sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Após 9 anos mãe continua pedindo justiça pela morte do Filho em Placas



Familiares da vitima ainda hoje esperam justiça
   

O fato aconteceu no dia 01 de novembro de 2012. Marciel Neves Castro Silva, tinha 26 anos e vinha da cidade de Placas, para o destino onde residia na Vila Macanã, no trajeto da viagem entre Placas a comunidade de Macanã, onde veio ocorrer o acidente. 
A vítima vinha vindo por sua mão ao lado correto da pista, já o motorista da caçamba Ofenir Pereira da Silva que estava consumindo bebida alcoólica na Vila Bela Vista, ele e uns amigos estava nesta caçamba voltando para a cidade de Placas onde eles residem, nessa inda para sua residência veio a colisão com a vítima, onde o jovem bateu no início da roda traseira da caçamba, popular rabo de arraia que eles falam, derrubando a vítima, que morreu no local do acidente.
Vendo que tinha acontecido ele seguiu direto para o município de Placas, onde o mesmo totalmente embriagado tentou sair da caçamba é não conseguiu, teve que ser amparado pelos amigos que estava junto a ele na bebedeira, na cidade amigos do condutor da caçamba tentaram esconder o veículo, na manhã seguinte os mesmos tiraram o veículo do pátio da garagem da prefeitura da cidade, levando o veículo para a retirada das provas que ali estava visíveis.
A caçamba que era dirigida por Ofenir que hoje se encontra em lugar não sabido

O FATO: Ofenir e seus companheiro de bebida não prestaram os primeiros socorros à vítima que ficou caído, por muitas horas jogado ao chão pegando poeira. Já por volta das 18:00 horas da tarde, quase à noite pessoas que passarem de moto e se depararam com o jovem jogado.
Em busca de socorro, eles ligaram para a sede do município, cerca de 6 quilômetros, infelizmente a noticia de que a ambulância não estava no hospital para prestar socorro então foi mais tempo jogado fora deixando a vítima ficando mais debilitado. ``Com muito tempo depois os policiais chegaram no local do acidente, quase se negando a atender o caso, mas foro lentamente, pois uma profissional da saúde contou meses depois, que ela foi a única pessoa na viatura, ela disse que foi por falta de socorro que ele não sobreviveu, então eu registrei um BO, no dia lá e esse BO tá arquivado até hoje na delegacia, nunca mais eles me procuraram para nada´´, disse dona Maria Neres Castro Silva, mãe da vitima.
A mãe afirma que já se passou três anos pra quatro não me recordo bem, teve uma perícia na moto que até hoje essa moto roda e dizendo assassino que a moto entrou debaixo da caçamba até hoje não quebrou nem o para-lama mal entortou a manete do lado que o motoqueiro, vinha sentido que foi o lado esquerdo mal entortou que eu tenho a foto de todos essas coisas que eu estou falando tenho como provar com vídeo da estrada repleta de buracos, tenho as provas com fotos e vídeos.
Dona Maria disse que continua esperando Justiça para morte do filho, que morreu pior que um cachorro.
A MOTO do jovem Marciel Neres Castro Silva


Facebook é condenado a indenizar vereador de Santarém por exclusão de conta na rede social

Reprodução / Facebook
A empresa não recorreu da decisão e já depositou o valor em juízo
O Facebook, maior rede social do mundo, foi condenado a indenizar por danos morais o vereador Biga Kalahare, de Santarém, por ter desativado a conta do parlamentar sem justificar o motivo.
Márcio Adamos Lima Silva, de 32 anos, conhecido como Biga Kalahare, iniciou sua trajetória nas redes sociais, com um vídeo humorado, no qual mostrava problemas de infraestrutura no seu bairro.

Ex-assaltante, influenciadora diz ganhar R$ 50 mil por mês

Karollyny Campos Ferreira era conhecida como a mulher do “casal da moto preta”, praticava assaltos à mão armada em Araguaína, no Tocantins, e ficou presa por dois.

Fezes vão parar no meio de rua no Residencial Salvação, em Santarém

Moradores denunciam que situação ocorre há pelo menos quatro anos. No Residencial, obra do Minha Casa Minha Vida, não há fossas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Major é suspeito de matar comerciante com tiro de fuzil

Moradores pediram pelo afastamento do major da PM.

O Promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, pediu a abertur
a de um inquérito policial militar para investigar o ocorrido, além de pedir pelo afastamento do militar.
O Promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, pediu a abertura de um inquérito policial militar para investigar uma ação que tirou a vida de um comerciante, morto com um tiro de fuzil. O motivo seria porque o tiro teria sido disparado por um major da Polícia Militar, em Mocajuba, no nordeste paraense.
A situação aconteceu na madrugada da última segunda-feira (25), e provocou indignação nos moradores da cidade. A vítima identificada por Gelquias Albuquerque Rocha de Souza, era bastante conhecida e não tinha antecedentes criminais.
Após a confirmação da morte do comerciante, a notícia se espalhou pela cidade e gerou tensão. Vários moradores pediram pelo afastamento do major. A PM mandou reforço do Grupamento Tático Operacional (GTO) de Baião e policiais civis de Belém, através da Divisão de Polícia do Interior, para controlar a situação.

Mulher morre em acidente entre moto e carreta em Santarém

Acidente aconteceu na manhã desta quarta (27) em Santarém — Foto: Zé Rodrigues/TV TapajósUma mulher morreu na manhã desta quarta-feira (27) depois de sofrer um acidente em Santarém, no oeste do Pará. O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Moaçara com Curuá-una.
A mulher estava na garupa da moto com o esposo que pilotava o veículo quando foram atingidos pela carreta. As causas do acidente estão sendo investigadas e perícias serão realizadas no local.
O piloto da moto teve escoriações e foi atendido por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O motorista da carreta ficou no local do acidente.

