quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Deputada do PA lidera ranking de gastos em autopromoção da Câmara em 2023


Os deputados federais brasileiros nunca gastaram tanto dinheiro público com autopromoção. Foram 79 milhões de reais em 2023, sem contar o mês de dezembro, revela levantamento publicado pelo jornal paulista
Estadão.
Em 2022, o gasto da cota parlamentar para promover os próprios mandatos ficou em 52,3 milhões de reais. Até então, o valor mais alto da série história havia sido registrado em 2021: 62,6 milhões de reais.
A campeã do ano foi a deputada federal paraense Dra. Alessandra Haber (MDB), que usou 445,8 mil reais (90% de toda a cota que gastou neste ano para promover seu mandato. Ela é esposa do prefeito de Ananindeua (PA), Doutor Daniel.
Haber, que foi a candidata mais votada do Pará em 2022 e está em seu primeiro mandato, comprou 270 mil panfletos ao custo de 278,6 mil reais de uma única empresa. A Câmara a ressarciu pelos gastos.
Dever e direito
Ela disse ao Estadão que esses gastos “estão dentro dos limites estabelecidos pela Câmara dos Deputados”.
Ainda segundo a deputada, os gastos “são fundamentais para o exercício do mandato, um dever e um direito, no sentido de prestar contas do trabalho exercido à população”.
Medalha de prata
O segundo na lista da Câmara dos Deputados de autopromoção é o Pastor Gil (PL-MA), que destinou 437,9 mil reais divulgar o próprio mandato (86% de toda a sua cota parlamentar e 94% dos 464,2 mil reais que gastou para se reeleger deputado). Curiosamente, boa parte do dinheiro (297 mil reais) também foi destinada oficialmente à impressão de panfletos — 114 mil deles.
Com informações do site O Antagonista

Atentado em Terra Santa: POLÍCIA TEM IMAGENS DO SUSPEITO DE ATEAR FOGO EM CARRO


O carro incendiado na frente do Diretório Municipal do Partido Republicanos, em Terra Santa (PA) começa a ser desvendado pela polícia civil do Estado.
O ataque foi filmado por câmeras de segurança de residências vizinhas. As imagem mostram claramente um homem com um coquetel molotov (garrafa com combustível e pavio) se dirigir na direção da rua onde o carro estava estacionado, incendiar o automóvel e sair correndo da cena do crime.
O Partido Republicano denunciou o ato de terror na Assembleia Legislativa do Estado, através dos Deputados Fábio Freitas e Josué Paiva, além do Secretário de Justica e Direitos Humanos, Evandro Garla, que bradaram da tribuna da Casa Legislativa e em vídeos, que o ato de terrorismo contra o partido em Terra Santa não ficaria impune.
O Republicanos de Terra Santa leva o nome de Siqueira Fonseca como um dos favoritos à eleição de prefeito. Fica evidente a tentativa de intimidar e ameaçar a militância do partido nas eleições do ano que vem. Siqueira Fonseca foi o candidato mais votado a Deputado Estadual no município e vem consolidando forte liderança na área.
Em recente pronunciamento nas redes sociais, Siqueira informa sobre os novos desdobramentos do caso e cobra a punição do autor do ataque.
Não é de hoje que Terra Santa vive sob atmosfera violenta nos períodos eleitorais. As notícias de agressões e até de mortes em eleições anteriores, sugerem medidas protetivas e o aumento da segurança no período pré-eleitoral e eleitoral, garantindo que o processo seja democrático, que agressores sejam punidos e que a Lei seja cumprida.

