Ao blog do Xarope, o gestor municipal disse que se sentiu ofendido e que iria processar a passageira pelos ataques xenofóbicos. Nélio lembra que a mulher foi totalmente arrogante e preconceituosa. “Eu fiquei olhando pra essa mulher, xingando todo mundo, os nortistas. Não quis bater boca com ela. Me levantei, fui até a comissária e pedi o nome dela, pois iria processá-la. A comissária me passou o nome dela. E foi nesse momento que ela parou de xingar. O que ela fez horrível.
O prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, presenciou nesta segunda-feia (16), quando embarcava para Brasília, em um voo da companhia aérea Latam, um ataque de xenofobia de uma passageira contra o povo da região Norte. A passageira começou proferir palavras ofensivas após ser barrada na máquina de Raio-X do aeroporto internacional Maestro Wilson Fonseca. O próprio prefeito gravou um vídeo relatando o ocorrido presenciado por vários outros passageiros que também se sentiram incomodados e ofendidos com a atitude preconceituosa da mulher.
A passageira foi impedida pelos seguranças de despachar sua bagagem de mão e foi orientada sobre como deveria proceder. Após isso, já no interior da aeronave, ela começou a proferir palavras ofensivas, dirigidas ao povo da região Norte. Segundo Nélio, ela estava ao telefone falando com alguém e em tom alto disse que as pessoas da região seriam todas burras.
“Dentro do avião, ao telefone, falando em voz alta, falas totalmente preconceituosas, discriminatórias contra os nortistas, dizendo que o pessoal de Santarém, pessoal do Norte é todo burro, que é por isso que aconteceu isso com ela, porque o pessoal do Norte é burro, que só tem um neurônio, que mesmo assim só usa metade de um neurônio", narrou o prefeito no vídeo que compartilhou em suas redes sociais.
Ao blog do Xarope, o gestor municipal disse que se sentiu ofendido e que iria processar a passageira pelos ataques xenofóbicos. Nélio lembra que a mulher foi totalmente arrogante e preconceituosa. “Eu fiquei olhando pra essa mulher, xingando todo mundo, os nortistas. Não quis bater boca com ela. Me levantei, fui até a comissária e pedi o nome dela, pois iria processá-la. A comissária me passou o nome dela. E foi nesse momento que ela parou de xingar. O que ela fez horrível. Fiquei muito indignado com essa atitude. Fui abordado em Brasília e muitas pessoas me abordaram, elogiando a minha atitude”, contou ao blog, o prefeito, que informou que já acionou dos advogados para processar a passageira.
A filha do prefeito, Gisele Aguiar, também manifestou repúdio à atitude da mulher e compartilhou um vídeo mostrando as ofensas da passageira.
Outros passageiros que presenciaram o episódio divulgaram vídeo repudiando a atitude da mulher.
O crime de Injúria Racial, na interpretação da Lei nº 14.532/23, o Juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência.