domingo, 30 de junho de 2019

São Raimundo faz 1 x 0 no Manaus e sai na frente na disputa da vaga nas oitavas



Vaga será decidida no dia 6 de julho, próximo sábado, quando os dois times se enfrentam na Arena da Amazônia

O São Raimundo-PA deu um passo importante na briga pela classificação às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Evandro Benevides foi a campo na noite deste domingo e venceu o Manaus por 1 a 0, em jogo válido pela rodada de ida das oitavas de final.
A vaga será decidida no dia 6 de julho, próximo sábado, quando os dois times se enfrentam na Arena da Amazônia, a partir das 18 horas. O Pantera Negra tem a vantagem de jogar por um empate para avançar, enquanto o Manaus precisa vencer por dois gols de diferença. Uma vitória por um gol para o lado amazonense leva a decisão aos pênaltis.
FALTOU
O Manaus entrou em campo com uma postura ofensiva e marcou presença no campo de ataque, mas logo o São Raimundo equilibrou as ações do jogo e também criou suas chances. Por fim, nenhum dos dois times mostrou muito eficiência no quesito e ambos foram para o intervalo sem balançar a rede.
Logo no início do segundo tempo, o cenário se complicou bastante para o time manauara. Aos seis minutos, o árbitro marcou pênalti por toque de mão dentro da área e, na sequência, expulsou o zagueiro Martony por reclamação. Depois de um tempo para os ânimos serem acalmados, Wendell converteu a cobrança aos 11 minutos.
Com um a mais, o São Raimundo ficou mais à vontade para ir ao ataque e conseguiu levar perigo. O segundo gol quase saiu aos 25 minutos, quando Jeová recebe cruzamento de Magnum e cabeceou com firmeza, mas acertou a trave. Na sequência, o time paraense não conseguiu continuar com a pressão e teve que se satisfazer com o 1 a 0 no placar.
São Raimundo-PA
Jardel;Magnum, Sandro, Rubran e Ricardinho;
Paulo Curua, Irlan, Jeová e Wendell (Marquinho);
Mariano (Júnior Batata) e Marcelo Maciel (Everson Bilau)
Técnico: Evandro Benevides
Manaus-AM
Jonathan;Igor, Carvalho, Márcio Passo, Martony e Vandinho;
Panda, Derlan, Hamilton (Diogo Dolem), Rossini e Sávio (Patrick Borges);
Mateus Olveira (Charles)
Técnico: Wellington Fajardo

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Juíza Federal acata denuncia contra prefeito de Itaituba Valmir Climaco do MDB

Resultado de imagem para Valmir Climaco nas vicinais
Valmir Clímaco acumula processos 
A Juíza Federal Sandra Maria Correia da Silva, acatou no dia 12 de junho, nos autos do Processo N° 0002180- 75.2016.4.01.3908, em que o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, é denunciado pelo Ministério Público Federal(MPF), pela não prestação de contas de convênios com o governo federal.
A ação imputa ao gestor itaitubense, o crime previsto no art. 1º, inciso VII, do Decreto-Lei nº 201/1967.
Art. 1º São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:
VII – Deixar de prestar contas, no devido tempo, ao órgão competente, da aplicação de recursos, empréstimos subvenções ou auxílios internos ou externos, recebidos a qualquer título;
Segundo o MPF, Valmir não prestou contas dos recursos recebidos através dos Convênios 704655 e 704724, firmados com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, no ano de 2009 e vigentes até 2010, bem como na prestação de contas intempestivas dos Convênios 704902 e 706147, também celebrados com o INCRA, com vigência até 2010.
Ainda segundo o órgão ministerial, apesar dos convênios terem sido firmados no exercício do então prefeito Roselito Soares da Silva, suas vigências encerraram-se na gestão do denunciado Valmir Climaco de Aguiar.
“…a documentação constante dos autos é indicativa de que há base probatória para o prosseguimento da demanda. Ademais, considerando que não se exige prova cabal (STF – HC 93.7365/SP) ou inequívoca de existência e autoria do crime (STF – HC 88.153-0/RJ), tampouco juízo de certeza nessa fase prelibatória, sendo de todo suficiente apenas a probabilidade de cometimento do fato (STF – Inq. 2.052/AM e HC 88.533/SP), tenho que os elementos apresentados pelo Ministério Público Federal, pelo menos nesse primeiro momento, justificam o acatamento da denúncia e o processamento do feito visando, por meio da instrução processual, a busca da verdade real de modo a subsidiar futuro pronunciamento do Estado-Juiz sobre o fato. Demais disso, a peça de denúncia atende aos requisitos do art. 41 do Código de Processo Penal, porquanto descreve suficientemente o fato com todas as suas circunstâncias, qualifica e individualiza a conduta do acusado e contém pedido hígido de condenação, além de arrolar testemunha. Não se fazem presentes, ainda, quaisquer das causas de rejeição da denúncia ou de absolvição sumária (arts. 395 e 397 do CPP). Deste modo, recebo a denúncia para processamento do feito segundo o rito ordinário (art. 394, §1º, I, do CPP c/c art. 2º, caput, do Decreto-Lei nº 201/1967). DESIGNO audiência de instrução e julgamento para o dia 30 de agosto de 2019, às 13h, por meio de videoconferência com a Seção Judiciária de Belém e com a Subseção Judiciária de Santarém. Por oportuno informo, que as testemunhas de defesa e de acusação poderão comparecer em quaisquer dessas unidades jurisdicionais. CITE-SE o denunciado sobre os termos da denúncia formulada”, determinou a magistrada.
A não prestação de contas dos convênios em questão, tem impossibilitado o município de Itaituba, receber recursos do INCRA.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Em duelo de 15 gols, Tubarão vence Shouse e avança na Copa do Brasil de Futsal

Time de Vitória do Xingu está classificado para quartas de final da competição nacional

O Tubarão, de Vitória do Xingu, segue na disputa da Copa do Brasil de futsal adulto masculino de 2019. A classificação aconteceu na disputa com a Shouse, num intenso duelo de 15 gols marcados.
No primeiro jogo, a vitória foi time da capital que marcou 3 a 2. Na partida de volta, o Tubarão venceu por 8 a 2 no tempo normal na prorrogação assinalou 2 a 0, garantindo a permanência na Copa do Brasil. Os confrontos foram realizados no ginásio Raimunda Albuquerque (NEL).
O clube interiorano aguarda pela nova tabela da CBFS, organizadora da competição, e segundo o presidente do Tubarão, Ronelli Araújo, os jogos das quartas devem ser realizados na primeira quinzena de julho. "Ainda não temos confirmação dos jogos, acredito que entre os dias 15 e 16 de julho estaremos jogando. Estamos na expectativa", explicou.
O Tubarão investiu na formação de uma competitiva visando os jogos do Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Liga Norte. Luquinha e Cabinho do Bragantino Futsal, e Matheus do Lagarto, do Sergipe, são os jogadores contratados. Além deles, o clube trouxe do futsal pernambucano o técnico Roberval Alves de Ramos, 57 anos, com um currículo de trabalho em vários clubes nordestinos. 
Fundado em maio de 2012, o Tubarão vem fazendo história no futsal paraense. Foi campeão estadual em 2017 e, no mesmo ano, conquistou o título da Liga Norte em Roraima e vice-campeão da Copa do Brasil. Em 2018, foi desclassificado na semifinal paraense.

