Um protesto aconteceu na segunda-feira, dia 19, pela parte da noite, em frente ao hotel Caminhos do Coração, contra a empresa Celpa, pelos altos preços que vem sendo cobrado no talão de luz do consumidor obidense. Muitos acham abusiva a cobrança feita pela empresa fornecedora de energia.
A professora Cleane disse que antes pagava em torno de 200 a 300 reais a luz de sua residência e o último talão veio R$ 645,00. Ela concorda com a manifestação.
Cristiane Ferreira informou à reportagem que seu pai pagava em torno de 68 reais e agora a conta vem mais de 200 reais. Ela também acha que a conta está vindo alta demais.
As reclamações não são privilégios só dos obidenses, a grande maioria do povo paraense está reclamando não só do alto preço como também da qualidade do serviço prestado pela mantenedora de energia no Pará. Várias cidades estão realizando protestos contra os preços de luz no Pará.
O advogado Antônio Edson explica resumidamente qual o procedimento que o consumidor deve fazer nestes casos. “De acordo com as regras legais vigentes, o consumidor que se sentir lesado deve procurar em primeiro plano a própria empresa para efetivar reclamação com exposição detalhada dos motivos da insatisfação/indignação. Caso não haja nenhuma solução em tempo razoável, recomenda-se ajuizar ação/reclamação perante o PROCON, e onde não houver, ajuizar ação em face da empresa perante o Poder Judiciário, neste caso sob o patrocínio de um advogado. Sempre observando as diretrizes estampadas no Código de Defesa do Consumidor”.
Segundo informações, os técnicos tiveram que sair da cidade ainda na noite de segunda-feira, com medo de serem agredidos. Os servidores da empresa tiveram que fechar a conta na pousada e sair da cidade horas após a sua chegada.
A Celpa emitiu uma nota sobre os serviços que estavam sendo feitos por técnicos da empresa. Veja a Nota:
NOTA DA CELPA
Sobre a vistoria técnica nas unidades atendidas pela Celpa no Município de Óbidos, a Celpa esclarece que equipes da concessionária estão realizando visitas técnicas, seguindo procedimentos dentro das Normas Técnicas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Durante a inspeção os técnicos da Distribuidora utilizam o TOI – Termo de Ocorrência e Inspeção, para preencher com as informações encontradas no imóvel no momento da inspeção.
O Termo de Ocorrência de Inspeção é um documento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica utilizado por todas as distribuidoras do país como ferramenta de apuração de informações das instalações de um cliente. O preenchimento e a assinatura desse documento não significa aplicação de multas.
A Celpa reforça que não tem interesse em lesar os seus clientes e que trabalha continuamente para melhorar a qualidade da energia e do atendimento. Nos casos em que é constatada alguma alteração, é feita a regularização do padrão de consumo imediatamente no imóvel.
Comunicação//Celpa
Blog do Xarope com informações da Folha de Óbidos