Caso Aguinaldo Promissória: namorada divulga imagens que mostram agressões e amigo de vereador com arma de fogo


Pelas redes sociais, Isabella Ataíde revelou que além de apontar arma, amigo do vereador Aguinaldo também disparou contra ela.
Continua repercutindo nas redes sociais os últimos momentos em vida do vereador Aguinaldo Promissória. Ele foi encontrado morto dia 25 de setembro na casa onde morava no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará.
Na última terça (26) Isabella Ataíde, que era namorada do vereador, utilizou as redes sociais para divulgar as imagens do interior da casa de Aguinaldo Promissória momentos antes do disparo que tirou a vida dele e os minutos após a fatalidade.
Nas imagens, é possível ver que Isabella tenta deixar o imóvel, mas é impedida por um homem que ela diz ser segurança do vereador. A moça aparece nas imagens com trajes de praia e uma bolsa. (veja o vídeo abaixo).
Pelas redes sociais, Isabella deu mais detalhes sobre a noite que terminou com a morte de Aguinaldo Promissória. Ela contou que a briga do casal teria iniciado no Iate Clube, por conta de um amigo de dela, e que o vereador estava sob efeito de álcool e drogas.
“Eu não queria entrar no quarto, eu não queria contato com o Aguinaldo. Nesse dia ele estava com muita raiva devido uma briga no Iate por causa de um amigo, sem falar no alto nível de álcool e drogas. Eu senti medo, por isso não quis ficar na casa com ele”, contou Isabella.
Ainda segundo Isabella, a família de Aguinaldo já tinha acesso aos vídeos e mesmo assim tentou acusa-la de ter sido autora do homicídio. Em novembro o g1 teve acesso com exclusividade a um dos laudos da morte do vereador. Segundo o documento, foi o próprio Aguinaldo quem disparou o tiro que atingiu a cabeça dele.
Nas imagens que mostram o momento depois do disparo que resultou na morte de Aguinaldo Promissória, é possível ver Isabella caída no chão quando uma jovem aparece no vídeo a agredindo com chutes e socos. Segundo Isabella, a jovem que aparece no vídeo é a filha de Aguinaldo Promissória.
Momentos depois chega um homem, identificado como Will Teles, amigo de Aguinaldo Promissória. Ele parece transtornado e começa a gritar e também agredir Isabella.
Ainda é possível ver nas imagens que Will pega a arma e aponta para Isabella. Nas imagens não é possível perceber disparos, mas ao g1, Isabella contou que Will atirou contra ela, mas nenhum dos disparos a atingiu.
O g1 procurou Will Teles, que preferiu, no momento, ainda não se manifestar sobre as imagens divulgadas. Ao g1, ele disse que vai aguardar as orientações dos seus advogados para decidir se vai se pronunciar sobre os vídeos divulgados por Isabella.
Protestos
Isabella Ataíde também fez críticas à família de Aguinaldo Promissória, em especial a uma irmã e revelou que eles já tinham tido acesso às imagens e mesmo assim tentaram “plantar” a tese de que a jovem teria matado o vereador. Segundo Isabella, tudo isso seria por conta de um seguro de vida que Aguinaldo tinha.
“Ela tinha acesso a todos os vídeos e me acusou só para me prejudicar e tudo em função do seguro de vida do Aguinaldo”, disse Isabella.
Inquérito
Mesmo após 3 meses da morte de Aguinaldo, o inquérito sobre o caso ainda não foi concluído pela Polícia Civil. Isso porque, o delegado que preside o inquérito, Fábio Amaral, pediu mais prazo à Justiça para a conclusão de outros laudos periciais.
Relembre
Aguinaldo Promissória foi encontrado morto com um tiro na cabeça na noite do dia 24 de setembro de 2023.
De acordo com a Polícia Civil, que esteve no local, no momento do disparo, na casa estavam Aguinaldo, uma filha dele e uma mulher, identificada como Isabella Ataíde, que na delegacia se apresentou como namorada do vereador.
O caso foi registrado como suicídio, e a perícia apura o que de fato aconteceu. Em novembro o g1 teve acesso a um dos laudos que revela que foi Aguinaldo quem disparou o tiro que atingiu a cabeça dele.
Isabella Ataíde também usou as redes sociais para divulgar laudos que comprovam que ela não havia consumido nenhum tipo de entorpecente na noite da morte do vereador.
O seu vídeo começa em
 
00:09