terça-feira, 28 de julho de 2020

Conheça os 8 nomes do PT considerados favoritos à Câmara de Santarém

Conheça os 8 nomes do PT apontados como favoritos à Câmara de Santarém
Sentido horário: Aline Cardoso, Carlos, Iza, Vita, Igor, Priscila, Milton e Biga.
O PT quer, definitivamente, esquecer 2016, quando não elegeu nenhum de seus candidatos à Câmara de Vereadores de Santarém (PA).

Para dar a voltar por cima, recrutou lideranças novas em diferentes segmentos sociais, para que, junto com militantes mais antigos, voltar a ter assento entre os 21 integrantes da Casa.
A legenda trabalha com a possibilidade de eleger de 2 a 3 candidatos, principalmente porque vai disputar a eleição para prefeitura com um nome de peso, a ex-prefeita Maria do Carmo.
Tem 30 pré-candidatos preparados para brigarem por vaga à Câmara. O blog apurou os 8 considerados favoritos da sigla. Conheça-os:
✰ Aline Cardoso
Com 34 anos, Aline Cardoso pode cravar vitória nas urnas pelo cabo-eleitoral que tem: o blogueiro Xaropinho do Povo, que teve 22.998 votos, com cerca de 10 mil votos só no município em 2018, quando se candidatou a vaga ao Senado pelo extinto PPL. Trabalhava na Semsa, como auxiliar administrativa. Pediu desincompatibilização do cargo disputar o cargo de vereadora.
✰ Carlos Martins
O médico Carlos Eduardo Cardoso Martins, 56 anos, é um veterano em participação em eleições e ocupação de cargos: foi vereador, deputado estadual e deputado federal – sempre pelo PT. A campanha deste ano será a 7ª de sua trajetória política. A mais recente, em 2018, foi candidato à Alepa e conseguiu quase 25 mil votos.
✰ Priscila Castro
Priscila Castro Teixeira, 31 anos, é santarena de Carariacá (Arapixuna). Além de cantora, é professora universitária com mestrado em Educação e empreendedora social. Coordenada um projeto sociocultural e atua pesquisadora de infâncias no contexto amazônico. Fará sua estreia política neste ano.
✰ Iza Tapuia
Indígena da etnia Tapuia, Iza é mestra em antropologia, especialista em Direitos Indígenas e Direitos Humanos. Trabalhou na Semed em Santarém (gestão da ex-prefeita Maria do Carmo), e ainda nas pastas estaduais da Seplan, Sejudh , além da nacional Funai.
✰ Milton Peloso
Milton Nilo Peloso, 60 anos, bacharel em Direito (UFPA), é um militante histórico do PT – 40 anos. Nesse período, disputou vaga de vereador 3 vezes. A mais recente, em 2012, amealhou 772 votos. Católico, foi ouvidor geral do município de Santarém na gestão da ex-prefeita Maria do Carmo.
✰ Vita Rocha
Vita Rocha, 48 anos, assistente social, é liderança do movimento popular, já tendo sido presidente de associação de bairro, galgando, inclusive o comando da Famcos. Conselheira tutelar, se destaca também como catequista. Será a candidata do STTR (Sindicato dos Tranalhadores e Trabalhadoras Rurais).
✰ Biga Kalahare
Márcio Adamos Lima Silva, a Biga Kalahare, 29 anos, e talvez a carinha mais conhecida do PT nas redes sociais. É influenciadora digital e a arma do PT para atrair o público que navega e se informa através das mídias sociais, especialmente o Facebook e o Instagram.
✰ Igor Santos
Igor Pereira dos Santos, 21 anos, é jovem liderança emergente do movimento estudantil santareno desde o ensino fundamental, onde ajudou a criar grêmios estudantis, com participação ativa também no DCE (Diretório Central dos Estudantes, da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), pela qual obteve graduação em licenciatura em Informática Educacional.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Clubes iniciam a última semana de preparação para o retorno do Parazão 2020

Volta do Parazão é destaque na coluna de Gerson Nogueira | Rádio ...A semana que começa é a última que os clubes terão para se preparar antes da retomada do Campeonato Paraense 2020, que ficou paralisado por causa da pandemia do novo coronavírus. Com Belém como sede, ainda serão disputadas duas rodadas da fase classificatória, semifinais e finais.
Olhando para tabela, o Paysandu lidera seguido pelo Remo, que está em vice. As duas maiores equipes do Estado reforçaram seus planos de treinamentos visando a parte física dos atletas para a retomada. Para o volante Charles, do Clube do Remo, a chegada de reforços melhora ainda mais o nível do time. "Treinamos para poder jogar é claro. E a competição dentro do grupo vai ser sempre sadia, onde cada um busca seu espaço. Sempre procurei fazer meu melhor para que eu pudesse estar à disposição do meu treinador. E esse é um dos fatores que dirão se você será titular ou não. E estou sempre buscando o meu, todos os dias vou em busca disso, para que eu possa estar sempre jogando que é o meu principal objetivo, disse.