PF faz operação no Pará, em outros oito estados e no Distrito Federal, contra exploração ilegal de ouro na terra indígena Kayapó

São 12 mandados de prisão preventiva e 62 de busca e apreensão; No Pará, são 26 mandados cumpridos, entre eles 1 em Itaituba.
A operação "Terra Desolata" da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quarta (27), pretende desarticular uma organização criminosa especializada em extração e comércio ilegal de ouro, no sul do Pará. Segundo a PF, os criminosos atuam dentro da Terra Indígena Kayapó.
Na investigação, a PF constatou que, aproximadamente, uma tonelada de ouro extraído de forma ilegal sai de terras indígenas do sul do Pará todos os anos.
São 12 mandados de prisão preventiva e 62 de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal no Pará. Os investigados pela operação não foram divulgados. A operação tem apoio das Forças Armadas.
Além do Pará, há mandados sendo cumpridos em outros oito estados brasileiros, e no Distrito Federal: Amazonas, Goiás, Roraima, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia.
A Justiça Federal determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens no valor aproximado de meio bilhão de reais, R$ 469.417.117, na contas dos investigados.
Aeronave apreendida em operação da PF. (Foto: Reprodução/PF)
Foram bloqueados pela Justiça: cinco aeronaves; 12 empresas, que tiveram atividade econômica suspensa; 47 pessoas físicas e jurídicas, que tiveram sequestro com bloqueio de imóveis; e também 14 imóveis.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

DECISÃO JUDICIAL É ANUNCIADA. PREFEITO DELEGADO FONSECA É RECEBIDO PELO POVO


Em decisão proferida no começo da tarde desta terça-feira, dia 26 de outubro, o Juiz Titular da Vara Única de Oriximiná, no Pará, Dr. Wallace Carneiro, proferiu sentença de tutela antecipada e suspendeu a decisão da Câmara Municipal de Oriximiná, que em sessão realizada na sexta-feira, dia 22, que cassou o mandato de William Fonseca do cargo de Prefeito do Município.
Em sua decisão, o Juiz Wallace Carneiro determinou a imediata reintegração de William Fonseca ao cargo de Prefeito de Oriximiná.
“Diante dos fatos e fundamentos acima, e uma vez presentes os requisitos já destacados, defiro a Liminar pleiteada e determino suspensão do Decreto Legislativo número 009/2021/CMO, publicado no dia 22 de outubro de 2021, que cassou o prefeito de Oriximiná e todos os efeitos do procedimento Político-Administrativo número 002/2021-CEP/CMO da Câmara Municipal de Oriximiná, por fim, a reintegração do Autor ao cargo de Chefe do Poder Executivo. Intime-se a Câmara Municipal de Oriximiná, na pessoa de seu Presidente, do inteiro teor da ´presente decisão”, disse o juiz Wallace Carneiro, em sua decisão.
Veja a decisão do Juiz Wallace Carneiro:

Lutadora de Muay Thai é importunada e aplica ‘mata-leão’ em homem dentro de ônibus em Belém; veja vídeo


Caso de importunação sexual ocorreu em ônibus lotado. Homem chegou a abrir o zíper da calça, segundo boletim de ocorrência.
Imagens de um caso de importunação sexual viralizaram esta semana em Belém, mostrando uma mulher imobilizando um homem que, de acordo com o Boletim de Ocorrência registrado, teria se aproveitado que o coletivo estava lotado para esfregar a genitália na jovem.
O caso ocorreu dentro de um ônibus lotado que percorria a avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à travessa Tavares Bastos, na última quarta-feira (20).
A mulher é lutadora de Muay Thai, capoeirista, rendeu o homem pelo pescoço com os braços e ainda deitou o homem no chão, (veja no vídeo).
Segundo o relato dela, o abusador subiu no coletivo, ficou atrás dela e chegou a abrir o zíper. Ele já foi identificado pela Polícia.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado e está sendo investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher.
A importunação sexual é crime pode levar de 1 a 5 anos de prisão. Está previsto na Lei Federal nº 13.718/2018, mais conhecida como Lei de Importunação Sexual, como crime a "prática contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.
Nos casos mais graves, se o abusador usar de violência ou grave ameaça para a prática dos atos libidinosos pode ser enquadrado no crime de estupro.
As autoridades de segurança reforçam que é importante registrar o caso junto à Polícia.
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/10/23/mulher-da-mata-leao-em-homem-apos-importunacao-sexual-em-onibus-em-belem.ghtml#G1-POST-TOP-12H-item-sel-6,top,11a5f11a-cf21-461b-8c99-cb07c77247f6

Quadrilha com ex-zagueiro do Paysandu é presa por furto de 28 celulares em Parauapebas

A Polícia Militar prendeu a quadrilha na vizinha Canaã dos Carajás, onde o grupo já estava se organizando para praticar novos furtos
Thiago Costa é o segundo da direita para a esquerda, com camisa bege | Foto: Divulgação
SUDESTE DO PARÁ – Ex-zagueiro do Paysandu, que conquistou o acesso à Série B em 2012, Thiago das Neves Costa foi preso no domingo (24), suspeito de integrar uma quadrilha que furtou celulares na Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP). Mas a prisão do ex-jogador profissional ocorreu na vizinha Canaã dos Carajás.
O evento aconteceu no último sábado (23), na cidade do sudeste do Pará. Ao todo, 28 celulares foram furtados pela quadrilha, composta por sete pessoas, incluindo o ex-Paysandu, durante show do cantor João Gomes.
A Polícia Militar prendeu a quadrilha na vizinha Canaã dos Carajás, onde o grupo já estava se organizando para praticar novos furtos. Além de Thiago Costa, também integravam a quadrilha José Ricardo Passarinho Melo, Bruno Quadro Estevão, Liliane Tais dos Santos Abreu, Luiz Armando Dimas Costa, Alexandre Sena Rodrigues e Elisson Carlos de Sousa Castro.
Hoje com 28 anos, o zagueiro foi revelado pelo próprio Papão e subiu em 2012 ao profissional. Somou 41 partidas e foi campeão paraense em 2013, além de ter conquistado o acesso no ano anterior.
O zagueiro rodou por equipes como Carajás, Atlético Sorocaba, Trem-AP, Vila Rica, Castanhal e Tapajós. No final de 2018, o jogador chegou a fazer alguns testes no Remo, que montava o elenco para a temporada seguinte, mas não ficou no Baenão. O último clube dele foi o Tiradentes-PA, na disputa da segunda divisão do Parazão 2020. (Portal Debate Carajás)

