sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Homem conhecido como "Loro", morador da Nova República, em Santarém, no Pará, morre subitamente com dor no peito. Veja o video

Um homem conhecido como "Loro", trabalhava no garimpo de Itaituba-PA, foi vítima de uma parada repentina.
Testemunhas relatam que ele começou a sentir uma forte dor no peito antes de morrer, sem tempo para receber atendimento médico.
Confira mais detalhes e a segunda parte do vídeo em nossa cobertura completa sobre o caso.
As imagens ganharam as redes sociais, principalmente nos grupos de whatssap. 


Mais de 83% dos municípios do Pará ainda usam lixões

O Brasil avança no saneamento, mas enfrenta desafios na destinação de resíduos sólidos.

O Pará está entre os Estados com maior uso de lixões , com 119 de 142 municípios (83,6%) , apenas atrás do Estado do Amazonas com (91,9%) . 


A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023, divulgada pelo IBGE, revela importantes avanços no saneamento básico no Brasil, mas também destaca desafios persistentes, especialmente na destinação final de resíduos sólidos. Segundo o estudo, mais de 83,6% dos municípios do Pará ainda utilizam lixões como destino para os resíduos, um dos maiores percentuais no Brasil.
Lixões no Pará: A Realidade dos Municípios
O Pará está entre os estados com maior uso de lixões, com 119 de 142 municípios (83,6%) adotando esta prática, atrás apenas do Amazonas (91,9%). Esse dado contrasta com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece prazos para a implementação de soluções ambientalmente adequadas, como aterros sanitários.

Jovem paraense morre como voluntário na Guerra da Ucrânia

Thiago Nunes, de 18 anos, Perda gerou comoção entre familiares e amigos nas redes sociais.

Thiago Nunes , de 18 anos Natural de Rurópolis , Região sudoeste do Pará 

O jovem paraense Thiago Nunes, de 18 anos, morreu na quinta-feira (28) em combate após quinze dias como voluntário na Guerra da Ucrânia.
A informação foi confirmada por uma prima do jovem. Ainda não há informações sobre o traslado do corpo.
Thiago era natural de Rurópolis, na região sudoeste do Pará, e iniciou sua viagem para a Ucrânia no dia 30 de outubro, para ajudar no conflito contra a Rússia
Reproduçao Redes Sociais
O jovem tinha duas irmãs e morava com a mãe e o padrasto. A morte de Thiago gerou bastante comoção nas redes sociais. “Ele era um rapaz meigo, com um sorriso radiante, muito família”, disse uma prima do jovem, que prefere não ser identificada.

Documentário retratará o manejo florestal sustentável na Flona-Tapajós

Nesta semana na comunidade de Pini, na Floresta Nacional do Tapajós (Flona-Tapajós), em Belterra (PA).

As gravações do documentário "Artesãos da Floresta" iniciaram nesta semana na comunidade de Pini, na Floresta Nacional do Tapajós (Flona-Tapajós), em Belterra (PA). O projeto selecionado na categoria Curta Iniciante no Edital de Chamamento Público No 23/2023 – Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo apresentar histórias inspiradoras de moradores da Amazônia que desenvolvem atividades de manejo florestal sustentável e contribuem para a manutenção efetiva da floresta.
O primeiro entrevistado é o senhor Manoel Souza, que conduz um trabalho dentro da proposta das oficinas caboclas, uma iniciativa que reúne a comunidade para a produção de peças decorativas a partir de madeiras nobres, coletadas diretamente da floresta. 
Seu trabalho se destaca por reaproveitar a madeira morta, que é aquela que surge quando uma árvore é atingida por um raio, exposta a longos períodos de seca ou até mesmo cai devido à idade avançada. Esse processo não só valoriza o potencial da madeira, mas também contribui para a preservação do meio ambiente, utilizando materiais que, de outra forma, seriam descartados.
O Jornalista e Produtor Executivo do curta-metragem, Fábio Barbosa, explicou que essa produção vai ressaltar também os benefícios reais do trabalho desenvolvido por esses artesãos.

COP 30 reúne Lula, Igor, Helder e Jader Filho

Governador do Pará e prefeito de Belém participam do Fórum de Governadores em Brasília 

Ministro das Cidades Jader Filho , Prefeito de Belém Igor Normando , Presidente Lula e o Governador Helder Barbalho .

O governador do Pará, Helder Barbalho, junto ao prefeito eleito de Belém, Igor Normando e o Ministro das Cidades, Jader Filho, estão em Brasília para participar do XV edição do Fórum de Governadores, um dos principais encontros nacionais para a discussão de temas prioritários para o país.
O evento, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reúne chefes do Executivo de todos os estados, ministros do governo federal e o relator da regulamentação da Reforma Tributária no Senado, o senador Eduardo Braga.
Em uma audiência marcada com o presidente Lula, Igor Normando foi apresentado ao chefe de estado e aproveitou a ocasião para discutir sobre o apoio do governo federal e ideias de projetos para a sua gestão de 2025, entre elas; as obras do PAC e a preparação para a COP30, que será sediada em Belém, em novembro de 2025.Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) é a reunião onde serão reunidos países membros da ONU para rever as metas de emissão de gases, e reforçar o compromisso de zerá-las até 2035.
A COP é também um espaço importante para o diálogo e a cooperação entre os países e com o objetivo comum de conter o aumento da temperatura global para evitar efeitos como aumento do volume de oceanos e a redução da disponibilidade de água.