‘Plano de Enfrentamento da Covid-19 para Povos Indígenas Brasileiros’ tem segunda reunião nesta segunda-feira, 27

Caixa Cultural celebra luta dos povos indígenas com mostra de ...A segunda reunião dos órgãos envolvidos no “Plano de Enfrentamento da Covid-19 para Povos Indígenas Brasileiros” será nesta segunda-feira, 27. O plano teve pontapé inicial na última quinta-feira, 23, com videoconferência que reuniu mais de 80 pessoas do Grupo de Trabalho (GT) integrado também pelo Ministério Público Federal (MPF) no Pará. A criação do plano foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Brasil tem 2.419.091 casos de covid-19 e 87.004 mortes; no Pará são 148.823 casos e 5.729 óbitos

Brasil tem 2.419.091 casos confirmados e 87.004 mortes da Covid-19Brasil
Nesta domingo, 26, o novo balanço do Ministério da Saúde aponta 2.419.091 casos de covid-19 e 87.004 confirmados de covid-19 desde o início da pandemia no Brasil.
Pará
Neste domingo, 26, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atualizou os dados da pandemia no Pará. Segundo o órgão, já são 148.823 casos e 5.729 óbitos no Pará.

domingo, 26 de julho de 2020

Em Vitória do Xingu, Josy Amaral mantém liderança em nova pesquisa do Instituto Destak

Em Vitória do Xingu, Josy Amaral mantém liderança em nova pesquisa para prefeitura
A candidata do MDB à Prefeitura de Vitória do Xingu (PA), Josy Amaral, lidera em todos os cenários da mais nova pesquisa de intenção de votos para o cargo, realizada pela Destak no município. Esse quadro não difere da pesquisa realizada em fevereiro deste ano.
Se as eleições fossem hoje, Josy Amaral (MDB) seria a nova prefeita de Vitória do Xingu. É o que mostra a pesquisa do Instituto Destak. A pré-candidata teve a maioria das intenções de votos. Márcio da Mega (PSB), candidato apontado pelo atual prefeito José Caetano, aparece em segundo lugar na pesquisa.
A Destak simulou vários cenários da disputa para prefeito deste ano, cuja votação será no dia 15 de novembro. Em todos eles, a ex-primeira-dama de Vitória do Xingu aparece à frente.
Na pesquisa espontânea, por exemplo, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Josy Amaral lidera com quase 37%. Em 2º lugar, aparece Márcio da Mega (14,5%), do PSB, seguido de Vando (4,4%) e Murilo Sousa (3,8%), do Solidariedade.
Estimulada – cenário 2 em Vitória do Xingu
Na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é mostrado aos entrevistados, em um cenário com 5 postulantes ao cargo de prefeito, Josy Amaral aparece disparada à frente com 49% . O 2º lugar, bem atrás, está Márcio da Mega (17%).
O vice-prefeito Murilo Sousa é o 3º, com 7%. 
Na 4ª posição, há o registro de um empate técnico entre o petista Nengo Taxista (4%) e Amaral (3%). O percentual de eleitores indecisos (não sabe/sem resposta) é de 17% e os dispostos a votar em branco, 3%.
Estimulada – cenário 3 
A Destak também estimulou um cenário com 3 candidatos – Josy, Márcio e Mutilo. Também nessa simulação, a emedebista ganharia a eleição com mais de 50% dos votos – 35 pontos percentuais à frente do pré-candidato do PSB (16%).
O candidato do Solidariedade pontou 11% da intenção de votos. 
Os indecisos (não sabe/sem resposta) nesta simulação somaram 20%. E os que votariam nulo, 2%.
Quando simulada uma disputa só com Márcio ou Murilo, Josy Amaral também ganha com larga vantagem. No embate com Márcio, ela cravou 53% a 20%; com Murilo, 56% a 16%.
Pesquisa eleitoral, Vitória do Xingu
Rejeição dos candidatos
Os nomes mais rejeitado pela população entre 5 potenciais candidatos a prefeito de Vitória do Xingu são de Murilo (20%) e Josy (19%), configurando empate técnico, tendo em vista a margem de erro da pesquisa. Logo atrás dele, com 16%, aparece vereador petista Nengo Taxista, seguido de Márcio (11%). A menor rejeição é do vereador Amaral (9%.
Pesquisa eleitoral de Vitória do Xingu 2020
Não responderam (ou não sabem) somaram quase 23%.
Registrado na Justiça Eleitoral (nº PA-06425/2020), o levantamento foi realizado no início da semana. 300 eleitores em todos os bairros da cidade, além da zona rural, foram consultados. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos na amostra.
A Destak simulou vários cenários da disputa para prefeito deste ano, cuja votação será no dia 15 de Novembro.
QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DA ADMINISTRAÇÃO DO CAETANO?
QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DO TRABALHO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE VITóRIA DO XINGU NO COMBATE AO CORONAVIRUS?
QUAL DESSES TRÊS POLITICO VOCÊ ACHA QUE TEM MAIS FORÇA POLITICA PARA ELEGER O FUTURO PREFEITO DE VITóRIA DO XINGU?
Você aprova o Desaprova o desempenho dos vereadores da Câmara Municipal de Vitória do Xingu?
Em quem você votaria para VEREADOR de VITÓRIA DO XINGU se a eleição fosse hoje? (Espontânea).