terça-feira, 31 de janeiro de 2012

EM TEMPO REAL

XAROPADA DESTA QUARTA

Rocha perde PMDB de Placas
Eraldo homem forte do PMDB na Transamazônica
O deputado Antonio Rocha (PMDB), parece que não está com a cocada toda com os lideres maiores do PMDB. Depois de Itaituba e Aveiro, aonde perdeu para Valmir Climaco, agora ele acaba de perder o PMDB de Placas.
Essa semana Jader e Helder acenou para o prefeito Eraldo Pimenta(Foto) responsável por mais de 10 mil votos para o partido só na cidade de Uruará.
Eraldo inclusive já esteve em Placas, quando fortaleceu o partido que há muito tempo não faz sequer um vereador.
Jader também já acena para Eraldo Pimenta o PMDB de Rurópolis. O líder maior do PMDB quer dar o troco no prefeito Aparecido Silva que na campanha passada apoio a governadora Ana Julia do PT, inclusive fugindo do município para não recepciona a cúpula do partido que tinha entre eles Helder Barbalho, Jader e Domingos Juvenil. 
Ainda sobre Rocha parece que o deputado vem caindo em desgraça, recetemente foi duramente criticado pela insegurança que motivou o linchamento de um jovem na vila de Curui, região do Lago Grande, qual é seu maior reduto durante os vinte anos de sua carreira política.  
Chá de sumiço
Falando em Uruará, um fato tem chamado a atenção do QG DO XAROPE, o ex-vereador Julio Magno desapareceu do cenário político deste município.
Os comentários sãos inúmeros, uns falam que ele teria ficado abatido depois que perdeu o PR, partido pelo qual lutou muito e no final levou rasteira. 
Outros dizem que Julio até teria aceitado sair candidato como vice, na chapa de ex-prefeito e pré-candidato Mário Lobo do PSDB.   
O ex-vereador Julio Magno está filiado no Democrata, partido que tem em Lira Maia seu grande líder.
Júlio foi visto pela última vez em Santarém com Lira Maia em um encontro de Jatene nesta cidade.

Prefeito Sócio da VIVO E TIM
Se fossemos contar os números de celulares usados diariamente pelo prefeito de Placas, Maxuel Brandão, o Negão até poderíamos apostar que o DITO CUJO já tinha toda chance de ser um dos sócios proprietários da empresa VIVO e TIM.
Essa semana uma senhora que estava com uma filha internada fizeram centenas de ligações para mais de 12 números do prefeito entre Vivo e TIM, os que não estavam na caixa postal, chamavam e não atendia.
O fato tem revoltado principalmente os munícipes dessa cidade que muitas das vezes por necessidades de urgência tentam falar com Negão.
Outra situação diz respeito ao desaparecimento de Negão da sede do município.
Segundo denuncia chegada ao QG, o prefeito só aparece nos finais de semana, e isso quando tem festa.
A quem até diga que ex-prefeito Santo Pereira já anda fazendo falta. Negão Brandão é candidato a reeleição.

