Frei João teria sofrido um mal-estar súbito e acabou se envolvendo em um acidente de trânsito na tarde de domingo (22). Ainda é considerado gravíssimo o estado de saúde do Frei João Schwieters, que sofreu um acidente de trânsito no cruzamento da travessa Dom Amando com a avenida Marechal Rondon, no bairro Santa Clara, em Santarém, no oeste paraense, no domingo (22).
Boletim divulgado na noite de ontem informou que Frei João continua em coma induzido e que a intervenção cirúrgica no crânio para drenar hematomas e livrar o cérebro de inflamação, foi bem-sucedida, ele não sofreu lesões cerebrais, portanto não deve ter sequelas. Entretanto, foi necessário uso de medicação para reanimá-lo, ainda durante a cirurgia.
"O sistema circulatório está com instabilidade, a pressão arterial controlada com auxílio de medicamentos fortes. Além da questão neurológica, da instabilidade no sistema circulatório e na pressão arterial, os pulmões dele estão funcionando com dificuldade. Rezemos para que o Frei João supere mais este desafio", diz o boletim.
O Frei teria sofrido um mal-estar súbito, perdeu a direção do veículo e atingiu um imóvel. No acidente, as regiões da cabeça e do peito foram as partes mais atingidas. Após ser socorrido, ele foi levado ainda consciente para o pronto socorro municipal, mas depois ficou inconsciente.
Já no hospital, a equipe constatou que a pressão do Frei estava elevada e que ele havia sofrido um AVC hemorrágico. Além disso, ele apresentava um grande hematoma no crânio, o que exigia uma intervenção cirúrgica para aliviar a pressão no cérebro.
A cirurgia foi realizada por volta das 2h da madrugada de segunda-feira (23). Após o procedimento, o paciente apresentou hipotensão e precisou de noradrenalina e transfusão de sangue. Um problema no coração também está sendo investigado e tratado.