"Dona_Totó” é assassinada com tiro na cabeça durante assalto em Divinópolis Km 70, município de Rurópolis

Irmão " Totó", mas uma vitima da violência na região do município de Rurópolis
Na noite desta quarta-feira (26), Antônia Lima Oliveira de Aguiar, 54 anos, a irmã "ToTó"foi assassinada com um tiro na cabeça na comunidade de Divinópolis Km 70, município de Rurópolis  após assalto e troca de tiros.

Dois bandidos teriam ido até a fazenda em que estava a vítima e o esposo, para realizar o assalto. Eles teriam entrado pela janela do banheiro, mas foram surpreendidos pelo caseiro da fazenda, e logo teria começado a troca de tiros, a vítima foi alvejada por um tiro e morreu no local.
Após o crime, os bandidos fugiram em uma moto modelo Pop de cor preta. De acordo com informações apuradas, um deles teria sido baleado. No local, eles deixaram a arma que utilizaram na troca de tiros. 
Antônia, que fazia a comercialização de queijo em uma fazenda próximo ao Km 70, era muito conhecida na região por “Dona Totó”. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal-IML de Itaituba, para passar por Necropsia e posteriormente ser liberado para cerimônia fúnebre.
Diligências em Divinópolis: Policiais Civis de Itaituba , sob o comando do Dr. Marcelo já se encontram no Divinópolis km 70 realizando levantamento de local e investigações preliminares. 
Houve um reforço de policiamento na área nas buscas de um suspeito que foi baleado na troca de tiros.
As armas encontradas serão apreendidas e serão submetidas a exame pericial. As investigações e as buscam foram reforçadas na comunidade.
Por telefone, o Capitão Vieira da PM de Rurópolis informou que desde o momento do crime as diligencias estão sendo executadas, e que vão seguir por todo o dia de hoje. O policial militar lamentou mais este crime, e disse que o trabalho da PM no seu comando é incansável.
Fonte: Blog do Xarope com informações de Plantão 24 horas News

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Após apelo de familiares, PM de Rurópolis faz busca para encontrar matador do Jonatas Brandão

Nesta quarta-feira, por volta das 09 horas a Gu de Serviço a Comando do Capitão Vieira, seguiu ate a Vicinal da comunidade do Petezinho, afim de averiguar o paradeiro de Junior Araújo, principal suspeito de ter assassinado o jovem Jonatas Brandão de 15 anos, homicídio praticado no dia 30 de março no município de Rurópolis. próximo do Bar denominado Chapéu Véio.
Segundo a PM, foram averiguado os endereços possíveis, o primeiro cerca de 32 km na Zona Rural local de difícil acesso na casa de sua Mãe a Senhora Francisca das Neves. Foi averiguado ainda o endereço de sua irmã de Nome Juliana, onde o acusado de Homicídio nao foi encontrado.

Operação “Roleta Russa” prende executores e mandantes da morte de agente da Fasepa Derlison Silva em Santarém

A quadrilha era comandado pelo chefe do comando vermelho na região Rafael Cadáver
Quadrilha era comandada de dentro de presídios por Rafael Cadáver, ligado à facção Comando Vermelho. Agente morreu dois dias após ser alvejado no final de abril.
Deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (26), a operação “Roleta Russa” das Polícias Civil e Militar prendeu os mandantes e executores que mataram a tiros o agente da Fasepa Derlison Silva, no final de abril, em Santarém, no oeste do Pará. Os mandados de prisão estão sendo cumpridos em várias cidades do estado. Ao todo foram presas oito pessoas.
Desde o dia 24 de abril, dia do crime, a polícia iniciou o trabalho de investigação e conseguiu chegar até as pessoas responsáveis pelo assassinato e que as mesmas faziam parte de uma grande facção criminosa.
As investigações apontaram que a quadrilha agia sob orientação de Rafael Cadáver e Paulo Cesar Guimarães conhecido como "Vela", criminosos de alta periculosidade e que estão preso em Belém, ligados à facção criminosa Comando Vermelho.
O agente Darlison da Silva executado pela facção criminosa
De dentro do presídio, Rafael e "Vela" deram a ordem para que um preso em Santarém matasse o agente, por vingança, pois Derlisson também já foi agente penitenciário. O interno, então, repassou a ordem para outras duas pessoas cometerem a execução no dia 24 de abril. Essa dupla foi presa na operação, sendo que a prisão do atirador ocorreu em Altamira no dia 16 de junho.
Os trabalhos da polícia continuam para que se possa prender outros membros da facção.
Outras prisões
As investigações da polícia apontaram que por trás da dupla executora existia o apoio logístico da facção. Desta forma, os membros foram aos poucos sendo identificados.
Magno Pereira dos Santos 
Um dos criminosos presos durante a “Roleta Russa” foi Magno Pereira dos Santos, e com ele encontrados dezenas de papelotes de droga. Em um vídeo que circula em redes sociais, ele faz homenagem ao Comando Vermelho durante o sepultamento de um membro da organização criminosa. Magno já tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.
No mesmo vídeo aparece o "Urso Branco", identificado como Márcio Gomes Soares, membro que dava o mesmo apoio logístico às ações. Também foi presa a companheira de Magno.
De acordo com o delegado Jamil Casseb, a jovem é enfermeira de formação e prestava socorro aos membros da organização criminosa quando se feriam. "Ela era encarregada de dá socorro quando alguém se feria, era baleado ou tinha qualquer tipo de incidente com órgãos de segurança. Inclusive, em um homicídio ocorrido há uns anos atrás, um comerciante foi morto com tiro na cabeça e nós prendemos o autor na casa dela. Ela estava fazendo o atendimento", completou Jamil.Esquema de ordens até a execução
Membros Participação no crime
Rafael Cadáver e Paulo Cesar Guimarães (Vela) Chefes do Comando Vermelho na região Deram ordem de dentro do presídio em Belém para matar o agente em Santarém
Marcos Paulo (Maeguinho) Preso no presídio de Santarém Recebeu e repassou a ordem para a execução
Edson Costa (Poroco) e Fagner Railan Gomes Lopes Executores Poroco atirou e Fagner pilotou a moto
Magno Pereira dos Santos e Márcio Gomes Soares (Urso Branco) Membros da facção em Santarém Apoio logístico às ações da facção na região
Fonte: Polícia Civil

Operação 'Lost' apreende armas, munições e drogas, e prende suspeitos de tráfico e associação criminosa em Rurópolis

