domingo, 31 de julho de 2011

Perseguição política, desmandos e derramamento de cheques sem fundo em  Belterra

Os principais alvos são o prefeito Geraldo Pastana e sua secretária de Saúde Elizelma Macedo

Pastana persegue e Elizelma derrama cheques sem fundo
A sessão relâmpago, que foi instalada na Câmara Municipal, na terça-feira, dia 19, que deveria esclarecer irregularidades cometidas na Casa de Leis municipal, está servindo como arma de represália pelo prefeito Geraldo Pastana e seus aliados, que definitivamente partiram pra cima dos vereadores que apoiaram a sessão extraordinária.
Uma das formas por enquanto é a demissão em massa dos funcionários ligados ao parlamentares. Informações que chagaram à nossa redação são de que os funcionários atingidos desta vez foram os que tinham ligações com o vereador Reginaldo Lobo e ao Partido Progressista (PP), que até 6ª feira comandava a Coordenadoria de Trânsito do Município. Alguns dizem que estes ataques não são definitivos, são apenas ameaças, uma forma que Geraldo Pastana e seus asseclas assalariados acharam para mostrar que têm a força, por estar  longe das eleições de 2012 e o Prefeito  precisa e muito da maioria no Legislativo.
Somente agora o governo se dá conta que a manobra que foi usada para o presidente da Câmara, vereador Ir. Ademar Sanches, encerrar a sessão extraordinária sem abrir espaço para os demais vereadores foi mal arquitetada pela assessoria jurídica, que deveria ter orientado o parlamentar a prosseguir  a sessão, encerrando por lá mesmo a denúncia, aproveitando que  naquele momento eles tinham quatro votos e garantido a vitória, pois para cassar o presidente o grupo dos cinco necessitaria de maioria absoluta, neste caso seis votos.
A engenharia que foi montada não tinha necessidade da vereadora Zelma Macedo reassumir sua vaga na Câmara, ouve um erro que ninguém conseguiu entender, pois da forma como foi conduzido o processo a denúncia foi parar na Comissão de Constituição e Justiça do Palácio Legislativo belterrense e ainda por cima, nas mãos dos vereadores Reginaldo Lobo e Nilda Paixão, que assinaram o pedido para a realização da sessão extraordinária.
Vereador Nilda Paixão (PT)
Parte da comunidade belterrense conta que a estratégia não teria falhado, inclusive alguns acham que teria funcionado muito bem, já que poderá ter  beneficiado outros pré-candidatos a Prefeito que estão no governo, que teriam se aproveitado da oportunidade para se livrar de um pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) deixando assim o vereador Ir. Ademar em maus lençóis na Comissão de Constituição e Justiça e na mira do Ministério Público, condição esta que mesmo que não seja cassado impossibilitará sua candidatura ao Palácio das Seringueiras.
Vereadora diz que denúncia tem que ser apurada – Depois que o vereador Betão, em um passe de mágica, tão rapidamente como conseguiu, perdeu seu mandato ao ser “substituído” pela titular vereadora Elizelma Macedo, agora a perseguição chegou a mais um dos vereadores que assinaram o pedido para a realização da sessão extraordinária; a vereadora Nilda Paixão (PT) que de forma corajosa se posicionou pelo esclarecimento à população e enfrentou de frente a cúpula do PT local. Esclarecimento este que é um direito de qualquer cidadão, mas em Belterra este direito parece que não é respeitado. Se os vereadores são tratados desta forma imaginem o cidadão comum.
O jornalista Gilson Patrocínio conta que nos últimos dias tem sido vítima de ameaças de processo, por ter pedido esclarecimentos das denúncias que recebeu e divulgado na imprensa.
Muitos já avaliaram que o jornalista perderia seus bens e seria obrigado a prestar serviços como gari, para pagar uma suposta pena.
Como se a profissão de gari fosse uma humilhação ou vergonha! Vergonha é usar um bem do povo para atingir e perseguir o próprio povo. Como estão usando para demitir pessoas ligadas a parlamentares. Informações dão conta que não vai ficar pedra sobre pedra e que os funcionários Joab e Emerson seriam os primeiros a ser demitidos, por terem laços familiares com a vereadora Nilda Paixão, e que daqui para frente até quem falar com a parlamentar e demonstrar qualquer tipo de apoio correrá o risco de receber a tão temida cartinha vermelha, uma prova de como funciona o governo popular e participativo do prefeito Geraldo Pastana, onde cargos e secretarias são usados como moeda de troca.
Cheques sem fundos – Seguindo a mesma proporção dos escândalos, existe um festival de cheques sem fundos que fazem a festa na administração municipal. O vereador Irmão Ademar Sanches, presidente do Legislativo pagou com cheque a conta do posto de combustível, o cheque não tinha fundos e o que causa estranheza é que a Câmara Municipal, mesmo estando em recesso, faz seus pagamentos normalmente, ou quase, porque os cheques são “171” líquido e certo. Por sua vez, a ex-secretária de saúde Elizelma Macedo, quando estava na pasta da saúde, também pagava serviços e fornecedores usando cheque voador. Agora na Câmara, ela parece gozar da cara de quem recebeu estes cheques. “Vão receber no dia de São Nunca, à tarde”, diz um observador das falcatruas cometidas pelos comandados do prefeito Geraldo Pastana.
Cópias de cheques sem fundos assinados pela ex-secretária Elizelma Macêdo e pelo presidente da Câmara, verador Irmão Ademar Saches
O vereador Ulisses Medeiros, em contato com nossa redação, disse que após tomar ciência dos cheques que foram devolvidos e carimbados, vai tomar medidas urgentes para acabar com essa “zorra” em que se encontra a Câmara Municipal de Belterra, inclusive deverá fazer uma denúncia ao Ministério Público para que essas denúncias sejam apuradas, bem como deverá entrar com um pedido de impeachment do atual presidente da Casa, Irmão Ademar Sanches, por improbidade administrativa.
De nossa parte, vamos ficar atentos e divulgar todos estes desmandos que vêm acontecendo em Belterra.

