segunda-feira, 13 de maio de 2024

Núbia Angelino e Vanderlei Baú lideram disputa por vaga na Câmara de Vereadores

Os vereadores Núbia Angelino e Vanderlei Baú têm a preferência dos eleitores até aqui.


A pesquisa da Destak avaliou também os cenários para a disputa pelas 11 vagas na Câmara de Vereadores de Mojuí dos Campos. Os vereadores Núbia Angelino e Vanderlei Baú têm a preferência dos eleitores até aqui.

No cenário espontâneo, foram citados 25 nomes pelos eleitores. Núbia Angelino aparece na frente com 6,3%, seguida por Vanderlei Baú com 5,6%. Na terceira posição Teté com 4,9%, na quarta Everaldo Camilo com 2,8% e na quinta posição Marlon da Terra Preta com 2,8%.
Na estimulada, Vanderlei Baú supera Núbia Angelino com 15,9% contra 11,3%. Jesa aparece na terceira posição com 9,3%, seguida de Everaldo Camilo com 9,3%, Teté com 8,0%, Pantoja do Cartório 4,6%, Antônio Aguiar 4,0%, Joilson da Santa Júlia 4,0%, Marlon da Terra Preta 3,3%, Jailson Mesquita 2,7%, Assis Nogueira 2,0%.
Confira os resultados na disputa para a Câmara de Vereadores:
Espontâneo
Wallace Pessoa 2,1%
Cláudio da Boa Fé 2,1%
Cleociane Sobrinho 1,4%
Cley do Povo 1,4%
Pantoja do Cartório 1,4%
Régis Rabelo 0,7%
Sérgio Costa 0,7%
Naftali 0,7%
Naldo Marinho 0,7%
Juliano 0,7%
Lala 0,7%
Damião 0,7%
Diego do Zé Neto 0,7%
França 0,7%
Izailton 0,7%
Jairo Alves 0,7%
Antonio Campos 0,7%
Baraca 0,7%
Boca Rica 0,7%
Cavaquinho 0,7%
NS/NR 58,7%

Estimulado

 Vanderlei Baú 15,9%

Núbia Angelino 11,3%

Jesa 9,3%

Everaldo Camilo 9,3%

Teté 8,0%

Pantoja do Cartório 4,6%

Antônio Aguiar 4,0%

Joilson da Santa Júlia 4,0%

Marlon da Terra Preta 3,3%

Jailson Mesquita 2,7%

Assis Nogueira 2,0%

Nenhum 13,3%

NS/NR 12,3%

Feira do Artesanato da Alepa é realizada em comemoração ao Dia das Mães



Para celebrar o Dia das Mães, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, nesta quinta-feira (9), no hall do segundo andar do Palácio Cabanagem, mais uma edição do Festival de Artes dos Servidores – Feart, com a exposição de inúmeros produtos feitos a mãos pelas artistas artesãs presentes no local.
A artista plástica Andréa Fiúza participa pela segunda vez da feira do artesanato. Para ela, poder apresentar ao público as obras desenhadas por ela, muitas com emblemas dos temas relacionados ao Círio de Nazaré, é sinônimo de gratidão.
''Além de ser uma mulher de muita fé, acreditar no poder de Nossa Senhora de Nazaré, eu tive o privilégio de apresentar o meu trabalho aqui na Alepa pela primeira vez em setembro, local que fui muito bem acolhida, foi quando o deputado Lu Ogawa parou para prestigiar os meus produtos e levou várias lembranças, junto com a deputada Cilene Couto e Thiago Araújo. Dias depois, quando eu entro nas redes sociais, vi umas das peças que eu produzi sendo presenteadas pelo deputado Ogawa na COP 28, em Dubai; foi quando fechei meus olhos e bastante emocionada agradeci as oportunidades que a vida me proporciona'', disse a artista.
O projeto idealizado pela artista plástica Lu Moraes, a coordenadora do Feart, adiantou que as próximas edições da feira virão com muitas novidades e aproveitou para agradecer a presença do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), no evento.
''Ao longo dos anos a Feart já expôs o seu trabalho por inúmeros locais, e posso adiantar que as próximas edições da nossa feira virão com muitas novidades; estaremos em novos espaços, e pretendemos convidar mais artistas para expor os seus talentos para o público. Gostaria de agradecer a presença do nosso presidente Chicão na feira especial de Dia das Mães, pois com todo o seu carinho já conhecido, veio gentilmente visitar cada estande, ouvir os servidores, e prestigiar os nossos produtos. Para nós, ter o nosso trabalho reconhecido, é sem dúvidas, muito gratificante'', explicou, bastante emocionada a artista plástica.

