Réu confesso
Filho da ex-prefeita de Aveiro assume que vivia como Marajá
“Marco Aurélio também declarou que muitos parentes seus trabalhavam na prefeitura, somente um era concursado. E por pouco o depoimento do vigilante Helrismar Santos não causou sua prisão devido as contradições apresentas perante ao juiz”.
|
Hiromar Cardoso |
O depoimento revelador foi dado na presença do Juiz de Direito Dr. Cosme Ferreira Neto, Titular da 5ª Vara Cível da Comarca de Santarém, que julgou com imparcialidade e muita competência o caso envolvendo o conhecido jornalista Hiromar Cardoso, titular do Blog do Xarope, acusado por Marco Aurélio Siqueira Xavier, filho da ex- prefeita de Aveiro, por calúnia e difamação. As denúncias foram feitas no ano de 2008, pelo vereador Luciano Nascimento, e publicadas no Blog do Xarope que culminaram com a cassação da prefeita Gorete Xavier, por irregularidades eleitorais, compra de votos e abuso de poder.
Na audiência no Forum de Santarém, o filho da ex-prefeita não só assumiu que recebia salário da prefeitura sem trabalhar, como também que na gestão de sua mãe, Gorete Xavier, a prefeitura servia como cabide de empregos para os familiares da prefeita Gorete.
FATOS- No ano de 2008, o então vereador Luciano Nascimento, junto com outros vereadores fez várias denúncias na tribuna da Câmara, citando irregularidades na prefeitura de Aveiro. Em seu depoimento nesta quinta feira, dia 27, Luciano que era vereador de oposição, declarou que fez vários ofícios à Prefeitura Municipal de Aveiro pedindo a lista de funcionários públicos municipais, mas nunca obteve resposta. Diante dessa falta de esclarecimentos por parte do executivo municipal aveirense, Luciano com mais dois vereadores foram até o Tribunal de Contas do Estado, em Belém, em busca da Prestação de Contas da prefeitura de Aveiro, que estavam arquivadas. Foi então que os vereadores descobriram que vários parentes da prefeita recebiam salário como funcionários da prefeitura, muitos destes sem trabalhar. No caso do filho da prefeita Marco Aurélio, a situação era bem mais escandalosa, pois morava em Santarém, onde fazia curso na FIT, mas constava como funcionário da prefeitura, recebendo segundo ele, 1500 reais mensais. Gorete Xavier, sua mãe, era a prefeita.
Além de Marco Aurélio, também trabalhavam na Prefeitura de Aveiro, sem ser concursados, sei irmão Miguel e seu tio José, sua cunhada Jussara Abreu Mota, a tia de Marco Aurélio, Ana Maria Dantas Xavier, irmã da prefeita; o único da família que trabalhava na prefeitura, sendo concursado, era seu tio Antônio Carlos.
|
Marquinhos: O filho previlegiado |
ESCÂNDALO- Em depoimento ao Juiz Titular da 5ª Vara Cível em Santarém, Marco Aurélio disse que é graduado em enfermagem desde junho de 2009, e que estudou na FIT, em Santarém, por quatro anos, (2005/2009), e que nesse período seu nome fazia parte da folha de pagamento da prefeitura de Aveiro, no cargo de auxiliar de enfermagem e acessor. Marco Aurélio disse que trabalhava para a prefeitura de Aveiro, no horário de 07 da manhã ás 13 horas, pegando pacientes da Prefeitura de Aveiro no barco e levava para hospitais, algumas vezes por semana. Mais adiante, Marco Aurélio contradiz suas declarações quando afirma que tinha aulas regulares na Faculdade FIT, de segunda a sexta-feira. Como é que Marco Aurélio tinha aulas na faculdade, onde freqüentava assiduamente, sem faltas, conforme ele mesmo declarou e prestava serviços de acessoria para a prefeitura, na época ganhando 1700 reais. O salário do filho da prefeita diminuiu um pouco, 15000 reais, somente quando ele concluiu o curso, no ano de 2008, de fato passou a trabalhar na prefeitura, em Aveiro.
