terça-feira, 27 de setembro de 2022

Maria do Carmo eleita única deputada estadual de Santarém

A ex-prefeita de Santarém, no oeste do Pará, Maria do Carmo Martins (PT), foi eleita neste domingo (2), deputada estadual com mais de 43 mil votos válidos já computados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará
A ex-prefeita de Santarém, no oeste do Pará, Maria do Carmo Martins (PT), foi eleita neste domingo (2), deputada estadual com mais de 43 mil votos válidos já computados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Maria, que sempre apareceu nas primeiras posições nas pesquisas de intenção de votos, confirmou a preferência do seu nome à uma das 41 vagas da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Esta é a segunda vez que Maria do Carmo assume um mandato de deputada estadual. A primeira vez foi em 1998, quando ela foi a candidata mais votada da legenda.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Helder, em 1º, amplia vantagem sobre Zequinha em Santarém, aponta Destak

Helder lidera com folga a disputa para governador e deve ganhar no 1º turno. Foto: Reprodução

A nova pesquisa de intenção de votos da Destak em
Santarém, terceiro maior colégio eleitoral do Pará, aponta que o governador Helder Barbalho (MDB), candidato à reeleição, ampliou a sua vantagem sobre o senador o senador Zequinha Marinho (PL), o 2º colocado. Na sondagem do último dia 13, Helder tinha 80%, contra 10,6% do candidato bolsonarista.
A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi foi feito entre os dias 20 a 23 de setembro. A Destak ouviu 621 pessoas nas zonas rural e urbana. Está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o número PA- 02908/2022.
Helder Barbalho aparece à frente em todos os cenários, tanto no espontâneo quanto no estimulado. No primeiro, Helder tem 70,48% e Zequinha Marinho 5,42%; no segundo, Helder Barbalho cravou 76% e Zequinha Marinho 8%.
Em relação aos votos válidos, o governador tem 83,50%, contra 8,25% de Zequinha Marinho.
Helder, em 1º, amplia vantagem sobre  Zequinha em Santarém, aponta Destak

Confira os números

“Em quem você votaria para governador do Pará?” (espontânea)

‣ Helder Barbalho: 70,48%
‣ Zequinha Marinho: 5,42%
Branco: 0,60%
NS/SR: 23,49%

“E se os candidatos fossem estes, em qual desses candidatos você votaria?” (estimulada)

‣ Helder Barbalho: 76%
‣ Zequinha Marinho: 8%
‣ Cleber Rabelo: 2%
‣ Silvia Letícia: 2%
‣ Major Marcony: 2%
‣ Dr. Felipe: 1%
‣ Sofia Couto: 1%
‣ Profa. Shirley Alves: 0%
‣ Adolfo Oliveira: 0%
‣ Paulo Roseira: 0%
Branco/Nulo: 1%
NS/NR: 8%

“E se os candidatos fossem estes, em qual desses candidatos você votaria?” (votos válidos)

‣ Helder Barbalho: 83,50%
‣ Zequinha Marinho: 8,25%
‣ Cleber Rabelo: 2,64%
‣ Silvia Letícia: 2,31%
‣ Major Marcony: 1,65%
‣ Dr. Felipe: 0,99%
‣ Sofia Couto: 0,66%
‣ Profa. Shirley Alves: 0,00%
‣ Adolfo Oliveira: 0,00%
‣ Paulo Roseira 0,00%.

Avaliação do governo de Barbalho

Aprova: 80%
Desaprova: 11%
NS/NR: 9%

domingo, 25 de setembro de 2022

Destak registra no TRE nova pesquisa de intenção de voto em Santarém

Cúpulas da igreja N.S. da Conceição em Santarém (PA). Foto:JC

Uma nova pesquisa de intenção de voto da Destak em
Santarém (PA), o 3º maior colégio eleitoral do Pará e entre os 100 maiores do país, foi registrada na Justiça Eleitoral na terça-feira (20). E deve ser publicada nesta segunda-feira (26).
O levantamento é presencial. Pesquisadores do instituto foram a campo e entrevistaram 621 pessoas nas zonas rural e urbana do município.
Os percentuais de intenções de voto dos candidatos à frente da disputa para presidente da República, governador, senador, deputados estadual e federal estão em fase de fechamento. Luiz Carlos Ferreira Feitosa é o estatístico responsável pela pesquisa.
Santarém, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tem 237.660 eleitores, computados em agosto deste ano. Em relação as eleições de 2018, o município teve acréscimo de mais de 20 mil eleitores.