AGORA È Pablo
Derrotado pelo poder financeiro na ultima eleição por seu adversário Aparecido Silva, prefeito de Rurópolis, o jovem Pablo agora é sem dúvida nome certo para se eleger prefeito em 2012. Pablo é filho do ex-prefeito Zé Paulo. Em 2019 foi candidatos com apenas 21 anos. Ele seria o mais novo prefeito do Brasil, se não fosse os milhões gastos por Aparecido que apesar da dinheirama gasta, quase perde para Pablo.
Na época foi comprovada a compra de votos por Aparecido e sua turma, infelizmente a justiça no nosso Brasil continua sendo apenas POTOCA.
Golpe da licitação
Falando em Rurópolis, ainda não se sabe por que a justiça não citou o prefeito Aparecido Silva para dá explicação sobre possível golpe na licitação do transporte escolar.
Segundo denuncia ao QG do Xarope nesta segunda-feira iniciou as aulas do município, e mesmo assim o prefeito não se incomodou para licitar os veículos que fazer o trabalho de transporte das crianças.
Ano passado o prefeito também não fez todas as licitações, pois das 18 licitações, apenas duas foram licitadas, as outras 16 foram arrumadas pelo prefeito.
Este ano Aparecido tenta aplicar o mesmo golpe. Até agora, apesar dos carros já prestando serviços nenhuma licitação foi feita. Pior na historia é que todos os veículos contratados sem a licitação pertencem a correligionários ligados a Aparecido.
Para piorar, o denunciante explica que toda manobra vem sendo articulada por  José Mário Barbosa que já foi vereador e vice-prefeito da cidade, e que hoje seria o provável candidato de Aparecido em 2012.
Seria bom se o juiz desta Comarca tomasse providencia contra essa possível imoralidade, do contrário vai ficar provado que o prefeito Aparecido é quem manda em tudo desde sua casa, entrando na prefeitura e ao judiciário. Um absurdo!  
Prefeito Risadinha
Logo depois que assumiu, o prefeito risadinha anunciou de viva voz que tinha em caixa o equivalente a 500 mil reais, fato que deixou eufórico a população, que esperava ansiosa por investimentos na cidade, coisa que nunca aconteceu. O mais interessante nesta história toda é que alguns dias após o seu pronunciamento, inexplicavelmente Geraldo Pastana não conseguiu efetuar o pagamento dos salários dos funcionários públicos na íntegra, alegando que a culpa teria sido de Renato Sussuarana, seu ex-secretário de Obras, motivo pelo qual teria sido demitido, porém, a população se pergunta, após se passar mais de 7 anos de seu mandato, o que foi mesmo que esse cidadão fez por Belterra? Nada!
A cidade continua na mesma, obra que é bom, só se for à mansão de Pastana próximo de Alter-do-Chão, e claro feito com dinheiro do povo. Belterra é sempre foi bonita, suas belas praias, o estilo das imensas estradas que continuam servidos como rua, e por fim seu povo que hospitaleiro e agradável. Sobre administração pública, a cidade continua uma vergonha! 
Vereador de Aveiro na malha fina
 O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou por unanimidade as contas do atual vereador  EDIVANILDO  XAVIER  NUNES(PT).
A nota foi publicada no Diário Oficial sobre o ACÓRDÃO Nº 21.268.de 12/07/2011. E Processo nº 10002200-00.
O TCM cobra de Edivaldo assunto de Prestação de Contas de 2007
O vereador petista dever recolher ao cofre do município, no prazo de quinze (15) dias atualizada monetariamente, a quantia de R$ 64.992.40( Sessenta e quatro mil,novecentos e dois reais e quarenta centavos.
O vereador Edinho Xavier é sobrinho da ex-prefeita Maria Gorete Dantas Xavier que atualmente responde também por processos na justiça.

Agricultores têm casas incendiadas em Trairão

Pelo menos 12 famílias de agricultores foram retiradas de uma área localizada a cerca de 30 quilômetros da cidade de Trairão, na BR-163, Oeste do Estado, em cumprimento a um mandado de desocupação expedido pela Comarca de Itaituba. Segundo o entendimento do Judiciário, a área pertence à União e estaria sendo ocupada ilegalmente pelas famílias. O mandado foi assinado pela juíza Vanessa Ramos Couto. No documento, que foi apresentado por um oficial de justiça, estão definidos os lotes que deveriam ser desocupados.
Por outro lado, os agricultores procuraram a Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Igreja Católica, e informaram que a ação do oficial de justiça, que se fez acompanhar de uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo sargento Glins, do 15º BPM, teria sido recheada de excessos. “Nós não invadimos nenhuma área particular. Estamos em uma área de assentamento do Incra, e temos os documentos que nos foram fornecidos por ocasião da colocação das famílias.
Nós fomos apanhados de surpresa, não tivemos tempo sequer de retirar o que era nosso de dentro das nossas casas”, disse o agricultor Edgar da Silva Moreira, que teve sua casa incendiada. Emerson Antunes, também agricultor, informou à reportagem que também perdeu tudo o que tinha, já que sua casa também foi incendiada.