Herbert Farias Júnior assumi a DPA no lugar do delegado Luiz Paixão

Cúpula da Polícia Civil do Pará muda comando da DPA no Baixo Amazonas
A DPA (Divisão de Polícia Administrativa) da 12ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública) está sob novo comando. 
A mudança foi oficializada pela cúpula da Polícia Civil do Pará (PC/PA), através da Diretoria de Polícia do Interior.O novo titular da DPA, com área de abrangência em 13 municípios do Baixo Amazonas (Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Juruti, Alenquer, Curuá, Monte Alegre, Almeirim, Prainha, Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos) é o delegado Herbert Farias Júnior.
Portaria assinada semana passada (dia 20) pelo delegado Hennison José Azevedo, diretor de Polícia do Interior, sacramentou a mudança.
Com trajetória de 18 anos na PC/PA, já tendo sido delegado titular em vários municípios do oeste do Pará, Herbert Farias Júnior estava lotado na 16ª Seccional Urbana de Polícia, em Santarém. E agora assumiu a DPA no lugar do delegado Luiz Paixão.
Blog do Xarope via Blog do Jeso

A Sespa. A Neuro Gênesis. A Morte Encefálica e os R$ 2,7 Milhões

A Sespa chancelou contrato com a empresa Neuro Gênesis Instituto de Neurociência Ltda, no valor de R$ 2.781.085,00 (dois milhões, setecentos e oitenta e um mil e oitenta e cinco reais, para a realização de diagnóstico de morte encefálica em pacientes notificados pela rede hospitalar de Belém e área metropolitana à Central Estadual de Transplantes.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Surto de Covid-19 no Oeste do Pará deixa especialistas do Amazonas em alerta

Bruno Pacheco – Da Cenarium
MANAUS – A pesquisa do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que mostrou a existência de um surto de Covid-19 em Santarém e Alenquer, região próxima à divisa com o Amazonas, deixou autoridades amazonenses em alerta. Para infectologistas e epidemiologistas, o que vem acontecendo no Oeste paraense é um exemplo claro de que a pandemia ainda não acabou e que é preciso manter as medidas preventivas contra o vírus.
“O exemplo do Oeste do Pará deixa claro que a pandemia não acabou e que ela está dando sinais de recrudescimento, ainda que discreto e a confirmar em outras grandes cidades do Brasil (Aracaju, Maceió, Belo Horizonte, Cuiabá, por exemplo), muitas das quais ainda não conseguiram reduzir dramaticamente a incidência de casos de Covid-19”, destacou à CENARIUM o epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), Jesem Orellana.O epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), Jesem Orellana (Arquivo/Reprodução)
Segundo a pesquisa, nos primeiros 19 dias de outubro, houve um aumento do registro de amostras analisadas e 21,5% positivaram para Covid-19. Na segunda semana do mês, 53 policiais militares que estavam fazendo um curso em Santarém haviam testado positivo para a doença. A suspeita é que a transmissão do vírus tenha acontecido por conta da variante Delta, que tem forte poder de propagação.
À CENARIUM, o pesquisador e coordenador do Labimol, Marcos Prado, destacou que foi possível identificar uma quantidade estável de casos de Covid-19 nos meses de julho, agosto e setembro. No entanto, no final do terceiro mês, os pesquisadores passaram a registrar um aumento de contaminações pelo vírus e, a partir de outubro, os números ficaram ainda mais evidentes.
“Nós tivemos e estamos tendo, inclusive, explosão de casos de Covid-19 na região Oeste do Estado do Pará, principalmente em dois municípios: Santarém, a terceira maior cidade do Pará, e em Alenquer. Em Santarém, por exemplo, tivemos, do dia 1º a 19 de outubro, 215 casos de Covid [de 999 amostras analisadas], ou seja, muito mais do que os números registrados nos meses de julho, agosto e setembro em apenas 19 dias. Estamos vivendo um surto de Covid-19 na região”, declarou Marcos Prado.
Pesquisador e coordenador do Labimol, Marcos Prado (Arquivo/Ufopa)
No mesmo período, Alenquer teve 23 casos positivos de Covid-19, de 43 amostras analisadas pelo laboratório. Segundo o pesquisador, os cientistas trabalham com a possibilidade de que a variante Delta tenha originado o surto de Covid-19 em Santarém e Alenquer, isso porque a maioria das pessoas infectadas são aquelas já vacinadas contra o vírus, evidenciando o poder de transmissão da cepa. Os dados que vão identificar a origem do vírus serão obtidos após sequenciamento genético que está sendo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro.
“A maioria dessas pessoas que estão sendo infectadas são pessoas vacinadas com as duas doses da vacina. Em alguns casos, até mesmo com as três doses, nós já identificamos casos positivos. Isso está sendo estudado pelo laboratório e acompanhado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará, e nós enviamos amostras para o Rio de Janeiro, com o objetivo de realizar o sequenciamento genético para saber se é a variante Delta que está ocasionado esse surto ou se é uma nova variante”, explicou.
Marcos Prado informou ainda que a maioria dos casos identificados em Santarém e Alenquer são de média e baixa complexidade, mas há pacientes intubados. “Vamos aguardar a conclusão do mês de outubro para olhar novamente os dados e tentar verificar o que está acontecendo na nossa região”, concluiu.
Relaxamento
Uma das medidas que pode ter contribuído para o aumento de casos de Covid-19 no Oeste do Pará, segundo especialistas, foi o relaxamento de medidas de prevenção e a crença das pessoas de que a vacina é “milagrosa”. Para o médico infectologista Nelson Barbosa, de Manaus, estar vacinado não significa proteção total.
Infectologista Nelson Barbosa (Arquivo Pessoal/Reprodução)




“Estar vacinado não significa que você está 100% protegido, quando nós temos outras variantes, como a Delta, que é oito vezes mais transmissível do que a P.1 [variante Gama]. A vacina serve apenas para que as pessoas não tenham a forma grave da doença, não sejam intubadas, internadas em UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Mesmo vacinado, as medidas de prevenção devem ser rigorosamente cumpridas, como o uso de máscaras, álcool em gel ou lavar as mãos com água e sabão”, salientou Barbosa.