IPEC: Helder lidera com 77% dos votos válidos; Zequinha tem 18%


Tendo parte de sua nova pesquisa anulada pelo TRE-PA, o instituto IPEC (antigo IBOPE) divulgou os números para a disputa ao governo do estado.
Foi divulgado neste sábado (24) o resultado da segunda pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), a pedido da TV Liberal. Neste segundo levantamento, o governador e candidato à reeleição, Helder Barbalho, manteve a vantagem sobre o segundo colocado, senador Zequinha Marinho, do PL. Helder registrou novamente 77% das intenções de no cenário de votos válidos, enquanto Zequinha Marinho somou 18% das intenções de voto.
Na primeira pesquisa, divulgada em 3 de setembro, Zequinha aparecia com 15% das intenções de voto. Os demais candidatos, somados, chegam a apenas 5% dos votos. No primeiro levantamento, somavam juntos 7%. O cenário atual, de acordo com o Ipec, mostra um empate com 1% entre os seguintes candidatos: Adolfo Oliveira (PSOL), Dr. Felipe (PRTB), Paulo Roseira (Agir), Major Marcony (Solidariedade) e Sofia Couto (PMB). Cleber Rabelo (PSTU) não pontuou na pesquisa.
A amostragem dos votos válidos exclui os brancos, nulos e indecisos, como considera o Tribunal Superior Eleitoral na contagem final após a votação.
Já no cenário da pesquisa estimulada, quando são considerados os votos brancos, nulos e o percentual de indecisos, Helder Barbalho subiu de 65% na última pesquisa para 72% das intenções de voto. Zequinha Marinho também somou pontos, passando de 13% para 16%. Também neste levantamento, seguem empatados com 1% das intenções de voto Adolfo Oliveira (PSOL), Dr. Felipe (PRTB), Paulo Roseira (Agir), Major Marcony (Solidariedade) e Sofia Couto (PMB). Também neste cenário de pesquisa, Cleber Rabelo (PSTU) não pontuou. Em comparação ao primeiro levantamento, caiu o número de intenções de votos brancos ou nulos e de indecisos. O total de brancos e nulos chega a 2% (era de 7%) na pesquisa anterior e aqueles que não souberam responder ou não opinaram baixou de 9% para 5%.
Assim como na primeira pesquisa, o levantamento também buscou checar com a base de entrevistados se existe chance de mudar a decisão de voto até o dia da eleição. Neste quadro, 73% responderam que a decisão é definitiva e 26% afirmam que ainda podem mudar de voto. Na pesquisa anterior, o número era de 70% entre os que já definiram a escolha e de 29% entre os que podem mudar. Assim como no quadro anterior, 1% não soube responder.
O Ipec também levantou o quadro de rejeição aos candidatos, perguntando em quais dos nomes o eleitor não votaria de jeito nenhum. O candidato do PL, Zequinha Marinho, tem a maior rejeição, com 27%, aumento em relação ao levantamento anterior, quando foi registrado 23%. Já Helder Barbalho reduziu a rejeição, que era de 16% e, nesta segunda pesquisa, registrou 14%.
Na sequência entre os nomes que o eleitor não votaria de jeito nenhum está Major Marcony 11%, Cleber Rabelo, com 11%, Adolfo Oliveira com 10% e Sofia Couto e Paulo Roseira com 9%. Dr. Felipe teve 7%. Não souberam responder sobre a rejeição de candidatura 27% dos entrevistados e 7% afirmaram que poderia votar em todos.
A pesquisa também sondou a avaliação da atual gestão do Governo do Estado. Para 23% dos entrevistados a gestão de Helder Barbalho é ótima e para 40% é boa. Para 26% dos entrevistados a gestão é regular, enquanto que 3% consideram ruim e 6% péssima. Não souberam responder ou não opinaram somam 3%.
O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizou a segunda pesquisa de intenção de voto no estado do Pará a pedido da TV Liberal, de forma presencial, entre os dias 21 e 23 de setembro. Foram entrevistados 800 eleitores em 39 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, gerando um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo PA-08652/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07390/2022.
Fonte: OLiberal.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Ipec: Lula passa de 46% para 47%, e Bolsonaro se mantém com 31%


A duas semanas da eleição, resultado indica um cenário de estabilidade na disputa, aponta o instituto. Pesquisa foi realizada entre 17 e 18 de setembro. Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (19), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.