São Francisco e Águia se enfrentam em Marabá

A saga do São Francisco no Campeonato Paraense vai para o seu último estágio. O Leão Santareno realizará a sua terceira partida consecutiva fora de casa contra o Águia, em Marabá. Por isso, querendo evitar um maior desgaste, a diretoria e comissão técnica do clube preferiu que o time permanecesse em Belém após a partida contra a Tuna para que o elenco tenha condições de descansar e treinar melhor antes do embarque.
Para a partida contra o Azulão, o técnico Osvaldo Monte Alegre fez uma avaliação do comportamento de sua equipe contra o time da Tuna e não ficou nada satisfeito com os homens de defesa. “Não entramos em campo nos primeiros 45 minutos. Para o segundo tempo fizemos modificações e a equipe reagiu marcando até um gol. Mas, por mais uma falha nossa, o terceiro gol veio”, explicou Osvaldo, que vai conversar com o elenco para que os erros não se repitam mais contra o Águia amanhã, caso o grupo tenha pretensões de ir para as finais do turno.
Enquanto isso, aqui em Santarém o São Raimundo vai para o tudo ou nada para cima do Cametá. Se perder dará adeus na competição no primeiro turno. Se ganhar vai para cima do Paissandu em Belém. O jogo inicia as 20:30 no Colosso do Tapajós.

domingo, 29 de janeiro de 2012


Vigarista do DIABO
Falso PASTOR evangélico já está no presídio em Manaus

"Antônio Alenquer já responde vários processos na Comarca de Santarém por falsa identidade e estelionato. Ele foi preso pela Polícia do Estado do Amazonas acusado de ter desaparecido com 14 índios, onde manteve por dez dias em cárcere privado. Os índios viveram sob o terror do falsário".    
Antônio se passava como pastor evangélico para aplicar golpes

A justiça do Estado do Amazonas já encaminhou para um dos presídio dessa capital, o falso pastor evangélico Antônio Alenquer Pereira Pontes, 47, que estava desaparecido há quase duas semanas com 14 indígenas da etnia paumari, da aldeia Crispim. A aldeia fica na região do município de Lábrea (a 610 quilômetros de Manaus). Antonio foi preso na comunidade Belo Monte, na calha do rio Purus, a duas horas de voadeira de Canutama, na divisa da cidade de Tapauá. O falsário já tinha dado golpe no Pará, onde era considerado pela Justiça de Santarém.
O grupo de indígenas levados por Pontes é formado por 14 e não 13 indígenas, como se acreditava anteriormente. Entre os 14 indígenas, sete têm menos de 18 anos.
O sargento Lenildo Silva Mota, chefe da 18º Delegacia de Polícia de Canutama, que participou da captura, disse que Pontes já havia se estabelecido na comunidade, novamente usando o nome falso de Alexandre Campos.
Pregação: Na comunidade Belo Monte, segundo o sargento, Pontes havia convencido os membros de uma igreja evangélica que era, de fato, um pastor.
“Estava acontecendo um festejo na igreja. Ele já tinha feito até uma pregação na noite anterior. Descobrimos que ele continuava prometendo ajudar as pessoas com a intenção de angariar fundos para si próprio. Quando o prendemos ele estava todo arrumado, se passando como pastor”, disse o sargento.
Conforme o sargento, ele está preso por vários crimes: falsa identidade, estelionato, usurpação de função pública, maus tratos, rapto mediante fraude, sequestro e cárcere privado. “Ele proibia os índios de ligar para seus parentes”, disse Mota.
Resgate
O coordenador da Funai em Lábrea, Armando Soraes Filho, disse que uma equipe do órgão foi neste sábado (21) para Canutama resgatar os indígenas e encaminhá-los para a aldeia. A previsão é que o grupo chegue na aldeia Crispim na próxima segunda-feira ou terça-feira (24). A Funai já vinha se articulando desde o início da semana com as polícias da região da calha do Purus para capturar o falso pastor.

sábado, 28 de janeiro de 2012


Desgraça em Jacareacanga

DESMANDOS de Raulien Queiroz revolta população

“Alheios às críticas e escândalos que envolveram o seu nome em 2011, o prefeito de Jacareacanga Raulien Queiroz(PT), se reserva a passeios e encontros com amigos e parentes”. 