A operação foi deflagrada em Rurópolis, com a finalidade de dar cumprimento a vários mandados de busca e apreensão.
Um ação integrada das polícias Militar e Civil denominada Operação "Lost", foi deflagrada nesta terça-feira (25), em Rurópolis, região Sudoeste do Pará, resultando na apreensão de armas de fogo, munições e drogas, e na prisão de suspeitos de tráfico e associação criminosa.
De acordo com o capitão PM Manoel Vieira, a operação foi deflagrada por volta das 06h, com a finalidade de dar cumprimento a vários mandados de busca e apreensão de armas ilegais, munições e drogas referentes aos crimes de tráfico de entorpecentes, porte/posse ilegal de arma de fogo, ameaças e associação criminosa, relatados por meio de denúncias anônimas.
Os suspeitos, de acordo com as denúncias, estariam comercializando drogas em alguns bairros do município de Rurópolis, localizados nas zonas urbana e rural. As vítimas seriam pessoas de faixa etária variada, inclusive adolescentes.
Foram presos em flagrante por suspeita de tráfico de drogas e associação criminosa, Rosivan Rodrigues dos Santos, Adriana Silva dos Santos e William Costa da Silva.
Na residência de Rosivan, localizada no quilômetro 35 da BR-230 (Transamazônica), foram apreendidos 09 cartuchos calibre 12, 02 cartuchos calibre 20, 16 munições calibre 38, 05 munições calibre 36, 02 munições calibre 32, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 32 e um revólver calibre 38.
Já na residência de Adriana Silva dos Santos e Willian Costa da Silva, localizada na entrada vicinal da Perdida, foram apreendidas 265 gramas de maconha, uma balança de precisão, além de aparelhos celulares e eletrodomésticos, que podem ser objetos de crime.
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para procedimento de flagrante e estão à disposição da Justiça.
A operação contou com a presença do superintendente regional de Polícia Civil do Tapajós, delegado Vicente Ferreira Gomes, delegado da PC de Rurópolis Ariosnaldo da Silva Vidal, policiais civis de Rurópolis, Placas e Trairão, e policiais militares da 17ª CIPM, sob o comando do capitão Manoel Vieira de Sousa.

terça-feira, 25 de junho de 2019

Três meses após morte de jovem, mãe clama por justiça em Rurópolis

“A polícia sempre dá a mesma desculpa que as viaturas não entra no travessão e agora que estão sem viaturas. Isso a cada dia me mata aos poucos, confessou a mãe”. 
“Sou mãe do jovem Jonatas de Sousa Brandão, de apenas 15 anos, que foi morto com vários golpes de faca. E estou indignada com as autoridades do município de Rurópolis. Já faz 3 meses, e até agora nenhuma solução para prender os criminosos”, desabafou ao Blog do Xarope Raimunda de Sousa Brandão. 
Raimunda clama por justiça, e explicou que já existe um mandado de prisão, e que a polícia nunca foi atrás do principal assassino, que se encontra numa vicinal conhecida por “petezinho”. 
Jonatas foi morto por Junior Araújo que está foragido, com vários golpes de faca na noite de uma sexta-feira (30), de março. O crime aconteceu em uma borracharia localizada nas dependências de um posto de combustível. 
As investigações da morte de Jonatas tiveram motivação passional. Jonatas tinha um relacionamento amoroso mal resolvido com uma jovem. 
A família também acusa um dos cúmplices 
do assassino, conhecido por Maycon, vulgo “Mucura”, ex-marido da menina que no caso foi o pivô da confusão e da morte de Jonatas. 
Mucura teria dado cobertura para fuga do assassino. A família suspeita que ele pode ter arquitetado o crime. Ele também está solto. 
Tudo indica que este é mais um crime que entra para as estatística da segurança publica do Pará, sem solução.

Prefeitura de Santarém entrega Unidade Básica de Saúde ao bairro da Área Verde

UBS Área Verde com mais qualidade para os usuários
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na tarde desta segunda-feira (24), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Área Verde. 
A inauguração contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, secretária de saúde Dayane Lima, além de outras autoridades como vereadores e representantes da comunidade. O prédio totalmente novo, fica localizado na Rua Palmeiras, s/n, entre ruas Japiim e Piauí, bairro Área Verde.

A Unidade Básica de Saúde Área Verde funcionou em um prédio alugado, sem instalações adequadas, durante 10 anos, e agora, graças a sensibilidade da gestão municipal, ganha um prédio próprio, novo, todo adequado ao atendimento à população e dentro dos padrões do Ministério da Saúde. "Daremos continuidade aos atendimentos à população, mas agora em um prédio novo, com espaço próprio e de qualidade para nossos usuários", ressaltou a gerente da UBS Área Verde, enfermeira Leidiane Gentil.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Área Verde, Rubens da Silva disse que a nova UBS era um sonho antigo que os moradores esperavam há anos. "A gente recebe essa UBS como um presente do prefeito e da secretária de saúde. Desde o começo do governo do prefeito Nélio Aguiar, ele prometeu algumas coisas pra gente. Uma delas era a construção dessa UBS e ele cumpriu com a palavra", disse.
A obra teve o custo total de R$ 385.866,87 (trezentos e oitenta e cinco mil, oitocentos e sessenta e seis reais e oitenta e sete centavos), construída com recursos do governo federal que repassou R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e contrapartida do município, no valor de R$ 185.866,87 (cento e oitenta e cinco mil, oitocentos e sessenta e seis reais e oitenta e sete centavos). Foi construída através do Programa Requalifica, do governo federal, no qual o município se inscreve e é selecionado por meio dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A UBS é Porte I, ou seja, vai funcionar com uma equipe da estratégia saúde da família composta por um médico, uma enfermeira, 2 técnicos de enfermagem, 5 agentes comunitários de saúde, 2 administrativos, um odontólogo, um técnico em saúde bucal, 2 vigias e um Auxiliar de serviços gerais. Conta com 4 consultórios, 1 sala de procedimento, arquivo, cozinha, expurgo, sala de esterilização, sala de imunização, lavanderia, local para descarte de lixo, recepção, farmácia e 5 banheiros.
Ao todo, são atendidas 6.905 pessoas do bairro, perfazendo um total de 1.740 famílias. A secretária de saúde Dayane Lima destacou que a nova UBS vai passar a contar com atendimento odontológico, que antes não era disponibilizado. "O novo prédio, além de proporcionar um atendimento de maior qualidade, também contempla um consultório odontológico, que será mais um diferencial no atendimento da UBS, disponibilizando um serviço a mais aos pacientes da área", afirma a secretária.
Nélio Aguiar no momento da entrega com o vereador Ronan Liberal Junior

Fraude milionário: Tribunal de Justiça aceita denúncia e prefeito Ludugero de Oriximiná vira réu por unanimidade