CONTRADIÇÕES- O depoimento cheio de contradições por pouco não causou a prisão do vigilante Helrismar Santos Mota, que afirmou: o filho da prefeita, Marco Aurélio trabalha na prefeitura desde o ano de 2000, que não sabia que o filho da prefeita morava por certo período em Santarém, mas sabe que ele mora em Santarém, não sabendo dizer desde quando. Helrismar mentiu claramente diante do juiz, inclusive afirmando que teria feito o concurso com 16 anos na prefeitura de Aveiro, fato que chegou ao ponto do juiz ameaçá-lo de prisão caso continuasse com as inverdades. Diante de tantas contradições, ficou a certeza de que tanto o vigilante Helrismar quanto a doméstica Maria Gilda, que mora na comunidade Cametá, foram obrigados a dar depoimentos graciosos, como forma de inocentar o réu confesso e tentar subestimar inteligência da autoridade judicial, de advogados e demais pessoas presentes. O Blog do Xarope por tantas vezes lutou pelo bem da população e a favor dos injustiçados. Por essa razão tem sua credibilidade por tantos anos.
Cosanpa tá marcando feio
Água em Santarém, só se for de rio ou de poço
“Povo revoltado não tem água nem prá beber, muito menos pra tomar banho”
A Cosanpa em Santarém ainda não disse a que veio. Tá parecendo cabelo de freira e bunda de anão, que todo mundo sabe que existe, mas não vê. Pior é que a mulherada tá sem lavar a máquina direito faz muito tempo, motivo por que tem muito macho pedindo lona, por não agüentar a catinga de bacalhau da “perseguida”. Xarope invocado já deixou a namorada por motivo de falta de higiene nas partes pudendas. Enquanto isso o presidente da Cosanpa, Sílvio Neto, só pensa em fazer política da pior maneira, com apoio do deputado sem bagagem, Júnior Ferrari. Enquanto isso o povo se lixa, pede água e recebe azeite quente nas ventas, prá deixar de acreditar em político Zé Mané e Pipira. Depois não digam que o Xarope não avisou.
Desfile de sucatas na cidade
Ônibus de Santarém não servem nem para vender pro ferro-velho
Tem gente que tem medo de pegar “tétano” nos ônibus em Santarém
Os calhambeques que rodam na cidade de Santarém não servem mais nem prá fazer sucata. Outro dia uma senhora pegou um ônibus e teve que dividir banco com patos, bananas e galinhas. Xarope não anda mais de ônibus, tem medo de pegar tétano de tão enferrujados que são os calhambeques que rodam na cidade. Isso sem contar que tem muito motorista que faz do ônibus uma arma mortal pra matar velinho. Os empresários de defendem, dizem que a culpa é dos buracos da cidade da Maria. Xarope analisa que neste caso, junta a fome com a vontade de comer; os empresários não consertam os ônibus, nem a Maria manda tapar os buracos da Cidade da Gente. Elas por elas, o povo que vá comer cupu na curva da Ribanceira.
Abandono total
Transamazônica não tem apoio do 8º BEC
A Rodovia Transamazônica está entregue ás baratas. Em Rurópolis, tem trecho da estrada onde não passa nem tatu. Xarope pergunta; e cadê o prefeito?
Xarope esteve na Transamazônica caçando paca e tatu e visitando os correligionários. Mas o povo tava P... da vida, motivo é que o pessoal do 8º BEC só está fazendo o que não devia, ou seja, nada. Enquanto o poeiral levanta, os buracos aumentam e o povo se lamenta, sem ter a quem pedir arrego. O prefeito do paraíso fical de Rurópolis está irritado com a situação, do jeito que está ele não pode nem atar sua rede, o jeito é se mandar pra Santarém, onde tem apartamento no cento da cidade, diz ele que por aqui tem muito buraco, mas pelo menos ele não come poeira. Xarope se armou com uma baladeira, só esperando a hora do prefeito “pipira” se deitar. Toma vergonha!!!
Cadê os Deputados?
A região tem deputado federal, deputado estadual e o escambau. A desgraça é saber onde eles se escondem quando o povo precisa deles.
“Agora os sem vergonha usam a desculpa do Estado do Tapajós para ganhar votos e enganar o povo”
Xarope criticou o vice-governador Helenilson Pontes por que está que nem vaca de presépio, só serve prá enfeite. Xarope faz uma análise mais apurada e chega a conclusão: constatou que não é só o vice que faz corpo mole, os outros deputados da região, tanto federal quanto estadual, só aparecem por aqui prá buscar votos, depois desaparecem. Xarope avisou que vai baixar a TACA e dar nome a esses pipiras lazarentos.