Raulien
O município de Jacareacanga, no Oeste do Pará, precisamente na região garimpeira, vive um dos momentos mais triste de sua história, com uma administração envolvida em escândalos, denuncias e total falta de competência. No centro dos acontecimentos está o prefeito Raulien Queiroz, um Tucano que virou petista, que faz da prefeitura sua casa, e trata seus funcionários como se fossem animais em suas inúmeras fazendas. Em pouco tempo, o prefeito que era um simples funcionário da FUNAI, enriqueceu num ritmo surpreendente. Enquanto isso, a situação do município só piora, deixando o povo na mais absoluta miséria. Principalmente os milhares de indígenas que são a maioria.  O clima é de total incerteza.
Raulien foi o primeiro prefeito do município, na época fez um péssimo governo vestindo a camisa do então governador Simão Jatene. Homem de uma lábia habilidosa ele conseguiu acalmar os ânimos e prometeu que tudo iria mudar, o povo teria melhorias, principalmente com uma boa educação e saúde para todos. Foi só enganação, passados mais de 3 anos de sua administração, o povo de Jacareacanga  sucumbe no mais completo abandono, comendo o “pão que o diabo amassou”. Como comentam os humildes e sofrido moradores.
Saúde de Jacareacanga está no leito da MORTE
Em todas as áreas o fracasso da administração é visível. A educação vive um momento negro na sua história. O descrédito é que os alunos sãos os grandes prejudicados, com uma educação de péssima qualidade. Ainda nessa área o prefeito responde a vários inquéritos por desvios de verba do Fundef, desvios da Merenda Escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola. A saúde no município é um outro fato que vive na calamidade. A população sofre com a falta de atendimento, de remédios e de assistência. Quem adoece se não tiver parente na sede do município é obrigado a vender tudo que tem para buscar atendimento em outros municípios. O que mais revolta a população é que não há sequer remédios comuns como Aspirina e Anador. Muitos precisam de remédios controlados, mas a prefeitura não mantém se quer cadastro desses doentes, que sãos obrigados a pagar com recursos de seu próprio bolso. Em outras áreas, como agricultura, e infra-estrutura a administração de Raulien da FUNAI também é um fracasso.
Na cidade e no interior, o prefeito não constrói nada. As ruas da cidade estão tomadas pelo matagal, só buraco. Jacareacanga está virando uma verdadeira currutela, onde é comum perceber a tristeza estampada nos rosto dos humildes índios que sãos vistos na maioria jogado na sarjeta. 
O pior de tudo, Raulien domina a maioria dos vereadores que compõem a Câmara Municipal.
Uma enxurrada de denuncias e que vão desde Desvios de verba, corrupção, favorecimento de amigos e familiares e farra com o dinheiro público já foram encaminhadas contra ele no Ministério Público Federal.   
Por telefone, a nossa reportagem tentou localizar várias vezes o prefeito, porém o que se conseguiu foi de que o prefeito não se encontrava na sede do município, e que possivelmente estaria para cidade de Itaituba, aonde reside a maioria de seus familiares e amigos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Terçadadas
Jovem é encontrado morto na comunidade de São Raimundo da Palestina

Um rapaz de 22 anos foi encontrado morto na manhã de ontem (26) na comunidade São Raimendo da Palestina, na rodovia Curuá-Una. Ediney Oliveira Carvalho foi achado no mato com cortes no pescoço e na cabeça.
De acordo com o pai, José Carvalho, o rapaz teria saído de casa para vim a Santarém na noite da última quarta-feira(25). "Ele tinha ido buscar os documentos dele, certficado militar, tirar título de eleitor e carteira de trabalho, mas não chegou em casa mais”, conta.
A bicicleta que o jovem estava foi encontrada a poucos metros do corpo debaixo de uma mangueira.
Moradores da comunidade,onde o homicídio ocorreu, contaram que Ediney fazia uso de bebida alcoólica e que momentos antes do crime estaria embriagado. A família desconhece que o rapaz estivesse envolvido em brigas na comunidade.
Uma equipe do perícia esteve no local para relizar o procedimento. A polícia investiga o caso.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Justiça com as próprias mãos

Linchamento na Vila de Curui e o retrato da insegurança imposta por Simão Jatene

“João antes de ser linchado teria assassinado uma pessoa após uma partida de futebol”.
  
