SÃO FRANCISCO DE VOLTA A ELITE DO FUTEBOL PARAENSE
O São Francisco é um dos clubes mais antigos do Pará. Fundado em 1929, o Leão santareno acaba de voltar à elite do futebol paraense após 10 anos de inatividade. A história não é nova: brigas entre diretores e dívidas trabalhistas levaram o clube à falência após a disputa do Campeonato Paraense de 2000, quando São Francisco fez péssima campanha e foi rebaixado.
De acordo com o diretor de futebol, Valdir Matias Júnior, o clube teve que se desfazer de parte do patrimônio para conseguir quitar compromissos. “Tivemos que vender a sede para pagar dívidas trabalhistas. Passamos a disputar somente o campeonato santareno”, conta.
A reestruturação do Leão de Santarém só veio em 2007. “Foi feito um planejamento que incluiu o parcelamento das dívidas e a criação do projeto sócio-torcedor, para a captação de recursos”, explica Valter Júnior. “Desde 2009, temos também o apoio da prefeitura e do Governo do Estado, por meio do Banpará, que ajudaram nesse processo [de reestruturação]”, completa.
A ascensão foi rápida. No segundo ano após a volta ao cenário regional, o clube já garantiu o acesso à divisão principal. Hoje, o São Francisco deixou escapar ontem a noite em sua história, o troféu de campeão da segundinha. Dia 22 o São Francisco estreia contra o Castanhal.