segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

São Felix do Xingu a beira de um abismo de desmandos e corrupção

“No centro das atenções a pedetista Minervina Barros, que só este mês recebeu cerca de 12 milhões de reais, funcionários sem receber, saúde e educação no caos total”.
O município de São Félix do Xingú, no Parque Nacional da Serra do Pardo, no Estado do Pará, pode estar passando uma das piores crises administrativas de sua história. 
Não de hoje que chovem denúncias de desmandos praticados por prefeitos contra esse município. A da vez e a prefeita Minervina Maria Barros Silva (PDT) que alega ter recebido o município sucateado, no entanto, parece ter empurrado o município, de vez, para um abismo sem precedentes de negligencia e desmandos. 
Somente no mês de dezembro quase 12 milhões de reais foram arrecadados pelo município, mas os contratados pela prefeitura, ou seja os temporários e os fornecedores não sentiram sequer o cheiro desse dinheiro. 
Os contratados estão há três meses sem receber, e os fornecedores, existem alguns, que estão há mais de seis meses sem receber um tostão da Prefeitura. O fato vem gerando uma crise econômica sem precedentes em todo o município, beirando a falência dezenas de empresas. 
E deixando centenas de famílias a beira da miséria, passando por necessidades até pra se alimentarem. 
Como diz o velho ditado que “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco”, é o povo que mais sofre com toda essa caótica situação. Nos postos de saúde não e possível sequer encontrar uma dipirona. Completamente sucateados os postos de saúde estão quase todos fechados, pois além de não possuírem medicamentos, o pessoal que atendia na área de saúde, inclusive os médicos, não estão recebendo seus salários o que dificulta ainda mais o atendimento a população. 
Os desmandos praticados pela prefeita Minervina Maria de Barros, não param por ai, prestadores de serviços também não estão recebendo. E dos 15 vereadores existentes no município apenas um faz oposição a prefeita. Trata-se de Batista Abreu do PHS, que não tem forças suficientes para brigar contra a negligente situação. O hospital na comunidade de Taboca está literalmente fechado, sem medicamentos, sem pessoal e maquinário sucateado tornou se impossível o atendimento à saúde. 
A situação da educação também não é diferente, os professos se dizem insatisfeitos, ônibus escolar estão todos sucateados, tanto fornecedores como prestadores de serviços dizem que não vão voltar a trabalhar se a prefeita não pagar. 
As aulas que começa em fevereiro está sujeita a não começar. 
Enquanto isso, a secretária Viviane Cunha não está dando a mínima para o caos que pode causar a educação. 
Os outros apenas participam das churrascadas a céu aberto na tal chácara do lazer enquanto a população sofre a falta até das migalhas do podre poder executivo daquele lugar. 
Gordo repasse no mês de Dezembro 
Festas e mais festas onde somente a nata do primeiro escalão participa, são constantemente realizadas por lá. Talvez comemorando a desgraça do povo cada vez mais doente e faminto. 
O vereador, Railson do PP, enfermeiro, fez juramento em defender a população, quando foi diplomado vereador e outro quando enfermeiro, mas mesmo assim, está totalmente omisso diante dessa caótica situação, onde muitos estão morrendo por falta de atendimento à saúde no município e outros definhando. Os comentários é de que ele recebe uma cota de mensalão para ficar de bico calado. 
Até o carro que transportava doentes da comunidade de Taboca, fruto de uma emenda parlamentar de Jader barbalho, foi transferido para outro local e no lugar, deixaram uma sucata que não dá pra sustentar a grande demanda. 
Funcionários suspeitam ainda que a prefeita está se locupletando dos recursos oriundos da previdência dos servidores. Já que não está repassando nenhum centavo ao INSS.
“A casa da mãe Joana”– Clayton Eduardo da Silva(foto), filho da prefeita Minervina, foi afastado da secretaria de administração por desmandos e proibido pela Justiça de adentrar qualquer recinto público administrativo, mas mesmo assim, existem denúncias de que ele ainda manda na pasta, atendendo seus parceiros, numa chácara de propriedade da família, a mesma onde são realizadas as “bacanazes” do Executivo, usurpando dinheiro público. Segundo denúncias o filho da prefeita faz reuniões secretas com secretários da Educação e da Saúde no mesmo local. Só Deus sabe o assunto dessas reuniões, mas os xinguenses imaginam do que se trata. Clayton está sendo investigado pela polícia por irregularidades em permutas com imóveis pertencentes ao patrimônio público.
Por Caco Sousa

Piso salarial do Magistério é reajustado pelo MEC, mas professores paraenses não sabem quando verão o dinheiro nos seus contra-cheques

Resultado de imagem para helder e sintep do paráEm 2018, após sofrer recomposição de 6,81%, o valor do piso do magistério foi de R$ 2.455,35. Para 2019, com reajuste de 4,17%, o valor nominal do piso deverá ser de R$ 2.557,73.
Sempre muito feroz em cobrar o pagamento do piso dos governos do PSDB e do PT, o SINTEPP - o mais rico e principal sindicato controlado pelo PSOL no Pará - pediu uma audiência para perguntar pela promessa do governador eleito de que pagaria o piso, já que seu antecessor, o ex-governador Simão Jatene não pagou. 
Detalhe: O PSOL prometeu fazer oposição ao governo de Helder Barbalho, mas até agora o que se vê é um clima de uma aliança velada.

