Em uma
entrevista exclusiva ao Blog do Patrocínio, Dr. Macedo (DEM) candidato que
ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Belterra por uma diferença
de 25 votos e que tenta na justiça reverter a situação fala sobre “um rombo em torno de 12 milhões de dividas” na prefeitura, de ter “lutando contra dois candidatos né, muito baixos”, acusa a prefeita de usar “o argumento de que a situação esta indefinida para não
cumprir seus acordos que fizeram durante a campanha”, se diz “um grande vitorioso”. Falando sobre
seu futuro afirma que “agora é a curto prazo, seis
meses, que é o prazo para que as ações que nós entramos na justiça sejam
julgadas em todas as instâncias” e mais adiante afirma que “a justiça vai saber reconhecer nas nossas ações que houve
grande irregularidade em Belterra, que houve abuso do poder econômico”. Sobre boatos de que teria comprado votos desafia
seus adversários: “Mas eu até falo para nossos
adversários: se eles tem entrem com ação na justiça, vai esperar o que?”, fala também da possível candidatura da vereadora
Malu a Deputada Estadual e da atuação dos deputados de seu partido em relação
ao município de Belterra, abaixo a integra da entrevista:
SE DR. MACEDO FOSSE O PREFEITO DE BELTERRA, QUE O SENHOR FARIA NOS TRINTA PRIMEIROS DIA QUE A ATUAL PREFEITA NÃO FEZ?
Meu primeiro ato, se eu tivesse ganhado a prefeitura ou se chegar a assumir, é fazer uma auditoria na prefeitura, uma auditoria completa, para saber qual o tamanho do rombo das dividas que a prefeitura tem hoje. Acredito eu, que somando todas as dividas a prefeitura tem um rombo em torno de 12 milhões de dividas, que representa quase um terço do orçamento anual, então o primeiro ato seria este.
Em um segundo momento faríamos esforços, na medida do possível, porque sabemos que a prefeitura está endividada, no sentido de melhorar o atendimento de saúde do município, colocar plantão medico 24 horas. A saúde seria nosso foco principal para que a população possa sentir o impacto de que as coisas estão melhorando e que hoje não vejo nada neste sentido no município de Belterra.
O SENHOR TERIA PLANOS PARA DIMINUIR SECRETARIAS PARA “ENXUGAR” A FOLHA?
Acho que neste momento atual a folha de Belterra já está “enxuta”, porque o próprio PT se encarregou de fazer isto, usando o argumento de que a situação esta indefinida para não cumprir seus acordos que fizeram durante a campanha.
Nós quando estávamos em campanha procuramos tomar muito cuidado para não comprometer a governabilidade, por isto nós não saímos prometendo emprego pra ninguém, não saímos prometendo aluguel de veículos, prometendo prestação de serviços de transporte escolar e etc, essas coisas que algumas pessoas acham comum em campanha politica, nós não teríamos dificuldades para enxugar a folha do município.
Quanto a questão de secretária, nem sempre a diminuição de secretária reza a diminuição de folha, porque não adianta você diminuir secretárias e aumentar o numero de pessoas contratadas, em Belterra em especial eu acho que a necessidade de descentralizar algumas secretárias e criar novas secretárias para fazer o município desenvolver, por exemplo, hoje há a necessidade de se ter uma secretária de cultura para que possa receber recursos do governo federal.
Há uma necessidade de descentralizar a secretária de meio ambiente e turismo, quem sabe separando as duas e fazendo um fundo municipal do Turismo e do meio ambiente para receber mais recursos para que esta secretárias possam desenvolver um trabalho melhor.
Neste sentido, nós iriamos fazer um estudo para saber quais secretárias precisariam ser criadas no sentido de arrecadar mais recursos e não com o sentido de aumentar a folha de pagamento.