O linchamento de João Augusto (Nhambú), assassinado sem piedade por várias pessoas na Vila de Curuai, região do Lago Grande, no município de Santarém, é a maior prova da insegurança imposta pelo “governo” de Simão Jatene(PSDB).
 O crime aconteceu, domingo, 22 de janeiro, e passado 5 dias do ocorrido, as cicatrizes deixadas ainda chocam a população da localidade de Cruzador região do Lago Grande, às margens da Translago.
Após cometer o assassinato, João fugiu do local e se embrenhou na mata, porém um morador da área conseguiu localizá-lo e o atingiu na perna, com um tiro de espingarda. A Polícia conseguiu prender João Augusto e levá-lo para o Centro de Saúde de Curuai. A população revoltada com o crime praticado por João Augusto invadiu o Centro de Saúde, tirou o acusado das mãos da Polícia e fez justiça com as próprias mãos, um absurdo que jamais poderia acontecer, apesar do fato praticado por João.
Como tudo aconteceu: O jovem Rosivan Silva de Sousa, de 26 anos, assistia a uma partida de futebol na localidade de Cruzador, na tarde de sábado, quando sem esperar foi surpreendido com uma facada na costa desferida por João Augusto. A vítima foi socorrida pelos parentes e amigos e levado para o Centro de Saúde de Curuai, mas não resistiu e duas após o ocorrido veio a falecer.
 Revoltados com a morte do rapaz a população saiu à procura de Nhambú. Rosivan era uma pessoa bastante conhecida e querida na comunidade de Cruzador. Após buscas, um morador conseguiu localizar Nhambú dentro da mata e o atingiu com um tiro de espingarda. Mesmo ferido, o acusado se escondeu, mas a Polícia conseguiu localizá-lo no domingo pela manhã e o levaram ferido para o Centro de Saúde. Na tarde de domingo, durante o velório de Rosivan, parentes e amigos ao saberem da notícia da prisão de João Augusto, dirigiram-se ao Centro de Saúde tirando o acusado das mãos da Polícia e fazendo justiça com as próprias mãos.
João Augusto foi linchado até a morte. Apenas 6 policias fazem o controle da segurança. A vingança com as próprias mãos feita  contra João abalou a comunidade que tem cerca de 3 mil pessoas.
O fato causou indignação, principalmente pela falta de segurança imposta pelo governo Simão Jatene. Até mesmo o deputado Antônio Rocha também foi criticado.   

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Estupidez gera indignação   
INCRA fecha em Itaituba a maior unidade avançada do Brasil

“A decisão partiu de políticos que vivem em Brasilia que não conhece a realidade da nossa região”.

Peninha, Ranilson, Valmir, Andre e Adalberto com Carneiro
Após 30 anos servidos a milhares de famílias de agricultores que vivem em toda região da Transamazônica e Santarém-Cuibá, especialmente as que vivem exclusivamente da reforma agrária, a Unidade Avançada do INCRA na região de Itaituba acaba de fechar.
A falta de respeito, a atitude irresponsável partiu diretamente do presidente do INCRA em Brasilia, Celso Lacerda que alega inoperância do órgão para a região.
A atitude de Celso Lacerda e seus comandados lá de Brasília causou revolta geral, inclusive nos políticos que representam parte dos 100 mil agricultores assentados em 7 municípios, Itaituba, Novo Progresso, Jacareacanga, Aveiro, Trairão e Rurópolis.
Nesta terça-feira, os prefeitos de Itaituba Valmir Climaco e de Aveiro Ranilson Prado, acompanhados do vereador Luiz Fernando Sadeck, o popular Peninha estiveram em audiência com o Superintendente do INCRA Francisco Carneiro  quando pediram a reativação da unidade do Incra em Itaituba.
Em tom de indignação, o vereador Peninha pediu que o presidente do INCRA revise com muito cuidado a decisão, que em sua opinião foi causado por políticos que não conhecem a realidade da região que tem milhares de agricultores que depende da Unidade Avançada.
Ele disse que vai fazer uma mobilização com a classe política, sindicatos com a finalidade de alertar os deputados e senadores para o tamanho da aberração que foi cometida contra os pobres colonos. ”Como um colono, ou um assentado vai sair de Jacareacanga ou Novo Progresso para tirar sua carteira em Santarém, já que Itaituba já era quase impossível”, disse o vereador do PMDB.
A Unidade Avançada de Itaituba foi a única a ser fechada no Estado do Pará, entre as 13 no Brasil.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012