O pesquisador Jesem Orellana reforça ainda que, embora o Amazonas e a capital Manaus, em particular, estejam testemunhando quedas drásticas na incidência da doença, internações e mortes, sabe-se que ainda há uma grande quantidade de gente sem vacina ou com o esquema incompleto.

“Também temos as pessoas que, mesmo com duas doses, seguem sendo infectadas por acreditarem, equivocadamente, que vacina faz milagre. Por estes motivos, precisamos ser cautelosos, mantendo o uso de máscaras e evitando aglomerações, pois estamos sendo testados por um inimigo imprevisível, o novo coronavírus”, reforçou.


O cientista criticou, ainda, a realização do “Boi Manaus”, evento da prefeitura da capital amazonense, cuja edição de 2021 foi confirmada para o dia 24 de outubro, em comemoração ao aniversário de 352 anos da cidade, com a presença de mais de 40 artistas locais. “Tudo que não precisa”, lamenta Jesem Orellana.
O laboratório

O Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), fica localizado no município de Santarém e realiza a testagem para o novo coronavírus em 20 municípios da região Oeste do Estado, com recursos oriundos da instituição e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), do Governo do Pará.

São Francisco e São Raimundo são denunciados pelo Altamira por suposta escalação irregular de atletas na Segundinha


Ao ge, a diretoria do Leão e do Pantera negaram que os clubes tenham escalado 6 jogadores com mais de 23 anos
Uma denúncia protocolada pelo Altamira deu o que falar no fim de semana em Santarém, no oeste do Pará. O clube denunciou São Francisco e São Raimundo por suposta escalação irregular de atletas na Segundinha.
De acordo com a denúncia, tanto São Raimundo, quanto o São Francisco escalaram 6 jogadores com idade acima de 23 anos.

Dois óbitos por Covid-19 são confirmados em Santarém; confira o boletim


De acordo com os dados, as duas mortes aconteceram no dia 19 de outubro. Boletim foi atualizado na noite de domingo (24) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Mais duas mortes por Covid-19 foram confirmadas em Santarém, no oeste do Pará. O boletim com os dados atualizados foi divulgado na noite de domingo (24) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

William Fonseca, ex-prefeito cassado de Oriximiná apela agora para a Justiça contra a Câmara


A defesa do ex-prefeito cassado de Oriximiná (PA) Willian Fonseca (PRTB) ajuizou ação em que pede que seja anulada a sessão da Câmara de Vereadores que o afastou em definitivo do cargo.
A ação anulatória com pedido de liminar (decisão urgente) foi protocolada no sábado (23), dia seguinte à decisão de 2/3 (10 vereadores) pela cassação do ex-prefeito por contratação irregular de quase 1.500 servidores públicos, de janeiro a junho deste ano.
Com a ação, William Fonseca pretende extinguir ato decidido por maioria da Câmara, tornando-o inválido. O atual ocupante do cargo é Argemiro Diniz (PSC), eleito vice-prefeito em 2020 e empossado como prefeito ainda na sexta-feira pelo Poder legislativo.
Além de cassado, a Câmara penalizou Fonseca com a suspensão de seus direitos políticos por 8 anos.
Caberá ao juiz Wallace Carneiro de Sousa, da comarca de Oriximiná, decidir o retorno (ou não) do ex-gestor ao cargo. Se a decisão da Câmara de Vereadores for mantida pelo magistrado, a defesa de Fonseca poderá recorrer ao TJPA (Tribunal de Justiça do Pará).
Blog do Xarope via Jeso Carneiro

domingo, 24 de outubro de 2021

Covid: Jader quer obrigatoriedade de comprovante de vacina

A medida defende que servidores, funcionários, prestadores de serviços, alunos e professores de estabelecimentos educacionais, que estejam em idade vacinal, apresentem o comprovante de vacinação.
Aretomada das aulas presenciais avança em vários estados do país desde agosto deste ano. A volta às salas de aula vem ocorrendo de acordo com definições dos governos locais e conforme avança o processo de imunização com as duas doses em um percentual maior de brasileiros. Em meio a discussões e divergência de opiniões, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) sugere que esse retorno seja assegurado aos estudantes brasileiros mediante a comprovação da imunização total contra a Covid-19.

Vexame dentro e fora de campo! Com direito a invasão da torcida, Paysandu perde de 4 a 1 para o Ituano na Curuzu

Vexame dentro e fora de campo! Com direito a invasão da torcida, Paysandu perde de 4 a 1 para o Ituano na Curuzu - Crédito: Fernando TorresPela quarta rodada do quadrangular final do Brasileirão da Série C, o Paysandu recebe o Ituano na tarde deste sábado, 23, no Estádio Banpará Curuzu. A partida era considerada uma decisão para o time bicolor, que precisava vencer para manter viva a chance de acesso à Série B do Brasileirão.
Para isso, a equipe bicolor entrou em campo com algumas mudanças. A primeira delas na beira do gramado. Sem Roberto Fonseca, dispensado no início da semana, Wilton Bezerra montou o Papão para enfrentar o Ituano. E logo de cara eles fez quatro mudanças na onzena titular. Ratinho foi improvisado na lateral direita, Paulinho e José Aldo entraram no meio de campo e Rafael Grampola assumiu a camisa 9.
O jogo
Embora a vitória fosse o foco do Paysandu no jogo, a equipe bicolor entrou dispersa na partida e viu o Ituano abrir o placar logo aos oito minutos. Após pressão na saída de bola bicolor, o atacante Léo Duarte tabelou com Tiago Marques e recebeu de volta na entrada da área. De primeira, ele bateu no canto e abriu o marcador.

Após o gol, o Ituano recuou e deu a bola para o Paysandu. Porém, a equipe bicolor não conseguiu conectar as jogadas. Os erros de passes deram o tom do primeiro tempo pelo lado bicolor, principalmente com Paulinho, Ratinho e a dupla de zaga, Perema e Denilson, que tiveram que buscar a bola longa para tentar criar as situações de ataque do Papão.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

CORRUPÇÃO: Prefeito de Oriximiná pode ser cassado; veja ao vivo!