Prefeito Jailson do Mojui visita empresa Destak e reafirma compromisso com a transparência e o desenvolvimento de Mojuí dos Campos

Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito eleito de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, Jailson Alves (PSD), realizou uma visita à sede da empresa Destak Publicidade e Marketing.


Ele foi recebido pelo jornalista Iromar Cardoso, mais conhecido como Xarope do Povo, em um encontro que celebrou a parceria e a seriedade demonstradas durante o processo eleitoral.
Durante a visita, Jailson destacou a importância da comunicação transparente e responsável no fortalecimento da relação entre o poder público e a população. "A imprensa tem um papel fundamental em levar a verdade e aproximar o governo do povo. Estou aqui para agradecer o profissionalismo e a dedicação da Destak Publicidade nesse pleito e reforçar nosso compromisso com uma gestão responsável e voltada para o bem-estar dos mojuenses", afirmou o prefeito eleito.
Em sua terceira gestão à frente da prefeitura, Jailson Alves reforçou que seu principal objetivo será promover o desenvolvimento de Mojuí dos Campos, priorizando a infraestrutura e a melhoria dos serviços públicos. "Queremos garantir mais qualidade de vida para nossa população e trazer avanços reais para o município. Vamos trabalhar com responsabilidade, ouvindo as demandas do povo e buscando soluções que impactem positivamente o dia a dia de cada mojuense", ressaltou.
Jailson foi eleito com 50,91% dos votos, totalizando 9.847 eleitores que renovaram a confiança em sua capacidade de liderança. Sob o slogan da coligação "Juntos Vamos Fazer o Bem por Mojuí", sua campanha focou em propostas de continuidade de projetos e na busca de novos investimentos para a cidade.
Mojuí dos Campos enfrenta desafios significativos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego. Para superar esses obstáculos, o prefeito eleito prometeu intensificar o diálogo com lideranças locais, estaduais e federais, além de buscar apoio para implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população.
"Nosso foco será manter uma administração transparente, eficiente e participativa. Queremos construir um Mojuí mais justo e próspero, onde todos tenham oportunidades de crescer e se desenvolver", disse Jailson Alves.
Iromar Cardoso, anfitrião da visita e diretor da Destak Publicidade, agradeceu a presença do prefeito eleito e destacou o compromisso da empresa em continuar contribuindo para a comunicação no município. "Nossa missão é informar com ética e responsabilidade. Ficamos felizes em ver que Mojuí dos Campos terá um gestor comprometido com os interesses da população", declarou Xarope do Povo.

Vigilância Sanitária fiscalizará e orientará comércios em Santarém

Vigilância Sanitária (VS) inicia na próxima segunda-feira (02/12), a “Operação Boas Festas”.
A Operaçao Reforça o Compromisso com a Saúde Pública .

 A ação, que se estenderá até o dia 31 de dezembro (terça-feira), tem como objetivo fiscalizar e orientar mercados, feiras, supermercados, padarias, restaurantes, churrascarias e açougues, assegurando que os produtos comercializados estejam em boas condições de consumo.Durante a operação, equipes da VS visitarão estabelecimentos comerciais para verificar o armazenamento, acondicionamento e exposição de alimentos, além de orientar os empresários sobre as boas práticas de manipulação. A iniciativa busca garantir a qualidade dos produtos oferecidos à população e prevenir possíveis riscos sanitários.

Flamengo segue como clube de maior torcida do Brasil, diz Datafolha

Flamengo tem a Maior Torcida do Brasil


Flamengo tem 19 % dos torcedores no Brasil 

O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira, 28, uma nova pesquisa sobre as torcidas de futebol no Brasil. Segundo o instituto, o Flamengo ainda é o clube com maior número de torcedores no país, com 19% da preferência do público.
A pesquisa, assim, ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 5 e 7 de novembro, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Abaixo do Rubro-Negro, quem ocupa o segundo lugar é o Corinthians, com 14%, seguido por Palmeiras, com 7%, São Paulo, com 6%, e Grêmio e Vasco, ambos com 4%. Botafogo e Fluminense, aliás, ocupam o sétimo lugar no ranking, com apenas 2% da preferência do público, empatados com Atlético-MG e Bahia.– Flamengo: 19% – Corinthians: 14% – Palmeiras: 7% – São Paulo: 6% – Vasco e Grêmio: 4% – Santos, Cruzeiro e Internacional: 3% – Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Bahia: 2% – Vitória e Seleção Brasileira: 1% – Outros times: 4% – Nenhum time: 23%
A vantagem do Flamengo foi grande nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O Rubro-Negro tem, respectivamente, 29%, 25% e 29% dos torcedores nesses locais, tendo mais que o dobro das porcentagens do Corinthians em todas as regiões.
Entretanto, no Sudeste, o clube carioca está em desvantagem. O Corinthians, afinal, leva vantagem, com 20% a 15%. No Sul, os dois clubes, aliás, estão em empates em terceiro lugar com 9%, atrás do Grêmio, que tem 23%, e do Internacional, com 18%.