Em relação ao levantamento anterior do Ipec, de 12 de setembro, Lula passou de 46% para 47%; Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual de então. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Segundo o Ipec, o resultado indica um cenário de estabilidade na disputa --a duas semanas da eleição.

Ciro Gomes (PDT) segue com 7% das intenções, mesmo índice da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) tinha 4% do Ipec da semana passada e agora tem 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%.

Felipe d'Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% cada um.

Intenção de voto estimulada


A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.

LEIA MAIS

Destaques

A pesquisa mostra que Lula vai melhor:

  • entre quem avalia negativamente a gestão Bolsonaro (foi de 76% para 78%);
  • entre os que vivem no Nordeste (63%, ante 61% do levantamento anterior);
  • entre as famílias com renda mensal de um salário mínimo (58%, ante 55% no levantamento anterior);
  • em residências em que ao menos uma pessoa receba auxílio do governo federal (55%, mesmo índice do levantamento anterior);
  • entre pessoas com ensino fundamental (58%, contra 55% na rodada anterior);
  • entre católicos (53%, contra 52% anteriormente);
  • entre pretos e pardos (52%, ante 50% no levantamento anterior);
  • no levantamento atual, Lula passa a se destacar entre eleitores que moram em municípios com até 50 mil habitantes (53%).

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Henderson lidera pesquisa Destak para deputado federal em Santarém, seguido de Priante e Von, em segundo

Henderson lidera pesquisa Destak para deputado federal em Santarém
Henderson Pinto (MDB), ex-secretário regional de governo: lidera a pesquisa. Foto: Arquivo JC

Nova pesquisa Destak, realizada entre 4 a 6 de setembro, com 621 pessoas entrevistados de forma presencial em Santarém, no oeste do Pará, aponta Henderson Pinto (MDB) liderando a disputa para a Câmara dos Deputados, com 22,4% (estimulada).

Em segundo lugar, está Alexandre Von (PSDB), com 10,2%, e em terceiro José Priante (MDB), com 9,7%. Não souberam ou não responderam somaram 24,0% dos entrevistados. E branco e nulo, 2,1.
Na espontânea, quando opções de candidaturas não são mostradas ao eleitor, Henderson também aparece na frente com 3,9%, seguido de Priante com 1,2%, Eder Mauro (PL) com 0,3%, Silvano (Podemos) com 0,3%, Andreia (MDB), Alysson (PSD) e Alexandre Von (PSDB) aparecem em seguida, todos com 0,2%.

No levantamento dos votos válidos, Henderson aparece com 30,3%. Alexandre Von vem a seguir com 13,8%, e José Priante (13,1%) em terceiro. Na quarta posição está Paulo Barrudada (UB), com 10,2%. Votos válidos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são os votos efetivados pelos eleitores, descontados os votos em branco e os votos nulos.
A pesquisa, sob o protocolo nº PA-09409/2022, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.
Confira os números – Espontânea
• Henderson Pinto: 3,9%
• Priante: 1,2%
• Éder Mauro: 0,3%
• Silvano: 0,3%
• Andrea: 0,2%
• Alysson: 0,2%
• Alexandre Von: 0,2%
• Aguinaldo Promissória: 0,2%
• Malaquias: 0,2%
• José Paiva: 0,2%
• José Maria Tapajós: 0,2%
• Paulo Barrudada: 0,2%
• Zé Francisco: 0,2%
• Vandeco do Gás: 0,2%
• NS/NR: 92,3%

Estimulada
• Henderson Pinto 22,4%
• Alexandre Von 10,2%
• José Priante 9,7%
• Paulo Barrudada 7,6%
• Ana Júlia 6,6%
• Airton Faleiro 5,1%
• Júnior Ferrari 2,6%
• Aguinaldo Promissória 2,1%
• Malaquias 2,0%
• Vavá 1,0%
• Celso Sabino 1,0%
• Vandeco do Gás 0,8%
• Prof. Cleide 0,8%
• Joaquim Passarinho 0,7%
• Renilce Nicodemos 0,3%
• Keniston 0,3%
• Paulo Bengston 0,2%
• Ademir Capelo 0,2%
• Cássio Andrade 0,2%
• Antonio Doido 0,2%
• Branco/Nulo 2,1%
• NS/SR 24,0%