A acusação é de prática de crimes de responsabilidade e fraude à licitação

Na Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará, realizada nesta segunda-feira, 24, os desembrgadores acataram pedido do Ministério Público do pará e receberam, à unanimidade , denúncia contra o prefeito de Oriximiná, Ludugero (PL, ex-PR).
A acusação é de prática de crimes de responsabilidade e fraude à licitação.
Conforme o MP, o prefeito teria fraudado concorrência pública para direcionar contratação da empresa JV Serviços Urbanos para limpeza pública, cujo proprietário de Jucelino Tavares da Silva, irmão do prefeito.
Em seu voto, o relator da ação penal, desembargador Milton Nobre, manteve o bloqueio de bens do prefeito e dos demais denunciados, inclusive da empresa, na ordem de R$ 16,4 milhões, que corresponde aos valores pagos à empresa no período de 2015 a 2018.
E mais: determinou a sustação do contrato administrativo de limpeza pública, porém, excepcionalmente, considerando-se a essencialidade do serviço prestado, a suspensão do contrato deve ocorrer após o transcurso de 90 dias da publicação da decisão da Seção Penal, prazo considerado suficiente para que seja realizada nova licitação para contratação de
Caso a decisão não seja cumprida, o prefeito poderá ser afastado do cargo ou ter contra si determinação de prisão.
Blog do Xarope com informação de Jeso Carneiro
O quarteto Ludugero, Gonzaga, Gilmara e Jucelino Silva



segunda-feira, 24 de junho de 2019

Três trombas d’água aparecem no Rio Amazonas e assustam moradores em Santarém

Tromba d'água no Rio Amazonas, em Santarém, na manhã deste 24 de junho de 2019 — Foto: Everton Miranda/Arquivo pessoal
Tromba d'água no Rio Amazonas, em Santarém, na manhã deste 24 de junho de 2019 — Foto: Everton Miranda/Arquivo pessoal
Registros foram feitos por volta de 11h desta segunda-feira (24).
Uma cena que faz parar o trânsito e voltar olhares para um mesmo ponto. O sol se foi e deu lugar a um espetáculo único, mas que causou medo. Ao menos três trombas d’água foram vistas no Rio Amazonas em frente a Santarém, no oeste do Pará, na manhã desta segunda-feira (24).
Os registros foram feitos por volta das 11h e muitas pessoas registraram o momento de vários pontos da cidade. As três trombas apareceram em estágio diferentes, sendo uma bem maior e outras duas menores.
Formação do fenômeno
Segundo os meteorologistas, as trombas d'água são comuns, mas dependendo da intensidade da pressão do ar e da temperatura durante a sua formação, pode causar grandes destruições. A recomendação da Capitania Fluvial e do Corpo de Bombeiros é não se aproximar da tromba d'água dentro do rio.
O fenômeno ocorre em períodos de transição de temperatura. Na região, como a mudança não é brusca, a intensidade das trombas d’água é menor.
As trombas se formam com o aparecimento de uma nuvem de grande movimento vertical, chamada cumulonimbus, que tem cerca de 15 km de altura. Dentro da nuvem há água e gelo sólido, além de rajadas de ventos fortes.
O fenômeno é comparável a um tornado, mas com intensidade menor do que é fenômeno observado no hemisfério norte. Possui características específicas, como por exemplo, a altura poder alcançar cerca de 1km e os ventos chegarem até 40km/h.

Ex-prefeito de Acará, José Maria tem sua prestação de contas de gestão de 2014 reprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios

Resultado de imagem para Ex-prefeito de Acará, José Maria tem sua prestação de contas de gestão de 2014 reprovada pelo Tribunal de Contas dos MunicípiosO ex-prefeito de Acará, José Maria de Oliveira Mota Júnior, teve sua prestação de contas de gestão de 2014 reprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), devido a irregularidades em processos licitatórios. Mas o principal motivo da rejeição foi a não comprovação da prestação dos serviços de consultoria, no valor de R$ 1.061.615,61, pago à empresa G.B.M Consultoria Contábil Ltda, cuja inexistência foi confirmada pelo Tribunal, pelo Ministério Público do Estado e Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, no âmbito da operação denominada Murucutum.

Símbolo de Santarém, tacacazeira Noca morre aos 85 anos

Noca era uma personagem da cidade de Santarém
Falece nesta segunda-feira Joana Figueiredo, no dia em que completaria 85 anos.
A tacacazeira Noca, como era conhecida, estava internada há mais de 30 dias, no Hospital Municipal de Santarém, vitima de um AVC.
Noca era uma personagem da cidade de Santarém.
Durante mais de 60 anos vendia tacacá e demais comidas regionais na praça de São Sebastião.
Noca foi agraciada com a medalha do mérito Padre Felippe Betendorf, a maior honraria do município.

Policial Militar do Mato Grosso é assassinado em garimpo no “Água Branca”

Segundo a família Cleiton estava sendo ameaçado pessoas que residiam em Mato Grosso
Foi assassinado neste final de semana, no Garimpo “Água Branca” o soldado da Policia Militar [SD PM/MT ] Cleiton Xavier Costa, conforme dados da policia ele trabalhou por último na cidade de Carlinda no Mato Grosso (30 quilometros de Alta Floresta) e respondia processo por deserção.
Cleiton Xavier morava com a família na comunidade do Garimpo Água Branca no município de Itatituba no Pará.

São Raimundo segura empate em Roraima e garante classificação para pegar o Manaus-AM

Empate garante São Raimundo na 3ª fase da Série D (Foto: Bena Santana / Rádio Clube)O São Raimundo sob sofrer na tarde deste domingo no duelo no campo enlameado do Estádio Ribeirão, empatou com o xará local em 1 a 1 , e garantiu classificação para a próxima fase do Campeonato Brasileiro Série D.
O São Raimundo de Roraima, que teve mais posse de bola, chegou mais ao gol do adversário, mas não foi tão efetivo para marcar mais gols, enquanto o Pantera, que já entrou no jogo classificado – pois o empate favorecia o clube paraense – se postou na defensiva, apostando em jogadas rápidas pelas laterais e bolas alçadas na área.
Mesmo jogando na defensiva foi o pantera santareno que abriu o placar com Marcelo Maciel, ainda no primeiro tempo, o Mundão marcou o gol de empate com Yuri Garcia.
No segundo tempo jogo seguiu da mesma forma que nos minutos anteriores, com pressão do time roraimense, mas sem êxito na finalização. Assim, o empate no fim do jogo classificou o Pantera para as oitavas de final da Série D.
Com empate o pantera santareno vai enfrentar o Manaus-AM, que venceu por 4 a 1 Real Ariquemes (RO) com o primeiro jogo em Santarém e jogo da volta em Manaus.
São Raimundo- RR 1 x 1 São Raimundo -PA
Local: Estádio Ribeirão
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho (SP). Os assistentes serão Fábio Rogério Baesteiro e Alberto Poletto Masseira, também da Federação Paulista de Futebol (FPF). Ivan da Silva Guimarães Junior, da Federação Amazonense de Futebol (FAF), será o quarto árbitro.
São Raimundo – PA 1 x 0: Marcelo | 34′ 1º
São Raimundo – RR 1 x 1: Yuri Garcia | 40′ 1º
São Raimundo -RR Diego Cerqueira, Luã,(André Arruda) Selson, Vicente e Caio; Belão e Yuri Garcia,(Ribinha)(Matheus Thomas) Igor e Fininho: Marcos Felipe e Raí.
São Raimundo- PA; Bruno Colaço, Magnum(Jeová) , Rubran, Sandro e Ricardinho; Dadá, Charles , Irlan e Wendel ; Marcelo Maciel (Bilau)e Mariano(Junior Batata)

