O rito de derrubada dos Mastros, em comemoração aos 50 anos da retomada da Festa do Çairé, no distrito de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, por pouco não termina em tragédia. Um dos mastros caiu sobre o senhor conhecido como ‘Naldo’, o Mordomo da Festa. O acidente aconteceu na noite deste sábado (10), e assustou quem prestigiava o evento.
A vítima foi socorrida às pressas e levada para a unidade de saúde da própria vila para receber os primeiros atendimentos médicos. Após isso, o morador foi trazido para o Hospital Municipal de Santarém, onde segue internado.
De acordo com nota divulgada pela Comissão Organizadora e Coordenadora do Festival Folclórico do Çairé, o estado de saúde dele é considerado estável. Naldo segue sob cuidados médicos.
A organização também informa que as devidas providências já foram tomadas e uma equipe está acompanhando o morador. Mas não epxlicou por que o local da derrubda não foi isolado e por que o evento ocorreu à noite, com pouca luminosidade.
A celebração dos 50 anos da retomada da Festa do Çairé, reuniu moradores e visitantes. O evento foi marcado por ritos religiosos e indígenas. O Çairé acontece há mais de 300 anos na vila de Alter do Chão. Mas em 1943, a festa deixou de ser realizada e só foi retomada a partir de 1973.
Oficialmene, durante o ano, a festa do Çairé acontece na segunda quinzena de setembro, em Alter do Chão. No mesmo período é realizado o festival dos botos Cor de Rosa e Tucuxi.