Os piores dias da população
Suspeitas de desmandos administrativos, truculência e perseguição política em Novo Progresso
 
“No município a revolta da população chegou ao limite, e todos comentam sobre a perseguição política e o desgoverno praticado pela prefeita”. “O pedido é só um, que termine logo o mandato de Madalena”.
 
Por Hiromar Cardoso (XAROPE)
Juscelino e Madalena com o poderoso Blairo Magg
Cidade encravada no trecho da BR-163,  próximo do Estado do Mato Grosso e com uma população de aproximadamente 25.000 habitantes, o município de Novo Progresso vive hoje um dos seus piores momentos administrativos.
Por conta disso tudo está a cidadã Madalena Hoffermam (PSDB), uma ex-primeira dama que fez de tudo para se tornar prefeita.
Sua eleição só se deu possível com a ajuda do PMDB, qual tem como maior liderança o ex-prefeito Neri dos Plazeres, um empresário de muito poder econômico e financeiro.
Com 64% dos votos, Madalena foi eleita obtendo mais de 6 mil dos votos válidos, derrotando o prefeito na época Tony Fábio, hoje seu mais ferrenho adversário para eleição de 2012.
Dizem que Madalena foi eleita usando vários esquemas, entre eles fundos de financiamentos de bancos, como foi o caso do Pronaf, e um verdadeiro consócio de empresários que não estavam satisfeitos com o então prefeito TONY.
A cidade vive em estado de abandono. Mato, buracos e toda empoeirada, as vicinais nem se fala, fora a saúde e a educação que se encontra em estado de socorro, uma calamidade total, este é o atual perfil de uma cidade que antes já foi orgulho para milhares dos munícipes.
Também existem suspeitas de malversação de recursos públicos. Lá, não se sabe o verdadeiro destino das verbas que para lá são originadas.
Madalena tem no seu marido, o ex-prefeito Juscelino Alves, um dos homens mais poderosos da região, apartamentos em vários lugares, comércios e fazendas fazem parte de seu volumoso patrimônio.
Existem também suspeitas de que o ex-prefeito tem usados laranjas para triplicar seu império comercial e administrativo.
Mão de ferro: A ditadura imposta pela prefeita e seu marido também incomoda a população. Os munícipes comentam que a prefeita trata os seus habitantes com “PATADAS”. O esposo da prefeita também não fica atrás, comenta uma eleitora que já foi vitima da “brutalidade” do ex-prefeito. Sem contar com as travessuras de parentes ligados diretamente a prefeita que este ano serviram como manchete de capa de vários jornais da região, entre escândalos e até atropelamentos com morte.   
Investigação: Madalena e seu esposo também são alvos de investigação, sãos inúmeros, principalmente Juscelino Alves que continua inelegível até hoje pelas centenas de atrapalhadas que cometeu contra o patrimônio público de Novo Progresso.
Dos 9 vereadores eleitos,  a maioria fazem parte do grupo de cala boca da prefeita. Apenas um ou dois não compactuam com as ações da gestora. “Eles dizem que seria um tiro fora do alvo”.
No município a revolta da população chegou ao limite, e todos comentam sobre o desgoverno praticado pela prefeita. “O pedido é só um, pelo AMOR DE DEUS CHEGA LOGO DIA 07 DE OUTUBRO”.