A sessão extraordinária iniciou às 9h e está sendo transmitida em tempo real pela Câmara.

O prefeito de Oriximiná, delegado William Fonseca (PRTB), foi denunciado por um eleitor em agosto, por suposta infração político-administrativa, após contratação de 1.465 servidores sem concurso público.
O capítulo da Constituição que trata sobre a Administração Pública prevê que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios obedecerão aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Também há a previsão de que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.
Em agosto, o prefeito de Oriximiná, delegado William Fonseca (PRTB), foi denunciado por um eleitor à Câmara dos Vereadores por afronta aos preceitos constitucionais e à lei orgânica do município. O motivo da denúncia foi a contratação de 1.465 servidores temporários pela prefeitura, entre janeiro e julho de 2021, sem concurso público ou processo seletivo. Nesta sexta-feira (22), a Câmara dos Vereadores de Oriximiná realiza sessão extraordinária, que pode resultar na cassação do mandato de Fonseca.
Em outubro, a Câmara Municipal instaurou uma Comissão Especial Processante para apurar e julgar a conduta do prefeito. A vereadora Marta Monteiro Godinho (PTB) foi nomeada presidente da comissão. A relatoria ficou a cargo do vereador Mauro Wanzeller (MDB).
No relatório, Mauro Wanzeller apontou que o prefeito de Oriximiná incorreu na prática de infração político-administrativa, descrita no capítulo VI, do decreto-lei 201/67 e no artigo 86, XII da Lei Orgânica do Município de Oriximiná, violando o artigo 37 da Constituição Federal e a Lei Municipal 6.059/97.
Para cassação, são necessários 10 votos, dos 15 vereadores. Para ser instalada, a Comissão Processante teve exatamente a assinatura de 10 parlamentares, que são os votos necessários para cassar o mandato de Fonseca.
Em setembro, a Câmara tentou, por duas vezes, notificar o prefeito para que ele comparecesse pessoalmente para se defender das acusações. O prefeito, porém, recusou assinar ambas as notificações. Nas redes sociais, Willian Fonseca declarou que “Andar de cabeça erguida e ter a consciência limpa não tem preço”.

Mãe de dois filhos, mulher gera polêmica ao revelar que 'amamenta' o namorado antes do sexo

Mãe de dois filhos, mulher gera polêmica ao revelar que 'amamenta' o namorado antes do sexo - Crédito: Reprodução/The MirrorA ex-professora e atual criadora de conteúdo adulto, Lana Michaels gerou polêmica ao conceder uma entrevista ao tabloide britânico The Mirror e revelar que amamenta o namorado como forma de 'preliminar' sexual e que isso os deixa mais 'conectados'.
Lana, que tem uma filha de sete anos e um filho de 11 anos de um relacionamento anterior, revelou que sentiu falta de amamentá-los quando eles cresceram. Ela explica que a saudade acabou há pouco menos de dois anos, quando conheceu o atual namorado, Shawn por um aplicativo de namoro vegano.

Concurso da Polícia Militar do Pará tem edital retificado; veja as mudanças

Concurso da Polícia Militar do Pará tem edital retificado; veja as mudanças - Crédito: Divulgação/PMPA
O edital do concurso público da Polícia Militar do Pará passou por novas alterações. As retificações já constam na publicação feita pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) no Diário Oficial do Estado (DOE). Confira as alterações clicando aqui.
As mudanças feitas no edital do concurso da Polícia Militar do Pará estão relacionadas à terceira etapa do certame, que trata do resultado preliminar do Exame de Avaliação de Saúde dos candidatos do curso de formação de praças e de oficiais da PM.
A alteração traz agora, a nova data de convocação dos candidatos para o teste de avaliação física, que está marcado para ocorrer a partir do dia 27 de outubro. Na publicação anterior, a data era 27 de novembro de 2021.
Com informações da Agência Pará

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Homem é morto com tiro no pescoço a caminho do trabalho em Santarém; vídeo


Um homem foi assassinado na manhã desta quinta-feira (21) em Santarém (PA), com um tiro no pescoço, quando caminhava para o trabalho, onde teria sua carteira assinada hoje.
Airton Sena de Almeida, 27 anos, teria morrido após reagir ao roubo de seu celular, no bairro Santo André, por volta das 6h30. Nem houve tempo para levá-lo ao hospital, para socorrê-lo.
O latrocínio (roubo seguido de morte) ocorreu na rua Inconfidência, próxima à Monte Alegre. Segundo testemunhas, Airton chegou a travar luta corporal com os seus algozes, ainda não identificados pela Polícia Civil do Pará.


Esse tipo de crime é considerado hediondo, segundo a lei 8.072/90. A pena prevista é de 20 a 30 anos de reclusão e multa. O que diferencia o latrocínio do homicídio simples é o dolo (intenção) do criminoso.
Corpo do homem (Airton Almeida) ainda no local do crime, ocorrido nesta manhã (21), Foto: Portal BJ


Justiça condena a 51 anos de reclusão assaltante que atirou em frentista em abril de 2021


Rafael Santos, o 'Fiel', deve responder por quatro crimes. A vítima, Bryan Sousa, continua o tratamento, mas está, atualmente, em uma cadeira de rodas.
A justiça condenou a 51 anos e oito meses de reclusão em regime fechado o assaltante que atirou contra um frentista durante ação criminosa ocorrida em um posto de combustíveis no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará. O crime aconteceu na noite de 21 de abril deste ano.
Rafael da Silva Santos, conhecido como "Fiel", responderá a quatro crimes: roubo majorado, latrocínio, corrupção de menores e crime tentado.
De acordo com as investigações, Rafael roubou uma motocicleta na tarde de 21 de abril, acompanhado de um adolescente, já à noite, os dois cometeram três assaltos em pontos diferentes do município.
Por volta das 22h, a dupla praticou assalto no posto de combustível localizado no cruzamento da avenida Jasmim com Anísio Chaves. Durante a ação, o frentista Bryan Roberto de Sousa, de 21 anos, foi atingido por um tiro. Atualmente, Bryan está em uma cadeira de rodas.
O assalto foi flagrado por câmeras de segurança do estabelecimento (assista o vídeo abaixo).