Sacanagem

Padre denuncia roubos nas Igrejas Católicas 

Segundo Edilberto Sena, só nas última semanas três igrejas foram arrrrobadas. Ele quer providência da polícia 

Padre Edilberto Sena
O registro de arrombamentos e furtos em três igrejas católicas da Diocese de Santarém nas últimas semanas levou o padre Edilberto Sena a denunciar o caso. O último furto aconteceu na madrugada da última segunda-feira, 25, na Igreja de Cristo Ressuscitado, localizado na rodovia Santarém-Cuiabá, bairro da Matinha.
Fiéis católicos relatam que após arrombar o telhado da sala da biblioteca da Igreja, bandidos adentraram no prédio e roubaram vários objetos, entre eles, um televisor, um aparelho de DVD, uma CPU de computador e uma caixa de som. Para os comunitários, a falta de segurança e o roubo dos objetos vão prejudicar a celebração da santa missa, que acontece nos finais de semana.

REALIDADE

RESIDENCIAL PIMENTOLÂNDIA CONSTRUÍDA EM RITMO ACELERADO EM URUARÁ

Por: Cirineu Santos
Fotos: Cirineu Santos e Gilmário Moreno e Eliel Santos
Começaram nesta segunda-feira, 25 de julho, as obras de construção de 492 casas do conjunto residencial Pimentolândia, mediante sentença judicial favorável. Um projeto que vem sendo executado no Município há muito tempo. Aprovado pela Câmara de Vereadores, a Caixa Econômica Federal aderiu à construção da obra no dia 10 de dezembro do ano passado.
As construções das casas ainda não haviam começado, devido a denuncias infundadas e, a obra que era pra começar ano passado (2010), ficou paralisada até agora. Entretanto, na segunda, dia 25 de julho deste ano, a primeira casa do conjunto residencial foi levantada.
Eraldo com Edu, Giilmar eamigos
Hoje, o bairro Pimentolândia é um canteiro de obras. Várias máquinas  trabalhando. Profissionais que terão a responsabilidade de entregar nos próximos 12 meses, um conjunto residencial com aproximadamente 500 casas residenciais de 35 mts² cada, ruas pavimentadas em asfalto, iluminação pública, saneamento básico, água encanada, praça de esportes e lazer e, a geração de pelo menos 300 empregos diretos no Município. Viabilizando mão de obra local, totalizando aproximadamente 19 milhões de reais de investimento em Uruará no programa Minha Casa Minha Vida - Conjunto Residencial Pimentolândia.
A princípio, o projeto era apenas para a construção de casas populares, entretanto, o prefeito Eraldo Pimenta, conseguiu mediante liderança política, ampliar o projeto para a construção de um conjunto residencial. Hoje, o Pimentolândia, possui 544 lotes de 10 X 20 mts. As casas residenciais serão construídas pela empresa Resecon Construtora LTDA, num período de 12 meses.
O prefeito Eraldo com o vereador Gilmar Milansk
Na obra que começou no final do mês de julho, se fez presente o prefeito Eraldo Pimenta, a câmara de vereadores e moradores do bairro Pimentolândia que estão ansiosos por sua casa própria, como disse dona Edinete Jesus Cardoso, “quero agradecer ao prefeito pelo trabalho que está sendo realizado aqui neste bairro. Uma obra muito bonita e vai nos beneficiar muito”, ressalta.
Já para a dona Maria de José Moraes Rosa, residente há mais de dois anos no bairro, emocionada, disse que esta obra vai mudar sua vida. “Vou ter minha casa própria com água e energia. Quero agradecer ao prefeito Eraldo e parabenizar pelo serviço que ele está fazendo para as pessoas carentes aqui no Pimentolândia,” enfatiza.
Outro morador que ficou bastante satisfeito com o retorno das obras, foi o Sr.  Manoel  Fagundes da Silva. “Um investimento grande. Estive presente no início da construção da primeira casa do conjunto. Agora espero que as obras não parem mais, pois houve denuncias e o trabalho que já era pra estar pronto, agora que vai começar. E com relação ao Projeto, nosso bairro vai ficar um dos mais bonitos da região”, disse.
A Câmara Municipal de Uruará acompanhou o início da construção da primeira casa do projeto. Os vereadores, em unanimidade se posicionaram favorável à execução do projeto, como explica o presidente da Casa, vereador Gilmar Milanski, “algumas pessoas tentaram atrapalhar a obra, mas hoje se vê aqui o iniciou de um grande projeto que vai beneficiar as famílias mais carentes do Município e é o resultado de um trabalho em equipe, entre o Governo Municipal e a Câmara de Vereadores que estão unidos para ajudar estas famílias carentes”, explicou o presidente da Casa.

