Santos AMARELOU
Barcelona goleia time de Ganso e Neyma e sagra -se campeão MUNDIAL
" Foi um dia para os brasileiros esquecer. Que VEXAME!
O Santos esperou 48 anos para voltar a disputar um título mundial, mas o sonho da terceira estrela na camisa durou apenas 16min. Naquele que era o duelo mais esperado do ano, o Barcelona não deixou o Santos jogar, venceu por 4 a 0, com dois gols de Lionel Messi, e se colocou no panteão das melhores equipes de futebol da história.
O Barcelona conquistou o Mundial de Clubes-2011 e, de quebra, encerrou o tabu de não vencer equipes brasileiras em finais de Mundial --havia sido derrotado pelo São Paulo em 1992 e pelo Inter em 2006. Assim, os comandados de Josep Guardiola conquistam o mundo pela segunda vez em dois anos. É o segundo título dos espanhóis na competição.
Essa foi a maior goleada de um europeu na final desde o 5 a 1 do Real Madrid sobre o Peñarol, em 1960. A América do Sul amarga um jejum de quatro anos sem títulos mundiais. O último foi justamente o do Inter em 2006. E o placar histórico do confronto marca agora 26 conquistas europeias, contra 25 sul-americanas.
Muricy Ramalho passou os últimos meses falando da necessidade de atacar o Barcelona. De pressionar os espanhóis. Mas ele surpreendeu na escalação do time que iniciou a partida ao barrar Elano, promover o retorno de Léo à lateral esquerda e escalar o Santos com três zagueiros: Edu Dracena, Durval e Bruno Rodrigo.
O último, porém, foi deslocado para a lateral direita, adiantando Danilo, muito elogiado pelo treinado rival, para o meio de campo.
Guardiola também fez mudanças na equipe que despachou o Al Sadd na semifinal. Xavi, Fàbregas, Busquets e Daniel Alves, poupados, retornaram. Além disso, a surpresa do técnico catalão foi o fato de ele manter Thiago na equipe e jogar só com um atacante de origem: Messi.
Bastou a bola rolar para que o encontro, decantado como o das melhores equipes do mundo, fosse desmistificado. O Barcelona, com sua incansável posse de bola, dominou o jogo desde o início. O Santos entrou claramente para contra-atacar. E teve ótima oportunidade aos 7min, quando saiu em velocidade e a bola sobrou para Neymar. Mas o craque santista penteou a bola na entrada da área e foi desarmado.
A resposta azul-grená foi mortal. Triangulação bem feita na entrada da área. Fàbregas, Xavi, furada de Durval e bola para Messi. O argentino, na cara de Rafael, tocou por cima do arqueiro santista com requintes de crueldade. Barcelona 1 x 0 Santos aos 16min.