restos mortais da criança foram descobertos pelos urubus que já tinha comido grande parte do corpo da criança.
Ana Claudia foi presa em um bar da cidade depois que policiais militares foram acionado por membros de Plantão do Conselho Tutelar.
A mesma foi presa por volta das 12h30min da madrugada de segunda, 26, para terça, 27, e conduzida para delegacia de policia, o quando confessou o crime brutal. No relato, a jovem teria afirmado que tinha tido a criança em um quarto de motel, e juntamente com seu parceiro enterrado a criança.

Portuguesa contrata zagueiro Perema do São Francisco


Por Ivaldo Fonseca: O São Francisco não terá o zagueiro Perema em seu elenco para disputa do Campeonato Paraense 2015. O jogador teve uma longa reunião na noite desta segunda-feira(26) com o seu empresario e os  diretores do São Francisco e desta vez resolveu viajar para defender a Portuguesa de Desportos no Campeonato Paulista. A noticia da viagem foi passada por uma irmã do zagueiro.
O zagueiro vai por empréstimo, com o time luso tendo a prioridade de compra, São Francisco tem 45% do passe do jogador os outros 45% são do empresario Luizinho e 10% pertence ao atleta. Perema deve fazer ainda  hoje a atarde exames médicos e se tudo der certo será apresentado na quarta-feira. Perema vai ter um apartamento para morar com a esposa e o filho e deve receber aproximadamente R$ 10 mil por mês. A portuguesa estreia no Campeonato Paulista no domingo(01) contra a Ponte Preta em Campinas .
Revelado nas categorias de base do São Francisco, Perema subiu para o time principal em 2011, participando com destaque na zaga azulina na disputa da segundinha,da primeira fase e depois da fase principal do campeonato paraense.
Ficha  do Jogador
Nome : Auricelio dos Santos Vilhote (Perema)
Natural: Santarém
País: Brasil
Posição: Zagueiro
Data de Nascimento: 27/07/ 1992
Idade:22 anos
Clubes que jogou: São Francisco , Águia de Marabá, Duque de Caxias(RJ) e agora a Portuguesa.