Paysandu vence Remo e encerra jejum de oito jogos na temporada

Uchôa marcou o gol do jogo aos 29 do segundo tempo (Foto: Jorge Luiz/Paysandu)
Volante acerta chute forte aos 29 do segundo tempo e decreta vitória do Papão no terceiro clássico do ano. Papão mantém invencibilidade sobre o rival no ano e retorna ao G-4. Leão Azul perde segunda seguida e deixa a liderança do Grupo B
O Paysandu venceu o Remo por 1 a 0 na noite deste domingo, no Estádio Olímpico Mangueirão, em Belém, pela nona rodada da Série C do Brasileiro. O único gol do Re-Pa foi marcado pelo volante Uchôa, aos 29 minutos do segundo tempo, aproveitando uma sobra de bola dentro da área azulina. O Papão volta a vencer depois de oito jogos e mira uma recuperação para se firmar no G-4 do Grupo B da Terceirona. O Leão sofreu a segunda derrota consecutiva e passa por momento de instabilidade na competição nacional - ainda na ponta, só que sem gordura para os adversários.
Com o resultado, o Remo deixou a liderança do Grupo B da Terceirona. Tem os mesmos 15 pontos do Juventude, mas perde nos gols pró (10 contra 9). O Paysandu voltou ao G-4, com 13 pontos, ficando na quarta colocação.
Na 10ª rodada, o Paysandu recebe o Ypiranga-RS na próxima sexta-feira, a partir das 20h, novamente no Mangueirão. O Remo joga fora de casa contra o Boa Esporte no sábado, às 19h15, no Municipal de Varginha.
Primeiro tempo
Tiago Luís acertou apareceu bem no primeiro tempoO Paysandu teve mais posse de dominou as ações do jogo. Desde os primeiros minutos o time bicolor mostrou mais atitude, esteve melhor postado, controlou o meio e levou perigo à meta adversária, apesar de não ter forçado uma grande defesa de Vinícius. Com baixa eficiência no jogo aéreo, o Papão usou muito o chute de fora da área. Uchôa e Tiago Luís acertaram a pontaria, mas o goleiro azulino foi bem nos lances.
Do outro lado, o Leão não conseguiu dar trabalho a Mota. Os azulinos tentaram explorar as laterais, na velocidade de Gustavo Ramos ou Carlos Alberto. Ambos, no entanto, não acertaram quase nenhum cruzamento. As melhores jogadas saíram da linha de fundo, com passes rasteiros para o meio da área, mas a defesa do Paysandu conseguiu afastar o perigo.
Segundo tempo
O Remo se espertou um pouco no retorno do intervalo. A equipe de Márcio Fernandes voltou com um novo formato no meio de campo, que deu mais solidez defensiva ao setor em razão da entrada da Djalma no lugar de Garré. Os azulinos passaram a atacar mais o Paysandu e levaram real perigo à meta de Mota, principalmente aos 5 e aos 16, ambas com Carlos Alberto. Porém os bicolores matinham a partida equilibrada. A partir dos 20 o duelo ficou mais acirrado.

Até que, aos 29, Uchôa aproveitou vacilo da defesa remista em um escanteio e acertou belo chute na bola desviada por Yuri. Ela vou no canto, com força, e Vinícius não conseguiu salvar. A partir daí o Leão se lançou ao ataque, mas de maneira desorganizada, refém de cruzamentos de Vançan. O Papão se segurou bem e ainda era perigoso em contra-ataques, inclusive pela entrada de Pimentinha, mas, com a forte chuva e o cansaço nos minutos finais, administrou o resultado até o apito final.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Nélio Aguiar recebe apoio e diz que vai priorizar organização e reestruturação do Democratas

Nélio Aguiar 
Organização e reestruturação partidária visando a busca pelo desenvolvimento do município e pelo fortalecimento partidário para as eleições de 2020. Esses são os principais objetivos do Democratas, em Santarém, que passou a ser comandado pelo médico e atual prefeito municipal Nélio Aguiar. A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira, 20, no plenário da Câmara Municipal, durante uma reunião que contou com a participação de filiados, membros históricos, apoiadores e simpatizantes. Também, na reunião, Nélio Aguiar recebeu diversas manifestações de apoio para sua reeleição em 2020.
“O Democratas volta ao grupo político. Isso dá segurança política aos projetos do partido e consequentemente favorece o município de Santarém. Vamos trabalhar a organização e reestruturação neste primeiro momento para a formação do diretório”, explicou Nélio Aguiar.
Durante a reunião várias lideranças do partido como o ex-prefeito e ex-deputado federal Lira Maia, secretário de estado de governo Henderson Pinto, ex-vereador e ex-presidente do partido Erasmo Maia declararam apoio à reeleição do prefeito Nélio Aguiar. “Mostra a unidade do Democratas para a construção desse novo projeto. Vamos construir uma forte chapa de vereadores e trabalhar nosso crescimento”, avaliou Aguiar.
Lideranças e presidentes de siglas aliadas como o vereador Alysson Pontes, presidente do PSD, vereador Antônio Rocha, presidente do MDB, vereadores Chiquinho da Umes (PSDB), Jandeilson Pereira (PSDB), Ronan Liberal Jr. (MDB) e Dayan Serique (Cidadania) também comungaram da mesma opinião de apoiar o novo projeto do Democratas para reeleição de Nélio Aguiar em 2020.
Nélio Aguiar recebeu diversas manifestações de apoio para sua reeleição em 2020

Círio das Crianças abre festividades

Está tudo pronto em Juruti, oeste paraense, para o tradicional Círio das Crianças, quer abre nesta sexta-feira (21), as festividades de Nossa Senhora da Saúde, padroeira do município.

