Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. (Romanos: 5.3-4)
A Palavra de Deus está nos dizendo que devemos nos alegrar no sofrimento, já que o sofrimento produz a paciência, que traz a aprovação de Deus e essa aceitação cria a esperança.
É lógico que o que está sendo colocado aqui é muito complicado para o nosso entendimento, pois nos sentirmos alegres no sofrimento exige muito mais que esforço, exige o discernimento de que quando estamos passando por dificuldades o nosso caráter está sendo aperfeiçoado e ao final desse processo sairemos pessoas melhores.
Onde estamos querendo chegar nesse artigo? O que estamos pretendendo dizer ao falarmos de sofrimento? A primeira coisa é que não existe ninguém isento aos problemas, ou seja, todos nós teremos de passar por eles durante a nossa vida, então, podemos reagir de uma forma completamente negativa, murmurando, reclamando e não aproveitando nada em termos de aprendizado ou entendermos que podemos tirar lições importantes para a nossa vida pelos que estamos passando e aprendermos através deles.
É isso que Paulo está tentando mostrar nesses versos, que as dificuldades produzem mudanças em nossas vidas e para melhor, muito embora nenhum de nós queira passar por nenhuma, já que o que mais desejamos é que a nossa existência seja sempre um mar de rosas, precisamos ter uma visão diferente a respeito desse tema e entendermos que muitas vezes só conseguiremos aprender dessa forma.
sso mesmo, o orgulho e arrogância de algumas pessoas somente serão quebrados dessa forma, a perseverança, que deve existir em todas as pessoas, somente brotará em alguns assim, a esperança somente tomará conta dos corações de outros quando tomados pelas adversidades é assim, através da superação do sofrimento, que vamos cunhando o nosso caráter.
Para finalizar, gostaríamos de dizer para você que está lendo esse artigo e esteja passando, talvez, por problemas sérios e se encontra desanimado e enfraquecido por conta disso, achando que isso que estamos escrevendo não tem nada a ver, que a Palavra de Deus nos confronta justamente para que possamos entender porque determinadas coisas acontecem conosco e consigamos suportar esses momentos com fé e com a certeza de que não estamos sós.