Parece final propôe cassação do prefeito de Oriximinã


Em parecer final, a comissão processante aberta pela Câmara de Vereadores de Oriximiná (PA) concluiu a procedência da acusação feita contra o prefeito William Fonseca pela prática de crime de responsabilidade ao fazer a contratação irregular de 1.465 servidores temporários no 1º semestre deste ano – janeiro a junho.
Propõe, em consequência, a cassação do mandatário, eleito no ano passado pelo PRTB, em votação nominal pelo plenário da Casa em sessão marcada para próxima sexta-feira (dia 22).
Para que o delegado de polícia licenciado seja afastado em definitivo do cargo, e substituído pelo vice-prefeito, 2/3 da Câmara (10 vereadores no mínimo) terão que votar pela cassação. 10 foi o número de vereadores que acataram o pedido de abertura do processo de cassação, em agosto deste ano, solicitado por um cidadão de Oriximiná.
Nesta terça-feira (19), o parecer final e a convocação de William Fonseca para comparecer à sessão extraordinária de sexta (22) foram oficializados pela presidente da comissão processante, vereadora Marta Godinho (PTB).
“Considerando o conjunto probatório acostado aos autos, esta Comissão Processante se manifesta pela PROCEDÊNCIA DA ACUSAÇÃO OFERTADA PELA DENÚNCIA formulada pelo senhor José Maria Calderaro Filho em face do denunciado, senhor José Willian Siqueira da Fonseca, entendendo que o Prefeito Municipal incorreu na prática de infração político-administrativa descrita no 4º, VI do Decreto-Lei nº 201/67 e no art. 86, XII da Lei Orgânica do Município de Oriximiná, ante a contratação irregular de 1.465 servidores temporários no período de janeiro a junho de 2021”, detalhou o relator da comissão processante, Mauro Wanzeller (MDB).
“Conforme delineado exaustivamente no decorrer do presente parecer, as admissões não preenchem os requisitos necessários à contratação temporária regular, quais sejam: situação de excepcional interesse público e existência de processo seletivo simplificado prévio que garanta condições isonômicas aos interessados, violando expressamente o disposto no art. 37, IX da Constituição Federal e 3º da Lei Municipal nº 6.059/97 – que dispõe sobre a admissão de pessoal por tempo determinado”, ressaltou o emedebista.
Na sessão extraordinária de sexta (22), William Fonseca poderá requerer a leitura de qualquer peça do processo de cassação, assim como também fazer defesa oral, pessoal ou por sua defesa, pelo prazo de 2 horas.
William Fonseca (em primeiro plano): votação de cassação na sexta-feira (22). Foto: Reprodução

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Promotoria obtém decisão que afasta secretário de Saúde e diretora do hospital de suas funções


O afastamento foi pedido no âmbito de investigações que apuram contratações irregulares
A Promotoria de Justiça de Terra Santa obteve nesta terça-feira, 19/10, decisão em medida cautelar que determinou o afastamento imediato da função pública, do secretário municipal de Saúde e da diretora do Hospital Municipal de Terra Santa. As investigações ainda estão em curso e se referem a contratação direta de três pessoas que se passavam por médicos no hospital.
A medida cautelar diversa da prisão foi requerida pelo promotor de Justiça titular de Terra Santa, Guilherme Lima Carvalho, e a decisão é do juiz Rafael do Vale Sousa. O secretário municipal de Saúde Anderson Silva Cavalcante, e a diretora do hospital, Rejane Maciel Pantoja Bentes, devem se afastar imediatamente das funções, ficando avisados que o descumprimento de cautelar poderá dar ensejo à decretação de prisão preventiva.
O pedido foi apresentado pelo Ministério Público como desdobramento das investigações que apuram a contratação direta, sem a observância dos requisitos legais, de Camilo Escalona Aguiar, Hendry Yasary Jane Milian e Ana Karina de Sousa Vargens, que se passavam por médicos para atuar no Hospital Municipal de Terra Santa. Durante as investigações, que ainda estão em curso, verificou-se que o secretário e a diretora estão se valendo de seus cargos públicos para perpetuarem a prática criminosa do exercício ilegal da medicina pelos não médicos.
O MPPA realizou a oitiva do Controlador-Geral e do controlador interno do município, que afirmaram que além de não ter havido qualquer pedido de contratação dos não médicos, foram realizados diversos avisos ao requerido para que regularizasse a situação, ou seja, para que fossem demitidos.
A decisão destaca que a “medida é prudente e razoável, a fim de evitar maiores riscos não apenas ao erário público e probidade da administração, mas, principalmente, a toda a população terra santense que depende do serviço público de saúde e merece ser atendida por profissionais devidamente habilitados”.
Texto: Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Programa da TV web será suspenso; apresentador fará última edição nesta segunda (18)

Veiculado pela TV Catraia, programa “De Frente com Xarope” já teve mais de 80 edições
O programa jornalístico De Frente com Xarope, exibido de segu
nda a sexta das 16 às 18h no Youtube, será exibido nesta segunda-feira (18) pela última vez, sem previsão de retorno. O blogueiro e youtuber Hiromar Cardoso, o Xaropinho, 53 anos, resolveu suspendê-lo para cuidar da saúde.
A decisão de priorizar a saúde foi tomada neste final de semana, após resultado de vários exames médicos a que se submeteu nos últimos dias.
Procurado, o também proprietário da Destak, empresa especializada em pesquisas de opinião, não quis revelar o problema de saúde que o aflige. Garantiu, porém, que não é nada grave.
“Preciso me cuidar, cuidar da minha saúde para, então, depois que ela for restabelecida, voltar a focar as minhas atividades profissionais, seja como blogueiro, empresário ou, mais recentemente, apresentador de programa de TV web”, disse ao portal BJ neste domingo (17).
Veiculado pela TV Catraia, o De Frente com Xarope já teve mais de 80 edições, com enorme audiência não só em Santarém como também nas cidades vizinhas. Em pouco tempo, tornou-se o programa vitrine da TV Catraia. Foi ao ar pela primeira vez neste ano – primeiro semestre.
Fonte: Portal Santarémn e Blog do Jeso






sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Homem agride pastor durante pregação no residencial Salvação