Após seis dias de corpo de professor ser encontrado, suspeito se entrega à polícia em Óbidos

Jovem se entregou à polícia na madrugada desta sexta-feira após seis dias de corpo de professor se encontrado em Óbidos — Foto: Polícia Militar de Óbidos/Divulgação
Um jovem se entregou à polícia na madrugada desta sexta-feira (21) em Óbidos, no oeste do Pará.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

PDT faz convenção e lança o nome do professor Jarsen Guimarães a prefeitura de Santarém

Em convenção, o partido filiou, definiu planos e aproveitou para lançar o nome do professor da Ufopa Jarsen Guimarães a prefeitura de Santarém, nas eleições de 2020. 
A convenção do Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT) definiu, na manhã desta sexta-feira, os planos estratégicos para as eleições de 2020. A meta da comissão interna é aumentar o número de vereadores no Parlamento de Santarém. O nome do professor Jarsen Guimarães que se filiou, foi o nome indicado pelo partido como pré-candidato a prefeitura de Santarém. 
A convenção foi presidida pelo presidente do Partido Raimundo Trindade pereira do Rego. Cerca de 300 pessoas, entre filiados e simpatizantes estiveram presentes na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Santarém. 
“Hoje, pela manhã, atendi ao convite do PDT e filiei-me ao partido, cuja premissa é educação, condizente com a minha carreira. Fui lançado como pré-candidato a prefeito. Estamos conversando e buscando o apoio de outros partidos, no sentido de uma coalizão partidária. Posteriormente será lançado/escolhido o candidato a prefeito”, explicou Jarsen Guimarães. 
Por outro lado, ele disse que a convenção do PDT foi um sucesso, com repercussão imediata no município. “Agora é darmos andamento ao planejado. Aproveito a oportunidade para agradecer aos amigos e familiares que estiveram presentes, bem como a família PDT que me acolheu de maneira majestosa”, concluiu.
Jarsen, 50 anos, chega ao PDT já na condição de pré-candidato a prefeito para a eleição de 2020.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Iteração: Despacito a mais de Nélio Aguiar

Nélio no momento que interagia com um dos brincantes do grupo folclórico as turbinadas da Bebel
Ele é ser humano também. Tem direito de se divertir. 
Tentando imitar os dois astros, Lockwood e Lina Lamont, do cinema clássico do filme Dançando na Chuva, o prefeito de Santarém Nelio Aguiar, chamou a atenção com sua participação especial no grupo folclórico as turbinadas da Bebel. Dando um verdadeiro show de dança. 
O fato ocorreu durante um momento de interação com o público na apresentação da Quadrilha Humorística Turbinadas da Bebel, no bairro Santarenzinho. 
A equipe de governo estava no local realizando o projeto Cultura na Comunidade, que faz parte das ações do Aniversário de 358 anos. Os brincantes da quadrilha interagiram com o prefeito, e ele foi receptivo com a brincadeira. 
Veja o vídeo.

Vereador Marcione e ex-prefeito Leonir Gauchão de Placas continuam sob investigação do MP

Ex-prefeito Leonir Gauchão
O Município de Placas e um dos onze municípios que fazem parte do consorcio Norte e Energia, que recebem óleo diesel e desviam trocando por gado, aumentando suas fazendas e consequentemente seus patrimônios pessoais. 
A denúncia protocolada no Ministério Publico denuncia o vereador Marcione Rocha e o ex-prefeito Leonir Hermes de fraudes, dentre eles, o enriquecimento ilícito. Os leilões de combustíveis eram realizados na garagem da prefeitura em plena luz do dia, juntamente com o secretário de infraestrutura mais conhecido como “cabeça de alho”. 
A denúncia ainda fez referência ao avolumado enriquecimento do vereador com apenas três anos de mandato, naquela época chefe de gabinete. “Que o vereador Marcione Rocha entrou na prefeitura como chefe de gabinete, dirigindo uma moto e agora possui várias fazendas de gados em nome de laranjas, carros alugados para a prefeitura, direcionando que também tenha havido uma provável lavagem de dinheiro com o supermercado Casa Rosa, para tirar notas fiscais frias com valores fantasmas para justificar as fraudes cometidas por eles”. 
“Eram efetuados depósitos na conta da proprietária do supermercado e ela repassava o dinheiro a eles, descontando o superfaturamento de todas as mercadorias que eram compradas no referido supermercado, inclusive com o aval também da então secretaria de educação, onde eram comprados produtos para merenda escolar, através do senhor Marcelo leal”, consta a denúncia. 
Essa denúncia foi protocolada no Ministério Público em 2016 e até o momento nenhuma noticia se teve a respeito do resultado das investigações. Mas acreditamos na seriedade do MP, que as investigações estão sendo apuradas, contradizendo as palavras do vereador Marcione, que propagandeava na época que aquilo (a denúncia) não ia dar exatamente em nada.
A redação do Blog do Xarope conseguiu ouvir um dos acusados, o vereador do democratas Marcione Rocha que enviou essa defesa:
Marcione Rocha se defende das acusações do MP
Meu Nobre. Eu não tenho nada desses bens que falam, tenho um carro e o mesmo é financiado . 
Meu gado é 30 amigo . 
Sou um funcionário público como qualquer um outro. 
Essa denúncia foi em 2016 . E foi respondida , protocolamos a resposta e tudo foi resolvido . isso não passa de perseguição Política . 
Tenho minha vida Limpa . 
No período que passei na prefeitura não ordenei despesa  não respondo por conta de gestão . 
O óleo que veio fizemos as vicinais e a prestação de conta foram aprovadas na Norte Energia .
O outro acusado, o ex-prefeito Leonir Gauchão não foi encontrado pela redação do Blog do Xarope, que está a disposição de seu direito de resposta, se assim quiser.

Deputado Federal do MDB José Priante é investigado por esquema de corrupção

José Priante está sendo investigado por possível envolvimento num esquema de corrupção no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Pará. O parlamentar teria indicado servidores que foram presos acusados de cobrar propina para favorecer mineradoras do Estado. O inquérito está em andamento no Supremo Tribunal Federal.
Em 2015 a superintendência do DNPM no estado foi alvo da operação Grand Canyon, com participação do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União(CGU), que descobriu um esquema de corrupção envolvendo servidores graduados do órgão em Belém. 
Foram encontradas irregularidades em 67 processos minerários. De acordo com as investigações, o esquema funcionava da seguinte maneira: empresas que já tinham autorização para pesquisar uma área não conseguiram renovar o pedido para continuar o trabalho. Funcionários do DNPM manobravam para impedir a renovação e liberavam as mesmas áreas já mapeadas para concorrentes.
Em depoimento, funcionário do órgão diz que medidas legais eram tomadas pelos superiores para direcionar essas áreas aos interessados. Eles também são acusados de cobrar propina para liberar processos de mineração.
No ano de 2014, um funcionário do DNPM pediu 30 mil reais para aprovar uma autorização. O servidor escreveu o pedido em um papel, com o seguinte texto: “para emitir a licença precisa de um valor político”. A justificativa que era ano de eleição.
Na operação Grand Canyon foram presos o então superintendente do DNPM no Pará Thiago Marques de Almeida, o procurador do órgão Ricardo Araújo Lameira e o ex-chefe do departamento João Bosco Braga. Ainda de acordo com as investigações, todos eles haviam sido indicados aos cargos pelo deputado federal José Priante.
O aprofundamento das investigações levou ao surgimento do nome do deputado federal José priante como envolvido em esquema de corrupção no DNPM e como ele tem prerrogativa de foro, a Justiça Federal encaminhou a denúncia para o Supremo Tribunal Federal onde foi aberto inquérito para apurar a participação do parlamentar.

Tribunal de Justiça do Pará mantém a prisão de acusado de matar radialista em Novo Progresso

Tribunal de Justiça do Pará mantém a prisão de acusado de matar companheiro de fazendeira em Novo Progresso
Sob a relatoria da desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, os integrantes da Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará, negaram pedido de liberdade ao réu Rodrigo Dilmar Krinski.
Ele é acusado de envolvimento na morte do radialista Marcelo Renato Guterres Soares, em julho de 2018, em Novo Progresso, oeste do estado.