Feart
Composta por servidores, ex-servidores e seus familiares, o Feart foi criado em 1992, e todos os meses, ou em datas comemorativas, apresenta ao público inúmeros materiais em artesanato, como forma de valorizar e reforçar a importância da economia criativa nas áreas cultural e artística, além de ser uma forma de complementar a renda e atuar como uma atividade terapêutica para as artistas.
Foto: Celso Lobo
Ana Paula Sampaio
Assessoria de relacionamento

Destak aponta Jailson Alves na liderança pela prefeitura de Mojuí dos Campos

Jailson Alves lidera pesquisa de intenção de votos rumo a prefeitura de Mojui dos Campos
O ex-prefeito Jailson da Costa Alves (PSD), lidera as pesquisas pré-eleitorais na disputa pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. O mais recente levantamento realizado pela empresa Destak Publicidade e Marketing aponta Jailson como favorito na pesquisa espontânea e em todos os cenários estimulados apresentados aos eleitores.

Na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados citam os nomes dos candidatos sem que sejam apresentadas a eles opções prévias, entre os 400 eleitores ouvidos pela Destak no período de 01 a 03 de maio, 56% disseram que votariam em Jailson Alves se as eleições municipais fossem hoje. 
O atual prefeito Marco Antônio tem a preferência de 34% dos entrevistados e 10% não souberam ou não responderam.
A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-03822/2024 e está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Na pesquisa estimulada, quando os nomes de possíveis candidatos são apresentados ao eleitor, no primeiro cenário, Jailson Alves aparece na liderança com 56% das intenções de voto, contra 37% de Marco Antônio.
No segundo cenário estimulado de votos válidos, o ex-prefeito Jailson Alves novamente aparece na frente com 60% contra 40% de Marco Antônio.
A intenção de votos é definitiva para 70% dos eleitores ouvidos pela Destak. 

Outros 12% disseram que dificilmente mudarão, enquanto 18% disseram que ainda podem mudar. 
Não souberam ou não responderam 0%.
Gestão de Marco Antônio é reprovada por 46% da população de Mojuí
O levantamento da Destak também perguntou aos eleitores de Mojuí dos Campos sobre a maneira como Marco Antônio governa o município.
46% disseram que desaprovam a atual gestão, enquanto 42% aprovam. Outros 12% não souberam ou não responderam.

O governador Helder Barbalho é apontado por 55% dos eleitores como o principal cabo eleitoral em Mojuí dos Campos para as eleições municipais. Jair Bolsonaro com 33% aparece em segundo enquanto Lula tem apenas 7%. Não souberam ou não responderam somaram 5% das intenções de voto.



Pai e filho são mortos a golpes de faca em Santarém, após racha de carro no dia das mães

Pedro Farias e Emerson farias, pai e filho, respectivamente, foram mortos na tarde de domingo dia 12/05, no cipoal.
Os autores do crime já foram identificados, tratar-se do indivíduo, Ricka Marly e seu irmão que está sendo procurado.
O crime aconteceu após um "racha* entre os envolvidos. A disputa terminou com o carro de Rick Marley incendiado.


Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

A
deputada federal Amália Barros (PL) morreu aos 39 anos, informou um comunicado oficial publicado em sua conta no X (antigo Twitter) na madrugada deste domingo (12). Ela estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas.
Eleita deputada federal em 2022 por Mato Grosso, Amalia era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.
Paulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016.
Desde então, a congressista adotou o gesto da mão cobrindo seu olho esquerdo como sua marca registrada e passou a lutar por pautas relativas à toxoplasmose e à visibilidade de pessoas monoculares.
Amália inspirou a Lei 14.126/2021, apelidada com o nome, que classifica a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.
Ainda em 2021, a política fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que realiza campanhas de doação de prótese ocular e presta assistência a monoculares. Por meio dele, a deputada federal realizava campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais.

Vergalhão de bueiro atravessa as pernas de dois homens em Santarém


Acidente gravíssimo na manhã desse Domingo (12) na avenida Curua-una no bairro do Diamantino, veja as imagens onde dois homens ficarm presos em um vergalhão de boeiro. O vergalhão atravessou as pernas dos dois homens. 
Os dois homens foram socorridos pelo Samu e levados para o Hospital Municipal de Santarém.