Estimulada (Votos válidos)
• Henderson Pinto 30,3%
• Alexandre Von 13,8%
• José Priante 13,1%
• Paulo Barrudada 10,2%
• Ana Júlia 8,9%
• Airton Faleiro 6,9%
• Júnior Ferrari 3,6%
• Aguinaldo Promissória 2,9%
• Malaquias 2,7%
• Vavá 1,3%
• Celso Sabino 1,3%
• Vandeco do Gás 1,1%
• Prof. Cleide 1,1%
• Joaquim Passarinho 0,9%
• Renilce Nicodemos 0,4%
• Keniston 0,4%
• Paulo Bengston 0,2%
• Ademir Capelo 0,2%
• Cássio Andrade 0,2%
• Antonio Doido 0,2%
Santarém, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tem 237.660 eleitores, computados em agosto deste ano. Em relação as eleições de 2018, o município teve acréscimo de mais de 20 mil eleitores.
Os 5 candidatos a deputado federal mais votados no município nas eleições de 2018 foram:Henderson Pinto (MDB): 35.372 votos (22,1% dos votos válidos).
Ney Santana (PSDB): 19.003 votos (11,88%).
Chapadinha (Podemos): 14.271 votos (8,92%).
Priante (MDB): 10.754 votos (6,72%).
Júnior Ferrari (PSD): 9.940 votos (6,21%).

sábado, 10 de setembro de 2022

Torrinho lidera pesquisa Destak para Alepa na região do Araguaia

Torrinho Torres, do Podemos, lidera a pesquisa Destaak na região do Araguaia. Foto: Facebook

Pesquisa de intenção de votos realizada pela Destak na região do Araguaia (PA) para deputado estadual aponta o candidato Torrinho (Podemos) à frente na preferência dos eleitores. A região abrange 5 municípios paraenses: São Felix do Xingu, Tucumã, Xinguara, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte.

Torrinho Torres lidera nos dois cenários, tanto na estimulada, com 38,8%, quanto na espontânea (29,4%). Em segundo lugar, aparece Dr. Veloso (MDB), com 13,3% (estimulada) e 8,2% (espontânea).

O levantamento foi realizado no final do mês de agosto e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o protocolo PA-00635/2022. Foram entrevistados 692 eleitores. A margem de erro estimada de 3,8 pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%.

O que chama a atenção na pesquisa é o alto número de eleitores indecisos. Na pesquisa estimulada, o índice é 17,1% e sobre para 42,7% na espontânea.

O terceiro colocado na estimulada é o candidato Alex Santiago (PP), com 6,3%, e Cilene Couto (PSDB) ocupa a 4ª colocação.

Na quinta posição, aparece o candidato Chamonzinho (MDB), com 3,6%, enquanto que Dirceu Ten Caten (PT) aparece no sexto lugar com 2,6%. Veja os números dos candidatos mais citados.

Estimulada

• Torrinho: 38,8%
• Dr. Veloso: 13,3%
• Alex Santiago: 6,3%
• Cilene Couto: 4,4%
• Chamonzinho: 3,6%
• Dirceu Ten Caten: 2,6%
• Gustavo Seffer (PSD): 2,1%
• Jeová (MDB): 2,1%
• Viviane (PL): 1,8%
• Scaff (Podemos): 1,7%
• Dr. Jaques (UB): 1,0%
• Fábio Freitas (PSB): 0,4%
• Não souberam ou não responderam 17.1%

Espontânea

• Torrinho: 29,4%
• Veloso 8,2%
• Chamonzinho 3,7%
• Scaff 3,7%
• Alex Santiago: 3,3
• Viviane: 2,8%
• Cilene Couto: 2,7%
• Gabriel Salomão: 1,1%
• Eloi: 0,4%
• Toni Cunha: 0,3%
• Cleber: 0,2%
• Amarildo: 0,2%
• Alexandre: 0,1%
• Branco ou nulo 1,2%
• Não souberam ou não responderam 42,7%

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o total de votos em cada um dos 5 municípios da região do Araguaia, computados em agosto deste ano, são:

  • São Félix do Xingu: 42.870.
  • Tucumã: 28.567.
  • Xinguara: 37.271.
  • Ourilândia do Norte: 25.011
  • Água Azul do Norte: 9.799