Justiça condena prefeito de Monte Alegre Jardel Vasconcelos; 3 anos de gancho

Além de multa e perda da função pública, o gestor teve seus direitos políticos cassados por 3 anos
Prefeito de Monte Alegre, oeste do Pará, pela 3ª vez, Jardel Vasconcelos (MDB) voltou a ser condenado pela Justiça em nova ação civil por improbidade administrativa.
Além de multa e perda da função pública, o gestor teve seus direitos políticos cassados por 3 anos pelo juiz federal Domingos Daniel Moutinho. Outra ré no processo, a Saneng (Santarém Engenharia), empresa de propriedade do engenheiro Carlos Eduardo de Mendonça, também foi condenada.
Cabe recurso.
Os réus foram acusados pelo Ministério Público Federal de fraude no processo para construção de uma escola na zona rural (São Diogo), em 2003, com verbas repassadas ao município pelo governo federal, via Fundeb.
Audiência em ação sob sigilo.
À época, Jardel era prefeito. A Saneng ganhou a licitação, recebeu recursos, mas não teria realizado o serviço. O gestor e a empresa negaram as acusações nos autos do processo.
“Jardel [Vasconcelos] Carmo foi quem autorizou o pagamento de valor à empresa corré, embora a fase contratual tenha sido igualmente eivada de vícios. Foi ele quem assinou o recibo e emitiu o cheque”, ressaltou o magistrado na sentença, com data de 30 de maio passado.
A autorização do pagamento sem a precedência da correta liquidação e do atesto dos serviços denota seu conhecimento a respeito dos vícios no processo”.
O caso tramita há cerca de 10 anos na 1ª Vara Federal em Santarém. Se for ajuizado recurso por parte dos réus, o processo subirá ao TRF1 (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região, em Brasília (DF).
Blog do Xarope com informações de Jeso Carneiro

terça-feira, 18 de junho de 2019

Vereadores de Placas querem esclarecimentos sobre quem são as “sanguessugas” da prefeitura

Após o vazamento do áudio em que a prefeita de Placas Raquel Possimoser, acusa os vereadores de serem “verdadeiras sanguessugas da prefeitura” os parlamentares se reuniram em sessão ordinária na segunda, 17, para pedir esclarecimentos sobre as acusações e ao mesmo tempo convocara a prefeita para esclarecer quais os reais motivos das tais acusações proferidas por ela. 
Logo após o lançamento da matéria divulgada pelo Blog do Xarope, episodio do vazamento do áudio, a prefeita lançou uma nota publica afirmando não ter sido ela quem falou aquilo, deixando ainda mais duvidas sobre o seu caráter, visto impossível negar a sua própria voz. 
Um emaranhado de acusações, defesas, justificativas e novas denúncias protagonizaram a sessão ordinária, onde o vereador Nelson Fetisk, na ocasião, denunciou, por exemplo, a existência de diversas maquinas alugadas no valor de 200 mil reais mensal, que estão paradas onerando o poder publico suspeitando de que haja um “sistema” para sugar dos cofres públicos as verbas que serviriam para pagar tantas dividas que se amontoam pelo poder executivo. 
Ele afirmou, de posse de notas fiscais e fotos também de um trator esteira, que está numa oficina no município de Itaituba, e que já “consumiu” seiscentos mil reais, quando o valor da maquina é de 180 mil reais. Ele pergunta como justificar ainda a existência de uma divida no posto de gasolina de mais de um milhão de reais, somente de combustíveis, quando todas as máquinas estavam paradas? Será que não existem sanguessugas na prefeitura? Porque a prefeita não é realista e diz quem é a “sanguessuga”? Questiona o vereador do partido Solidariedade, que anteriormente era da base de apoio da prefeita Raquel, o comportamento nada indubitável da prefeita quando através de vídeos e fotos, faz maquiagem da realidade das vicinais daquele município, arrancando aplausos da platéia que lotava as dependências da Câmara municipal. 
“Esse áudio não me atingiu em nada” diz o vereador Vilmar Gaúcho (PSC) que sustenta a base de apoio da prefeita Raquel na Câmara, afirmando que quem deve explicações não era ele era o regimento interno ao convocar a prefeita para prestar esclarecimentos na Câmara. Subjugou o regimento interno do Poder Legislativo, quando afirma que se o “Regimento Interno valer alguma coisa naquela Casa de Leis, a prefeita vai lá e todos os que acusaram a prefeita também vão ter esclarecimentos a dar. 
O vereador Marcione Rocha, DEM, assumiu a tribuna para agradecer a presença da população em plena segunda feira, quando as dependências daquela casa estavam lotadas. “Mas vamos lá aos sanguessugas e aos mensalinhos” disse no alto de sua ironia, quando ele que é o principal apoio da prefeita, também foi acusado de receber através de sua esposa Elenita Rocha, agente administrativo na secretaria de Administração, um vultuoso salário, denotando repasse ilícito para fazer a sustentação da prefeita naquela Casa. 
Criticou o Blog do Xarope, sem citar é claro, ao afirmar que não precisava de Blog nenhum pra se manter em evidencia, que ele no facebook mostra todos os trabalhos que ele faz todos os dias engrandecendo a população de Placas. “Não e atoa que sou base da prefeita, sou base por que ela está trabalhando pela população, envergonhando os (homens) que a antecederam, não preciso usar Blog para aparecer no meio político e nem denunciar colegas vereadores. Isso pra mim e política baixa. Eu fiquei feliz ao ser citado naquele Blog, porque ninguém atira pedras na arvore que não dá frutos. Se eu não estivesse incomodando alguém, não estaria naquele Blog (do Xarope)”. Disse ainda que sua esposa esta naquele governo desde Maxuel Brandão, que Elenita está lá não por ser sua esposa, mas por ser competente, “já que ela é efetiva e não contratada”. 
O vereador esqueceu ou ingenuamente não tem conhecimento, que o exercício efetivo da função no poder publico é aquele que passou numa seleção de provimento de cargos como um concurso por exemplo. Se sua esposa esta no cargo como efetivo, esta aí, mais uma ilegalidade mostrada por ele mesmo que sustenta o caos da prefeitura. 
Na segunda feira, dia 24, a prefeita esta sendo convocada para prestar os esclarecimentos devidos ao Poder Legislativo. O Blog do Xarope vai estar presente noticiando os fatos de que em pleno São João, há enormes possibilidades de estar se descobrindo uma verdadeira quadrilha no município de Placas!