Na tarde de quinta-feira (14), o pastor, Antônio de Assis, foi agredido durante uma pregação no residencial Salvação, em Santarém. O suspeito identificado como Vitor Fagner Pereira da Silva abordou o religioso com tapas e socos. O motivo das agressões seria um desentendimento do irmão do agressor com membros da igreja Assembleia de Deus.
Uma equipe do Motopatrulhamento do 3° BPM ao comando do Sargento Rêgo estiveram conduzindo Vitor Fagner para a delegacia. O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado na 16° Seccional de Polícia Civil e o suspeito foi liberado.
Tocador de vídeo

Revoltado com membros de igreja evangélica, homem agride pastor durante culto no Residencial Salvação

Caso aconteceu na quinta (14) no Residencial Salvação — Foto: Arte/G1O homem foi apresentado na delegacia de polícia civil e foi liberado após ser lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Um homem agrediu um pastor de uma igreja evangélica na noite de quinta-feira (14) em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu no Residencial Salvação.
De acordo com informações da polícia, o homem já tinha uma espécie de desentendimento com alguns membros da igreja, por conta de fatos envolvendo o irmão do agressor.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS NO MUNICÍPIO RURÓPOLIS FOI EM GRANDE ESTILO.


Mesmo vivendo em um mundo de muitas tristezas, em uma passagem recente de uma pandemia da covid-19, que assolou o mundo, não podemos de forma alguma deixa de acreditar no futuro, e no amanhã, e que sempre vai ser melhor, e sempre temos que trazer esperanças para o futuro, futuro esse que depende de nossas crianças.

E ontem tive a maior felicidade de transmitir e levar um pouco dessa alegria a nossas crianças do nosso município de Rurópolis, quero também agradecer a todos que nos ajudam, essas festa foi feita com ajuda de parceiros de todo o município podemos, que através da união, podemos proporcionar uma grande festa, que encheu o coração de todos que ali estiveram, inclusive o meu.
Quero agradecer especialmente a Secretaria de Assistência Social, Secretária Maria Padilha pela realização deste grande evento. Quero deixar registrado também a gratidão e dedicação de cada colaborador que fez acontecer de uma maneira tão bonita, e com tanta alegria este momento, o trabalho conjunto fez tudo acontecer! 
Patricia Cavichioli


HOMEM SURTA E FAZ UM QUEBRA-QUEBRA NA SALA DE EMERGÊNCIA DO HOSPITAL MUNICIPAL DE RURÓPOLIS


Episódio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (14). Funcionários do hospital precisaram acionar a polícia.
Um homem em surto psicótico fez quebra-quebra no hospital municipal de Rurópolis, região sudoeste do Pará, na madrugada desta quarta-feira (14).
De acordo com boletim de ocorrência registrado pelo vigia do hospital Orlean Farias Monteiro, na Delegacia de Polícia Civil de Rurópolis, era por volta de 02h50 quando dois homens chegaram ao hospital e o mais velho se dirigiu ao atendimento informando que estava ali porque o filho que faz uso de remédio controlado pudesse tomar uma medicação, uma vez que estava muito agitado. Logo em seguida, o homem mais novo começou a derrubar objetos na emergência do hospital, quebrou o bebedouro e jogou cadeiras na parede.
Ainda de acordo com o vigia, o homem em surto também quebrou um celular e dois carregadores portáteis.
Apesar das tentativas, nem o pai e nem o vigia conseguiram conter o homem em surto, que continuou a quebrar coisas pelo caminho, até chegar à área externa onde estava estacionado o carro de um enfermeiro. O homem quebrou o para-brisa traseiro do veículo.
O homem foi medicado e depois foi levado até a sua residência em viatura policial.Cenário de destruição na recepção e na área externa do hospital após quebra-quebra provocado por homem em surto psicótico — Foto: Reprodução/Redes sociais
                                           

               

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Os Rios da Amazônia. Os Grandes Naufrágios. O Livro e o Lançamento

O jornalista Evandro Corrêa, editor dos sites Para News e o Antagônico, lança nesta quinta-feira, 14, o livro “Sobral Santos II e Novo Amapá – 40 anos das tragédias que abalaram o Brasil.” A noite de autógrafos acontecerá, a partir das 19 horas, no auditório da Livraria Saraiva, no 2º piso do Doca Boulevard Shopping. A obra, que traz o selo da Editora Marques, relembra os bastidores dos maiores naufrágios registrados nos rios amazônicos, dentre os quais o Sobral Santos II e Novo Amapá, barcos que foram a pique em 1981, ceifando a vida de mais de 600 pessoas.
O livro também relata detalhes de tragédias mais recentes, como o naufrágio do navio Ana Karolinne III, que afundou no ano passado, matando mais de 40 passageiros. Os naufrágios do Correio do Arari, Rebocador da Bertolini, Haidar Beirute, Capitão Ribeiro e São José do Acará, também são relembradas na obra, que levou mais de 2 anos em produção e tem 364 páginas, com depoimentos e relatos de sobreviventes, autoridades e parentes de vítimas de 40 naufrágios registrados nos rios da Amazônia.
A obra também será lançada em Santarém, no dia 19 de outubro (terça-feira), no auditório do hotel Barrudada, a partir das 19 horas e também em Itaituba, no dia 21 de outubro, no auditório do hotel Acácia, a partir das 20 horas.
Serviço: Livro: “Sobral Santos II e Novo Amapá – 40 anos das tragédias que abalaram o Brasil.” Autor – Evandro Corrêa Impressão – Editora Marques Valor do exemplar – R$ 70 Pedidos e reserva de exemplar – 9 8126 -2993 / 9 8284-3175

Adolescente fica gravemente ferido após colisão entre carro e moto na PA-457, em Santarém

 

Vítima sofreu fraturas na clavícula, fêmur e joelho. Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (12).