Segundo o prefeito Eraldo Pimenta, os que já residem no bairro Pimentolândia, automaticamente serão contemplados com as casas, isto é, todos deverão estar cumprindo as exigências da Caixa Econômica Federal, com renda salarial entre 0 a 3 salários mínimos.

Cada casa está orçada no valor de 36 mil reais. O governo Federal entrará com o valor de 30 mil reais e em contrapartida, o beneficiado irá parcelar em até 10 anos os seis mil reais restantes, significando que irá pagar apenas 50 reais mensais. O projeto visa ainda ao contemplado que estiver desempregado, que obterá uma carência de 36 meses para pagar. Caso o contemplado vier a óbito o seguro cobrirá o débito quitando a casa e doando aos seus dependentes.

Fordlândia

Prefeito manda contruir banheiro ecologicamente correto

"Depois de Aveiro, o prefeito Ranilson Prado manda contruir um banheiro ecologicamente correto,uma forsa feita com aproveitamente de pneu`s de carro".


Ainauguração será no aniversário de Aveiro
Banheiro Publico orgânico, ecologicamente correto com a fossa feita com aproveitamento de pneu’s de carro, com espaço dividido para masculino e feminino, com chuveiro para banho, vaso sanitário com descarga, caixa d’agua, pia e ainda espelho. Obra Idealizada e Construída pelo Artista Plástico Santareno Apolinário  em espaço público de Aveiro, um exemplo de higienização Pública, diante de Santarém, Alter do Chão e outros Municípios da Amazônia.
O prefeito Municipal de Aveiro Ranilson do Prado se interessou com a ideia do artista,e possibilitou que o artista contruisse o primeiro em Aveiro,com isso depois de a obra pronta o  prefeito achou a obra viável para atender o público em grandes eventos,que alias este e um problema bastante questionado em vários cartões postais da Amazonia,como no caso de Alter do Chão que e considerada o Caribe Brasileiro e que não tem um banheiro deste porte.

Trabalho em ritmo acelerado
Frequentemente os Turistas em geral se deparam com resíduos fecais flutuando sobre a agua. Até onde se sabe as autoridades que conhecem sobre o assunto referente ao meio ambiente como no caso a  Secretaria  de Turismo do Estado e Prefeitura Municipal de Santarém já foram alertadas para o problema que ate o momento nenhuma solução foi tomada para resolver a questão que e uma vergonha e também um caso de Saúde pública.
Com o sucesso do projeto,Aveiro saiu na frente das grandes cidades da região que já estam inseridas na rota internacional do Turismo como no caso de Alter do chão.
Segundo Ranilson do Prado,mais dois destes banheiro seram construídos pelo município,sendo que um na vila de Fordlândia e outro no distrito de Brasília Legal.  

Com informação do repórter Elias Junior de Fordlândia
.