Com gol de Marta, Brasil vence a Itália e avança às oitavas da Copa



Camisa 10 da seleção brasileira marcou seu 17º tento em Mundiais, deixou Klose para trás e se tornou maior artilheira da história da competição
A seleção vai para as oitavas de final! O Brasil venceu a Itália por 1 a 0, nesta terça-feira (18), no Stade du Hainaut, em Valenciennes, em jogo válido pela terceira rodada da Copa do Mundo Feminina, e garantiu a classificação à fase final da competição.
Apesar da vitória diante das líderes, a equipe brasileira termina na 3ª colocação do Grupo C, posição que, com os seis pontos do time de Vadão, já garante a vaga na fase seguinte.
No outro jogo do grupo, a Austrália bateu a Jamaica por 4 a 1 em Grenoble, se confirmando nas oitavas.
Com os resultados da chave, Brasil, Itália e Austrália garantem suas vagas na próxima fase.
1º tempo morno
Os 45 minutos iniciais tiveram poucas chances claras de gol para os dois lados.
A Itália levou perigo primeiro, quando aos quatro minutos, Bonansea avançou pela esquerda, levou para o meio e chutou no canto, mas Bárbara se esticou e espalmou.
Aos 16, o Brasil respondeu com Debinha, que recebeu cruzamento pela direita e acertou um lindo chute de letra, obrigando a goleira Giuliani a fazer ótima defesa.
As italianas voltaram a assustar aos 23, quando Cernoia chutou cruzado e a bola passou ao lado da trave. Cinco minutos depois, Girelli recebeu no meio da área, deixou a marcação para trás e estufou as redes, mas a arbitragem marcou impedimento e anulou o impedimento da camisa 10.
Aos 39, Bárbara voltou a trabalhar: sozinha na área, Bonansea recebeu cruzamento e finalizou de primeira, mas a goleira brasileira fez grande defesa. Foi a última chance clara de gol do primeiro tempo.
Na etapa final, Brasil pressiona e marca
Aos seis minutos do segundo tempo, o Brasil teve uma boa chance para marcar. Em falta pela entrada da área, Andressinha chutou colocado e mandou no travessão.
As brasileiras levaram perigo de novo aos dez minutos, quando a bola foi alçada à área da Itália e Kathellen completou de cabeça, mandando ao lado da trave de Giuliani.
Com 19 minutos, a seleção brasileira quase marcou novamente. Bia Zaneratto recebeu cruzamento por baixo e desviou com classe, mas a bola foi para a fora.
Cinco minutos depois, Debinha recebeu ótimo passe de Marta e chutou de primeira, mas Giuliani defendeu com segurança.
Aos 26, o Brasil ganhou pênalti após arrancada de Debinha, que invadiu a área e foi derrubada por Linari. Na cobrança, Marta bateu no canto, deslocou a goleira e abriu o placar.
Aos 39, Bergamaschi recebeu a bola na grande área e finalizou fraco. Após dividida com Monica, a atleta italiana pediu pênalti, mas a árbitra mandou seguir.
Maior artilheira das Copas
Com o gol marcado diante da Itália, Marta se tornou a atleta com mais gols na história das Copas do Mundo — nas categorias masculina e feminina. 
Se até a bola rolar em Valenciennes a craque brasileira estava empatada com o alemão Klose, com 16 gols cada, o tento de pênalti isolou a camisa 10 como a maior artilheira dos Mundiais.

Agnaldo Rosas do PSB propôs emenda Impositiva Comendas de Honra ao Mérito e Cidadão Altamirense

O vereador Agnaldo Rosas, (PSB), propôs Emenda Impositiva, destinando o valor de R$ 70.166,83 (setenta mil cento e sessenta e seis reais e oitenta e três centavos) para a Secretaria de Saúde adquirir equipamentos para o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos do Assurini. 
Outro vereador, também, destinou outros valores para o mesmo fim. Dessa forma, não haverá mais nenhuma justificativa plausível para o executivo municipal continuar com o Centro de Recuperação sem o devido funcionamento.
Na mesma sessão, foram aprovados, por unanimidade, os nomes de Joelma Kláudia, cantora popular e produtora cultural, e de Nelivaldo Cardoso Santana, professor da UFPA/Campus Altamira, como indicações do vereador Agnaldo Rosas, para receberem, respectivamente, as Comendas de Honra ao Mérito e Cidadão Altamirense, no próximo dia 25/06, pelos relevantes serviços prestados a nossa cidade.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Prefeito de Itaituba Valmir Climaco é alvo de denúncia por supostamente ter incitado população a receber “à bala” grupo da Funai

Resultado de imagem para prefeito valmir climaco
Prefeito de Itaituba Valmir na mira do MPF
O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação na última sexta-feira (14) para apurar denúncias de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco, teria incitado a população a receber “à bala” um grupo de trabalho da autarquia responsável por estudos para a criação de Terras Indígenas no sudoeste do Pará.
A Procuradoria da República em Itaituba abriu investigação para apurar eventual ocorrência de ato de improbidade administrativa, e determinou o envio de cópia das denúncias à Procuradoria Regional da República na 1ª Região, em Brasília (DF), para que seja avaliado o cabimento de instauração de investigação criminal.
Segundo depoimentos de servidores prestados na sexta-feira e informações encaminhadas na semana passada ao MPF pela diretoria de Proteção Territorial da Funai, a incitação feita pelo prefeito ocorreu no último dia 7, durante reunião realizada na sede da prefeitura de Itaituba.
No evento estavam presentes os componentes do grupo de trabalho responsável pelos estudos fundiários e cartoriais necessários para a delimitação das Terras Indígenas Sawre Bap’in (Apompu) e Sawre Jaybu, do povo Munduruku, e detentores de terras a serem afetadas pela demarcação. O prefeito é um desses detentores.
De acordo com informações de integrantes do grupo de trabalho da Funai, a reação do prefeito ocorreu após os servidores da autarquia terem apresentado os objetivos do levantamento de campo, que são os de informar fazendeiros e agricultores que seus imóveis estão inseridos na área delimitada a partir de estudos antropológicos e ambientais prévios, e de cadastrar proprietários e imóveis para o censo fundiário, conforme prevê o decreto presidencial nº 1.775/96 e a portaria do Ministério da Justiça nº 14/96.
“Para nossa surpresa, o prefeito ressaltou que estamos invadindo as propriedades particulares, cuja entrada só seria possível com autorização judicial, e recomendou aos moradores que recebam a equipe ‘à bala’, sendo essa postura que ele teria em seu imóvel, que está inserido na área de estudo, e encerrou a reunião”, detalha ofício recebido pelo MPF.
O público presente no auditório na prefeitura, formado por membros da associação Igarapé Preto e região, ovacionou e apoiou a fala do prefeito, causando temor nos servidores, registra a transcrição do depoimento de integrantes do grupo de trabalho da Funai.
O grupo de trabalho foi criado pela portaria da Funai nº 613/2019, assinada em 15 de maio pelo ex-presidente da autarquia Franklimberg Ribeiro de Freitas. A portaria estabeleceu prazos de 27 dias para a realização dos trabalhos de campo e de 60 dias para a entrega do relatório fundiário e cartorial.
Sob risco de vida, a equipe teve que suspender os levantamentos, e solicitou ao MPF e à Polícia Federal escolta policial para que os trabalhos de campo possam ser retomados.