Um adolescente de 17 anos ficou gravemente ferido após a motocicleta em que ele estava colidir com um carro nas proximidades da comunidade Caranazal, na rodovia Everaldo Martins (PA-457), estrada que liga Santarém a Alter do Chão, no oeste do Pará.Acidente entre veículos aconteceu na tarde desta terça, 12 — Foto: Reprodução/Redes sociais
O acidente entre os veículos aconteceu por volta das 16h30 desta terça-feira (12). Após a colisão, a vítima, Carlos Eduardo Silva Sousa, ficou desacordada, mas foi atendida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao pronto socorro municipal.
Segundo o enfermeiro Jean Cunha, que atendeu a ocorrência, o adolescente está politraumatizado e apresentando rebaixamento de níveis de consciência e sonolência, além de fratura na clavícula, provável lesão torácica e fraturas no fêmur e joelho direito.
"Segundo o irmão da vítima, o condutor do carro que os atingiu tentou fazer uma ultrapassagem e acabou colidindo com a moto. Ele está bem sujo, provavelmente foi arremessado para o acostamento. Ia ser encaminhado à sala de estabilização, após o exame do raio-x. O quadro dele é estável, apesar de grave", disse o enfermeiro do Samu.
Blog do Xarope via g1

Muita confusão e porradal no show do cantor Zé Vaqueiro no Clube da Viola em Santarém

Nesse final de semana, a cidade de Santarém ficou marcada pela confusão generalizada no clube conhecido como clube da Viola, que fez o show do cantor Zé Vaqueiro, o rei do piseiro. 

Wander de Andrade, cantor e compositor nascido em Óbidos e que morava em Santarém, se suicidou nesta nesta quarta-feira 13


O cantor e compositor Wander de Andrade, campeão de vários festivais de música no Pará, morreu nesta quarta-feira (13) em Santarém (PA). O artista e professor de sociologia da rede estadual de ensino sofria de depressão. Ele se suicidou.Natural de Óbidos, na Calha Norte, Wander tinha 48 anos e era casado com a cantora e professora Ádria Goes. Estava lotado na escola estadual Júlia Passarinho.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos de 30% da população mundial sofrerá algum episódio de depressão ao longo da vida. E embora a condição seja mais frequente em adultos, alguns estudos já demonstram que metade das pessoas que têm a doença afirma ter os sintomas antes dos 18 anos.Compositor campeão de festivais morre com depressão; era também professor



JOGADOR DO TAPAJÓS QUASE CAI NO FOSSO DO ESTÁDIO COLOSSO DO TAPAJÓS


Numa partida de futebol valendo pela decisão do campeonato santareno de futebol, um jogador do Tapajos Futebol Clube quase cai no fosso da lateral do estádio. Veja as imagens!

Prefeito de Souzem Disceu é questionado no dia das crianças por repórter que em seguida foi preso


Segundo informações o repórter aproveitou a festa realizada pela gestão municipal para fazer cobrança de recursos, que segundo ele estaria sendo desviada. As imagens virilizaram nas redes sociais.

Santarém: Confusão generalizada no bairro do Santarenzinho. Homem mete o pau numa mulher


 

Na hora de jogar a bebida na cara do policial nem ligou que era mulher. Não querem direitos iguais, tá aí sendo tratada igual tratam homem!


 

TSE mantém eleição até novembro em Coari

Prefeito de Caori, Adail Filho. — Foto: Rede Amazônica/ReproduçãoO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) de cassação do mandato do prefeito do município de Coari, Adail Filho. Com a decisão, novas eleições no município foram determinadas até novembro.
Após a sentença do TRE-AM, que cassou o mandato de Adail Filho em dezembro do ano passado, ele apresentou um recurso junto ao TSE. O julgamento teve início na segunda-feira (4). Dos sete ministros da corte, quatro votaram contra o recurso de Adail.
No início da tarde, o voto do ministro Sérgio Silveira Banhos fez maioria pela cassação do ex-prefeito do município. Ele e o vice, Keitton Pinheiro, tinham sido reeleitos no 1º turno das eleições municipais de 2020.
Segundo o TRE, ele não poderia comandar a prefeitura porque esse seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.
Segundo a decisão, o Tribunal ainda deve informar a data das novas eleições em Coari, que devem acontecer até novembro, após o julgamento feito pelo TSE.
A Rede Amazônica entrou em contato com a defesa de Adail Filho, que ainda não se posicionou sobre a decisão.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Pulga Marina vence Nação Jovem de Almeirim por 7 a 6 em noite de estreia no Campeonato Paraense de Futsal

Pulga Marina venceu o Nação Jovem no sábado (9) no Ginásio da AABB em Santarém — Foto: Divulgação/Pulga MarinaFinalmente a Pulga Marina fez sua estreia no Campeonato Paraense de Futsal e para entrar com o pé direito na competição a equipe santarena venceu o Nação Jovem de Almeirim por 7 a 6.
O duelo aconteceu na noite de sábado (9) no Ginásio da AABB em Santarém. Com o resultado, a equipe santarena conquistou os três primeiros pontos da competição.
Esta foi a primeira partida da equipe em competições oficiais. A Pulga Marina apesar de já ser uma equipe tradicional de Santarém, só foi inscrita na Federação de Futsal do Pará (Fefuspa) em 2021.
O próximo confronto da Pulga Marina na competição será contra outra equipe santarena, o Juventude. O clássico das duas equipes de futsal profissional de Santarém deverá ser na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima no dia 20 de outubro.

São Raimundo goleia por 5 a 0 em amistoso de pré-temporada

São Raimundo goleou o Santo Antonio do Jacamim por 5 a 0 — Foto: Luan Rodrigues/Ascom/São RaimundoO São Raimundo venceu o Santo Antonio do Jacamim por 5 a 0 no amistoso da pré-temporada. A partida aconteceu no sábado (9) no Panterão. A equipe santarena realizou o amistoso na preparação para a disputa da Segundinha 2021.
Os gols do São Raimundo foram marcados por Wendell (2), Thiago Pará (2) e Mateus (1). Antes do amistoso, a equipe comandada pelo técnico Osvaldo Monte Alegre já havia realizado jogos-treino.
A equipe santarena estreia na Segundinha no dia 19 de outubro contra o Altamira. O duelo será no Estádio Colosso do Tapajós a partir das 15h30.Gols do Pantera foram marcados por Wendell (2), Thiago Pará (2) e Mateus (1).