Ministério Público ajuíza ação contra os acusados de matar sindicalista em Rurópolis, há indícios de conotação política no crime

MP entra com ação contra matadores de sindicalista do PT em Rurópolis, assassinato em Ruropolis
A população do município de Rurópolis espera ansiosa para saber quem matou, ou mandou matar a sindicalista 

O Ministério Público do Pará entrou com uma ação na Justiça, na manhã desta segunda-feira (7), contra os supostos matadores da sindicalista e militante do PT do município de Rurópolis, crime ocorrido na véspera da eleição de 2016 no município. O processo tramita em segredo de justiça. 
Segundo informações do Blog do Jeso mais de 1 pessoa está sendo arrolada como acusado pelo assassinato, a facadas, de Leila Ximendes, à época com 29 anos e morta a caminho de sua casa.
Filiada ao PT, Leila trabalhava como secretária no STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Rurópolis. 
Além de ser integrante da coordenação de campanha do então candidato a prefeito vitorioso Joselino Padilha (MDB), o Taka. 
Os acusados pela morte de Leila serão notificados pela Justiça nesses dias. É provável que eles sejam levados ao tribunal do júri, que detém a competência para julgar os crimes dolosos contra a vida. Há indícios de conotação política no crime.
FASES 
Após o oferecimento da denúncia pelo MP e sacramentada hoje, caberá ao juiz decidir pela pronúncia, impronúncia, desclassificação ou absolvição sumária.
Se acatada a acusação, será realizado o julgamento dos réus no tribunal do júri. Esta fase começa com o trânsito em julgado da sentença de pronúncia e se encerra com a sentença do juiz presidente do tribunal popular.
O caso ganhou repercussão nacional.
Blog do Xarope com informações do Blog do Jeso

Acusado de mandar matar pais e irmão em Altamira segue em liberdade 3 anos depois do crime

Á três anos, o Pará conhecia um dos crimes mais chocantes de sua história. Pais e um filho foram mortos dentro da própria casa. 
O casal Luiz Alves e Irma Buchinger e o filho Ambrósio Neto foram amarrados, asfixiados e assassinados. no dia 07 de janeiro de 2016,
Henrique Buchinger Alves, denunciado pelo Ministério Público pelo assassinato de seus pais e irmão, segue solto há quase um ano. Em junho 2018, ele conseguiu habeas corpus. O Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão do ministro Marco Aurélio Mello, revogou a prisão preventiva em apreciação de habeas corpus de outro envolvido que foi extensivo a Henrique.
Além dele, Anderson de Goes Moraes, Aguinaldo Soares de Brito, Francisco Denes de Oliveira Leite, Renato Silva e Silva e Maycom Irlan Paiva de Souza também conseguiram o recurso.
Henrique foi pronunciado e o processo está em andamento. O julgamento ainda não tem data para ocorrer. O juiz já sentenciou para que o processo fosse para o tribunal de júri.
A empresária assassinada ao lado dos três filhos. Chiara e Henrique (no meio). 
RELEMBRE O CASO
Homens encapuzados invadiram a casa da família Buchinger na madrugada do dia 07 de dezembro de 2016. Estavam no local Luiz Alves, Irma Buchinger, Ambrósio Neto, Chiara Buchinger e Henrique Buchinger. 

Ingressos para o jogo entre Paysandu x São Francisco já estão à venda em Belém

As vendas de ingressos para a primeira partida oficial da equipe de futebol profissional do Paysandu Sport Club na temporada 2019 vão iniciar amanhã, terça-feira (8), com carga máxima e preços promocionais nos bilhetes de arquibancada. 
O time bicolor enfrentará o São Francisco, no dia 23 de janeiro, uma quarta-feira, às 20h, no Estádio da Curuzu, pela primeira rodada do Campeonato Paraense. A grande novidade é a estreia do programa Paysandu, Alegria do Povo, que reservou 200 espaços para torcedores hipossuficientes.

Motociclista morre depois de bater de frente com carro na Sérgio Henn, em Santarém

Bruno Ribeiro de Souza, de 25 anos, foi tentar fazer uma ultrapassagem, quando perdeu o controle da moto, se chocou com o veículo e caiu, tendo morte instantânea. 
O fato na manhã deste domingo (6), na avenida Sérgio Henn, quase esquina com a travessa Muiraquitã, no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará.
Bruno Ribeiro de Souza tentou fazer uma ultrapassagem, quando perdeu o controle da moto, se chocou com o veículo e caiu. Ele ainda chegou a ser socorrido de ambulância, mas morreu a caminho do hospital.
O motorista do carro não parou no local do acidente. 

Colisão frontal na BR 163 mata caminhoneiro

Uma colisão frontal entre um caminhão e uma carreta, na BR 163 próximo à comunidade Jamanxim, no Trairão, tirou a vida de um caminhoneiro identificado como José Carlos Luneda. 
A vítima é natural da cidade de Lucas do Rio Verde.
De acordo com a polícia Militar do município de Trairão, nos últimos 30 dias já foram cerca de 6 acidentes no local, o principal motivo seria a falta de sinalização no trecho.
Blog do Xarope via Portal Giro

Vídeo mostra grave acidente entre duas motos na cidade de Itaituba

Edilson Sousa invadiu na contramão e provocou a colisão. Veja o Vídeo!
As vítimas deram entrada na unidade sem riscos de vida, porém, uma delas, Edilson Sousa, o que provocou o acidente, sofreu fratura exposta na patela da perna esquerda e um corte abaixo do queixo, e teria sido transferido para Santarém. 
O casal Gilmar de Oliveira da silva e Kelly Karoliny, ainda segundo funcionários do HMI, apesar da forte colisão, sofreram apenas escoriações pelo corpo e rosto, mas sem gravidade.
Blog do Xarope via Portal Giro