Até o Rei da Espanha e mais 16 presidentes irão prestigiar a posse de Lula. Já Bolsonaro recebeu apenas 10 chefes de Estado.
Aposse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem presença confirmada de 17 chefes de Estado. O número foi atualizado na última quarta-feira (14), pelo embaixador Fernando Igreja, coordenador da organização do evento.
O número de líderes internacionais confirmados na posse de Lula bate o recorde atual, marcado na primeira vez em que o petista assumiu a Presidência, em 2003, quando 12 estiveram presentes. Já na cerimônia que coroou Jair Bolsonaro (PL) como presidente da República, em 2019, apenas 10 chefes de Estado participaram.
De acordo com Igreja, o convite para a posse de Lula em 1º de janeiro de 2023 foi feito a todos os líderes de países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. A lista conta com 16 presidentes e o rei da Espanha.
Além disso, foi confirmada a presença do vice-presidente do Panamá, do secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portugesa (CPLP), e dos ministros das Relações Exteriores da Costa Rica, do México, da Palestina e da Turquia.
Países que enviarão chefes de Estado para a posse de Lula em Brasília:
Alemanha
Angola
Argentina
Bolívia
Cabo Verde
Chile
Colômbia
Equador
Espanha
Guiana
Guiné-Bissau
Paraguai
Portugal
Suriname
Timor Leste
Uruguai
Zimbábue